Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gilberto Andrade

    Lealdade entre malfeitores? Eles que se entendam...Ainda bem que os maus traídos não se conformam e denunciam...Por que duvidar de Marcos Valério? No começo das denuncias do mensalão até e durante o julgamento tudo era mentira...Aliás até agora, segundo os membros da facção petista, tudo é irreal, intriga da mídia, regime de exceção, dentre outras "desculpas"...

    Responda
  2. LUIZ RUIVO FILHO

    CLARO que devemos acreditar em Marcos Valério porque, à rigor, não creio que seja o Chefe da quadrilha do Mensalão. ALIÁS, como todos sabem, o Mensalão foi delatado por outro integrante da quadrilha. O Mensalão sempre foi negado pelos envolvidos no processo, inclusive pelos não envolvidos. TEVE um que disse diversas vezes que "o Mensalão não existia, nada viu e nada sabia". LÍ neste Jornal, que reputo sério, mas se não for verídico tenho de mudar o meu conceito e procurar noticias em outros.

    Responda
  3. LUIZ RUIVO FILHO

    Roberto Jefferson delatou o Mensalão, sempre negado pelos envolvidos inclusive o Capitão, porque foi preterido pelo restante da quadrilha. A delação foi investigada e resultou na condenação da maioria dos acusados. NA Revista Veja houve sinalização contra o Capitão, que calou-se. HOUVE o caso RoseGate, tambem calou-se. SEMPRE são "os amigos" que falam. Agora no Estadão. POR QUE não crer no Marcos Valério? Carlinhos Cachoeira tambem sinalizou, HOJE, neste Jornal

    Responda
  4. robertinho

    Para quem está se afogando, jacaré é bóia. Por que somente agora o carequinha resolveu denunciar o Lula? Denúncia sem provas e partindo de quem está ferrado não merece crédito.

    Responda
  5. FBarros

    Eu não vejo como jogo de cena do Valerio não. Eu penso que é medo de morrer mesmo. !! Principalmente das mãos de seus ex-socios quadrilheiros que já mataram outros tantos. Aquele que é delinquente eventual, ou seja, não é um contumaz em crime, quando vê que vai pra jaula, puxar pelo menos 18 anos de cana, dos 40 anos já condenados, " vomita tudo, até as tripas " , além do medo de ser morto. Por isso, enquanto esta vivo, esta pedindo garantias de vida e também merecida redução de pena. Normal

    Responda
  6. mirandinha

    O jovem Hélio , tem algo parecido com o Lula . Não sabe de nada .  ô garoto , vc sabe da história do bandido que diz pro outro :  - fique na sua , que não vai dar em nada . E depois dá 40 anos . Acorda Hélio !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
  7. Benedito

    Diz-se que o testemunho é a prostituta das provas devido a sua baixa confiabilidade. O que diríamos da delação premiada? É isso, o princípio da cautela manda duvidar e apreciá-la cotejando-a com outras provas, verificando se guarda coerência com o conjunto probatório. A sabedoria popular nos lembra que quem procura acha. Queremos inaugurar a República. A nação empetecida aguarda o veredito.

    Responda
  8. saminho

    Calabar e Silvério dos Reis é Lula, pois traiu todo o povo brasileiro. Valério não traiu, ele foi traído pelo chefe que prometeu impunidade e absolvição e não cumpriu. Lula precisa confessar, assumir e pagar junto com todos e não se esconder no seu "bunker" enquanto o seu III Reich desmorona com os bombardeiros da CPI e das delações. 

    Responda
  9. saminho

    A traição começou com Lula, que prometeu segurança, impunidade e absolvição para todos. O acordo não foi cumprido pelo chefe, porisso, Valério não está traindo, e sim é ele o maior traído e o maior punido. Agora, está criando as condições para que assim todos sejam punidos. O Calabar e Silvério desta história chama-se Lula, que traiu o povo brasileiro. Agora, os honoráveis bandidos do Congresso já estão aflitos: Sarney saiu da toca.

    Responda
    1. robertinho

      Você ouviu o Lula prometer isso ou aquilo ("segurança, impunidade e absolvição")? Recebeu essa mensagem por telepatia, ou simplesmente inventou tamanha inverdade? Sejamos verídicos.

  10. Stingray

    Só bobo ou ingênio não acredita que o "molusco" era o chefão de todo o esquema. Mas, é claro, tem de ser provado.

    Responda
  11. Cassia

    A flecha foi lançada, mesmo que se descubra que ele, [ Valério] mente, o estrago já foi feito!

    Responda
  12. BUBURI

    O problema é que " a palavra de rei " voltou atrás, ou seja : garantiram para Marcos Valério que nada aconteceria com ele pois a maioria do STF foi indicada pela Dilma e Lula. Deu errado e Marcos Valério foi abandonado à própria sorte daí as tardias delações. Sigamos o provérbio chinês ( vale também para perdedores ) : cavalo ganha 1 vez -- sorte ; cavalo ganha 2 vezes -- coincidência ; cavalo ganha 3 vezes -- aposte neste cavalo. O P T está metido em malfeitos, hora de investigar é claro.

    Responda
  13. Herdf

    A delação só é válida se o delator contar tudo que sabe, no Brasil a justiça tem dado ao delator o direito de escolher o que vai delatar e quem vai atingir, o que leva à delação interessada. No caso do DF, o delator delatou o lado que tinha brigado com o chefe do esquema e preservou uma parte. No caso em questão, o publicitário trabalhou para dois chefes de tendências diferentes, se for delatar, tem que contar tudo, desde 1998, senão fica nos 40 anos mesmo.

    Responda
  14. REZENDE

    Então tá. Marcos Valério deveria "curtir" seus 40 e tantos anos quietinho enquanto o maior beneficiário dos cri.mes viaja pelo mundo em jatos ultra modernos e confortáveis e recebe homenagens, faz palestra$ e recebe premio$ e jantares pelo mundo afora? Eu heim!!!

    Responda
  15. Depaula

    Antes uma delação premiada que uma confissão obtida. O articulista está ficando especialista em mostrar os dois lados das questões e nem sempre posicionar-se!

    Responda
    1. Depaula

      Há um pressuposto básico de que leitores de artigos da Pholha tem uma "opinião formada sobre quase tudo" (rs), daí ser importante que o articulista (e não o cronista) posicione-se sobre a questão levantada. Mostrar os dois lados fica fácil, limitado e em cima do muro! Fosse um folhetim, vá lá.

    2. Bonifacio Bembo

      Sei lá... Talvez ele pense que você saiba pensar por si mesmo. Tirar suas próprias conclusões. Alguns acham esse jeito de escrever um mérito...

  16. O problema meeesmo é que o ParTido todo se inspira no comportamento de seus líderes e se transforma num sindicato do crime. Claramente capazes de realizar muito mais malfeitos que todos os que Valério aventa e que possamos imaginar. São incríveis (e incorrigíveis).

    Responda
    1. Bonifacio Bembo

      Partidos organizados surgiram na Revolução Francesa, como agremiações para dominar o Estado em favor dos seus membros. Os mais idealistas, a favor das IDEIAS, dos seus membros. Os mais pragmáticos, a favor dos INTERESSES dos seus membros. No Brasil não existe nenhum partido do primeiro tipo. Mafias?

  17. Bonifacio Bembo

    Sempre achei o julgamento do mensalão um horror de hipocrisia. Como condenar um monte de gente por fazer exatamente o que sempre se fez e continua sendo feito? A única diferença entre o José Dirceu e o Serjão, é que o segundo está morto. Agora, estão correndo atrás do Lullete. O Lullete é pior e mais corrupto dos que o antecederam? O FHC comandou as privatizações. Já imaginou investigar como isso ocorreu? Não existem vestais em Brasília, nem no STF.

    Responda
    1. Bonifacio Bembo

      Não! Prende todo mundo! Isso lhe incomoda? Na Papuda, FHC, o intelectual, teria tempo de ensinar ao Lullete, o operário, a jogar xadrez. Sir Ney poderia ser julgado na maca, como aquele ditador egipcio. A Papuda é grande!

    2. Rivaldo Riveiras

      ?????????????? Então deixa do jeito que está?

  18. Rivaldo Riveiras

    È curioso quem exita quem defende a lealdade em uma situação dessas. Acham louvável essa coisa de honra entre bandid0s.... Preferem que os pulha se protejam. Delação premiada é dos males o menor. Preferível ver um peixe grande como o novededos pagar pela lambança que ele tem feito com o país do que esses garotos de recados do esquema de c0rrupção que ele montou.

    Responda
    1. Vai Brasil..... Sem Partido dos Trapaceiros!!!

      Rivaldo, além das ponderações feitas por você, eu diria que o Marcos Valério foi fiel até quando pode, devia ele inclusive achar que não iria lhe acontecer nada, ou em caso de ser pego, que o PT lhe tiraria da enroscada, porém, vendo-se sozinho e levando a maior das cargas, resolveu contar o que sabe. Peço a Deus, a Jesus, a todos os Santos e Arcanjos, a todos os Seres Iluminados, a todos os Gurus, que realmente ele tenha alguma prova para conseguir incrimiar o 9 DEDOS, cego, surdo e Mudo.

  19. Nelson

    Pertinente e veraz a argumentação de que os membros da sociedade atual não podem mais comportar-se como Neerdenthais e valorizar a lealdade como princípio basilar de convivência pois elementos dessa mesma sociedade agem como predadores vorazes e destroem os mais comezinhos valores republicanos. A delação entre meliantes é extremamente benéfica a sociedade como um todo, enfraquecendo os elos da quadrilha minimizando os efeitos do crime organizado que tantos males tem causado ao país.

    Responda
  20. Véio Otrebla

    A traição continua sendo nojenta, digna de seres que rastejam. A lealdade é fundamental, porém a honestidade, a ética tem que acompanhá-la. Esse ser comentado não é confiável, porque o único lado que ele tem é o dele próprio, já transitou, criou e gerenciou esquemas em partidos e com políticos "rivais". É uma ingenuidade achar que ele não seria capaz de mentir e criar fantasias para se safar.

    Responda
    1. Valdeci

      Voce esta falando do Lula? Concordo.Realmente um ser vil, que esta deixando toda a tropa se queimar (Dirceu, Genoino, Delubio, Joao Paulo, etc) e com cara de paisagem diz que nada sabia. O sacrificio da companheirada é grande e ate o momento ninguem o denunciou. Lealdade admiravel! Nao que dizer que seja sadia, pois, envolve a podridão. Quanto ao Valerio, este sim vai cantar como um passarinho... mas cabe a pergunta: se o grande lider realmente nada deve, porque temer as investigacoes?

  21. Evans

    Cobrar moralidade e lealdade entre comparsas, que nos roubam e nos matam nos lares, nas ruas, no erário, nas filas da saúde ou nas estradas sucateadas, me parece curioso. Comparar Valério a Joaquim Silvério dos Reis e a Judas, é como comparar PR a Tiradentes ou JC. Uma excessiva licença literária, talvez? Valério, creio, é o mais puro de todos, não quebrou a confiança de nenhum eleitor, nem usufruiu do ímpio verbo, foi apenas um estafeta no esquema. Esquema que finalmente chega ao chefe.

    Responda
  22. Guriatã

    raciocinio logico preciso,irretocavel,só que tem que valer para todas as cores partidarias inclusive e principalmente para o PSDB.

    Responda
    1. Bonifacio Bembo

      Agora sim! Vamos em frente, passemos a República a limpo. Vamos correr atrás de todos os corruptos. Encher a Papuda de políticos e empresários corruptos. Cortar na carne sem piedade e consideração. Um sonho... claro.

    2. Cláudia

      Pois é, Eliana, mas ao que tudo indica a nossa nobre, impecável e acima de todo bem e de todo mal imprensa passará o resto dos seus dias encontrando apenas problemas no PT, ou seja, sabe quando vc verá qualquer político de qualquer outra agremiação ou grande empresário ser condenado neste país? Exatamente. Nunca!