Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
DISCRIMINAÇÃO. AGORA SIM QUE O "POBRE DE VERDADE" VAI SE F.E.R.R.A.R.
Se a qualidade cair, pelo menos tentou-se fazer a democracia. A universaidade é de todos!!! quem não gostar que pague uma particular, como nos states. é a preocupação da classe média e alta pela perda da exclusividade da coisa publica, larguem o osso!!!
Vai explicar isso para esse povo aqui. Sou doutor em educação e conheço o mostro de perto.
André, a qualidade não vai cair. As universidades que adotaram pioneiramente as cotas fizeram questão de monitorar esses alunos. Eles tiveram desempenho igual ou superior aos demais. Simplesmente porque são os melhores alunos das escolas públicas e tem na universidade a sua única chance de "virar o jogo". O vestibular é que sempre foi uma aberração excludente.
Está na pauta do governo federal a adoção de cota de até 30% para negros no funcionalismo federal, medida defendida pela presidente Dilma Rousseff. São os melhores concursos!
Aliás, quem quer exclusividade, que pague, chega se se beneficira da coisa pública para ter status. Paguem!!!!
O ensino fundamental é uma piada, em nosso querido Brasil. Atualmente alunos não ser reprovados, pois, a professora tem que explicar ao Diretor da escola e, este por sua, vez à Sec. de Educação. Sou do tempo do "primario, ginasio, classico ou cientifico. Bastava um olhar do professor que calarmos. Hoje professor é agredido, ganha uma miseria é são culpados, pelo governo e pelos pais, pelo declinio do nosso pobre ensino. Mais uma ato demagogico do "Governo" em busca de votos.
Se bem que isso começou depois do retorno do abominável "estado democrático de direito" em 1985. Antes nas escolas a disciplina era militar e o ensino funcionava mesmo. Depois os "heróis democráticos" que se elegeram contando mentiras do tipo "luteio contra a ditadura" decidiram criar o sistema de progressão continuada porque assim podiam dizer que "em meu governo o Ãndice de aprovação é de 94%". Hoje estamos vendo essa detruição não do ensino mas da nação.
O governo é legitimo para fazer modificações, alias a universidade é pública não é particular.
Todos leia-se: negros, brancos, pobres e ricos, todos. Se as cotas são um meio de politica, que seja.
Viva!!!
O nÃvel das universidades públicas, em breve, será o das escolas públicas. Para o governo, quanto maior a ignorância da população, melhor. Nada contra os beneficiados peas "cotas", mas, sim, contra o governo populista e demagogo, que pretende mudar o ensino com canetadas, sem melhorar o investimento e, principalmente, o salário dos professores.
Ainda que pareça utópico, ver um acadêmico universitário "correndo atrás", tentando se compatibilizar num ambiente que exige dele tudo aquilo que o tempo ocioso, os bailes funks e todas as demais besteiras que lhe tomaram preciosos momentos de estudo, alguns poucos terão sim o privilégio de se formar e de se estabelecer. Já quanto aqueles que pensam que estar numa universidade é apenas mais uma "curtição" de que agora poderão usufruir, BEM, DESSES O PRÓPRIO MERCADO TRATA DE ELIMINAR.
já tem cota nos concursos públicos.Trabalhar em empresa é uma porcaria mesmo
Os alunos mais pobres sempre estarão em desvantagem, independente da qualidade de ensino que lhes for oferecida, pois sofrem pressões sociais que restringem seu tempo de estudo (como a necessidade de começar a trabalhar mais cedo). O vestibular nunca levou isso em conta e foi, historicamente, instrumento de institucionalização da exclusão social. É cruel aceitar que alunos com capacidade e talento continuem a ser alijados das oportunidades melhorar de vida.
Detalhe: não sou a favor de que as cotas sejam "raciais" e tenho reservas em relação ao fato de ser 50%. No entanto, uma coisa é clara para mim: os melhores, sejam da escola pública ou da particular, devem estar nas universidades públicas. O fato é que o vestibular vinha colocando nestas universidades os melhores e os medianos da escola particular. Uma aberração que precisava ser corrigida.
A nossa direita conservadora paulista está se corroendo. Imagina ver os seus filhinhos recém saÃdos do Bandeirantes, de módicas mensalidades de R$ 2.500, terem q estudar com alunos oriundos da periferia. Aqueles que anteriormente só conseguiam atingir cursos menos concorridos, pois não dispunham de tamanha quantia para investir em sua educação, sucateada pelo PSDB. Esses são os mesmos que dizem: "eu não tenho preconceito, desde que ele não case com minha filha...".
Sem dúvida alguma. O Brasil é o paÃs mais preconceituoso do mundo, ainda que ele seja velado.
Cara, perfeito!!!!
Ludvig, Parabéns!!! Faço minhas as suas palavras...
Atualmente é muito difÃcil nesse pais, ser branco, classe média e heterossexual. Eu tenho uma renda que não permite pagar faculdade de medicina para minha filha e ao mesmo tempo minha renda é maior que aquela que lei estabelece para as cotas de alunos das escolas publicas, ou seja, minha filha estuda em escola publica e não será beneficiada com a regra e eu não tenho condições de pagar a faculdade que ela quer. E ai? O que fazer? Ela não tem o direito de fazer faculdade de medicina é isso?
É simples: ela deve estudar para concorrer por uma vaga na universidade pública com os que são brancos e não estudam em escola pública. Infelizmente, foram abertos muitas faculdade de medicina privadas no Brasil na época do FHC sem a menor qualidade. Portanto, é necessário aumentar o número de vagas para os cursos de medicina nas universidade públicas. O governo anterior e atual (Lula-DIlma) tem esforçado-se nesse sentido. Â
... por conta da qualidade baixa do ensino na escola pública. Porém, com o tempo, com o aumento de investimentos no ensino básico, fundamental e médio, esses Ãndices de evasão tenderão a cair. O aspecto positivo dessas medidas das cotas será permitir que pessoas social e historicamente marginalizadas tenham acesso a uma formação superior, permitindo que elas possam concorrer por vagas de emprego melhores remunerados no mercado. Nesse ponto, a classe média treme e fica criando fantasmas contr
[corrigindo] mais bem remunerados...
Os que criticam são aqueles que acham que só eles tem direito a faculdade pública, pois como têm recursos(bem nascidos) p/o ensino básico entrarão na pública sobrando a particular p/os sem recursos.Bem contraditório.Se tiverem capacidade mesmo entrarão nas demais vagas.Estudem e tentem competir em igualdade de condições,pois é isso que estão tentando corrigir:a desigualdade estabelecida pela direitona brasileira.
Sou favorável a essa medida. O ensino brasileiro é ruim tanto na escola pública quanto na privada. Há apenas umas centenas de escolas privadas e públicas no Brasil inteiro que têm um nÃvel um pouco melhor, mas, mesmo assim, formam apenas meia-dúzia de filhinhos de papai que vai para as universidades públicas para desfilarem com os seus carros luxuosos e encherem o saco dos professores. Portanto, essa medida não vai piorar o ensino universitário. Inicialmente, haverá um aumento da evasão...
E o ignorante e analfabeto aqui é você que não conhece a realidade social e econômica do Brasil. Ou você acha que as pessoas mais pobres, negros, indÃgenas, etc. têm as mesmas condições de acesso a universidade do que as ricas e brancas? Há uma questão de justiça e de democracia, que acaba sendo distorcida pelo dinheiro e pelo preconceito social e racial, que precisa ser corrigido pelo Estado.
Você acha que um pai quer o melhor para o seu filho dar um carro luxuoso e pouco se importar com o que seu filho faz na universidade? Da mesma maneira que você acha que as cotas são um desastre e um erro não vejo vantagem nenhuma em manter essa segregação material, de que as universidades públicas são para os ricos e que podem pagar e os que não podem devem contentar-se com essas faculdades privadas de 5ª categoria. É necessário democratizar o acesso ao ensino público de qualid
É engraçado esse pensamento medÃocre de brasileiro analfa de sempre achar q quem estuda e se dá bem na vida é filhinho de papai! Em um paÃs de ignorantes, parece q é motivo de reprovação um pai querer o melhor para seu filho e ter estudado pra isso! O certo, então, na opinião do Hilano, é sermos todos burr0s, alienados e sambistas! AÃ, sim, terÃamos um paÃs de iguais e justo!!!!!
Os reacionários, elite branca que tem acesso à internet, fazem muito barulho nos comentários de internet, mas o fato é que as cotas são consenso entre as instituições da República! O STF aprova! O Congresso aprova! O Executivo aprova! Os reitores das IFES aprovam! Os professores aprovam! Daqui a pouco vão querer dar o golpe nas instituições, já que a democracia não lhes convém. Lamentável!!
Perfeito!
As universidades Federais e Estaduais, vão virar um LIXO igualmente ao ensino base deste PaÃs de Politicos sem Noção...Brasil, PaÃs Rico é PaÃs sem Roubalheira.
Agora a plaiboyzada vai ficar: "temos que melhorar o ensino nas particulares,com professores descentes ,com dedicação exclusiva que façam pesquisa".É melhor mudar o discurso porque 50% da boquinha vocês perderam.
*decente....é que eu sou cotista kkkkkkkkk
Sou neto de imigrantes, que "comeram o pão que o diabo amassou" nos anos 40 para conseguirem criar em condições minimamente descentes os filhos, tornando-os cidadãos acostumados a estudar e trabalhar para chegarem a algum lugar. Aos oportunistas que acham que o Brasil tem uma divida com os negros devido as condições de vida que lhes foram impostas, como ficam os imigrantes, que viveram condições adversas muito tempo depois? O nome disso é hipocrisia, quem quiser vaga que estude!
é assim que vão sucatear escolas no Brasil. Deveria entrar por capacidade nà o pela Bolsa Voto, que futuramente ou ja esta acontecendo Médicos saem sem saber escrever nome do Remédio, e assim tôdas a outras seguem no mesmo caminho>
Isso já acontece e com pessoal formado muito antes das cotas. Médicos e enfermeiros que matam pacientes, engenheiros que fazem prédios que caem e por aà vai. O próprio estudante brasileiro se sucateou ao longo dos últimos 27 anos se tornando o maior consumidor de bebidas e drogas do planeta.
esses médicos que você cita são formados nas particulares, ou melhor, pessoas que tem poder aquisitivo alto, não participantes de cotas.Temos é que melhorar o povo em geral, começando por você, evitando falar besteiras.
Teremos vários Lulas no mercado de trabalho.
Por isso que no Brasil está cheio de doutores imbecÃs. No meu tempo quem estudava e sabia, passava no vestibular, hoje é esta BADERNA, protegida por leis HIPÓCRITAS.
E esse vai ser um legado eterno do Governo Lula...Que ensinou ao povo que não precisa aprender a pescar... basta esperar que o Governo vai deixar você passar na frente, em troca de seu voto. E aà quando falarem a verdade: As Universidades Brasileiras não estão nem entre as 300 melhores do mundo (ué, e não passamos a economia da Inglaterra até ???), aà basta pegar a declaração de um único professor dizendo que os cotistas são esforçados e blablabla, e que quem reclama é burguês e tá tu
Estas leis são criadas pelos burros e incompetentes que ocupam cadeiras sem competência.
E esse pessoal foi formado justamente no sistema atual de ensino. E depois foram ocupar cargos no governo. Sou contra as cotas porque nivela por baixo, mas se os educados, formados, diplomados, bacharelados, PhDzados, MBAzados e tudo mais se formaram e depois ocuparam cargos no governo para criarem sistemas desse tipo, então com as cotas é até capaz que melhore. De qualquer forma com tudo isso fica evidenciada a absoluta incapacidade de pensar e planejar do brasileiro.
Perguntar não ofende : E as cotas para as loiras burras ? Pelo visto, alunos como minha filha, loira, nota 9 no Enem , 67/80 acertos no vestibular na Universidade Federal ( 1ª colocada no vestibular) , agora concluindo o curso em 1º lugar , com média acumulada acima de 9 , NÃO TERÃO MAIS ESPAÇO nas universidades federais num futuro próximo . É isso que queremos para o futuro do Brasil ? Sigam o exemplo da Santa e bela Catarina : Diga não aos que querem isso !
Se o cara não tem capacidade para passar no vestibular, que fique fora da universidade.Todo mundo tem capacidade de estudar para aprender, mesmo em casa. Se não o faz, é vagabundice. Dar cota para quem não quer nada é atrasar o paÃs.E antes que venham me dar pedrada, estudei todo o ginásio e segundo grau em escola pública pois meus pais não tinham dinheiro para escola particular e nem por isso deixei de fazer minha parte, que é estudar e aprender, mesmo que fosse em casa.
Está aà a explicação para os cidadãos que veem a vida da perspectiva do próprio umbigo. Os IFES não são da sua filha ou da filha do fulano. É um instrumento da sociedade, um microcosmos que deve estar a serviço do desenvolvimento econômico, social e cultural de todos. Pense fora da caixinha às vezes!
Fantástico! Não satisfeitos em destruir a Escola pública, nossos governos se preparam para destruir também a Universidade pública...
Os diplomas gerados por universidades com cotas, troxe para o Brasil "PROFISSIONAIS MEDÃOCRES" QUE COMETEM ERROS E FALHAS grotescas. No Brasil, para a sociedade só importa o diploma, a SABEDORIA, é segundo plano, sou técnico mecânico/eletrônico e não consegui emprego em 20 anos, só os engenheiros burros de experiência e conhecimento, tomaram o meu lugar, só por causa do diploma. O Brasil vai de mal a pior.Os empresários brasileiros foram ILUDIDOS, pelo diploma dos expertinhos.
No primeiro momento, quando limitavam a 20, no maximo 30% das cotas, eu já era contra, mas entendia que poderia beneficiar a população num primeiro momento. Mas aà você pensa: "Esse pessoal se forma, a situação fica mais nivelada, e aos poucos essas cotas poderão sumir, certo ?". Errado. O povo beneficiado quer cada vez mais cotas, afinal, toda a classe média branca "é burguesa". A Classe média branca nasceu em berço de ouro, sempre teve tudo fácil né ? Essa é a cabecinha TRIST
Esse é o real interesse desse governo, piorar cada vez mais o ensino no Brasil...O futuro é algo que o Brasil não tem... Não tem infraestrutura, não tem escolas públicas de qualidade, não tem sistema de saúde de qualidade...Mas tudo certo, teremos carnaval e copa do mundo...É por isso que o nove dedos é a cara do brasileiro...Nada quer com trabalho, só esperteza e malandragem...Pagaremos muito caro por isso...
ISTO SIGNIFICA QUE A FABRICA DE DOUTORES ENLATADOS VAI PRODUZIR MAIS ENLATADOSE DEPOIS VEM A VERGONHA DA FALTA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM TODAS AS AREAS..ASSIM ESTES INTELIGENTES DO GOVERNO NÃO SABEM QUE QUANTIDADE SEM QUALIDADE É MUITO PIOR DO QUE NADA ..A FAB UTILIZA O LEMA NON MULTA SED MULTUM (NÃO MUITOS MAS ESCOLHIDOS) PARA SEUS PILOTOS E A CONTINUAR ASSIM MUITO EM BREVE O BRASIL SERà O MAIOR PRODUTOR DE DOUTORES EM ANEDOTAS DO MUNDO.
Põe seu filho na Mackenzie cara,a Usp vai ter 50% de cotista .Vai virar o itaquerão do ensino superior.Ou manda ele estudar em uma faculdade nos EUA.
Bem vindos a Ãfrica do Sul do século XX. Em vez de tratarmos todos com iguais condições, estamos implantando o Apartheid no Brasil........................ ...Realmente os governos dos últimos 10 anos tem feito coisas lindas pelo Brasil..............ACHO QUE VOU CHORAR...........
Se forem alunos como os meus, que não dominam as quatro operações, não abstraem, cognitivo travado e não tem vontade de fazer nenhum trabalho, assustai-vos mestres e doutores...é o que está chegando....
Simples. O mesmo fenômeno de degradação do ensino que ocorreu na escola pública está em curso nas universidades. Daqui a alguns anos as melhores universidades privadas serão as melhores e as públicas terão 100% de cotistas.
Elite burra!!! quem paga ensino privado, paga duas vezes pelo mesmo serviço.
oh beleza. O brasil não sabe investir em educação básica e então joga pencas de pessoas despreparadas nas universidades com uma medida populista de assistencialismo barato e de compra de votos ao invés de fortalecer a educação básica e criar mais cursinhos comunitários de qualidade. Vergonha PT demagogo, imundo e hipócrita!!! É um racismo as avessas ao excluir pessoas das universidades e pressupor que quem é pobre é burro e não tem condições de brigar por uma vaga nas universidades!!! Â
Que tal os "especialistas" daqui lerem a matéria e o que dizem os professores ??? " Entre os professores, a constatação é que o cotista tem um desempenho inferior no primeiro ano, mas depois deslancha e praticamente se iguala ao não cotista. "O cotista é mais esforçado, pois ele sabe que essa pode ser a única chance de mudar sua vida", afirma Hilda Ribeiro de Souza, professora de odontologia "
Não é minha especialidade. Mas tem muita gente competente nessa área!
Náo acredito. Falta base.´Dificilmente consegue-se.
Só que vc esqueceu de nos responder como isso irá resolver a educação na base.
Acho importante que os profissionais ao anunciarem seus serviço deixem claro de que forma entraram na universidade. Tipo médico não cotista, arquiteto não cotista, engenheiro não cotista, advogado não cotista, etc. não cotista.... Os consumidores precisam saber o que estão comprando.
Por uma questão de caráter, só conheço a COMPETÊNCIA mesmo!
Mas Maria, no Brasil, infelizmente, as pessoas associam competência a cor ! Um ou outro as pessoas aceitam, como é o caso do ministro supracitado, mas imagine uma legião de pessoas de cor ocupando cargos de chefia Brasil afora. Você acha mesmo que a elite branca brasileira aceitaria esse estado de coisas ???
Cita outro, Maria! DifÃcil, né?! Não tem!!!!!
Não se trata da cor! E, sim, da competência para exercer tal função. Nota mil para o Ilustre Ministro do STF, Dr. JOAQUIM BARBOSA!
Ja consumimos porcaria agora meu caro! o dinheiro não tem cor.
olha o desespero da elite .....kkkkkk já pensou a madame passando no ginecologista entra na sala é um n/eg/ão formado pela usp .........Bem que elas gostam
O problema da polÃtica de cotas é o varrimento do real problema para debaixo do tapete: a questão da educação. Alguém precisa lembrar aos cotistas que o Brasil está em penúltimo lugar no último ranking de educação. O problema reflete nos postos de trabalho técnico profissional. Como competir com um estrangeiro, que teve uma base educional mais sólida? Não dá. Na minha opinião, deveria-se ter menos ou nenhuma influência marxista na educação.
Primeiro a folha peca ao colocar cota para preto o correto é negro. Cota não é solução para educação o governo prefere quantidade a qualidade e sempre toma medidas populistas com aquele toque de preguiça, precisamos investir trilhoes em educação de base, melhorar as escolas publicas e elevar o nivel academico, ao inves disso baixa um decreto que na pratica fara com que nossas universidades reduzam o nivel academico, mais uma vez tenho medo do futuro.
Lamentavel. Com essas cotas, os alunos que ingressam nessas universidades, ~vão ser piores, saindo profissionais não tão qualificados. Caindo assim o conseito delas.
somente lamentar e quem 'e branco,classe media e paga sua escola?Fica sem direito?
Claro, Andrea. Quem é branco, classe média e paga sua escola é burguês, filhinho de papai, não merece respeito e nem é brasileiro, segundo o atual governo.
Assim se consolida, efetivamente, a polÃtica de hegemonia que se quer implantar no paÃs. Ao invés de dar uma solução adequada para o ensino básico, propiciando as mesmas oportunidades para todos os brasileiros, já que quem paga a escola para o filho o faz por achar que a educação é uma condição essencial e não porque quer dominar o paÃs. Porque ao invés de criar as cotas com a vagas existentes, o Governo não cria mais vagas que seriam então reservadas para os cotistas.
Acho necessário e urgente, que os diplomados nas universidades federais(como eu) passem a ter direito a apostilamento com os textos: "AC" e "DC" ou seja: antes das cotas e depois das cotas.
kkkkkka ai meu Deus. Ele quer uma marquinha ...marquinha AC...vira homem por/r/a...
Logo mais vamos ter cotas para os "companheiros" os "Camaradas" os "sem terras" GLS e por ai a fora.... Perdoai Senhor, eles não sabem o que faz.....
O problema das cotas é que elas se destinam em grande parte a alunos oriundos do ensino médio em escolas públicas, quando deveria prestigiar o ensino fundamental e médio, porque, muitos desses alunos cotistas são prestigiados por terem estudado em escolas públicas de alto nÃvel, como CEFET, Colégio Militar, COLTEC, cujo público pertence à Classe Média mais abastada, alunos que puderam pagar bons cursinhos para o processo seletivo. Caso contemplasse ensino fundamental e médio, seria mais just
Quanto mais idiotas com canudo na mão, melhor para os polÃticos. É mais fácil usar os formandos para manipulação polÃtica.
Daqui à pouco só haverão vagas para cotistas!
É a tÃpica lógica do mendigo esquerdista: meritocracia já era, né o, parasita!
leonardo souza, esse papinho de classe menos favorecida é ridiculo, se faz de coitadinho apenas pessoas com pouca ou nenhuma competencia, quem é competente não precisa de cota, não precisa de ajuda, trabalha, estuda e ainda se destaca... Então deixemos de preguiça e vamos aos estudos, sou filho de negro não usei e jamais usaria esse regime de cota, passei pela porta da frente e me formei com honras.
Isso seria ótimo.Riquinho não gosta de se misturar com pobre.Vai estudar na PUC, Mackenzie,GV...
Como ja valei antes, e vai para o ralo os nomes de usp e cia, a logica e simples nao consegue entrar dificilmente vai acompanhar ai sobra 2 opçoes para a faculdade, ou baixa o nivel ou jubila. é nog-ento esse jeitinho brasilieiro, arrumar o enciso publico ninguem quer, pq ia levar anos ia zuar com os numeroa do ministerio da educação mas o resultado ta ai, anhanguera "nao desmerecendo" cresce de vento e polpa com o povo da publica e usp no geral e so a elite que estudo de verdade desd
Vai nada. Com essa polÃtica de cotas a USP é até capaz de melhorar. Prêmio Nobel nunca ganhou nenhum, não descobre nada, não inventa nada, está abaixo da classificação de 170 em rankings mundiais e seus alunos além de serem os maiores consumidores de bebidas do ensino universitário, quando fazem alguma coisa ou é invasão e depredação da universidade ou marcha pela maconha. Com os cotistas, quem sabe a USP até tome vergonha e trate de fazer alguma coisa séria.
CONCORDO..........Porque só os mais abastados podem estudar sem pagar. Ou seja, só eles podem ser MÉDICOS. ( SÓ RICO PODE CONTINUAR RICO ). Vamos fazer os pobre ficarem RICOS também. E, só pra informação : não gosto de polÃtica.... tenho aversão ao PPT.
Felicidade! Passei no vestibular Mas a faculdade É particular Particular! Ela é particular Particular! Ela é particular...
Fui pobre na foma da lei e estudei em escola pública. Não sou rica. Por que teria que ser burra? Para quem acha que um canudo na mão sem competência vai ficar rico, ledo engano. O problema do pobre é que ele quer ser rico sem ralar. Martinho da Vila retrata bem a situação do canudo de papel. Identifico-me com essa música. É a minha cara!
desculpem amigos... não se constrói uma casa pelo telhado... sem base, ela "vem abaixo"... é isso o que acontecerá...
isso é mobilidade social, ainda que não consigamos mexer no topo vamos mobilizar uma parte
Cotas já!!! Cotas para os de "biláu pequeno", para os gordos, para os japoneses, para os italianos, para os alemães, para os portugueses... Vamos ter cotas para todos... Assim fica tudo certo...
rsrsrsrrsrsrrsrsrrsrrsrsrr
Enquanto distribuimos "cotas e bolsas", a brasileirada que já é braço curto de nascença, aplaude... Enquanto isso acontece, enchemos nossos bolsos, empregamos nossos amigos e parentes com altÃssimos salários e, nada pagamos de tributos... Enquanto isso, o Brasil permanece estacionado em termos de infraestrutura nos anos 70... Enquanto isso, fazemos o que queremos, e os tolos nos aplaudem... Quem se importa com o amanhã??? PêTê o partido mais corrupto
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto