Painel do Leitor > Advogada sugere outro meio para escolha de ministros do STF Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Oldair

    Eleição direta, voto facultativo, campanha de rádio e televisão é o meio mais transparente e democrático. O candidato exporia o que pensa a cerca de temas polêmicos e que sempre chegam a Corte Suprema. Daí a população votava. Sei que isso não garante bons ministros, mas pelo menos a população já saberia de antemão como pensa o ministro, já q o q se nota é q os ministros votam segundo sua consciência e não conforme a CF/88.

    Responda
  2. Joao Duarte

    que tal ser eleito pelo povo

    Responda
  3. Luiz

    Enquanto houver a oportunidade de comprar voto, qualquer modo que envolva eleição pode ser burlada. O único método que afasta os incompetentes é a meritocracia. Notório saber jurídico e reputação ilibada deveria ser os tópicos-chave de vários outros subtópicos, com exigências rígidas. Como exigência de controle, os currículos deveriam ser publicados sem restrição de acesso. Nem é difícil fazer isso; o problema é que o que a população quer é ser personagem de novela.

    Responda
    1. Luiz

      Itens bem relevantes. Sobre a parte que envolve eleição, deveria ser o último processo, após várias outras filtragens, para ter mais eficiência.

    2. Paulo Nogueira

      Acredito que alguns critérios essenciais devem ser apreciados: - Extensão da formação acadêmica com pós-doutorado, e publicações de sabida relevância à sociedade e ao direito. - Antiguidade, o postulante tem que ter pelo menos 25 anos de prestações de serviço, tanto como advogado, professor, magistrado ou promotor de justiça. - Ser eleito por escolha da maioria entre os membros das casas superiores da justiça, tanto dos magistrados, como dos procuradores da república. /

  4. marcos souza

    e quem disse que os congressistas gostariam de ter juizes independentes? o caso do mensalao mostrou o comportamente de parte do stf no minimo 'interessante' em argumentos que defendiam os acusados. felizmente a honra e a ética da maioria imperou.

    Responda
  5. Hégedus

    Ao meu ver os ministros do STF deveriam ser eleitos, através de votação, apenas pelos componentes do judiciário e NÃO mais pelo executivo que sempre procuram colocar no STF aqueles mais alinhados à linha de pensamento político do executivo. Isto evitaria os juízes de rabo-preso que advogam à favor dos políticos que os apadrinharam ou do partido que estava no poder no momento de sua intronização.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.