Hélio Schwartsman > Autoimagens Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ana Ellero

    H.S.,eu o acho um dos melhores colunistas atuais. Seu compromisso é com a argumentação coerente e com a coisa justa. Tem a rara coragem de dizer o q pode desagradar boa parte dos leitores: o PT não inaugurou no Brasil a compra do Legislativo como base de governo, nem foi o partido q levantou as bandeiras da ética e da transparência, agindo de forma oposta qdo passou a ter a caneta nas mãos. É claro que há que se julgar e punir - e isso foi feito. Portanto, muita gente tem q deixar de hipocrisia.

    Responda
    1. Ana Ellero

      Na ânsia da crítica, a soberba conservadora perde acapacidade de interpretar um texto, um comentário, não olha o próprio rabo,perde até a vergonha, mas não a empáfia.

    2. Nelson

      As vestais petistas perdem o pelo mas não o vício. Ainda há os doutrinados, mas a maioria é adepta da "boquinha" e da locupletação, tudo em nome do povo.

  2. Jose Valdir Bastos

    Nem merece comentários , pelo amor de Deus...

    Responda
  3. svarat

    Ah o PT faz coisa diferente sim. Muuuito diferente!

    Responda
  4. H. Romeu

    Teoria interessante, mas, apenas, teoria - conhecimento especulativo, meramente racional. É preciso lembrar que no Brasil o réu pode negar a verdade - ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Aqui não se condena por perjúrio. O réu é orientado a negar. Ademais, o erudito autor do texto diz que desconfia de quem explica o mundo através de conspirações - E a teoria conspiratória do cérebro que autor usa para justificar a "cascata" da dona Hillary? O relativismo não explica tudo. /

    Responda
  5. Eustaquia

    O fato é que quem fez campanha e ganhou eleição defendendo a moralidade pública foi o candidato 13 e seu partido.É fato também que companheiros históricos que não gostam de óleo de peroba deixaram o partido.E é fato que os intelectuais do partido que esbravejavam contra a corrução do antigo regime nos programas matutinos de rádio, são os mesmos que hoje "passam um pano".

    Responda
  6. MH

    De alguma forma, penso um pouco diferente do que o senhor afirmou: "Aliás, de um modo geral, devemos desconfiar daqueles que explicam o mundo através de conspirações." As "conspirações", conforme o desenvolvimento histórico, têm modulações quase intangíveis, quando colocadas sob um raciocínio interpretativo lógico. O que pensar sobre a, já, famigerada condição de "país socialista" do Brasil, segundo visões revolucionárias contemporâneas? As "conspirações" são mantidas em

    Responda
  7. Nelson

    O âmago da questão, no entanto, é que durante décadas, o grupelho posou-se de vestais incorruptíveis e sedentas pela moralidade pública e no governo, adotou as mesmas práticas, algumas e/ou muitas vezes com mais apetite e menos pruridos morais. Basta ver o segundo na hierarquia do mensalão desfilando bermuda francesa de 400 euros por paraíso tropical durante o julgamento ou a camorra reunião no Instituto do molusco em solidariedade siciliana com o pior do atraso e da locupletação. Sem supere

    Responda
  8. nel

    Excelente texto, uma análise psicológica de grande utilidade para qualquer um. Vale essas mentiras engendradas nascem nos momentos dominados por emoções e no embalo vão se propagando

    Responda
  9. Lauro Melo

    Helio. Como todo bom filosofo inteligente, você tem uma explicação para quase tudo. Concordo plenamente que nosso cérebro pode nos enganar, quando isto ocorre muito frequentemente, ou seja, passa a ser um padrão de comportamento, quem o possuir, necessita de tratamento médico. Mas não é o caso das pessoas citadas por você, a meu ver elas estão sendo cínicas, simplesmente.

    Responda
  10. Depaula

    Muito boa análise dos comportamentos e 'justificativas' das pessoas sob a perspectiva psicológica. E bem inseridas as atitudes dos envolvidos no 'mensalão' nessa concepção. Se não são atenuantes para a Lei, são vitais para a compreensão do ser e das relações.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.