Educação > Alckmin deve aprovar proposta de adoção de cotas por universidades de SP Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. ROBERTTO

    As cotas ferem o princípio da igualdade, tal como definido no artigo 5º da Constituição, pelo qual "todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza". São, portanto, inconstitucionais.

    Responda
    1. Ricardão2000

      Sim por isso se o governo deixar de financiar estádio de futebol e financiar a Educação esse pessoal que não tem acesso a tudo isso que você falou pode ter chance de ter um nível melhor de vida. Outra vez... uma vez que a causa do problema foi identificada temos que atacá-la.

    2. André Vinícius

      A boas condições de vida está diretamente relacionadas a posse da pessoa, se você tiver bastante dinheiro você tem acesso a bairros mais seguros, melhor educação, melhor advogado, melhores opções de lazer, etc. A pessoa pode renunciar a tudo isso, mas ela teve a opção de ter essas facilidades. Diferentes de pessoas pobres que não tiveram as mesmas oportunidades.

    3. Ricardão2000

      Não. Se uma pessoa de posse tiver um ensino ruim também não entra na Universidade. O fato de ter tido um ensino ruim não é exclusividade de quem é pobre. O fato é que o motivo de não haver pobres (ou haver poucos) na USP é porque o ensino é ruim.. a solução é investir mais no ensino público e menos em estádios de futebol. Caso contrário estaremos assumindo de uma vez que o ensino público é ruim e nunca vai melhorar.

    4. André Vinícius

      E ter um ensino ruim não está ligo a pobreza Ricardão?

    5. Ricardão2000

      Bobagem  em cima de bobagem.. ninguém deixa de entrar na faculdade porque é indígena ou negro.. e sim porque o seu ensino foi ruim. Basta melhorar o ensino público

    6. Ricardão2000

      A Elite não está reclamando que está perdendo direitos.. e sim que ao invés de melhorar o ensino público os populistas criam cotas.. o que estamos reclamando é da ação populista... ninguém deixa de entrar na faculdade porque é pobre e sim porque o ensino que teve foi ruim.

    7. André Vinícius

      "O que o povo tem é: síndrome de perseguição e viralatismo." concordo!! Principalmente a elite que diz que está perdendo direitos e fala que as universidades serão sucateadas.

    8. ROBERTTO

      O que o povo tem é: síndrome de perseguição e viralatismo.

    9. André Vinícius

      Igualdade formal promove a desigualdade de fato. Então o mais adequado é utilizarmos o conceito de equidade. E quando o princípio da igualdade foi cunhado ele não era direcionado ao negr0, mulher, índi0s, gays, entre outras minorias, por isso que esse conceito de "igualdade" deve ser visto com extrema desconfiança.

  2. ROBERTTO

    Os n e g r o s brasileiros não precisam de favor. Precisam apenas de ter acesso a umensino básico de qualidade, que lhes permita disputar de igual para igual comgente de toda cor.

    Responda
    1. Chicão

      Vide o Ministro Barbosa. Vindo, de família pobre, sendo n e g r o, estudando em escola pública do interior e é hoje o grande ícone da civilidade, capacidade, justiça e inteligência.Ele não precisou de cotas, mas sim do seu esforço e capacidade e obviamente de uma escola que na época não era ruim como hoje.

    2. Ricardão2000

      O erro está na maneira simplista como o assunto é tratado. Já que o ensino é ruim facilitaremos a entrada na Universidade. Não é isso que queremos, queremos um país forte desde a base do ensino até a Universidade, queremos propostas de investimentos e metas para retorno. O último plano do governo federal apresenta metas muito vagas, obviamente mal feito. Precisamos de metas reais de ensino, com cobranças.

    3. André Vinícius

      Sim, isso é um erro. Mas não invalida a introdução das cotas no ensino. Até termos os resultados do investimento na educação básica elas serão necessárias.

    4. Ricardão2000

      Não somos contra. A solução a longo prazo começa agora. O governo ao invés de proposta de cotas deveria apresentar proposta de melhora de ensino, mesmo que a longo prazo. Não vimos ninguém fazendo manifestação pela melhora de ensino como vimos manifestações pedindo cotas.

    5. André Vinícius

      Ricardão, claro que precisamos de soluções a longo prazo,mas enquanto isso devemos ter a de curto prazo. Vocês são contra a democratização do ensino.

    6. Ricardão2000

      Não há nenhum investimento a longo prazo.. não há nenhuma ação programada.. será que você não percebe que no fundo disso que estamos reclamando ?

    7. André Vinícius

      Investimento na educação é a longo prazo e precisamos de soluções para curto prazo.

    8. ROBERTTO

      Ao invés de pleitear esmolas, o povo deveria lutar para que os governos usem os impostos para melhorar a educação, saúde e segurança.

    9. André Vinícius

      Tá, e você sugere que seja feito o que a curto prazo? Cotas não é favor é obrigação do governo pelo ensino básico de péssima qualidade e as cotas que serão aprovadas provavelmente serão por renda e não por cor. Vocês ultimamente estão muito obcecados pelos negr0s.

  3. André Vinícius

    Finalmente o espírito liberal está florescendo nessa sociedade conservadora e reacionária. Para se defender políticas liberais é necessário coragem e convicção, pois os reacionários são dados a vi0lência física ou psicológica. Enquanto nós liberais trabalhamos para mudar a sociedade deixe os reacionários brincando de oráculos do fim do mundo. Por isso que reacionários diminuem a cada dia é muita gente para pouco capim...

    Responda
    1. Ricardão2000

      André, não sou reacionário, de forma alguma. Sou a favor da alteração da situação para uma melhor. O que defendo é a forma como são feitas. Não dessa maneira precária e simplista. Falta planejamento. Da forma como as coisas estão sendo feitas de fato trata-se de um medida populista sem esperança de um eficácia. Reacionário é o que expressa uma reação às mudanças que não é o caso. Acreditamos em mudanças, elas devem vir. Porém não dessa forma. Há vários erros em uma decisão dessa natureza. /

  4. Re

    Vou escrever com orgulho: Entrei sem cota!!! fiz colégio estatual e estudei e nem precisei apelar para minha bisavó que não tem nada a ver com isso!

    Responda
  5. Wilson

    Por favor Sr. governador não faça isso. Não seja demagógico para tentar reeleição.

    Responda
  6. ROBERTTO

    A grande tragédia que as políticas de preferências e de cotas acarretam é o ódioracial.

    Responda
  7. CARUSO DA SILVA

    O erro de tudo isso é ideológico! Com as cotas se imagina estar fazendo "justiça" racial! É uma forma de vingança às avessas, torpe e medíocre! Mirem-se nos exemplos de BARACK OBAMA e de JOAQUIM BARBOSA - ne_gros que chegaram lá SEM COTAS!!!!!!! Aos INCOMPETENTES só resta mesmo penar com a própria mediocridade!!!!!!!!

    Responda
    1. aviehmayer

      Você deveria se informar mais. Os EUA CRIARAM a política de cotas racias que existem, inclusive, no mercado de trabalho deles.

    2. Sergio Alberto

      Falou tudo, temos que ajudar o baixa renda e não cotas por raça, porque perante a constituição somos todos iguais. O Brasil nunca teve discriminação daqui a pouco teremos uns contras os outros por causa desta distinção que querem implantar. Temos afro-descendentes brilhantes, capacitados e com muita vontade de mudar o pais para melhor como o ministro do STF. Eu mesmo o admiro e queria muitas pessoas iguais a ele no governo.

    3. André Vinícius

      Não, será através das cotas mesmo!! Vingança ou não, um dia é da caça e outro do caçador. Quer dizer que racism0 é bom só quando é com os outros? Que pena.

  8. Ricardão2000

    Absurdo... acabamos de ver que o nível de escolaridade vem caindo ano a ano.. e ao invés de resolvermos esse problema vamos criar cotas. O governo federal já havia se mostrado demasiadamente incompetente para resolver isso agora o estadual vai no mesmo caminho. As pessoas não deixam de entrar na universidade porque são negras ou de origem indígena. Isso é ridículo... deixam de entrar porque o ensino médio da rede pública é horrível. 

    Responda
    1. Sergio Alberto

      Daqui a pouco vai elitizar o ensino pago, porque vão sucatear as escolas publicas de alto nivel é uma questão de tempo. Aluno sem base temos que voltar atras e dar aulas do ensino medio.

  9. Crítica Nervosa

    E assim, as viúvas do muro de Berlim destruirão por completo o ensino público em São Paulo, pois só faltavam as universidades públicas. Ninguém se dispõe a um projeto que dê aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de realmente aprender por meio de um ensino fundamental e médio de qualidade comparável ao das escolas particulares. Seria muito "perigoso" preparar as pessoas (eleitores) para pensar... DITADURA MILITAR Jà !!!

    Responda
    1. ROBERTTO

      O nobre deputado Tiririca, irá se formar na Unicamp.

  10. Airton

    Agora só falta criar a progressão automática nas universidades para avacalhar por completo. Os políticos que só estão lá para receber salários e não conhecem maneira inteligente e eficaz de solucionar problemas certamente já estão pensando nisso.

    Responda
    1. ROBERTTO

      João, a canetada tem que ser completa.

  11. DPD

    Tirando o estulto Davi Santos, acho que pelo menos vão aceitar somente gente preparada...

    Responda
  12. cms

    Esse ai como é candidato em 2014, está fazendo igual ao ACM Neto apoiando os programas sociais implantados por Lula/Dilma. Parabéns governador!

    Responda
  13. Brasileiro de São Paulo

    Entrar pelo sistema de cotas não diminui em nada o mérito do aluno, qualquer estudante do ensino médio de escolas públicas e privadas sabe muito bem o modo como o Brasil se organizou nos últimos quatro séculos. Na prática o que ocorreu foi a concentração de recursos sobre determinada camada da sociedade que usufruindo de casa, comida, roupa nova e bem lavada, colégio particular e aulas de musculação puderam alcançar excelente patamar de desenvolvimento.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Não há como diminuir o mérito de um "cotista", devido sua inexistência. Esmolas (Cotas) e Meritocracia são palavras antagônicas.

    2. Ricardão2000

      Quais escolas ? diversas.. o importante é que eram escolas estaduais vindas de todos os cantos de São Paulo. Hoje sabemos que o governo gasta mais construindo estádio de futebol no Amazonas do que com educação. Não podemos simplesmente aceitar o fato de que o ensino médio é ruim mesmo e a solução é criar cotas para os alunos nas universidades. Não estamos vendo nenhuma atitude do governo no intuito de melhorar o ensino público.

    3. lágrimas

      O caso não é distribuição de renda, o caso é que a escola pública de ensino fundamental e médio é péssimo, o que deve ser feito: dar excelência de qualidade a estas escolas. Vamos copiar a Coréia do Sul. O aluno passa de ano sem estar sequer alfabetizado, e isto não é novidade. Vamos lutar pelo ensino de qualidade, nas escolas públicas .

    4. Brasileiro de São Paulo

      Quais escolas estaduais? Quais bairros? Qual era a qualificação dos profissionais da educação? Como era a formação da cidade de São Paulo? O x está aí.

    5. Brasileiro de São Paulo

      E mais, jamais abrir mão de expandir o ensino de filosofia e sociologia, é preciso alargar os horizontes do desenvolvimento educacional e científico por aqui. O paradigma social da sociedade atual é somente um dos muitos possíveis, a vida é muito está muito além do capitalizar, instrumentalizar e consumir - é muito mais e pode ser muito mais (isso se o Brasil quiser um dia ser pais de primeiro mundo).

    6. Ricardão2000

      Na década de 70 cerca de 50% ou mais dos alunos da Engenharia USP eram oriundos das escolas estaduais de São Paulo. O que acontece hoje ? eles optaram por aprovar continuamente os alunos, não fiscalizar os professores ao invés de manter o nível e recuperar alunos.

    7. Ricardão2000

      Claro que não foi isso. Esse pessoal não usufrui de recursos do Estado até chegar na Universidade. Eles utilizaram recursos próprios e, é claro, tinham mais recursos. A obrigação do Estado seria igualar o nível de escolaridade para que eles pudessem competir em igual nível. Aliás houve uma época que isso era feito, até a década de 70 e no início dos anos 80 o nível das escolas estaduais era muito bom.

    8. Brasileiro de São Paulo

      Ora, diante de tal investimento, não há outra forma de vencer senão simplesmente vencer na vida. A vitória nesse caso é simplesmente uma obrigação. Situação bem diferente é de quem teve que viver sob condições sociais e econômicas péssimas. É claro que o investimento deveria partir das bases da educação, no entanto, colher tais frutos leva muito tempo, talvez mais de vinte anos. O que o governo deve fazer é investir concomitantemente em educação de base e ensino superior.

  14. josé cassio

    Alckmin, se você também está se tornando um populista, sugiro então você ir para o pt. é lá que estão os políticos que tentam melhorar o país por decreto e não por trabalho. Nota ZERO para você!!!

    Responda
    1. Ricardão2000

      Isso ai !.. o cara tá ficando que nem o Lula.. populista.. toma decisão populares para agradar a massa

  15. brasileiroqualquer

    O governo empurra para o povo sua culpa pela falência em que está a edução pública, ao invés de criar esse absurdo de sistema de cotas deveria se preocupar em melhorar a edução das escolas públicas e criar mais vagas em suas universidades para que todos tenham a mesma change. Os pais ficam preocupados em dar a melhor edução para seus filhos, que logicamente não é via escola pública, ralando pra caramba para isso, e agora isso significa impor uma "limitação" a eles. Não é justo!

    Responda
  16. Pedro

    O que aconteceu com a boa e velha "determinação", "dedicação", "esforço" e "muito estudo" para se conseguir uma vaga numa USP/UNESP ou UNICAMP, como sempre aconteceu????????????????????? ?????????????????????????????? ?????????????????

    Responda
    1. ROBERTTO

      Ki Ki é içu, kumpanhêru?

  17. Rossi

    Esse sistema de cotas serve apenas para sucatear a educação do país.A exigência para ingressar em uma dessas universidades está sendo diminuída. Qual será a capacidade desses jovens que serão diplomados através do sistema de cotas? O reflexo de uma educação ruim repercutirá por décadas.O sistema de cotas deveria ser exposto ao referendo! A população tem que exteriorizar a sua opinião.

    Responda
  18. flavr

    "frei Davi Santos" É um padre por trás de tudo isso! Um padre! Estão deixando um padre influenciar a educação. Em pleno ano de 2012.

    Responda
  19. Banzai Attack

    Cotas são para ajudar os INCAPAZES que não passam no Vestibular da FUVEST de jeito nenhum! Vergonha total!

    Responda
  20. Chicão

    Cotas só têm algum sentido quando adotadas por tempo determinado enquanto por outro lado se investe na educação básica pública.Fora isso aqueles que lutam pelas cotas se separam em dois grupos:1 - Os que não compreenderam que a adoção de cotas é algo como a aceitação de ser inferior aos outros e que só com "ajudinha" consegue chegar à universidade2 - Espertalhões que querem ter sua vida facilitada Fora isso é simplesmente tapar o sol com a peneira, demagogia barata (cara) e discrimina

    Responda
  21. CARUSO DA SILVA

    VERGONHA! Com a adoção de cotas, o governo ASSUMIU a sua INCOMPETÊNCIA para administrar a Educação Pública no Estado! FORA ALCKMIN!!!!

    Responda
  22. kaiser

    Coisas de interesse mesmo vocês não aprovam só esse tipo de coisa, denegrindo como sempre com a educação e a cultura do povo. Não é mais a capacidade que faz com que o estudante passe ou inicie a faculadade

    Responda
    1. CARUSO DA SILVA

      Continue andré, as suas sandices são HILARIANTES!!!!!!!!!!

    2. André Vinícius

      Mas nunca foi usado como critério de seleção a capacidade e sim a memorização de informações.

  23. Doutor Smith

    Demorou, mas a carruagem dos ignorantes chegou na USP! Dias piores virão...

    Responda
    1. Bira

      Mamar nas tetas do governo não : capacidade de passar no exame. Competência...

    2. CARUSO DA SILVA

      putz!!!!! HILÃRIO!!!! Quem "mama nas tetas do governo" é o COTISTA que não tem CAPACIDADE PARA PASSAR NO VESTIBULAR DA FUVEST!!!!!!!!!!!

    3. André Vinícius

      Dias piores virão para a elite, chega de mamar nas tetas do governo...

  24. FabioCic

    O problema maior é que os políticos ainda não se responsabilizam pela má educação que promoveram no ensino fundamental e médio públicos e agora estão inconsequentemente também prejudicando o ensino superior público que ainda tem algum valor frente a outras universidades do mundo. O min. Paulo Renato introduziu a progressão continuada, deixando o país em penúltimo lugar na educação entre os países da OCDE e agora inventam de "consertar" dando 50% das vagas ao invés de melhorar o ensino

    Responda
  25. Banana Republic

    A estupidez em seu estado mais puro! É o ra_cismo como instituição a serviço da demagogia e do populismo barato! Deixar a Educação na mão de político dá nisso!

    Responda
    1. kharllos

      SIIIMMMM!!! A pior praga no Brasil é o auto-racismo! E pior ainda quando atende a interesses escusos dos adeptos da malfadada "Lei de Gerson"... os que querem levar vantagem em tudo. O povo brasileiro, o honesto, trabalhador, cumpridor dos seus deveres, deveria ser totalmente contra qualquer sistema de cotas. Isso é discriminação no mais alto grau. Já começa, um dos sistemas, desclassificando os alunos de escolas particulares. Pais não podem querer o melhor para seus filhos.

    2. André Vinícius

      Porque? A sociedade brasileira por acaso não tem o racism0 institucionalizado nos indicadores sociais?

  26. VecoesdeItaquera

    em vez de melhorar o ensino público, serão criadas cotas... como ficará o ensino da usp? vários professores doutores "medalhões" que dão meia hora de aula só para cumprir o horário do serviço público e, isso aliado a alunos despreparados, como que ficará? projeto para o futuro uma valorização da puc, mackenzie e outras faculdades boas...

    Responda
    1. kharllos

      Pior em último grau! A intelectualidade brasileira vai descer a níveis inimagináveis em qualquer país que tenha um governo decente.

  27. tiao

    O CUSTO POLITICO VAI SER AMARGO GOVERNADOR PELA NAO RENOVAÇAO DA CESP, ATE 2014 QDO VEM A RESPOSTA DO POVAO

    Responda
    1. Bira

      é triste ver que tem cego que não quer enchergar e age pela orelha dos outros...

  28. Nelson

    Com a adesão populista de Alckmin as cotas impondo às universidades públicas paulistas chancela oficialmente o diagnóstico do ensino fundamental e médio a cargo dos tucanos há vinte anos é desastroso e segue deformando os alunos vítimas da rede pública paulista. Portanto, como irmãos siameses, os partidos que dominam a seara politica há décadas adotam práticas educacionais deletérias e desta forma implantam sistemática de regra para a formação de um imenso curral eleitoral obtuso e dependent

    Responda
  29. js734

    Concordo com muitos comentários abaixo que educação não se resolve com cota, talvez, medida de isonomia no direito ao acesso, mas não solução. Agora, dizer que formando de escola pública prejudicará a sociedade. A mesma avaliação que avalia ele avalia o oriundo da particular. Sempre argumentam que o ensino superior público é melhor do que o particular em seus métodos, então, porque a preocupação com quem eles formam?

    Responda
    1. kharllos

      Se forem formandos com níveis como os atuais, a sociedade vai ficar prejudicada sim! Serão milhares de universitários formados com índice baixíssimo de formação. Serão profissionais mal formados, que apresentarão rendimento muito baixo, levando as empresas a recusarem sua contratação. Precisamos é de melhor formação, não de formação imposta, artificial. Cotas? Populismo barato e nocivo ao Brasil!

  30. Onurb

    Por que não criam 50% a mais de vagas? deixem as que existem como está e criem mais para as cotas, ai ninguém reclama.

    Responda
    1. flavr

      A USP já tem quase 9 mil vagas por ano! Me fala: qual universidade da america latina tem tanta vaga disponível?

    2. André Vinícius

      Não adianta, vão continuar reclamando.

  31. Monkey PP

    Todo tipo de cota é a "legalização" do racis mo!!!

    Responda
    1. Monkey PP

      André,Me formei em uma Universidade pública e lá tinha colegas de classe que trabalhavam a noite para se sustentar e davam um duro danado e entraram na Universidade através da sua capacidade, não será através de cotas que mudaremos a desigualdade.Essa conversa que só tem filinho de papai em Universidade pública é mentira, o que tem lá e gente que estudou e fez por onde para estar lá!!!

    2. Bira

      è a normatização do racismo. quem tem capacidade e força chega lá. Velo o Joaquim Barbosa. Mas o "atalho" é mais fácil . Coitadinhos...  

    3. js734

      Respeito, mas não é, até gostaria que as cotas não fossem necessárias, mas o governo está aí para governar para todos e a cota é tratamento isonômico. Ninguém é igual! A lei fala que "todos são iguais perante a lei", somente perante ela, isso é a afirmação que todos são diferentes e a lei existe para torna-los iguais. O negro não é igual ao branco (escravidão), o pobre não é igual ao rico, o deficiente físico não é igual aos demais...Você acha que o deficiente teria emprego se não fosse a lei?

    4. André Vinícius

      Não, não é racism0. Racism0 é a desigualdade indecente que vigora no Brasil. Racism0 é pobre pagar imposto e não poder usufruir os benefícios públicos. Racism0 é diminuir as pessoas por algumas características dela e o objetivo das cotas não é diminuir ninguém e sim aumentar a chance de sucesso para os menos afortunados. Mas mesmo que seja uma legalização do racism0, a sociedade é racist@ mesmo, então está de bom tamanho.

    5. ROBERTTO

      Não seria do preconceito geral?

  32. André Vinícius

    Nós temos que parar de discutir se devemos usar ou não as cotas. Cota é um caminho sem volta e podem espumar que elas serão aplicadas queiram ou não. Devemos discutir o que fazer para ajudar os cotistas pois a universidade não foi feita para pessoas que precisam trabalhar, sem muitos recursos, etc. Ela foi feita sob medida para a elite e simplesmente abandonar os cotistas a própria sorte será a falência das cotas. Os reacionários gostam de desviar a atenção, cuidado!

    Responda
    1. Oscar Wilde

      A universidade não foi feita para elite ou para pobres, ela foi feita para a disseminação e produção do conhecimento. Portanto, é fundamental para uma boa universidade, que seus membros (alunos, professores,.. .) estejam capacitados, preparados para receber, divulgar e produzir conhecimento. E certamente a imposição por um processo seletivo que em nada leva em consideração tais aspectos, como é o caso das cotas, em nada vem a contribuir para isto.

    2. rubensrocha

      Os reaças de plantão podem chorar à vontade, Agora até o Alckmin aderiu ao movimento COTAS JÃ!!!!! PRA FRENTE BRASIL!!!!!!!

  33. Lightbear

    Estamos entrando em uma fase maoista da história brasileira. Se hoje em dia já é difícil achar um médico apenas razoável para te tratar, imagine com o mercado invadido de cotistas! E a profissão? Do que vão viver os médicos? É, a classe média ouviu muito chicobuarque e agora dança...

    Responda
  34. ROBERTTO

    Será deveras interessante acompanhar a evolução desses alunos, visto que nas instiruições de primeira linha, não existe capítulo zero.

    Responda
  35. Paulo

    Sr. Governador, já que a qualidade do esino é ruim e aresposabilidade é sua, porque o estado não paga cursinho de qualidadepara preparar estes jovens para ingressarem em umauniversidade pública, independente da sua cor, pq todos os alunos queestudam nas escolas públicas são vítimas da baixa qualidade.E ai, paciência, o contribuinte sendo seu eleitor ou não, vai ter que pagar novamente pelo ensino dos seus jovens.

    Responda
  36. js734

    Este procedimento de dois anos de cursinho semipresencial a meu ver é o governo declarando a incompetência para gerir educação. O sujeito deve estudar para caramba onde se ensina pouco, ser aprovado em um processo seletivo, frequentar um curso à distância e comprovar que é igual aos demais para cursar na graduação. Não é igual! Um ou outro até pode ser, mas a massa não é igual a elite. Governo tem que ser para a maioria e não para exceção. O problema está na base, e esta custa caro.

    Responda
  37. Aluísio1967

    Quanta hipocrisia! Querer "transformar" a educação com uma canetada. Esqueceram que antes da década de 70, quando a escola pública (ginásio e colegial) eram fortes, com ótimos professores, quem passava no antigo MAPOFEI eram na grande maioria das escolas públicas?? Hoje, completamente sucateada e desprestigiada, como é que um aluno da escola pública vai conseguir acompanhar um curso de engenharia na Poli, p ex?? Viva o governador !!

    Responda
  38. tio tan

    como não se consegue melhorar o ensino médio , o jeito é piorar o supeiror, só que, infelizmente, vai faltar profissionais no futuro, uma vez que os egressos por cota nem sempre acompanham os que entraram por mérito. Se numa turma , por exemplo , de medicina que formar 10 médicos a menos , serão quantas pessoas a menos que deixarão de serem atendidas? Parece que os governantes não estão se atentando para isso, deixarão as bombas extourarem no colo de quem estiver no poder daqui a uns 20 anos

    Responda
  39. Thales-DF

    Sou contra cotas, mas pelo menos essa proposta aparentemente (porque ainda não está no papel) é bem menos danosa que a das cotas raciais, principalmente por, ao contrário destas, não discriminar branco pobre de negro pobre. Além de ser mais exequível verificar quem fez escola pública do que criar uma comissão da pureza racial... Quanto ao tal Frei... quando é que algum bispo terá vergonha na cara e excomungá-lo de uma vez por todas? Até onde eu saiba, no cristianismo a salvação é para todos, ñ?

    Responda
  40. Jorge

    Sou filho de PEDREIRO E DOMESTICA, comia pao com feijao quando tinha. Consegui minha casa, meus carros trabalhando e pagando centavo a centavo. Porque temos de dar de graça coisas para preguiçosos? Hoje estou desempregado, ninguém dá um emprego se eu não concorrer para a vaga. Porque temos de dar oportunidades de graça para preguiçosos? Sou da area de T.I., mas abro valeta, corto grama, faço pintura de residencias, etc... Porque temos de ter cotas para preguiçosos? Tudo errado. Existem exceç

    Responda
    1. kharllos

      Pelo seu discurso você deve ser um cotista! Ou mais um enganado pela turma dos incomPTentes! Gosta de levar vantagem em tudo, certo? Esse é o brasileiro "modelo"!!!!

    2. Bira

      è isso aí Jorge, o debaixo aquí é da geração do venha a nós e nada a vosso reino. Pensa que o Governo, mae, sociedade tem de dar tudo de mão beijada pro bonitinho. T~em medo da meritocracia pois não têm competência para encarar os desafios da vida

    3. André Vinícius

      Problema é seu. Essa história que "não tinha nada para comer e nem livro para estudar, mas passei blablala" já está clichê. Não estamos falando da sua vida e sim de políticas públicas.

  41. Afonso

    Com cota ou sem cota prevalece o bom senso, "mérito acadêmico". Isso torna à todos iguais, venham eles de escolas públicas ou privadas. As pessoas acreditam que alunos de escolas públicas são piores que alunos de escolas particulares, ledo engano. Depois de entrar só é aprovado quem estuda e muito....independe de onde vem...vamos ver agora é a ajuda financeira para manter o aluno sem recursos na universidade..não basta dar vaga tem que dar dinheiro também..viu sr governador...estudar custa c

    Responda
    1. ROBERTTO

      A empresa brasileira mais valiosa é a Ambev e lá o sistema é meritocrata.

    2. Reinaldo

      André, as pessoas usam o discurso da capacidade e não querem admitir que as cotas tratam de oportunidades. Reconhecer que as cotas são necessárias é assumir que o Brasil é desigual e que algo precisa se feito.

    3. André Vinícius

      Mérito não existe. Só tem lógica falar de mérito em sociedade igualitária, que não é o caso da nossa. Jura que um estudante de escola pública e privada estão em pé de igualdade para disputar uma vaga? Só no seu mundo e não é questão de ser melhor ou pior e sim de ter vantagens educacionais ou não.

    4. Reinaldo

      Mérito acadêmico? Veja quantos mestres e doutores foram formados com dinheiro público para pesquisar coisas sem validade. O mérito acadêmico em muitas universidades é apenas status com dinheiro público.

  42. André Vinícius

    Ótimo. Chega de injustiça, a universidade é para todos. "Não vou contratar cotista", que gente tonta, nem dá para saber quem é ou não e outra no Brasil com o apagão de mão de obras até parece que os bonitos vão ficar com toda essa frescura. Cotista não tem que se sentir inferior, a forma de seleção é injusta e desigual. A caravana passa e os cães ladram.

    Responda
    1. Juninho

      O vestibular é o mesmo para todos. Quem estudou e se dedicou entra.

  43. Paula Tanaka

    Pelo amor de Deus, façam ações para melhorar o ensino nas escolas públicas... Não adianta garantir o acesso facilitado às universidades, se estes alunos não terão condições de acompanhar as aulas. A solução que está sendo dada agora resultará em duas alternativas: (1) ou os alunos farão jubileu de prata dentro das universidades, ou (2) o nível terá que ir para o chão para eles conseguirem acompanhar as aulas e se formar.

    Responda
  44. mauricio

    É mais fácil para o governo implantar cotas ao invés de investir na educação básica, da menos trabalho e as verbas podem ser usadas em outras coisas "mais importantes que educação". "Te amo Brasil"!!!!

    Responda
  45. Cacau

    A classe média está ferrada mesmo....paga com sacrifício para os filhos conseguirem estudar numa escola particular por causa da falência do ensino fundamental e médio, exatamente para que consigam entrar numa escola pública, que são as melhores do país, e agora são tratados como cidadãos de segunda categoria, vão perder suas vagas, seus sonhos, a despeito de pagarem altos impostos. Sou a favor de cotas sim, mas acho 50% extremamente exagerado.

    Responda
    1. André Vinícius

      "...são tratados como cidadãos de segunda categoria, vão perder suas vagas, seus sonhos, a despeito de pagarem altos impostos.", mas pobre pode ser tratado desse jeito, né?! Em proporção a quantidade de riqueza pobre paga muito mais impostos.

    2. ROBERTTO

      Por essas e por outras que os ricos mandam os seus para o exterior.

  46. dtorolho

    Então faz assim: Ninguém mais entra por merecimento, apenas por cota. Uma pessoa passa anos estudando, e vem outro e pega a vaga dela? Só nesse país mesmo.

    Responda
    1. Lucca

      Pose-se também distribuir as vagas por sorteio...já que o merecimento não importa mais....

  47. mrrenzo

    É maravilhoso este governo. Ele prima pela estupidez da população. Institui cotas para entrar, mas Sr.Governador gostaria de fazer algumas perguntas. Os alunos, com a atual formação no ensino fundamental, irão conseguir acompanhar o curso? Ele terá condições de custear o curso? Ou terá que se enterrar em algum tipo de financiamento? São perguntas que todos esquecem de fazer e que a maioria só descobre depois que entra para a universidade.

    Responda
  48. professor

    Essa coisa de cota nas universidades (engodo tratado como ação afirmativa do estado) visa apenas mascarar o baixo nível do ensino fundamental e médio ministrado pela rede de ensino público. Mas se a coisa é assim dessa forma: o paradigma é criar ações realmente afirmativas, por que então não criam um sistema de cotas em plano de saúde?

    Responda
  49. rolero

    Pergunto se o eminente Ministro Joaquim Barbosa precisou de cotas para fazer o curso superior

    Responda
  50. fgogoni

    É um bom incentivo a IGNORANCIA do povo. Parabéns!

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.