Educação > Testes provam que aparência e DNA se confundem no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bira

    Pá de cal no populismo destas entidades que fomentam causas que não existem simplesmente para aparecer e galgar algum cargo publico ou dindin via ONG sem endereço.

    Responda
    1. Bira

      Lembrar que NUNCA existiu a tal divida histórica. Tribos africanas escravizavam seus semelhantes e os vendiam. Pessoas pobres que ralaram viraram classe média e seus filhos e netos devem pagar essa divida furada?. Acordem para o bom senso.

  2. ANTON quin

    quando era criança e aparecia algum menino menor que o grupo que estava brincando na rua, ele era chamado "cafe com leite" e ninguem forçava muito nele pra nao humilhar ou machucar o pequeno. Todos pequenos se ofendiam de serem considerados Cafe com leite. Naquela época até os pirralhos tinham BRIO !

    Responda
    1. Bira

      Eu sempre vi este tipo de assédio. Muitos que fomentavam isso eram descendentes de europeus. Mas este tipo de pensamento vai sumindo da sociedade, sem cotas ou feriado especial.

  3. Aeon FluX

    Acho que vou repetir algum comentario ja feito mas pronto...tudo isso vai gerar questoes de racism0 entre as pessoas que tem mistura de genes de varias raç@s...

    Responda
  4. Ackroid

    O racism0 é crime, problema de segurança pública. Havendo o crime, tem que ser processado, condenado e preso. Agora, pessoas pobresà margem da sociedade tem dificuldades de melhorar de vida, seja qualfor a cor da pele. Se o acesso for por cota social, aquele que conseguira vaga será por mérito. O gabarito do vestibular não tem a foto de quemfez a prova, passa quem tira a melhor nota. Por que tratar iguais deforma diferente?

    Responda
    1. Bira

      Quem estuda, rala, consegue bolsa e se dá bem, isto desde que o mundo é mundo, INDEPENDENTE do pantone pelicular.

  5. pábulo d q

    Cotas: uma tentativa política de parecer que preocupa com o brasileiro sem por dinheiro na educação pública básica. É lá que o país, de fato, discrimina seus cidadãos.

    Responda
  6. Ackroid

    Eu era gordinho na escola e sofri muito, hoje chamam de bullyng. Por que não criar cotas pros gordinhos, mulheres, homossexuais, vegetarianos etc. Pré-conceito racial existe, mas existem outros. É preciso conscientizar. Criar cotas por cor é separar, separar é segregar, segregar com base em cor = racismo. A cota social repara um erro muito pior, o erro do capitalismo, quando pobres não tem chance na sociedade. Existe diferença entre pobres brancos, negros, índios, asiáticos? Quem merece mais?

    Responda
  7. chilli pepper

    Cotas raciais são RIDÃCULAS! Cotas sociais pra quem estudou a vida toda em escola pública poderia ser uma caminho mais justo!

    Responda
  8. Prof Toyah

    Ora, bolas, que esquizofrenia é essa? Os brasileiros estão ficando loucos? Não podemos defender a bandeira da cor - pigmentação - da pele, pois como o mapeamento genético mostrou: os brasileiros supostamente brancos, são na essência negros (afriacanos) e os supostamente negros, são essencialmente brancos (europeus), mas todos tem em comum a pobreza e a miséria. Portanto, as cotas nos remetem para um critério social...

    Responda
  9. miltonpita

    Já tá virando um pesadelo tantas noticias no jornal sobre essas mal-ditas cotas. Respeitem quem é contra e não fiquem infer nizando as pessoas. Já se passaram mais de 10 anos, quase todos os concursos têm cotas, então pra que ficar forçando uma aceitação que não vai funcionar?! Essa politica já foi taxativamente imposta pelo g0verno sem qualquer debate, o que querem mais?! Quem quer estudar e aprender consegue de qqer jeito. Se kisessem ajudar os p0bres e pret0s investiriam na educação basic

    Responda
    1. pábulo d q

      Claro que sempre haverão exceções, mas não há milagre: aluno pobre em escola ruim não passa em vestibular e, se passar, não se mantém, e formado, não entra no mercado de trabalho.

    2. miltonpita

      Quem realmente aprende é o aluno estudioso tanto em particular qt publica pq ninguem vai enf iar nada a f0rça na cabeça de ninguem. Muitos alunos ric0s, vagabund0s que não kerem estudar tmb nao passam em vestibular e muitos sem qqer condição, se gostar de estudar e kiser ser gente de verdade vai pegar livros, e formar grupos de estudo, internet... PAREM DE HIP0CRISIA! É mt evidente que a intenção do g0verno é diplomar um ba ndo de asn0s e de malandr0s, pra poder r0ubar mais e mais... IDI0TAS

  10. Bete

    Sou branca, casada com um negro e meus filhos tem a pele clara, minha filha pretende fazer medicina veterinária e não fará uso da cota, pois ela se considera branca. Mas acho a reportagem válida sim, pois o que tem de loiros e branquelos se gabando de serem descendentes de europeu e na verdade tem genética mais africana que qualquer negro brasileiro, isso deve ser divulgado pra ver se os racistas deixam de ser trouxas e vão procurar uma ONG para ajudar com sua mão de obra ao invés de a

    Responda
  11. adrianojmf

    Tem gente que não entendeu a reportagem, ou não que entender.Não existe base cientifica para classificar as pessoas baseado apenas na cor da pele. As cotas sociais por outro lado são defensáveis porque dão simples de serem entendidas, porém não basta ser pobre, os alunos tem de provar competência nos estudos, disso nem a ciência duvida.

    Responda
    1. André Vinícius

      Explique isso para quem prega a supremacia branca, skinhead, racist@s e semelhantes.

  12. Oscar Wilde

    Com estes testes, torna-se uma verdadeira MENTIRA, porque não Hipocrisia, os argumentos pró esmolas(cotas), de reparação histórica e blá, blá, blá

    Responda
    1. André Vinícius

      As cotas deveriam ter prazo de validade e em vez da oposição ficar chorando, já que não tem mais jeito, deveria cobrar do governo transparência sobre o período que vai vigorar essa política. E cobrar planos objetivo para melhorar o ensino de base. De resto, isso não é uma medida compensatória, já que deveria ter sido feita com os ex-escravos ou seus descendentes diretos. Mas é uma medida lógica e importante, as pessoas devem ser ajudadas conforme suas necessidades.

    2. Oscar Wilde

      Sob qualquer ângulo que se avalie a questão, a instituição de cotas é irracional e hipócrita. Meu grande temor é que ela deixe no limbo o ensino público fundamental e médio, já que o governo assegura aos oriundos destas escolas uma boa chance de entrada nas universidades federais e estaduais, além de prejudicar sensivelmente a qualidade do nosse ensino superior.

    3. Oscar Wilde

      Ah sim, só "pra contextualizar" !! Inúmeras vezes aqueles que defendem a cancessão de esmolas(cotas) se apegam ao raso argumento, de reparação pela escravidão, como se os mesmos hoje fossem vítimas, daquele período. É sofrível ler isto, mas infelizmente é bem comum.

    4. André Vinícius

      Mas quem disse que estamos tentando reparar algo? Quando citamos a escravidão é só para contextualizar e não para reparar.

  13. André Vinícius

    Põe as duas na frente de um skinhead e pergunta quem ele irá atacar. Na hora da discriminação ninguém quer saber de onde vem seus genes, eles olham a cor da sua pele, não adianta essas estratégias furadas.

    Responda
  14. Costa

    Reportagem tendenciosa e cruel. Todos sabem que a aparência (cor), independente da origem genética, é o fator principal de discriminação. Essa é uma tentativa da "Folha" de criar polêmica com um problema tão sério. Como a jornalista se auto-declara: branca ou negra?!Já sofreu preconceito pela aparência (cor)? Se sim, o que sentiu? Tenha coragem de responder.

    Responda
    1. Kondê

      Mas, é o fim da p... mesmo!Denota uma tremenda desonetidade e uma indigência intelectual o uso sofismável de um argumento biológico para negar a existência de um constructo social.Só pode ser mesmo mesquinharia de um nível muito baixo.

  15. Alexandre Luiz

    A Fo-lha como sempre prestando um desserviço à população ne-gra. Sempre boicotando as cotas.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      É.....pelo visto o senhor Alexandre "sentiu o golpe". Mas não esquenta não, a hipocrisia a favor das concessões de esmolas é tamanha, que nada irá impedir o governo de seguir com esta atrocidade.

    2. André Vinícius

      Adriano, a ciência não duvida de quem é pobre? Me defina pobre então e encontraremos outras milhões de alternativa...

    3. adrianojmf

      O senhor não entendeu a reportagem, ele disse que do ponto de vista técnico não existe base para classificar as pessoas baseado na cor da pele.Agora pobreza é pobreza, disso nem a ciência duvida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.