Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7

  1. felipegd

    E o partido que tanto criticava a progressão continuada...

    Responda
  2. KleberBrasil

    Nivelar a qualidade dos estudantes por baixo é comprometer o futuro do país em produtividade, qualidade e excelência.... Deveriam criam uma lei para generalizar essa hipocrisia, quotas para o Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara dos Vereadores... Por que não?

    Responda
  3. mcasa

    Que a presidente(a) e seus geniais auxiliares, caso adoeçam (não o desejo), venham a ser atendidos por um cirurgião cotista, que trafeguem sempre por pontes e viadutos projetados por engenheiros cotistas, que quando ficarem "pirados" de tanto maquinar essas bondades, sejam atendidos por psicólogos cotistas, que seus lindos dentes sejam sempre tratados por dentistas cotistas e que tenham a decência de exigir sempre o atendimento por esses gabaritados profissionais. Tá bom!!! De bobo não têm n

    Responda
    1. Marityza

      Vá estudar, vá!

    2. Observador

      Olá Marcos. Os profissionais de hoje não são cotistas e nossos serviços já são ruins. O que será que acontece? Como disse um candidato a D.F. " pior que tá não fica".

  4. JUNIOR

    Na época do militarismo estudei em escola publica e fiz uma  ótima UNIVERSIDADE, veio a democracia e acabaram com o ensino médio, vem o PT e vai acabar com o ensino nas univercidade publica , o que precisamos urgente é dar aos alunos de nivel basico pelo menos que eles aprende a ler

    Responda
  5. Edson

    panis et circensis

    Responda
  6. Edson

    Ou seja, ao invés de melhorar oensino básico,prefere-se supletivar o ensino superior. Vamos longe assim...

    Responda
  7. mcasa

    Como diz Casoy, "isso é uma vergonha". Que país queremos construir agindo dessa forma? Queria saber onde essa idiotice, essa imbecilidade, essa politicagem eleitoreira burra vai nos levar. Pior é que não fica difícil concluir. Ai desse país...

    Responda
  8. fe

    Pra quem citou usp e unicamp como exemplo.... elas são Estaduais e não Federais.

    Responda
  9. Marityza

    Estudei em escola pública. Fiz curso superior dos bons. Trabalhava e estudava desde tenra idade. Estudei, estudei e estudei. Sentiria-me muito mal em ser uma profissional "DA COTA". Obrigada meu Deus pela força e coragem que me destes.

    Responda
  10. edmo

    A aprovação automática já chegou nos vestibulares. Depois vão criar a aprovação automática nas universidades porque os alunos de escolas públicas são mais fracos. O objetivo é criar bu.........rros diplomados, porque povo desinformado é povo dominado. Ninguém fala em melhorar o ensino de 1° e 2° graus, POR QUE?

    Responda
  11. paulo

    governo tinha que investir em ensino basico, medio e tecnico, e deixar o superior para instituicoes privadas. Ai os alunos de baixa renda poderia ter acesso as universidades atraves de programas de bolsa. de que adianta criar cota e prouni se o aluno chegar na faculdade sem saber multiplicar. Ah, e qual a justificativa para cotas rac ia is

    Responda
  12. Ajuda São Paulo

    As melhores universidades do país, USP e UNICAMP, estão hoje entre as posições 200º no ranking mundial. Com essa nova medida iremos pular para 400º ou 500º no ranking....é Fantástico, muito bem elaborado para quem pensa em votos....Políticos, vc TEM QUE MELHORAR O ENSINO BASE e não estragar o ensino superior!....Certamente com essa medida as universidades PAGAS, logo serão as melhores!!!!

    Responda
    1. De

      Os professores já estão observando erros graves de português nas universidades. Imaginem quando chegar aos 50%.

    2. Massa

      Concordo contigo no que diz respeito a que eles deveriam investir e melhorar muito o ensino base, já que este projeto já está para ser votado há 13 anos e até virar projeto já foram outros tantos anos. Quer dizer, daria pelo menos pra formar uma base melhor para que este projeto agora não apresentasse diferença tão grande no ensino público e privado. Quanto ao ranking, acredito que não haverá mudanças significativas pois quem entra vai ser esforçar para ficar e isso acaba nivelando as coisas

    3. a_p2

      Quanta bobagem aqui embaixo. Cotas são ilegais nos EUA, só em paisinho de quinta que tem esses absurdos.

    4. dc

      usp e unicamp são estaduais

    5. kaio azevedo

      continuando nesse mesmo raciocínio, as faculdades particulares pouco investem em pesquisas, portanto chegaremos ao que chegamos no ensino básico, penúltimo do mundo, graças à mente mediana dos nossos políticos que só veem seus proprios umbigos. brevemente as empresas brasileiras serão geridas por estrangeiros, pois não adianta fazer um desvio, no ensino a meritocracia é o essencial, fazer o contrario é hipocrisia barata e custará nosso futuro. só e simplesmente isso!

    6. Thiago Boroski

      Milton, se informe antes de vir aqui falar asneiras. O mais recente ranking do ENADE (vc sabe o que é??) aponta a Univ. Federal do RS em 1°, Univ. Federal do ABC em 2° e Univ. Federal de Lavras em 3°. Procure gastar mais tempo se informando e menos tempo espalhando besteiras.

    7. Luis Fausto Ferreira

      EXATAMENTE ISTO QUE ESTE GOVERNO QUERAO LONGO PRAZO, APENAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO.

    8. yazmat

      com certeza, racionalmente seria isso mesmo. Mas o governo do PT só se preocupa com seu governo de assistencialismo barato, demagogo e populista visando a permanência no poder e a compra de votos. Cuidado com a "venezualização"!!!

    9. tum

      Concordo que tem que o ensino base tem que ser melhor,porém, medidas devem ser adotadas para que os jovens que estão em fase de vestibular possam ter oportunidade hoje.E também acredito muito que esse pensamento de que as universidades vão baixar a qualidade do ensino venha de pessoas que estudaram em escola particular e tem reais condições de disputar um vestibular, ou seja se ficar do jeito que está, convenientemente ficará melhor para quem teve um ensino base de qualidade.

    10. Rodrigo

      Marcelo Bruno, a questão não é a raça, mas o preparo dos alunos. O ensino público fundamental nos EUA é muito bom. Famílias de classe média alta colocam sues filhos em escola pública. Quando Harvard e MIT aumentam a diversidade de seu corpo discente, não há qualquer queda de qualidade.No Brasil a política de cotas servirá apenas para colocar alunos despreparados na faculdade.

    11. Carlos Amoedo

      Está perfeito o seu comentário.....nada mais a dizer.

    12. mxyzplk

      Existem cursos que avaliam no vestibular exatamente o que será cobrado na universidade(os de exatas por exemplo), teve até uma pesquisa que demonstrou que os cotistas ficaram aquém da média nestes cursos. Mas tem outros, onde o vestibular não avalia bem as aptidões que serão demandadas durante o curso. Nestes, incluindo medicina, os cotistas tiveram desempenho semelhante aos demais alunos.

    13. kaiser

      VOCÊ TEM IDÉIA A QUEM PERTENCEM A MAIORIA DAS UNIVERSIDADES ? A EXATAMENTE QUEM ESTà ACABANDO COM A USP E COM A UNICAMP ASSIM COMO FIZERAM COM O SISTEMA DE SAÚDE, VOCÊ SABE A QUEM PERTENCIA NA ÉPOCA OS CONVÊNIOS ? AOS P O L I T I C O S. ACABAM COM AS ESTRADAS PARA AUMENTAR O PEDÃGIO, ACABAM COM AS ESTRADAS DE FERRO PARA QUE AS MAIORES TRANSPORTADORAS SE ENCHAM DE DINHEIRO E AJUDEM A ACABAR COM AS ESTRADAS E Aà POR DIANTE.

    14. abueno

      Qd a USP fazia o Enad era igual qq boa universidade pública, ás vezes ficava abaixo da UFMG , UNB e UFRJ.

    15. Freitas

      O ensino de base depende dos governadores e prefeitos, o que não fazem na maioria do brasil, o governo federal puxa a fila, mesmo que la no fim, aqui em sp ao menos o ensino é pessimo, ao invés de vcs cobrarem o pikole de chuchu vc fala mau de quem trabalha.

    16. Marityza

      Ledo engano. Quem gosta de estuda estuda e pronto. E, se tem pais que dêm exemplos não tem que segure. Fui pobre na forma da lei, estudei, melhorei de vida e minhas filhas estudaram muito, a cada minuto que sobrava, igualmente, são bem sucedidas. Sem cotas!

    17. Marcelo

      Como explicou a Luciano Coelho no jornal de hoje, as universidades particulares americanas como Harvard, Princeton, Stanford, MIT, etc. não têm cotas , ie. reserva de vagas a priori, mas usam há mais de 30 anos o critério "raça" como um entre múltiplos critérios no processo de admissão com o objetivo de aumentar a diversidade do corpo discente. Nem por isso, entretanto, elas caíram no ranking mundial. Pelo contrário, continuam sendo sempre 80 % das 10 melhores nesses rankings.

    18. José Alcides

      Você está com uma trave no seu olho impedindo você de analisar dados concretos, a UFRJ mesmo já comprovou que alunos vindo de cotas tem menor taxa de abandono e desempenho acadêmico melhor que alunos vindos sem cotas. A explicação é simples: todos tem as mesma inteligência só não tinham o mesmo conteúdo. Mas quando tem uma chance agarram com toda força e não largam e fazem de tudo para provar que tem capacidade, o mesmo não acontecem com filhinhos de papai que tem várias oportunidades.

  13. CANORP

    não seria mais facil DoBRAr a verba para educação em 5 anos e ter um ensino publico de qualidade . Não Obrigaria a classe media á pagar pelo ensino e sobaria dinheiro para gastar em outras coisas . Não adianta dar cotas , pq se o ensino publico não for de qualidade há um sério risco de abandono do curso e vagas ficarão OCIOSAS . Dificil entender isso sr governo POPULISTA

    Responda
  14. Patricia Silva

    Que absurdo,o Brasil está realmente muito longe de ser um País de todos...!

    Responda
  15. Rosa

    Deve ser por isso, e para não ficar para trás, que o Picolé de Chuchu vai fazer algo bem parecido nas universidades estaduais de São Paulo...

    Responda
    1. Rodrigo

      Ele está tão errado quanto a Dilma. Cotas são ruins independente do partido.

  16. dinamarques

    Isso é UMA VERGONHA! Quem aceita COTAS está assinando um ATESTADO DE INFERIORIDADE!

    Responda
    1. rblc

      Será que não há como se discutir sem desqualificar a opinião alheia. Que tal argumentar?

    2. eamastro

      Mas se essa é a realidade meu caro qual o problema nisso?

    3. Marityza

      Muito feio o sistema e cotas e, sobretudo, desleal. Investir nas escolas públicas para serem modelo de ensino isto sim. Estudei toda minha vida no ensino fundamental e médio em escolas públicas. Orgulho-me de ter sido aluna do Ginásio Pernambucano em tempos idos nunca esquecidos.

    4. miltonpita

      José, quem gosta de estudar, estuda em qualquer lugar... ainda mais que escolas públicas têm otimas bibliotecas e professores que querem ajudar QUANDO O ALUNO SE INTERESSA EM APRENDER (minoria). O problema sabe qual é? FALTA DE INTERESSE DOS MALAND RINHOS EM APRENDER ALGUMA COISA. Chega de formarmos uma nação de malan dros que se fazem de coitadinhos pra tirar vantagem. afff pais n0jento.

    5. dinamarques

      A solução é dá qualidade ao ensino público, coisa que este governo a caça de votos não está preocupado e nem tem o mínimo interesse porque teriam que aumentar sensivelmente as verbas com educação!

    6. José Alcides

      E você não tem vergonha de concorrer com alunos de escola pública, eles tiveram um aprendizado de má qualidade, você não acha que é concorrência desleal? Disputar uma vaga com alguém que você mesmo disse estar em inferioridade? Isso pra mim é uma vergonha!!! A população de baixa renda que não pode pagar escola privada ter que competir para entrar na Universidade com alunos bem melhor preparados devido exclusivamente ao capitalismo que até o Gov. FHC não tinha nenhuma piedade c os mais pobres

  17. Rosa

    Lul@ e Dilma NUNCA serão perdoados...

    Responda
    1. Fuscão Preto

      Os alunos da Escolas Públicas do Estado de SP serão perdoados, aprovação automática é isso aí.

    2. koquito

      E chuchu?

    3. Edson

      pelo rebaixamento do ensino superior? Tem razão, nunca serão

Anteriores 1 2 3 4 5 6 7

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.