Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 6 7 Próximas
As cotas são necessárias nas universidades federais para que possam receber os alunos das excelentes escolas estaduais tu canas do nosso estado.
Minha filha é "loira burra" , mas mesmo assim foi a primeira colocado nos dois vestibulares que prestou , e concluiu o curso superior também em primeiro lugar numa das mais renomadas Universidades Federais do paÃs . O segredo do paÃs é a diversidade .
Governantes exdrúxulos! Vocês precisam é por dinheiro na mão do professor da escola pública. Vivemos numa sociedade capitalista, logo o dinheiro deve ir para a mão de quem resolve. Na educação, quem resolve é professor. Paguem professores a peso de ouro e os alunos das escolas públicas terão, sem nenhuma sacanagem, 98% das vagas das universidades públicas e elas melhorarão muito nos rankings de educação. Como é possÃvel se falar em educação sem se valorizar quem educa???
Não precisamos de cotas para nada... Precisamos é de instrução básica, intermediária e técnica de qualidade... Quando isso acontecer (se algum dia acontecer), polÃticos como os nossos JAMAIS SE ELEGERÃO... Então pergunto... isso realmente acontecerá algum dia??? creio que não...
Cotas foram criadas para ofuscar a visão do povo para não enxergar a real situação do ensino básico do paÃs e ao mesmo tempo garantir o voto dos menos abastados, que acham que estão sendo beneficiados com mais essa esmola. Precisamos de ensino de qualidade e não de cotas.
Como as coisas são... eurodescendentes do ultimo escalão da sociedade fugiram da europa por diversos motivos e vem para o Brasil onde receberam cotas, digo exclusividade, para "trabalhar", para obterem terras e acumular riquezas. A consequencia disso é esse abismo socio-economico que existe hoje entre negros e brancos, nesses casos nunca se fala em meritocracia... As cotas, realmente não são nada de mais, não há motivo para tanto barulho.
Essa discussão vai tomar outras proporções se as universidades adotarem a posição de impedir que oriundos de escola pública, mas que já possuam diploma de nÃvel superior, incluindo diplomas de nÃvel técnico e sequencial, não ingressem como cotista. Universidades como a UFABC proÃbem que o aluno que já concluiu algum curso, mesmo que técnico, ingresse na instituição como cotista e, segundo o MEC, é válido. É um choque, lei pra quê, então, se não vai ser cumprida???
A 500 anos os br@ncos se beneficiou das vagas nas Universidades, os negr0s e Ãndi0s nunca questionaram essa vantagem. O Governo resolve reparar essa discrepância desonrosa, com menos de 20% aproximadamente, outros 30 % vão para escolas publicas, em geral... os brancos já começam a questionar... ainda vão ficar com mais 80 % das vagas para os brancos, o que querem afinal...a volta da escravidão? Que paÃs é esse?
É impossÃvel os brancos se beneficiarem de vagas nas universidades brasileiras "há 500 anos" considerando que não houve instituições de ensino superior no Brasil até o inÃcio do século XIX e as primeiras universidades propriamente ditas só surgiram no século XX. Mesmo hoje, só 14 % dos autodeclarados "brancos" na faixa de 18 a 25 anos estão no ensino superior segundo o IBGE. Ademais, como mostrou o teste desse jornal com 12 alunos, não é claro o que significa ser "branco" nesse paÃs.
Não é possÃvel conceber que um paÃs que cobra 1 trilhão em impostos precisa importar modelos educacionais. Assume-se a incompetência da escola pública com a instalação dos Colleges, pois se a mesma fosse boa, não haveria reforço, que é o que se resume o modelito americano!!! Por que não melhora a educação, dá salário digno ao professor, cobra interesse dos alunos, melhora a estrutura das escolas e cobre responsabilidades pelos danos ao patrimônio??? É tão difÃcil planejar e imp
Regime de Cotas se parece com o regimede segregação racial adotado de 1948 a 1994 na Ãfrica do Sul (Apartheid). OBrasil receberá retaliações das Nações do primeiro mundo contra o racismoimplantado na educação pelo abominável sistema de Cotas. O Apartheid foi condenado pela comunidade ocidental esubmetido a embargos diversos. Em 1985, o Conselho de Segurança da ONU convocouseus Estados membros para adotar sanções econômicas contra a Ãfrica do Sul.Aposto nisso!
Quanta bobagem..... Apar/th\ei d significa separar pessoas. As c0tas, mesmo r@ciais, não separam pessoas. Elas colocam pessoas que não estariam juntas no mesmo lugar. Imaginar que possa existir qualquer sanção em função delas é totalmente non-sense. Podemos não concordar com ela, mas argumentos desse tipo apenas servem para reforçar a necessidade delas.
Eu sou a favor da criação de 'colleges'. Seria uma proposta revolucionária para o ensino superior brasileiro, mas não pode ser um 'college' emendado a um projeto de cotas para a universidade. Nos Estados Unidos, eles funcionam bem e atendem a mais da metade da população. Mas, no Brasil, o projeto ainda está muito cru. É preciso discuti-lo, saber como seria implantado, sua vigência e avaliação. Do jeito que foi apresentado, me parece apenas a resposta a uma pressão demagógica
A grande vantagem do "community college" (em oposição ao tradicional "4-year college" das universidades) é introduzir o conceito de que há formas alternativas de ensino pós-secundário além do ensino universitário ou do bacharelado regular. Concordo entretanto com o Alessandri que que, embora o "community college" (CC) possa ser uma porta alternativa de entrada na universidade, sua existência não deve ser atrelada unicamente a essa finalidade.
Boa idéia, só que tem um problema. Como vai ser implantada no Brasil, é a mesma coisa que montar uma loja de perfumes no meio de um lixão. Deu certo lá fora porque lá são sérios e privilegiam a educação, os formados e colocados na administração pública acreditam que tem um dever moral para com sua sociedade. Aqui os formados e que se enfiam na administração pública creditam que corrupção, roubo e fraude na coisa pública são para ganhar o tÃtulo de doutor.
Cotas raciais e sociais são remendos demagógicos. Entendo que os problemas que elas visam combater são reais. De fato, existe uma grande desigualdade educacional entre pobres e ricos, negros e brancos. Mas a questão é que isso está sendo combatido no lugar errado. Querem consertar as desigualdades do Brasil na porta da universidade, sendo que o problema se origina na educação básica. Não é o vestibular que discrimina. Não é o vestibular que é elitista – é o sistema básico que é desigual.
'Cota não resolve problema da educação. Ela cria ilusão'
'O vestibular é talvez o mecanismo mais justo de seleção. Só passa quem tem capacidade. O filho do senador e o filho da doméstica fazem exatamente a mesma prova. Agora, se os que passam são majoritariamente provenientes da parte mais rica de população é por culpa do sistema público, que é de péssima qualidade. Não é o vestibular que é elitista - é o sistema básico que é desigual'.
Haverá duas universidades em cada uma, separados pelo conhecimento, de um lado uma turma que sabe, progride e faz, outra que atrasa esta.
A ideia de que 50 % dos alunos das universidades venham de escolas públicas não é em si absurda. No MIT, que é classificado entre as 5 melhores universidades do mundo, 66 % dos alunos ingressantes vêm de escolas públicas americanas. O MIT, entretanto, a exemplo de outras escolas PARTICULARES americanas não usa cotas (i.e reserva de vagas) para alunos de escola pública, mas leva em consideração origem familiar e "raça" como um entre múltiplos fatores em um processo holÃstico de admissão.
Está TUDO errado nesse paÃs, nesse governo! Deviam investir pesadamente no ensino básico, estabelecer um ensino de qualidade, manter 100% das crianças nas escolas até a universidade, ampliar as vagas em universidades públicas criando novas universidades e oferecer uma parcela pequena de cotas para estudantes de baixa renda que trabalhavam durante o dia e estudavam à noite. O resto é essa malldita bolsa marmita, inaceitável para qualquer paÃs que pretenda crescer.
Júlio Cézar: os EUA devem crescer de 2 a 3 % em 2012. No Brasil, o crescimento do PIB será apenas 1 %. Além disso, a inflação ao consumidor americana é 3 vezes menor que a inflação oficial no Brasil. O PIB brasileiro cresce já há 2 anos abaixo da taxa média mundial. Fora isso, não preciso mencionar que estamos na faixa de 70o a 80o nos rankings de educação, PIB per capita, IDH vs. a faixa de 1-20 para os EUA/Canadá, Austrália/NZ e UE. Um pouco menos de propaganda e mais realidade ajud
Aqui na terra você não está tendo muita escolha não. EUA, todo mundo voltando- Espanha como de resto em toda zona do Euro, É isso aà uma Zona, etc.. Etc.. Te sugiro: -Quem sabe no céu, ou pelo menos no Paraiso bÃblico. De qualquer forma, boa viagem.
Caramba, ainda você não foi embora do paÃs??
UAU, quantas lamúrias e enxovalhos ensandecidos das viúvas do PSDB !!!Mas esses reaças de plantão agora tem um bom motivo para lamuriar, Já que até o UOLckmin aderiu ao movimento COTAS Jà !!!!! PRA FRENTE BRASIL !!!! VIVA O LULISMO !!! E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO POLÃTICO-ECONÔMICA DO BRASIL !!!Â
Uma dica pra quem é contra as cotas: Não votem mais no P.S D.B! Afinal, o Alckmin acaba de anunciar que vai criar cotas para todas as universidades estaduais de SP.
O modelo de SP é completamente diferente. No vestibular em si não haverá cotas (reserva a priori de vagas). Todos os candidatos continuam competindo por todas as vagas, mas os alunos de escola pública são favorecidos por um bônus na nota final que poderá chegar a 15 %. Haverá sim, porém, reserva de vagas para alunos transferidos do PIMESP, mas esses serão selecionados pelo ENEM e terão que passar por um curso sequencial de 2 anos e terminá-lo com média 7 antes de poder entrar na USP.
A sociedade criou mais um termo preconceituoso e pejorativo. Os "cotistas". Em uma universidade o termo utilizado não é cotista. É ALUNO!
Os comunalhas sempre apelando para a polÃtica do "coitadinho" para seduzir o povo incauto a dar ouvidos ao que falam. Agora acham que chamar os ne gros universitários de cotistas é pejorativo. Atitude tÃpica dos C A N A L H A S e F E D I D O S !
Tentativa de desmoralizar e desgastar a causa, mas em breve será uma tentativa frustrada. Devemos nos apropriar do termo para ele perder a carga pejorativa.
EU VOU mandar um Salve aê pro pessoal do colégio VÉRTICE E MÓBILE NA ZONA SUL, COLÉGIO SANTA CRUZ ZONA OESTE,OBJETIVO DO CENTRO...É ISSO MESMO MANO RIQUINHO, a moleza acabou pra entrar em medicina na USP , ou na POLI, não tem mais boi não ....vai ter que gabaritar .Agora é 100% de acertos na segunda fase.Vai ter que cagar estudando polinômio,,,,ou então papai vai pagar R$ 4000,00 por mês em medicina
Na realidade ninguém quer fiscalizar as Universidades. Isso dá trabalho não gera lucro farto e fácil. Estão de olho no alto faturamento do caça-nÃqueis Exame da OAB. Assim como as máquinas caças-nÃqueis do Carlinhos Cachoeira, são programadas para os apostadores perderem, o caça-nÃqueis Exame da OAB se iguala; pois é feito para reprovação em massa; quanto maior reprovação maior o faturamento..Abocanha R$ 72,6 milhões s/retorno social, s/prestar contas aoTCU,GERANDO DESEMPREGO.FIM EXAMEOAB /
Os riquinhos vão gastar a mesada na faculdade privada, vão pagar estacionamento, vão pagar valor real no restaurante da faculdade, vão pagar por todos os serviços ao invés de viajar pra Europa. A moleza acabou, os espaços públicos serão destinados a quem precisa e 50% tá muito pouco. Deveriam dar apenas 10% das vagas à elite branca.
Pq, se nós somos só 10% da população?
Que pobreza de espÃrito ! Análise puramente R a c i s t a !
O Brasil está ficando mais justo. Obrigado J.D.i.r.c.e.u!
A rainha acabou de falar, logo, posso continuar: Um curso de medicina em faculdade privada custa em média R$ 3.000,00, inviável para os pobres, portanto, rico vai pra faculdade privada gerar emprego ao invés de gastar a grana em miami e pobre vai para a Universidade Pública. Serão 'apenas' 50% das vagas, os verdadeiros ricos não têm do que reclamar.
Comunistas só pensam em samba, carnaval e futebol. kkkkkkkkkkkk
OAB deve-se limitar a fiscalizar seus inscritos e puni-los exemplarmente, fato que não está acontecendo REPORTAGEM DE CAPA DA REVISTA ÉPOCA Edição nº 297 de 26/01/2004 "O crime organizado já tem diploma e anel de doutor. Com livre acesso à s prisões, advogados viram braço executivo das maiores quadrilhas do paÃs. O texto faz referência aos advogados que se encantaram com o dinheiro farto e fácil de criminosos .PELO DA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA DA OAB. FIM DO CASSINO (E$$AME DA OAB.BASTA
Exame de proficiência devia ser estendido a todas as áreas. Pessoas morrem em mãos de médicos incompetentes, cidadão está sujeito a cair nas mãos de advogados sujos, engenheiros inaptos, enfim, o fim do exame de capacidade é para atender aos incapazes.
Candidata brasileira a Miss Universo não logrou êxito porque não falava decentemente o inglês . Até nisso nós apanhamos nesse mundo globalizado !
Mais uma vez as viuhistéricas ficam raivosas. Como oposição não tem o que propor. A não ser a histérica, hipócrita bandeira da falsa moral. Só lhes restam dar piti O que conseguiram de melhor até hoje foi F H C. Alias quero sugerir que ele seja o candidatos em 2014 para que a derrota nao seja tão humilhante, o que pelo andar da carruagem, enquanto os cães ladram, vai acontecer de novo.Não precisam agradecer pela assessoria. Fica de graça. A histeria com incompetência e deveras grande
Outra solução é esta: Já que todos querem estudar e não tem faculdade pública para todos, que se faça o seguinte: Após se formar e começar a trabalhar, o ex-aluno contribua por um tempo com a faculdade e assim vai abrir mais oportunidades para outros e por aà vai. Por que o cara que é bem de vida, não quer pagar faculdade e depois que se forma, vai ganhar só pra ele. É preciso encontrar uma solução para todos e não para meia dúzia de seis. Cópia enviada par
A elite bigorrilha prefere ao invés de 1240 cursos jurÃdicos, prefere 1240 funestas "cracolândias" nos centros urbanos quando se depara c/ seres humanos na condição de autênticos "Zumbis" perambulando no meio de lixo e abutres. Prefere outrossim 1240 penitenciárias, enfim jovens nas praças públicas praticando estupro, assaltando, fumando crack e outras drogas pesadas, do que vê-los nas universids à busca do conhecimento e suas qualificações p/ o trabalho.FIM DO EXAME CAÇA-NÃQUEIS DA OAB
Que análise chin frin ! Até parece que há relação entre viciados, assalta ntes e ban didos em geral com ensino superior. No P T está cheio de men saleiros (profes sores, advog ados, engenheiros, socólogos, médicos....). COTAS É PURO POPULISMO E MARKETING ELEITORAL. Devia pensar antes de escrever, din ossauro co muna !
A presidANTA tá falando uma sequência de mentiras. Discursinho bravateiro, feito a toque de bom Marketing.
Uma pergunta aos empresários: Vc daria emprego para quem entrou por sistema de cotas nas universidades? Essa vai ser a primeira pergunta dos recrutadores nas empresas de agora em diante.Outra pergunta: Vai ter cotas para brancos no estado da bahia, por exemplo ?
Relaxa, logo terá um novo pronunciamento: todo empresário tem que empregar pelo menos 50% dos funcionários sendo cotistas.
Governo mequetrefe ! Muda Brasil, Muda. Muda para pior.
Pintem-se de preto para sentir quanto é difÃcil e quantos obstáculos para o negro subir na luta pela vida, em concorrência com a beleza da aparência dos brancos que são convidados enquanto os negros não entram pela porta da frente, e quando tenta-se facilitar-lhe acesso, aà os perseguidores lembram e exigem o direito de igualdade
As Universidades Públicas Federais terão a mesma qualidade das escolas públicas do segundo grau. É tudo uma questão de tempo. O P T está destruindo aos poucos o Brasil. Tudo que foi contruÃdo até 2003 está sendo destruÃdo por incompetência deste partido e seus dois comandos (LULAH E DILMA).
a rainha está falando na TV. God save the Quen!
o vestibular era um filtro social e racial, logo, as cotas detonaram o vestibular. na universidade o desempenho se iguala, o potencial do cotista se desemvolve e compensa o tempo perdido porque o cérebro humano tem essa capacidade. Já os não cotistas têm pouco a evoluir, logo, todos se nivelam. Isso é democracia social e racial. Viva as cotas, viva o P.e.Te.
"desemvolve", é? A cartilha não ensina o português correto? Já sei, você é cotista, né? Ps: "compensa o tempo perdido porque", esse "porquê" é separado.. "por que", pois denota "por qual motivo"... PT.. criando seres unicelures desde 1980;
As cotas devem ser implantadas e o ensino superior no Brasil deve ser gradualmente africanizado e depois extinto, já que os brasileiros nem sabem fazer nada nem inventam nada mesmo, a não ser samba e futebol. Nos últimos 512 anos todas as grandes descobertas que mudaram a história da civilização vieram de americanos, ingleses e europeus. Assim os brasileiros devem assumir sem traumas sua condição de povo contrário ao conhecimento e à cultura e subordinado a senhores estrangeiros sem tumultos
O STF deu aval para as cotas, o mesmo STF que agora encanda a direita reacionária. Viva o STF!
Universidade pública para o povo. viva L.u.l/a!
"Universidade pública para o povo", mal provém o ensino básico...
Se Cachoeira fosse inteligente já teria abandonado s/ máq caças-nÃqueis c/ajuda de polÃticos do perfil de Demóstenes e Perillo, acusados c/envolvimento c/Cachoeira os quais rejeitaram o fim da máq de arrecadação da OAB, o CAÇA-NÃQUEI$ EXAME DA OAB, estenderia essa excrescência EXAME DA OAB, p/todas as profissões. Só OAB abocanha R$ 72,6 Milhões, sem retorno social, sem prestar contas ao TCU,dizimando sonhos, gerando fome, desemprego e doenças psicossociais.(Bullying) Já imaginaram FATURAMENT
RIDÃCULO ISSO! Cota racial não! Cota social sim!
Apoiado
-E sem contar que o exame do CREMESP vai aparecer um monte de formandos em medicina, que não vão saber fazer um procedimento básico. -Mas é assim hoje. -Verdade? -Sim. -Mas já é assim antes de implantar as cotas? -Sim
-Pai. Tô muito preocupado com este negócio de cotas. -Por que filhão? -Pai. Vão se formar pessoas sem capacidade e aà vão ser médicos em UBS (Unidade Básica de Saúde) e vão atender as pessoas de forma muito rápida. Vão pedir exames demorados ou dizer que é uma virose. -Filhão, veja bem. Isto é o que acontece hoje. Os grandes médicos da UBS, que se formaram na USP, Unicamp, Uni o cara... tratam os pacientes do SUS desta forma. -Então não tem como piorar? -Nã
To até vendo.... daqui a pouco na USP as matérias vão ser "Cálculo I para cotistas - Aprenda a somar, subtrair, dividir e multiplicar", "Cálculo I para brancos - Aprenda cálculo diferencial, limites, derivadas, integrais, somatórios, números imaginários, coordenadas polares, etc..." Dae quando se formarem vai vir no currÃculo: "Formando com ênfase em cotas - especilista em somar e subtrair."
Você é um visionário, parabéns!!!!
Engole o choro que não será assim que você nos comoverá...
nazista recalcado!
O governo LUlah/dilma/P T está criando no Brasil o APAR THEID reverso e de forma gradual. Criticaram o S TF que desrepeitava a CONSTITUIÇÃO por propor a prisão dos mensalerios antes do transito julgado, mas a descumpre com as cotas discriminatórias, violando o artingo 5º da C F, um dos principais artigos, que garante o direito a todos: TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA. A Constituição federal só se aplica na Ãntegra quando se trata de membros do P T.
Enquanto o povo não acordar, será daà pra pior. JAMAIS ENCONTREI POVO TÃO OMISSO!!! Daqui poucos anos, nossos cidadãos com ensino superior equivalerão aos que possuem ensino médio hoje. Se serei operado, vou querer saber se o cirurgião entrou por cotas. Ou esse dado será sigiloso? Nunca recebi nada de graça. Estudei muito. Deixei de ir a festas e viagens para me preparar para provas. Hoje sou advogado - passei de primeira no exame BABA da OAB. Sempre por mérito./
Se a medicina hoje sem cotas nas universidades já formam médicos incompetentes, imaginem o que vem por aÃ. O bom médico, ou engenheiro vai ter que provar (com experiência própria) onde se formou e se ingressou na faculdade através de cotas. Do contrário, vai ser mais um desempregado e frustrado.
Um paÃs que suga da sua população 1,4 trilhões por ano a custa de nosso suor , vem impor cota em faculdade pra quem quer estudar ? E estudando vai com certeza gerar mais riqueza pra os bacana de BrasÃlia usufruir . Pôr se ta faltado vaga , que aumente o número de vaga e não deixe ninguém de fora . 2 ou 3 bi resolve , e é troco pra quem fatura 1,4 tri . Vcs não acha ?
Se os EUA é conhecido como o paÃs das oportunidades, o Brasil vai ser conhecido como o paÃs dos oportunistas! A diferença é que lá vale o QI em seu verdadeiro significado, sem importar raça, credo e cor, enquanto que aqui está valendo cada dia mais o QUEM INDICA! Com o ensino público falido e um povo cada dia mais "ingnorante", esses PTralhas vão nadar de braçadas! Estamos falidos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto