Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Crasse Média

    Não. Xenófobo são os nativos de Xenofobia: é auto-explicativo.

    Responda
  2. RubiaSantos

    Não sei desta vez, mas há alguns anos, quando foi tentar defender os baianos da ofensa do professor que falou que baiano só toca berimbau porque tem uma corda só, Gilberto o fez baseado somente em estereótipos supostamente elogiosos.

    Responda
  3. consulteodicionário

    O duro,Dimenstein,é que além de não saberem ler,ainda são teimosos!!!São os sujeitos que leem o que querem ler e ai de quem disser que eles estão errados!!

    Responda
  4. Marcelo

    Não foi "xenófobo", mas foi provinciano e insular, como acontece com frequência no Brasil. Agora o estrago já está feito e emendas na forma de "meia desculpa" são piores que o soneto. Melhor seria reconhecer explicitamente o erro e pedir desculpas de fato.

    Responda
  5. Frizzo

    voce tem razão, de modo geral essa turma, só de olhar é o bastante para uma guerra, esse povo tem bandeira clara e intenção bem definida, portanto, deixemos de lado isso e vamos cuidar do brasil porque esse pessoal só quer cuidar dos COMPANHERO !!!

    Responda
  6. Célia L H

    Não culpo os leitores pelos comentários negativos à coluna anterior. Houve sim, um resquício não de preconceito, mas de bairrismo mesmo. Agora...pensem... imaginem... se um paulista fosse nomeado Secretário de Cultura em Salvador!!!! kkkkkkkkkkk Quais seriam os comentários lá na Bahia?

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Não sei se teria tanta rejeição assim, um paulista na Bahia, já que o atual governador de lá é carioca (Jaques wagner).E vale lembrar que até o ano passado a governadora do Rio Grande do Sul era Paulista.Enfim, não é tão raro assim, este tipo de situação.

  7. JSS

    Parabéns Dimenstein, depois de anos puxando o saco da esquerda em suas colunas, hoje é alvo da "ditadura" politicamente correta. O melhor disso é que o senhor não foi alvo pelo o que escreveu, mas pelo o que os esquerdistas, com suas visões limitadas pela luta de classes, interpretaram. Acostume-se, daqui uns 10 anos, com a esquerda consolidada, uma coluna com interpretação dúbia, como supostamente foi a sua, será o suficiente para um colunista ser censurado ou até ser preso.

    Responda
    1. Célia L H

      Limitada mas decidida! Pior são os que ficam em cima do muro....

    2. Joaninha

      Esquerda...direita...porque tem que ter só esses dois caminhos? Gentinh a limitada essa que comenta aqui

    3. Célia L H

      É isso aí...

  8. uliam

    Dilmenstein, seu texto era horrível e mal escrito, não jogue a culpa na educação dos outros a sua dificuldade em tentar escrever.

    Responda
  9. Juliano258

    Não perca seu tempo Gilberto, esperar o que de Jean Willys, ex BBB na politica ...

    Responda
  10. manocelso

    O PT tem essa dificuldade! Ele inventou o cargo comissionado itinerante. O cara perde  o emprego numa cidade e ele corre atrás de outro lugar e se conseguir convencer o alcaide ele leva o cargo. Vem geralmente com aquele papo de ser "TÉCNICO" e ai o MILITANTE TÉCNICO é contratado. Não sou xenófobo , mas não gosto de oportunistas que correm atrás de empregos públicos. São Paulo é cosmopolita mas o cara precisa morar na cidade e conhecer as suas peculiaridades que mesmo A GRANDE CIDADE COMO S

    Responda
  11. Sargenta Pimenta

    Gilberto, São Paulo foi construída também por gente "importada" de muitos lugares do mundo, como a SUA família j u d a i c a. Será que os paulistanos da época achavam necessário "importar judeus" para a cidade?

    Responda
  12. Gabinete do Dr Montenegro

    Vc não é xenófobo. Vc é polemista. Adora criar uma polêmica, daí quando vê que a reação era um pouquinho maior do que vc esperava, vc vem aqui e reclama. Não se faça de tonto, Dimmy.

    Responda
  13. Andrea

    O texto é ruim. Mal escrito. Fiquei com a impressão de que você estava com preguiça. Se de fato a idéia era provocar, o correto seria sustentar sua argumentação, contrária ao parágrafo inicial, posteriormente. A gente aprende isso em qualquer aula de redação no ensino médio. Não, não fomos nós que não soubemos interpretar, foi você que não soube escrever.

    Responda
    1. Crasse Média

      destaque-se: "O texto é ruim...não fomos nós que não soubemos interpretar, foi você que não soube escrever."

  14. Anticatervatucana

    não Dimenstein, você não é xenófobo. Mas é bicudo fanático e portanto não sei o que é pior. As várias indicações sem pé nem cabeça feitas nos governos tucanos de S.P. você simplesmente ficou quieto. Nunca vi você escrever uma linha sequer sobre secretários indicados pelo atual governador, entre eles, o do meio ambiente, cujo maior feito em seu currículo é ter sido neto de ex-governador. Ele ainda está tentando decobrir a diferença entre um urso panda e um vaso de samambaias...e você, quieto!

    Responda
  15. Oscar Wilde

    Xenófobo eu não acho não, diria alienado. Não tenho dúvidas de que vive em um mundo paralelo, sem conhecer a realidade da maioria da população de São Paulo.

    Responda
  16. luizcandidob

    Gilberto, você começa o texto com "Está causando estranheza entre figuras da chamada inteligência paulistana..." e levanta um monte de questões que explicam o título sensacionalista. Em seguida, você não refuta estes argumentos, apenas pondera que os baianos podem trazer muitas boas coisas para São Paulo, o que é óbvio. Esta forma pode, perfeitamente, se prestar à interpretação que você primeiro morde, implicitamente concordando com as "acusações", para depois "assoprar". O estilo é o homem.

    Responda
    1. luizcandidob

      Complementando: será que seria absurdo presumir que você escreveu de forma propositadamente dúbia para dar margem a críticas e passar por vítima de "linchamento"? Absurdo? Tá bom, então você não sabe mesmo escrever, o que é imperdoável para alguém que já foi um jornalista e hoje se propõe a ser um "ONGeiro-educador".

  17. Aquino

    Quanta baboseira dita por esses pseudo leitores de Dimenstein. Recomendo-lhes reler a coluna. Ou vocês, como bem disse o autor, não souberam interpretar o texto, ou são um bando de linchadores baratos, para quem a verdade dos fatos é só um detalhe passível de ser desconsiderado... Deviam ter mais respeito com quem faz jornalismo sério num país tão carente disso. 

    Responda
    1. Joaninha

      Nome grande e poucos comentários: fake do GD! kkkkkkkkkkk

    2. Crasse Média

      Derramou-se em elogios, logo compreendeu o texto - questão de lógica.

  18. Angelica Abreu

    Cada dia o povo lê menos e interpreta pior ainda. Tenho pra mim q certas pessoas querem ser promover em cima de outras, por isso essa anarquia em redes sociais.

    Responda
    1. Joaninha

      Quanta credibilidade vinda de uma fake de GD! O pessoal de Harvard perde tanto tempo assim na vida?

  19. Angelica Abreu

    Este é o Brasil caro Gilberto, qquer opinião contrária é motivo de anarquia e ofensas em redes sociais. Lamentávelmente cada vez mais o brasileiro lê menos e interpreta pior ainda. Um pouco de tolerância e amor ao próximo Brasil.

    Responda
  20. HAST

    ACM neto também começou bem. Para finanças trouxe um ex de Serra, paulistano, e para Secretaria de Saúde, outro paulistano, ex- santa casa. Isso é o lado bom do Brasil. Escolhas técnicas são sempre melhores. abraços todos. Acho que o nobre deputado quis aparecer.

    Responda
  21. Bubu

    Essa ofensiva vindo da mesma pessoa que faz o patrulhamento por minorias, não é de se esperar que usem qualquer coisa como "preconceito", "Xenofobia" ou "elite". Todo mundo que não concorda com o que "deve" ser concordado tem uma taxação, afinal, sempre estamos a mercê da ditadura. Um amigo uma vez me disse: "Quando mando em você, é democracia. Quando você manda em mim, é ditadura." Pois bem, eu entendi a coluna passada. Ele demonstra o lado positivo e negativo do secretário. Nada

    Responda
  22. Remy

    Bem, caro Gilberto, se nós não somos bons intérpretes de textos, é porque você não é um bom produtor deles. Prova disso é o seu texto ambíguo e com título esdrúxulo e preconceituoso. Seja claro, coerente e preciso. E pare com essa pieguice (sou mesmo xenófobo?, minha mulher é baiana, etc...). Não precisamos de choramingos e sim de assertividade!

    Responda
  23. Taci

    Sim.. Qual o conceito de xenofobia? vamos ao dicionário:  "antipatia ou aversão a pessoas e objetos estranhos" Ao ressaltar a origem do secretário você só expôs um sentimento que já estava retraído. E não importa que vc tenha um amigo, uma mulher, um professor... O que for... Seu texto foi ofensivo...

    Responda
  24. Enrico H

    Embora tenha sido infeliz,não achei o texto xenófobo Mas entendo quem interpretou a pergunta-título assim. É verdade q é comum ver no site comentários hostis d quem só lê manchete. Mas é tb uma interpretação possível para os q leram tudo e bem A culpa, em parte, é do autor, q embora desejasse provocar falhou em refutar d maneira categórica os termos da própria pergunta-provocação.Ficou meio cá meio lá É lamentável e arrogante desqualificar leitores por terem interpretaçã

    Responda
  25. Greg

    A emenda ficou pior que o soneto. Agora Gilberto, o Educado, chama seus leitores de burros e linchadores. Não Gilbertinho, entendemos muito bem o texto de ontem, prá lá de preconceituoso. E o de hoje, prá lá de mal educado. Seus leitores são seus educadores, você precisa aprender a respeitar a nossa opinião. Conde da Vila Madalena, você não é o dono da verdade!

    Responda
    1. ViniGrassi

      Burros não! Leitores deficientes.

    2. Krüger

      veja bem...quem não lê um texto até o final, ou não o entende, não pode ser classificado diferente! O Dimenstein está certo!

    3. Lúcio Domício Enobarbo

      Entendeu nada. Ou não leu. Ou não sabbe Ier. O texto é sem ggraça. E só. Só vê xen0fobia quem ja começa a ler com viés.

    4. Crasse Média

      Porque não, Caio ? De repente é um serviçal/empregado/colaborador de GD e teme que o "modus democraticus" do resenhista tire o ganha pão dele. Vai saber. Vale pra mim também.

    5. Caio Leao

      Nao da para levar a serio uma pessoa que coloca "Gregory House" como nome.

  26. Crasse Média

    (Pressinto que será o dia do trocadilho. Tem gente pensando: chegue logo, férias - axé a todos !)

    Responda
  27. Crasse Média

    Pronto...agora, além de linchadores, nosostros leitores somos analfa-betos que não compreendem os textos (exceto, course, quando derramam elogios). Calma, Conde. "NY week" está chegando e ficaremos nós, analfabe-tos, imersos na nossa ignorância sem "noço pharol do çaber" por alguns dias. Aguardaremos ansiosos o seu retorno com dezenas de textos sobre soluções bacanas de NY que, claro, não se aplicam a SP (e daí ?), mas é legal mostrar que está antenado com o mundo...very cool, com trocadilho

    Responda
    1. Crasse Média

      Claro Lucio, só poderia ser Xenófobo aquele que nasce em Xenofobia, como sabemos todos

    2. Lúcio Domício Enobarbo

      Você confunde o fato dele ser um escritor chat0 com a acusaçã0 de xen0fobia. Ele é chat0. Agora, só vê xen0fobia quem não Ieu. Ou quem não sabe Ier.

  28. etica

    Apesar de não compactuar com suas ideias, pois as acho péssimas, espero que vc nunca seja um politico. Quanto a esse deputado que nos foi enfiado goela abaixo, é um nada, e ele tem que entender que ele não foi escolhido pela vontade do povo e sim por uma lei matematica. Ele ainda se diz professor, kkk lamentável. Seu texto está claro, e não precisa de maiores explicações. Qualquer pessoa que interpreta um texto entendeu, mas neste pais uns 80% não sabe o que é isso, incluindo dep, prof, etc

    Responda
    1. Joaninha

      Esse partidarismo abordado pelo GD nessa última coluna foi só para atrair comentários positivos dos incautos...Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que GD só escreve boba jada, tendo atingido seu ápice na coluna anterior..só quis gerar outra polêmica colocando comentaristas uns contra outros...é o escapismo de sempre

    2. Crasse Média

      Hoje tende a ser o dia do trocadilho. Repara no texto de "Etica Pura": "...Quanto a esse deputado que nos foi enfiado goela abaixo, é um nada..." - dada a maior causa do deputado, é de se pensar.