Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Fábula de Monteiro Lobato que também querem acabar: um matuto está com um problema e é aconselhado a procurar um advogado. Sem saber o que é um advogado lhe explicam que é só chegar na cidade e ver alguém cheio de livros. Quando ele chega na cidade vê um b_urro carregado de livros e se dirige a ele chamando-o de doutor. Moral da da história: carregado de livros até um b_urro parece um doutor. É o que vai acontecer com os egressos das universidades privadas que vão sair sem saber nada.
As empresas decidirão de qual faculdade preencherão suas mais exigentes vagas . Continuarão sendo das Federais/Publicas ? Duvido . Parabéns politicos! Se sua meta não fosse o voto , mas aperfeiçoar o ensino , as decisões seriam bem diferentes , com certeza .
Só para avisar que digitou essa coisa. " Preto é cor e não raça"
Este é o caminho para aprovação de alunos que hoje no ensino publico não aprendem o que é preciso com o sistema de promover o aluno sem avaliação. Aprovar um aluno por força da LEI. Onde esta a LEI que obriga do sistema de ensino a passar conhecimento? Que fiscalize o Ministério da Educação as Secretarias de Educação e as Escolas.
É normal aparecer um monte de gente agora falando que as universidades públicas vão ser destruÃdas pela adoção ampla de cotas. Mas daqui uns 10 anos, esse discurso vai se esvaziar, pois ficará patente o disparate dessa gente. Por que a universidade pública vai continuar sendo de excelência? Porque o número de vagas, com ou sem cotas, é muito menor que a procura e isso não vai mudar no futuro.
Não precisamos de cotas!!! e sim de ensino com qualidade.Desse jeito as boas Universidades, terão o ensino e seus alunos sendo nivelados por baixo.
-Pai. O que é prova dos formandos no Cremesp? -Filho, é uma prova aplicada para avaliar o aprendizado dos formandos em medicina. -E que coisa feia né pai? -O que filho? -O cara se formou pra médico e não saber fazer um procedimento básico? -Filho. Eles vão atender em UBS. Não precisa saber nada não. É só pedir um exame daqui, outro dali e falar que é virose e mandar voltar daà 60 dias, etc etc -Pai, mas os que já estavam atendendo já faziam isto.
-E muitos dizem que com as cotas vai piorar ainda mais. -Não filho. É como disse o Tiririca. Pior do que isso não fica.
Facilitando a entrada tanto em universidades públicas como também em faculdades privadas sem melhorias no ensino básico, com os exames do ENADE a tendência é o fechamento de vários cursos.
E que vença o melhor, então não vale mais ? Basta torcer para que eu seja alvo de preconceitos e assim terei minha vaga garantida, via cota ? Que maneira correta é essa de se avaliar um aluno, crédo !
Resumindo: se você é branco e de classe média, estude muito mais, porque vamos ter que dar 50% das vagas para os cotistas.... vamos entrar pela porta da frente da faculdade.... não precisamos de favor !!!!
nao, as vagas n~ao pertencem aos brancos, mas aos que passam no vestibular, os com capacidade.ps: 50% das vagas ser~ao destinadas a rede publica, ok.. aceitavel.. mas pq fazer uma cota da cota? preto pobre e branco pobre sao iguais.. certo? parece que nao...
Ronaldo Muzzi (5) quem tem dinheiro pra pagar um ensino particular pré faculdade, vai continuar tendo 50% de cotas para cursar faculdade pública. Perderam apenas 50% (metade)
Nossa, as vagas das universidades pertencem aos brancos por direito??
Por que somente as universidades federais vão se enquadrar nessa lei e disponibilizar vagas para ingresso de alunos cotistas ? É preciso que o governo do PT amplie a abrangência e estabeleça cotas para outras instituições mantidas com verbas federais, tais como: AMAN, AFA, Escola Naval, ITA, IME, Instituto Rio Branco etc.Não ficarei surpreso se nos próximos anos os petistas estabelecerem cotas para os concursos públicos de instituições federais.
Quem perde com tudo isso? A educaçao. Nao vou matricular minha filha na escola publica, esperando uma vaga na universidade publica. Idealizo para ela, uma educaçao solida, com a capacidade de transformar a realidade atual. Triste essa politica de cotas!!!
A gente quer viver muito, mas ninguém quer ficar velho. Então, na vida tem o bom e o ruim. Mas considerando que 2012 foi o fim do mundo, o que vier é lucro.
Sou contra cotas para grupos, raças, etnias. Sou à favor de cotas para aqueles que querem estudar e não tem condições. Muitos que estudam de graça em boas faculdades do governo (nossa), acabam não contribuindo em nada para a nação. Vão cuidar de suas vidas. E aqueles que tem emprego em UBS então nem se fala. Atendem (sic) 100 pessoas ou mais só na parte da manhã. O modelo que está aà está furado e por que eu haveria de continuar a defendê-lo O Tiririca disse. Pior
Comungo de seu pensamento. Mas, quer saber? Cansei de lutar por ensino de qualidade. Pelo andar da carruagem, os "cotistas" estão empenhados num canudo de papel. Para fazer o quê, não sei. Pois, conhecimento nunca terão. Por uma única razão: faltam-lhes base. Entreguei a Deus. Mas quero ressaltar o meu medo do trabalho exercido por um Dr. DA COTA, em especial médicos, engenheiros e advogados . Todos querem ser doutores, pois a vaidade fala mais alto. Só lembrando: a vida é nosso bem maior.
A ideia inicial é boa. No entanto, é caça de votos polÃtica. É óbvio que o necessário é MELHORAR O ENSINO de BASE. Do jeito que a medida está sendo empurrado goela abaixo o provável resultado é a diminuição do nÃvel dos graduandos no ensino superior das Universidades Públicas, mesmo com o esforço pessoal dos cotistas. É óbvio que a melhor base dada à criança a fará adquirir maior conhecimento. As Universidades pagas serão melhores, não pelo mérito, mas pelo enfraquecimento do nÃvel das públi
ENTÃO, QUE GRITEM "VIVAS" E DAQUI UNS QUINZE ANOS PODERÃO CONTEMPLAR O CONCEITO DAS FUTURAS (E SUCATEADAS) UNIVERSIDADES PÚBLICAS. NINGUÉM COM MESTRADO OU DOUTORADO (E QUE DÊ AULAS) IRà FICAR NUM AMBIENTE QUE NÃO MAIS REFLITA AS PERFEITAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÃFICA (BONS NEÓFITOS). TUDO AQUILO QUE EXISTE DE MELHOR NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (SEUS RECURSOS HUMANOS) IRà MIGRAR PARA AS BOAS E CARAS PARTICULARES. MAIS UM TIRO NO PÉ.
Brincar de mãe Dinah nas discussões de polÃtica pública não vale.
Viva as cotas!
Cota social também é injustiça contra os ricos, contra aqueles que a renda ultrapassar um real do limite estabelecido, etc. Nenhuma medida é perfeita e nunca vai agradar a todos.
Pra dizer o que eu penso, preciso de uma página inteira, mas vou resumir a conversa do filho e pai. -Pai. Vai ter muitos médicos neehgros? -Sim filho. -Mas vão ter capacidade? -Sim filho. -Pai. É difÃcil cuidar de uma pessoa doente. -É, mas e agora os que estão aÃ, atendem 60 pessoas em uma hora. Os que virão se fizerem a mesma coisa, vai ser mole mole. Não precisa muito estudo não. -É verdade pai. E por que não mudam? -Mas vai mudar. P
-É verdade pai. O Cremesp fez uma prova e muitos formandos não souberam fazer um pequeno atendimento básico. Foram reprovados. Um escândalo. -Pra voce ver filho. Estudam de graça, tem chance de demonstrar aprendizado e apresentam isto aÃ. -Pai. O Saulo é à favor das cotas? -Ele é à favor de cotas para todos e não apenas para nós. É que assim, todos podem crescer, senão vai continuar esta discrepância.
Não entendi nada.
Cotas são necessárias para que o conjunto da sociedade brasileira seja melhor representado. Antes isso acontecia só em cursos de humanas. Cursos de elite como MEdiciona são feudos da classe média alta, dos cursinhos pré-médicos, uma verdadeira indústria medÃocre. Porque esses que estão incomodados com as cotas agora não falam do vÃcio que era e ainda é esses cursinhos elitistas que feudalizam certas áreas da Universidade? A universidade tem que ser de todos.
A REALIDADE É DURA MEUS CAROS E MAQUIAVEL NOS ALERTAVA SOBRE ISSO HA TEMPOS. ATÉ UM LOUCO TRAVESTIDO DE TURBANTE E COM UM KALASHNIKOV NAS MÃOS SAI ÀS RUAS GRITANDO "VIVAS", TODAVIA SEM SABER QUE É O SUJEITO QUE MAIS Dà TIROS NO PRÓPRIO PÉ DO QUE OS OUTROS LHE ACERTAM A GLÚTEA REGIÃO.
Cota não funciona segundo especialistas do assunto, pois o aluno entra defasado e não vai acompanhar nunca, um dilema, sou pardo, prefiro não existir cota a se conseguir ser um Professional incompleto. é realidade e temos que encarar, o trem é estudar mesmo e passar por méritos, não por ocasião.Vejamos a reprovação de 57% dos médicos em atividade, e aÃ, só uma boa reciclagem para tentar recuperar. ou diagnósticos errados a vontade.Como funcionou a medicina em Cuba, e foi exemplo para o mundo
Você não é obrigado a entrar pelas cotas, se é contra é só não aceitar.
Este é um momento que precisamos de coragem! Negr0s não se intimidem vocês tem o direito de fazer faculdade também e serem engenheiros, médicos, etc. O mundo é mais bonito colorido branco, pret0, amarelo, vermelho, rosa, etc. Os reacionários e r@cistas não vencerão essa luta! Viva as cotas e a justiça social!!
Viva também os alienados e desprovidos de raciocÃnio !!!!
ACHO QUE VOU ABRIR UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR E PAGAREI ÓTIMOS SALÃRIOS AOS MESTRES E DOUTORES QUE DEIXARÃO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS TORNADAS MEDÃOCRES. AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE DESEJA "ANDAR PRA TRÃS"? QUAL O ESPECIALISTA, MESTRE OU DOUTOR QUE DESEJA ESSA "DESQUALIFICAÇÃO" PROFISSIONAL? E NÃO ME PREOCUPAREI COM O RETORNO FINANCEIRO, POIS É CERTO QUE OS MELHORES PROFESSORES (E ALNUNOS) ESTARÃO LÃ, NA MINHA UNIVERSIDADE. AH, NÃO OFERECEREMOS VAGAS PARA COTIST
NÃO ADIANTA SE HIPÓCRITA: A SOCIEDADE DISCRIMINA OS INAPTOS E NINGUÉM É OBRIGADO A ACEITAR O PIOR SE PODE TER (E PAGAR) PELO MELHOR. ISSO SE APLICA A TODO PROFISSIONAL PRESTADOR DE SERVIÇOS, SOBREMANEIRA AOS COTISTAS. ESTUDEM E ENTREM PELA PORTA DA FRENTE EM QUALQUER INSTITUIÇÃO DE ENSINO QUQ DESEJAREM. NÃO SE CONTENTEM COM "ESMOLAS".
Os socialistas sempre criam polÃticas públicas que dividem as pessoas em grupos, de modo que conflitos que nunca existiram começar a aparecer e a justificar suas ações. Em fim, nunca fazem algo para todos, mas apenas para atender grupos especÃficos, gerando conflitos sociais. Em nome da igualdade, fazem polÃticas públicas que segmentam a sociedade!
Sou negro e fui pobre. sempre estudei em escolas publicas. Por acaso, por dó de algum governo? Nao! Por mérito! Consegui bolsa 100% num cursinho de SP. Entrei em medicina numa das maiores universidades publicas de SP. Por mérito! Continua....
Meu filho terminou o ensino médio em uma escola publica daqui do estado SPaulo, e olha que ele era um dos melhores alunos da sala de aula, Não conseguiu sequer passar na primeira fase da fuvest... As melhores escolas ensino médio de SPaulo são pagas; Pela qualificação do enem acima das 90º lugar as escolas publicas do estado reinam absolutas Instituição do apartide socio-educacional talvez seja o metodo alternativo de educação dos administradores publicos paulistas
Nos anúncios de emprego publicados na revista EXAME já li restrições do tipo : "Só serão analisados curriculos de alunos de Universidades de 1ª linha " . Em breve poderá surgir outro tipo de restrição : Adivinhem qual ? No mercado de trabalho da iniciativa privada só há espaço para os melhores !( independente de sua cor de pele, orientação sexual , paixão futebolÃstica etc etc etc ) Esta é a realidade !
Nesse paÃs, mérito não importa. Aliás, o sucesso, a riqueza, o mérito são censuráveis! Aqui, cada vez mais os caucasianos de classe média estão fadados a pagar a conta sem ter igualdade de direitos! Os socialistas estão tomando conta do nosso paÃs! Pobre do paÃs que tem esse pessoal no poder!
O grande ator Morgan Freeman diz semelhante a Emanuel, porém com outras palavras, basta digitar no youtube:”Morgan Freeman ensina o que é racismo de verdade em 40 segundos.”Morgan Freeman é um ator negro ganhador do oscar.Ou digita no Youtube: Cotas racias? Opiniões divergentes. "Hélio do casseta"
Sou moreno. Na verdade pardo, mas não negro o o suficiente para as cotas.   Do lado da minha mãe, só preto e indio. Mas aà ela vai me casa com um cara loiro de olho azul que é meu pai estragando as minhas chances de sucesso.   Parei de conversar com meu pai desde que começou o sistema de cotas. Se eu der errado na vida vou por a culpa nele...   (os dados são verdadeiros... o resto é ironia para os desavisados).
É o projeto do emburecimento do brasileiro a todo vapor!
....mas para os comunas concretizar seu sonho de um Brasil comunista ferrenho xiÃta-pete ,é o meio mais rápido. 80% são ignóbeis miseráveis comendo na mão delles,e o restante(fora cumpanheirada da cúpula) ,analfas diplomados nas universidades brasileiras "fediderais". em fim a America Latrina vai fazer jus ao verdadeiro nome de sempre.(Argentina entrando na mer...comunista+Brasil......é só puxar a descarga.....
Os governos não cuidaram da educação de base. O certo é ter escola boa para todos, e não esta porcaria que não ensina quase nada, alunos indo prestar vestibular semi analfabetos. E investir em cursos técnicos, pois hoje tem curso universitário até para varrer rua, e para não excluir , haja cotas. Sim, e se a classe pagadora de impostos matriculasse seus filhos em escola pública, seria catastrófico, não há vaga. Então pagamos , pela educação, e depois somos punidos!
Governo sem visão. Invistam no ensino público que não precisará de cotas nas universidades. Os alunos irão aprender. Serão ótimos profissionais. O que não vai acontecer com as cotas. Terão o papel do diploma, mas só o papel.E para avacalhar geral criem a progressão continuada nas universidades. Esse paÃs é mesmo um "faz de conta".
Eta Governo incompetente!!! Piora o que está melhor e não melhora o que está péssimo.
Existem os alunos que sacrificam suas férias de janeiro para trabalhar nos laboratórios congelantes pelo ar condicionado da Universidade ... ou nas oficinas mecânicas das Unversidades "cozinhando" no calor ( conheço bem dois universitários nessas situações ) .... e ... existem os ... que não precisam disso ! SacrifÃcio ? Para que ? A vida é fácil !
E ???
UAU, as viúvas do PSDB não se cansam de lamuriar. VIVA O LULISMO!!! E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO POLÃTICO-ECONÔMICA DO BRASIL!!!Â
o velho papo do "menos" pior. Basta!
Lulismo = Roubalheira!
Perguntamo-nos se, ao confrontar as polÃticas de cotas, esses cidadãos brasileiros agem assim por não ter uma visão maior da profundidade histórica dessa escolha ao paÃs, ou se trata simplesmente do medo de que com mais concorrência, seus filhos terão que concorrer entre os melhores das escolas particulares, disputando território com aqueles que vem das classes menos favorecidas, mas os melhores deles, pois romperam uma ideologia de que vencer a vida através do conhecimento só para os "ricos
Na verdade, o medo é ser atendido por um médico que mal sabe escrever o seu nome.
Sem noção !!!!!
Do que adianta o Brasil ajudar aos afrodescendentes se estes, após formados, não geram qualquer benefÃcio para os paÃses africanos? O certo seria exigir que todos eles, antes de trabalhar no mercado brasileiro, fizessem um estágio de pelo menos uns 5 anos em algum paÃs da Ãfrica. Aà sim, haveria real "efeito reparador contra a escravidão".
Já já, nos brancos terão que reindivicar cotas para quem não é negro, indio........... Virou pecado ser branco nesse paÃs!!!
O que você espera de um paÃs que cobra IRPF a partir de pouco menos de R$ 2.000 e que considera R$ 292 per capita classe média ?????????
Esta é realmente uma lei estúpida e populista. A qualidade do ensino público está uma lástima tanto a nÃvel federal, estadual e municipal. Se as universidades mantiverem o nÃvel atual de ensino, estes cotistas vão passar vergonha pois não conseguirão acompanhar. Assim estará instituido o "bulling" oficial.
lembra dos "café-com-leite" ? as crianças muito pequenas querendo brincar junto com "os grandes "; pois bem, os cotistas serão os "café-com-leite", quando escreverem "voçe" por exemplo, os demais dirão: "ignora, é café-com-leite" !!
E assim é que o governo pensa resolver os problemas da educação brasileira, reconhecendo sobretudo que a educação que oferece à população é de baixa qualidade.
...cotistas os mais novos culpados pelo caos nas universidades públicas federais... serão discriminados no decorrer do curso e no mercado de trabalho...
Pior que serão, pois não tem capacidade cidadã de exigir que todos sejam tratados iguais perante a sociedade, as cotas não trazem a igualdade, mantém a diferença que existe entre ensino público e privado nos nÃveis Fundamental e Médio, o governo promoveria a igualdade se as Escolas de nÃvel Fundamental e Médio Públicas fossem capazes de promover o mesmo nÃvel de aprendizado de uma Particular e assim todos teriam a mesma capacidade de concorrência nos Vestibulares.
...não sofro por antecedência...a graduação esta uma porcaria, pior do que esta, não vai ficar...Quanto aos cotistas...Coitados...serão duramente discriminados na universidade e depois no mercado de trabalho...vai ser anos difÃces para negros e mulatos...vão ter que provar que aprederam muito...até 2023 ano de vigencia das cotas.
O que a classe média não suporta é ver o filho do pobre ter a mesma possibilidade de estudo que o seu próprio filho, que teve investimento de escola particular, aulas extras, livros carÃssimos, etc. Entrar hoje em uma universidade pública não tem a ver só com mérito, mas com oportunidade, e esta última parece que a elite não quer dar ao menos abastados. Também me surpreende a ignorância de atrelar qualidade do ensino da universidade com origem social do corpo discente.
Tá vendo muita novela!!! Vai estudar que é o melhor que você faz!
Fernando, Não, não ganho muito dinheiro. sou e me refiro da classe média real, a classe onde a maioria não quer ver seu filho em pé de igualdade no mercado com o filho da lavadeiras e faxineiras. Da classe onde a maioria quer manter as relações de poder baseando-se na condição sócio-econômicas. Sou a favor sim das cotas por considerar que muitos alunos de escola pública são bons estudantes, só não tiveram oportunidade de crescer e se desenvolver como muitos que estudaram em esc
Pergunto o seguinte, você fala em classe média como se fosse alguém que ganha muito dinheiro, saiba que o governo que, por dedução, você defende considera a famÃlia que ganha R$ 292 per capita como classe média, nestes termos têm condições de pagar escola particular ???
Saiba Rosana, que o aluno a que se refere é é oriundo de uma famÃlia de recursos, os pais são cultos e profissionais muito bem sucedidos, ele estudou desde nenem em escola particular, sempre teve o melhor em termos de educação, fez intercâmbio no exterior, etc.. e .... como uma estratégia para passar nas melhores universidades, foi fazer o 2o grau no IFES, uma instituicao federal com seleção disputadissima e que é uma das melhores escolas da região. De "carente" como vc pensa não tem nada!
Entendo sua indignação, rosana na época que entrei na faculdade não havia cota, ela apareceu durante minha graduação, mas antes disso já via alunos de classe média que eram "fol ga dos" e viviam aproveitando a imensidão do campus para fumar até o gramado do mesmo. Acho que você está estigmatizando demais os cotistas.
Se vejo um aluno de escola publica entrar numa boa faculdade tenho muita admiracao e nao inveja pelos meus filhos ,outro dia vi um garoto que conseguiu entrar em Harvard ,fiquei muito feliz por ele ,o que nao suporto 'e ver bu rro e fol ga do que nao quer estudar entrar na faculdade pela sua cor!
Preocupação injustificada dos brasileiros com as cotas, que devem sim ser implantadas nas universidades brasileiras. A geração do conhecimento humano e das grandes descobertas cientÃficas não vai mudar pois tudo isso está protegido em grandes universidades americanas, inglesas e européias, berços das luzes que guiam o mundo. O Brasil e suas universidades apenas seguem o caminho da africanização que decidiram abraçar há décadas e logo universitários brasileiros usarão tangas, arcos e flechas.
Tô até vendo o desespero da plaiboyzada nos cursinhos da elite:"Put´s fud...agora temos que gabaritarrrrr matemática para entrar em direito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Próxima medida: reduzir as médias finais para que os cotistas se formem.
Excelente sugestão, favor envie aos estupidos de Brasilia que imediatamente será transformada em lei. Outra sugestão seria que, se um professor der ao aluno cotista nota baixa, isto será considerado bulling... Nunca antes neste paÃs...
"Agora meu fio vai ser dotô, graças ao Loola". Mesmo sem capacidade para passar num vestibular, para encarar as dificuldades que a vida acadêmica demanda, milhões de semianalfabetos se tornarão "dotô", como aqueles que elucubraram noites e dias, pesquisaram, estudaram, labutarm em busca do conhecimento... Pobre Brasil... Que destino trágico...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Lei vai triplicar cotas nas universidades federais até 2016 Voltar
Comente este texto