Hélio Schwartsman > Excelência médica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Se Cachoeira fosse inteligente já teria abandonado s/ máq caças-nÃqueis c/ajuda de polÃticos do perfil de Demóstenes e Perillo, acusados c/envolvimento c/Cachoeira os quais rejeitaram o fim da máq de arrecadação da OAB, o CAÇA-NÃQUEI$ EXAME DA OAB, estenderia essa excrescência EXAME DA OAB, p/todas as profissões. Só OAB abocanha R$ 72,6 Milhões, sem retorno social, sem prestar contas ao TCU,dizimando sonhos, gerando fome, desemprego e doenças psicossociais.(Bullying) Já imaginaram faturament
O Presidente do CRM está corretÃssimo. A avaliação deve ser feita durante todo o curso e não depois de formado. Ocorre q mercenários não estão preocupados c/ a melhoria do ensino e sim c/ o alto faturamento do CASSINO E/OU CAÇA-NÃQUEIS EXAME DA OAB q a 16 anos vem dizimando sonhos de jovens e idosos c/provas calibradas p/reprovação em massa quanto maior reprovação maior FATURAMENTO R$ 72,6 MILHÕES POR ANO, DE FAZER INVEJA CACHOEIRA, S/RETORNO SOCIAL S/PRESTR CONTAS TCU.FIM EXME CAÇA-NÃQUEIS
sim aos aumentos de salário, mas só para aqueles que cumpriremseu horário na unidade ok? na real pode aumentar em 100% o salário,mas ninguém consegue que cumpram seus horários. Isso é justo?
1) Não são todos os médicos que descumprem horário. 2) Se há médicos que não cumprem horário, isso é culpa da gestão, incompetente. 3) Se a remuneração for adequada, o gestor poderá exigir dedicação exclusiva.
Uns 20 mil médicos cubanos traria mais humildade aos nossos médicos eseus valores de consulta mais realistas.
E você acha que os "cubanos" viriam para cá por que ? Pelo amor aos pobres doentes ou pelo dinheiro ? Pobre por pobre, em Cuba também há pobres,ou seja, médico "cubano" não virá trabalhar por aqui só porque ama os pobres!!!
Parabéns pela coragem, ótimo texto, muito bem colocado sobre as vagas,faltou apenas mexer em outro vespeiro, o porquê não de se trazer médicosde fora, assim como está acontecendo com engenheiros, etc.
Concordo Ivan. Hoje em dia as "mães" pegam os filhos com varicela e levam à s urgências os 10 dias de duração da mesma. Sempre reclamando que o médico anterior não resolveu. Nada surpreendente para pessoas que consideram os filhos doentes meros bonecos quebrados e acham que o técnico (médico) tem obrigação de consertá-los (curá-los) imediatamente. Não querem entender que há doenças crônicas e ignoram que as agudas têm inÃcio, meio e fim.
gestores de saúde e autoridades não dão bola para a qualidade do serviço. o que querem são Ãndices, que podem ser manipulados à vontade, e assim tudo fica mais fácil para o departamento de marketing. Seu parente foi mal-atendido e morreu? isso é um detalhe que se perde nos lindos números da estatÃstica descritiva.
Com todo respeito, suas "idéias" para a melhoria do nÃvel profissional são tão novas quanto a De//rci Gonç/alves. E o ponto chave da questão é: como melhorar a distribuição dos médicos no paÃs, tirando o excesso do eixo rio-sp e mandando-os para o norte / nordeste? Os governos se esquivam desta resposta há mil anos. Mesmo com um bom salário, a estrutura de trabalho nesses locais é inexistente, e poucos aceitam passar por isso.Â
Hoje em dia há poucos médicos. A maioria é técnica em medicina. Claro que os médicos têm culpa nisso mas culpá-los exclusivamente é má fé intelectual. Quando eu trabalhava no SUS era pressionado pelos "gestores" para atender mais em menos tempo. Foi um dos motivos pelo qual sai. Não adianta o Brasil ter 500 médicos para mil habitantes se a medicina for exercida como é atualmente. Como exercer medicina com QUALIDADE trabalhando 100 horas por semana e atendendo 100 pacientes por plantão?
a medicina é hoje para a maioria somente um objeto de consumo, tal qual um celular. querem algo cada dia melhor, perfeito, rápido e mais barato, é claro.
Se a sociedade quer medicina de qualidade deve oferecer qualidade ao trabalho médico. Isso inclui sim bons salários, TEMPO ,segurança e etc. Além, óbvio, de qualidade de vida!
Além do forte corporativismo, que afeta até artigos, todo o sistema de saúde está maculado e corrompido, em maior ou menor grau: faculdades, hospitais, saúde pública, destinação e aplicação de recursos, formação acadêmica, etc; sem falar que a 'máfia da saúde', a mais covarde de todas, atua sobre o cidadão fragilizado ou em desespero. E a quantidade de estudantes que ingressam na medicina apenas por tradição, status ou imposição familiar? Achar excelência nesse cenário é meio difÃcil.
O COMENTÃRIO DE ONTEM COMETIDO PELO SR. É DE UM TAMANHO DESERVIÇO PARA COM O POVO BRASILEIRO. O SR. JAMAIS DEVERIA ESCREVER EM UM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO, O CULPADO NÃO É O SR. E SIM QUEM DEIXOU O SR. ESCREVER.OS CORREIOS SERIA UM GRANDE EMPREGO, PARA CARTEIRO LÓGICO.
Senhor Hélio, por que não tenta fazer um vestibular para Medicina em uma boa escola, e depois volte para opinar sobre uma área em que o senhor apenas produz artigos chinfrins? Parece uma grande frustração!
Está se defendendo Muniz? Esse seu argumento de defesa é insensato, senão somente poderÃamos falar das coisas que fizemos ou fazemos e terÃamos que nos abster absolutamente das outras. O texto do Hélio possui a lógica e com a realidade do nosso paÃs. A medicina em nosso paÃs é dominado pelo corporativismo, e calcada nessa justiça capenga que temos que não pune o abuso, o dolo, os mercenários da medicina que fazem qualquer coisa por dinheiro, contando com os vários casos de impunidade.
Não sei porque o Schwartsman reclamar dos cursos de Medicina o faz parecer frustrado com sua atual carreira. Quando você reclama da lentidão numa fila de supermercado gostaria de estar trabalhando lá?
Comentário falacioso o seu. Pergunte pra qualquer estudante de Engenharia (numa "boa escola" como você mesmo disse) e estes rebaterão seu comentário no mesmo tom que você usou, dizendo que a dificuldade do curso de Medicina acaba justamente aÃ: no vestibular.
"Wishful thinking", meu caro! O que eu acho estranho é que ninguém percebe que antes e mais nada é necessário mudar o "mindset" a cultura dessa merreca de paÃs. Com poucas exceções, a regra em Banânia é empurrar tudo com a barriga, fazer tudo na base do improviso. Agora com essa coisa de b0lsas e c0tas a situação fica ainda pior porque a qualidade vai para o ralo. Comemos rapadura e saÃmos por aà arrotand0 faisão! Formamos médicos nas uniesquinas e achamos que som
é aà que entra o departamento de marketing (das empresas, dos partidos...). ele faz a massa achar que REALMENTE isso é Harvard.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Excelência médica Voltar
Comente este texto