Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Condenada por ser branca e estudiosaMinha filha passou com nota máxima na faculdade mas teve que dar lugar a cotistasEla estudou em escola pública. acordou às 5hs da manhã para pegar ônibus lotados, autodidataRalou por horas estudando sozinha e agora peca por ser loira.Conseguiu nota superior à nota de corte das faculdades em que se inscreveu, ou seja teria sido aprovada se não tivessem separado 50% das vagas para cotistas que nem prestaram vestibular.O ingresso na faculdade é a cor da pele.
Isto 'e realmente ri di culo! 'E' uma segre ga cao racial legalizada ,nao sou co ntra ne gros ou bran cos ou par dos ou in dios sou contra bu rro s ,entrar na faculdade na ma rra so vai fazer cair o ni vel do ensino que ja nao 'e bom !
Dona Rosana,sua argumentação é furada.Como é que uma pessoa passa com "nota máxima" e não entra?De duas uma:ou é um vestibular de presÃdio,ou sua nota não é máxima.
"Minha filha passou com nota máxima na faculdade mas teve que dar lugar a cotistas" Como ela passou com nota máxima e não entrou, sendo que ainda sobram 50%? Ela deveria ter entrado, já que não seria excluÃda de nenhuma foram dos não cotistas.
confira vc mesmo
Passou com nota máxima e não entrou!? Acho que tem alguém mentindo nesta estória.
cotistas entram com desempenho pior...e nem conseguem sair de uma universidade!!!!quem não sabe ler e/ou não sabe interpretar textos não tem competência para nada!!uma vergonha o ensino no Brasil, e agora essa!!!
"Meus pais ralaram para me dar uma escola digna, agora querem facilitar o acesso dos que estudaram em escolas inferiores, as públicas, e nem percebem a injustiça que fazem comigo!" Discurso de gente egoÃsta, que pensa que realmente teve boa educação na vida. Nunca entenderam que quanto mais houver mistura de raças, credos, nÃveis sociais, mais todos ganham. Mas não, vamos deixar mesmo os pobres de lado, assim, quem vai roubar meu Iphone para eu ir lá comprar a um novo!? Dá vontade de socar!
É mais do que justo.Se o padrão de ensino adotado pelo paÃs é um dos piores do mundo. As vagas relmente terão que ser aumentadas, visando os alunos das escolas públicas, já que estes não conseguem competir com os demais alunos de escolas particulares, que aliás, não é culpa dos estudantes das escolas públicas , mas sim do sistema de ensino como um todo, e descaso dos governantes, que ciente da situação não matriculam seus filhos nessas escolas.Em sÃntese: Tando bom pra eles o resto é resto.
Ou seja, não vale a pena estudar (que o diga o L U L A).
MAS vocês estão certos em cobrar mudanças no ensino público, quem sabe essa classe média alienada começando a cobrar por mudanças na educação a coisa não muda.
Eita, que tipo de profissionais teremos com um currÃculo desse?! Meu Deus!!! Salve São Jorge!!!
Sugiro que você de aula em escola pública, e cobre mais estudo de um "aluno" que trafica drogas e está armado na sala de aula.
Sempre temos divulgadas as estatÃsticas de desempenho de alunos, por exemplo, formados em direito (exame da OAB) e dos formados em Medicina. Os resultados estão ruins, mas anotem, porque vao piorar na mesma proporção dessa nova lei. Estamos incluindo estudantes que acham que sempre que algo criativo ou puramente interpretativo pode substituir o conhecimento especÃfico. Usam isso como desculpa pra nao estudar direito o ensino médio e repetem igualzinho no superior.
MAS OLHA QUE LEGAL....Tà todo mundo agora preoculpado quando o ensino público vai melhorar.Hipócritas,vocês não estariam nem ligando para o ensino dos favelados se não fosse pela perda de 50 % das vagas em universidades públicas.
Ufff! tem até que fim, vida inteligente!
Fico muito triste de ver tal situação. Meus pais suaram muito para poder dar um estudo melhor no ensino médio para os filhos em escolar particulares. Eu tive que me dedicar muito para conseguir recuperar os anos "perdidos" nas escolas públicas e finalmente ingressar no ensino superior público.Todos deveriam ter direito ao ensino superior de qualidade, mas o mérito nunca deveria ser esquecido. Quais serão os valores do estudante que facilmente ingressou na universidade por cor ou situa
Quando o governo admite que o ensino das escolas públicas são inferiores ao das escolas particulares, tornar-se uma INDECÊNCIA, uma MENTIRA, o mesmo afirmar que não ocorrerá uma baixa na qualidade do ensino superior. Estes alunos, segundo visão do próprio governo, chegaram nas universidades em um estágio inferior aos demais, retardando o desenvolvimento daqueles que chegaram mais preparados.
A influência, negativa, será evidenciada nos trabalhos em grupos (disparidade de conhecimentos entre os membros), discussões sobre os temas em salas de aula (quem não tiver boa formação dificilmente poderá agregar opniões ou fazer perguntas que acrescentem algo positivo), dentre outras situações. Portanto, é um absurdo, só defendido pelo governo que busca votos com esta medida populista, por hipócritas e por aqueles que irão mamar na teta do estado sem esfo
eu não sei sobre a universidade pública que muitos aqui cursaram, mas a que eu cursei é mais ou menos assim: se vira negã0!. Ou seja, uma vez lá dentro o sujeito tem que ralar, e não é pouco. ou seja, pra mim esse discursinho de elite alienada de que os cotistas vão influenciar o desempenho dos demais é balela. já perceberam que os que mais reclamam são os que menos se beneficiariam? ou seja, "não mexe com a situação do jeito que tá, pois só assim eu me beneficio. os outros que
E quando é que vão melhorar o nivel do ensino nas escolas públicas? Melhorar os salarios para atrair professores mais competentes? As ultimas estatisticas provaram que as escolas publicas foram as ultimas colocadas. Facilitando a entrada de pessoas despreparadas (não importa a raça ou o nivel social) seguramente o nivel do ensino nas universidades, que não é dos melhores, vai cair ainda mais. Não sou contra as cotas, a base tambem tem de ser resolvida. E os brancos pobres, como ficam?
A concessão de esmolas(cotas) significa a falência total do ensino fundamental e médio. É admissão por parte do governo de sua total incompetência e descaso para com o ensino básico. Temo muito pelo futuro das escolas públicas e universidades. Qual será a urgência em melhorar a qualidade do ensino básco, se o governo já encontrou um "jeitinho" de garantir votos por meio de mais uma benevolência ?
O governo é muito espertalhão: se utilizar do "jeitinho brasileiro" para consertar problemas graves sociais no paÃs. Ao invés de dar educação pública de qualidade no ensino fundamental e médio, passou o problema para o ensino superior. Quando sucatear o ensino superior, o que o governo vai fazer? Aplicar cotas no setor privado para possibilitar o emprego a todos? Deplorável o que o governo faz à educação no paÃs. Já não bastava os 8 anos de sucateamento das federais no governo FHC e a
No futuro, todos no Brasil terão diplomas de curso superior, alguns serão capazes de exercer a profissão; a maioria vai vender sanduiche na praia. Se os governos brasileiros, nos últimos 50 anos, não tivessem negligenciado a escola pública, como fez a Coreia, não estarÃamos nesta situação: professores desinteressados e mal pagos, alunos analfabetos e também desinteressados; algumas ilhas de excelência (publicas e privadas)  e tudo isso por que o mérito não é a medida para se galgar postos.&
Está absolutamente certa essa polÃtica de cotas, porque privilegia e coloca na faculdade os que serão incapazes de entender a matéria que estudam. Assim o ensino superior no Brasil será destruÃdo, o que é uma boa coisa, pois assim retornaremos aos tempos de 1900 quando vinham para o Brasil engenheiros franceses, alemães, americanos e ingleses, que realmente sabem fazer as coisas. Aos brasileiros deve ser reservado apenas o papel de peões e mestres de obras, pois não sabem fazer nada mesmo.
O sistema de cotas é a maior injustiça na área educacional do paÃs. É a discriminação legalizada. É mais um aborto do governo petista.
AÊ PARCEIRO NUM PRECISAMO MAIS TRETAR COM ESSA PLAIBOYZADA PORQUE A USP Jà FOI TOMADA.PODE CAIR PA DENTRO....UNESP, UNICAMP E A ESCOLINHA DE MEDICINA DA UNIFESP É TUDO NOSSO......demorô mano, tô indo aà ....vou ser dotor, É NÓIS
"Dominado "desculpe me pela falha ! talvez seja pela falta de costume.
Falou tudo Sr. Leonardo ! "vamos que vamos ta tudo domanado"
Pelo jeito vai aumentar o consumo de drogas no campus da USP.
Pegar as palavras de um professor EXILADO, que se chama KABENGELE MUTANGA como exemplo de "posso fazer as mesmas coisas que ele, ocupar o lugar dele" é um tanto quanto PARCIAL AO EXTREMO, concorda ? Ou a palavra dele vale mais que a de outros professores, o que estão trabalhando ? E tem mais, o que ele fala não é uma mentira: Eles podem fazer tudo o que ricos brancos fazem. Se tivessem a mesma base na educação. Se soubessem que é necessário aprender. Mas não querem isso.
E digo mais, a questão é TÃO, mas TÃO eleitoreira e populista, que já não basta não quererem base na educação, e sim vaga na faculdade direto, agora querem COTAS para concurso público. Rá... E o papo de que as cotas são "oportunidade, chance pra quem não teve a mesma chance" cai por terra.O que o povo quer é moleza pra entrar na faculdade, e moleza pra vagas públicas. O papinho de chances, oportunidades se limitam a 10% das pessoas. O que 90% quer é moleza.
É o Brasil caminhando na contra mão também na área da educação. O aluno deve conquistar sua vaga na universidade por mérito ou será que na vida prática a realidade é outra?
Braziuzão sempre tapando o sol com a peneira.
AS MELHORES UNIVERSIDADES NOS EUA, NA FRANÇA, NA INGLATERRA OU NA ALEMANHA SÃO PRIVADAS. AQUI ESTAMOS CAMINHANDO PARA O MESMO PONTO, POIS OS MELHORES PROFESSORES (E ALUNOS) ESTARÃO NAS UNIVERSIDADES PARTICULARES. DAQUI UNS QUINZE OU VINTE ANOS DIZER QUE SE FORMOU NUMA FEDERAL OU ESTADUAL SERà A "SENHA" PARA SER PRETERIDO NUMA VAGA DE TRABALHO, NUM CONCURSO PÚBLICO OU MESMO NUM EMPREENDIMENTO PRIVADO. É QUE O MERCADO É MAIS DURO (E SELETIVO) QUE A PENA DO LEGISLADOR E DIS
Todo mundo fala em melhorias da escola pública mas o fato é que poucos conhecem a escola publica. Trabalhar nela então nem pensar! Por exemplo: para melhorar o ensino no paÃs o Senador Cristovam Buarque criou uma lei em 2005, aprovada no STF em 2011, dedicando mais tempo ao professor com atividades extra classe (lei das cotas de aula), para preparar aulas, aperfeiçoamento, etc. Além disso, diminuir o numero de alunos por sala (de 45 para 25). No entanto...
"Exilado em São Paulo, o professor Kabengele Mutanga foicontundente: "Temos de parar de falar só nos direitos dos ne gros, dosÃndios e outras minorias à base de diferenças, apenas. A base do raciiis mo nãoestá exatamente na negação da diferença. Está no temor da semelhança. Épelo fato de saber que eu posso fazer as mesmas coisas que ele, posso ocupar olugar dele....
Essa lei de cotas é igual a piada do cara que pegou a mulher com outro no sofá e a medida drástica que tomou foi tirar o sofá da sala.
Daqui a pouco vai precisar de cotas para pessoas "portadoras de inteligência" e não estou dizendo que pretos, pardos e Ãndios não o são, apenas que aqueles que são inteligentes nunca precisaram de cotas.
"Exilado em São Paulo, o professor Kabengele Mutanga foi contundente: "Temos de parar de falar só nos direitos dos negros, dos Ãndios e outras minorias à base de diferenças, apenas. A base do racismo não está exatamente na negação da diferença. Está no temor da semelhança. É pelo fato de saber que eu posso fazer as mesmas coisas que ele, posso ocupar o lugar dele, que o branco racista me discrimina, persegue e mata"." Jornal O Estado
Esse regime de cotas só vai aumentar o prestÃgio de quem não for cotista e prejudicar quem é cotista. O raciocÃnio é lógico: se a concorrência desleal é maior, os que não forem cotistas terão que se esforçar mais e portanto serão melhor colocados no mercado de trabalho. Aos cotistas restará o funcionalismo público cada vez de pior qualidade.
Depende de passar em concurso. O funil cada vez menor. Enfim, requer competência, principalmente para os cargos de carreira.
Por isso as escolas públicas, os hospitais públicos, o transporte público, enfim todos os serviços públicos têm essa qualidade de sexto mundo. Boa sorte pra você no seu empreguinho que você não tem medo de perder ou ser explorado.
mas funcionário público não é explorado e não tem medo de perder o empreguinho
Parabéns sra Dilma é mais fácil colocar placas nas estradas avisando dos buracos do que consertar as mesmas. Isso é Brasil!!!
Ainda bem que no Brasil não existe discriminação. Imagine se tivesse...rsrsrs....pense nisso....
Substitua Austria, Alemanha , norte da Italia... por Benin, Nigeria Uganda... e vc estara' sendo justo para toda a jumentada raivosa, sem discriminacao de raca e cor!!!!(Nao sei se o passaporte de D Marisia e' do norte da Italia ,mas a mulher de um presidente em exercicio requerer cidadania estrangeira se enquadra na categoria jumentada raivosa?)
Perfeito! Mas a jumentada raivosa acha que o problema que passa pelas cotas, esquecem de olhar para o umbigo, são racistas até a medula, deveriam pedir cidadania na Austria, Alemanha, norte da Itália...ou criar o partido Nacional Socialista no Brasil.A possibilidade de ter um negro, um pobre em condições de igualdade põe medo neles, são sujos e covardes.
Não existe ??? Sempre existiu. Discriminação não é apenas ofender ou depreciar a outra pessoa por conta de sua cor, mas segregá-la, escolhê-la para certos empregos e outros não, selecionar alguns para terem atendimentos ou educação de qualidade e outros não. Esse é o pior tipo de manifestação de preconceito.
Na escola particular que meu filho estuda tem vários alunosque prestará vestibular usando o "direito" a cota. Isso é a justiça do PT.
Com essas medidas o estado e o governo atestam que são incompetentes para melhorar a educação pública básica e fundamental. Preferem então mudar a ortografia, acabando com acentuação, pontuação, etc., e também editando cartilhas onde 2 + 2 = 5 e dizendo que quem é contra isso é reacionário e conservador. Melhor daqui pra frente contratar ninguém que venha de universidade pública em razão de cotas.
Provavelmente as empresas dos cotistas serão iguais ao serviço público. Vai aumentar o número de empresas quebradas logo no inÃcio.
put´s essas empresinhas podem contratar só brancos baba-ovo e puxa-saco pagando um salário de merd.., pq os cotistas serão funcionários públicos e empresários
Que tal mudar o hino da POLI para: Aqui tem um b@nd/o de l/o/u/co , l/ou/co por ti cori/nthians.......
Por acaso o Joaquim Barbosa precisou de cota???
Mas te digo, ele (Joaquim Barbosa) é a favor de polÃticas afirmativas.
Nos da classe media já pagamos imposto e nesse esta embutidoo custo do estudo de nossos filhos e dos que não tem condições de pagar, agora ALEMDE CUSTEARMOS O ESTUDOS dos "cotistas", nossos filhos tem cerceado o do direitode concorrer em pé de condições de igualdade. Igualdade sim, pois estou pagandoduas vezes para meu filho estudar e bancando o estudo do filho de alguém.
Hoje sou Advogado, pós-graduado e minha mulher é Engenheira mestranda e o mais curioso é que nós dois morávamos no mesmo bairro da periferia, com ruas sem calçamento e esgotos a céu aberto. Por feliz coincidência, viemos da mesma pobreza. Sou branco-caucasiano e ela é mulata e também o mais curioso é que ambos ENTRAMOS PELA PORTA DA FRENTE no ensino superior, prosseguimos em nossas vidas e agora desfrutamos das boas condições que nossos esforços permitiram. Cotas, pra qu
Uma dúvida. Você e sua esposa quanto passaram pelas faculdades teriam aprendido o conceito de regra e exceção ? Parece que não. Mas não se desesperem. Tecem ser novos e tem muito, muito mesmo o que ainda aprenderem.
Pintando o quadro assim parece até que isso é regra para todos e que todos assim conseguirão trilhar o mesmo caminho supostamente de sucesso. Trata-se de uma exceção. Além do mais, não é justo que para alguns o gasto de energia para atingir esse nÃvel seja muito menor do que o seu, no seu caso. Além do mais, essa suposta meritocracia é ilusória. Você está bem agora por conta das ações do próprio governo que critica.
O jeito será entrar no esquema das fraudes.
É um absurdo o que esta fazendo com o estudo em nosso pais,o correto, no meu entender, é melhorar o ensino básico, fazendo com que todos nãoprecisemos por nossos filhos em escola particular.
Nunca entendi porque cotas,para entrar em uma universidade o faculdade,limitar para pessoas de diversas raças,isso o mesmo governo cria um sentido de preconceito e racismo,deveria entrar em qualquer institução de ensino,quem tenha capacidade,não pode ingressar uma pessoa que não tenha estudo basico qualificado,seja a cor que tenha,como estamos vendo que 57% de medicos com diploma não estão capacitados para tal,então de que adiante ter titulo sem não e competente.
Agora a luta é por cota em todos os concursos públicos deste paÃs.
Vá estudar, senão ... sei não ..,rsrsrsrsrrs
A distribuição por cotas é uma medida populista do governo e só irá piorar mais ainda a entrada de pessoas desqualificadas tanto nas Universidades como no mercado de trabalho. O que deve ser feito é aprimorar e melhorar muito o ensino básico, fundamental e técnico, com menos protecionismo nas avaliações e exames, além de melhorar a qualidade dos professores com melhores salários e infraestrutura moderna de ensino.
Na reunificação da Alemanha existia uma déficit enorme dos cidadãos do leste em relação aos do oeste. O governo não optou pela criação de cotas para integrar estes cidadãos, ao invés disso investiu em educação gratuita de boa qualidade. Depois de 22 anos, os resultados já estão aÃ, a diferença nas gerações mais novas é praticamente inexistente, e sem perder a competitividade.
A Angela Merkel não conta ? Bem, essa satisfação dos alemães logo logo vai mudar quando as novas ondas de crise começarem a afetar mais fortemente a economia alemã. Isso deve acontecer em 2013...
Morando na Alemanha posso dizer que sim, nas novas gerações já não existe diferença e estão satisfeitos com a integração. Se vc ver as gerações anteriores, poderá ver a diferença, quase não se vê um alemão oriental com mais de 40 anos em uma posição de destaque em uma empresa.
Havia uma diferença entre a Alemanha Ocidental e Oriental, mas não era em termos de qualidade do ensino, pois o ensino na Alemanha Oriental era tão bom quanto na Ocidental. A diferença era mais em termos infraestruturais. Ainda assim, não sei se a satisfação dos alemães orientais é tão grande quanto você aponta.
Lullla e Dilm@ para sempre no poder. O povo quer e ninguém vai tirar. Adeus classe média!
O governo, através desse absurdo chamado "cota", tentaencobrir sua incompetência de gerir os recursos na educação.
Esta lei e ridÃculo e elaborado por pessoas irresponsável, teremos no Brasil os piores profissionais como medico, engenheiros, advogados etc....a solução é a base é não o topo, é como tentarmos recuperar um prédio com o alicerce podre. ACORDA DILMA....
Para aqueles que só veem o agora e a sua vantagem que festejem, pois alegria desse tipo dura pouco. Para os elitistas anacronicos resta meter a mao no bolso e sair do Brasil. Para o PaÃs resta ter de aceitar mais algumas décadas perdidas na educacao oque sigtnifica a perpetuacao do nosso atraso e o total domÃnio de uma polÃtica populista e inconsequente. É de dar nojo.
BUÃ, BUÃ, BUÃ...METADE DA USP AGORA É NOSSA!!!!!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKK KKKKKK
Vai aumentar o consumo de drogas.
Muito bem Leonardo de Souza. Comemore o seu retrocesso!!!
NUM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE (UNS QUINZE OU VINTE ANOS) DIZER QUE É FORMADO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SERà MOTIVO PARA ESTAR FORA DO MERCADO DE TRABALHO, OU ENTÃO OCUPANDO POSTOS SUBALTERNOS. É QUE O MERCADO TEM LEIS SEVERAS (INVISÃVEIS) E QUE SÃO MAIS DURAS QUE AS LEIS ESCRITAS POR QUEM PENSA QUE MUDE MUDAR MAIS DE 50O ANOS DE HISTÓRIA NUMA ÚNICA PENADA. ESSA HISTÓRIA É BEM TRISTE, SABEMOS, MAS O PRESENTE PREPARA UM FUTURO AINDA PIOR. VIVAM PRA VER ISSO ACONTECER.
O mercado que se exploda, nem mesmo ele sabe o que quer!!!! o que precisamos é de empreendedores, geração de empregos e diminuir a miséria.
MAS GRAÇAS ÀS COTAS NOS CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS MUITOS ESTARÃO EMPREGADOS.EU Jà TRABALHEI EM EMPRESA E HJ SOU CONCURSADO GRAÇAS A DEUS!
Estão criando dois grupos distinto nas universidades: Os alunos de redes escolares privados e de rede pública, aqueles tem base e conteudo, estes n tem base e nem conteudo mas precisam fazer um curso superior, Infelizmente nossos governos deixam a desejar "muito" nas escolas publicas acabadas e sem conteudo e com professores despreparado.
perfeito!
Decorar conceitos feito zumbis nas escolas particulares é ter "base e conteúdo"? Que visão de educação, hein?... Os professores das escolas públicas são muito melhores do que você imagina, pois têm ensinar a TODOS, incluindo aqueles que as escolas privadas rejeitam: os alunos com dificuldades de aprendizagem.
SIMPLES, quando o nÃvel das universidades públicas começar a despencar os especialistas, mestres e doutores que fazem a qualidade dessas instituições se mudarão de vez para as universidades particulares. Daqui uns quinze ou vinte anos todos se debruçarão sobre o problema do SUCATEAMENTO INSTITUCIONAL das universidades federais e estaduais. Esse será um método ainda mais cruel em termos de segregação, pois os profissionais bem aceitos no mercado serão aqueles formados nas partic
A competência foi para o fim da fila. AH ... Brasil, te mexe, vamos tirar as porcarias destes governantes dai, ridicularizaram o ensino fundamental e médio, para o superior teremos que abrir grandes cotas de vagas nas prefeituras dos municipios brasileiros para cari, afim de alojar os novos advogados (... se passarem na OAB), economistas, médicos, engenheiros e etc ... porque a iniciativa privada não vive de cotas ela quer produção de quem é bom naquilo que faz, ela quer talentos e não cotas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto