Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PTosca

    A únicaferramenta capaz de construir uma nação com um povo que não se deixalevar pelas mentiras de suas excelências é a educação. A idéia de destinar odinheiro do pré-sal à educação é bem-vinda. Há um precedente preocupante:lembram-se da CPMF do Dr. Adib Jatene, grana que iria, toda, para a saúde? Nãofoi... Então, com políticos metidos no meio dessa grana, o pré-sal (não) estarápara a educação, como a CPMF não esteve para a saúde. Excesso de pessimismo?Oxalá... Mas duvido! /p

    Responda
  2. Crasse Média

    Devia chamar "Lei Jatene da Educação", em justa homenagem ao pai do tal imposto. Sabemos todos, sem exceção, que estes royalties para educação serão tão bem aplicados quanto a CPMF foi na Saúde, com melhorias visíveis no sistema, perceptíveis a olhos nus.

    Responda
  3. zemedeiros

    Acredito que a esmagadora maioria dos brasileiros torcem para que a presidente consiga seu intento, que na verdade é para o bem de tôdos. E concordando com o comentario acima, não existe boa educação com escolas publicas deficentes, e ainda acrescento, com professores mal pagos.

    Responda
  4. LUIZ RUIVO FILHO

    Para o País retomar o seu desenvolvimento, independente dos royaties do pré-sal, é necessário que a Senhora promova uma limpeza geral demitindo os incapazes e incompetentes do seu Govêrmo porque ocupam cargos de relevância sem nenhuma capacidade e competência. Apesar da sua boa vontade em conservá-los face a amizade com o Capitão do PTbarco (PR para a doce Rose), está comprometendo a sua administração. Coloque pessoas de capacidade e competência que o País alcançará seu objetivo em 2013. /p

    Responda
  5. Antonio M

    Os royalties irão para a Educação, assim como a CPMF foi para a Saúde .....

    Responda
  6. LUIZ RUIVO FILHO

    Concordo contigo. A senhora, a rigôr, está bem intencionada no desenvolvimento do País, principalmente na Educação ao destinar 10% dos royaties do pré-sal. Ocorre que, além da herança maldita do Goverbo anterior com pessoas inabilitadas, ainda enfrenta a ganancia dos Estados que não produzem petrolleo pretendendo a divisão do bôlo sem nenhum comprometimento. É um absurdo e os contratos existentes devem ser respeitados. Certamente o Judiciário será chamado pelo Estados produtores para decidir

    Responda
  7. Tamp

    Para mim e creio que para muitos brasileiros, a melhor noticia seria a Dilma ter renunciado ou ido dessa para a melhor. Estamos esperando quando ela pretende começar a governar, de fato, esse país...

    Responda
    1. ritazec

      republicano reacionario

  8. Stingray

    Rivaldo: concordo com a maioria das coisas que você escreve, também fico revoltado com o que acontece no país e sou contra as cotas. Mas, a gente tem de ter o cuidado para não generalizar. Muita coisa precisa mudar na Educação, é verdade, porém nem todos os professores são ruins, não é preciso mudar todo o currículo. Com relação a Paulo Freire, nunca achei que ele fosse ruim, entretanto poucas pessoas sabem que o que ele escreveu não era para o Brasil. É preciso ter esperança!

    Responda
    1. Rivaldo Riveiras

      Patrick,Aí é que está o problema... A gente tem que generalizar, infelizmente, porque a maioria é ruim. Existem exceções, eu sei. Mas essas exceções são "af0gadas" no mar de mediocridade de nosso sistema educacional. Os índices referentes ao desempenho de nossos estudantes mostram isso.

  9. marques

    Dilma terá,péssimas noticias final de janeiro..!! nove governadores do NE e mais uns 04 do NORTE, irão pressionar começo de fevereiro a votação dos royalters,está sendo tudo orquestrado..!! até deputados que não se pronuciaram nas primeiras,ações passadas, estão sendo forçados a se manifestar, aqui no NE, niguém acredita que irá ficar como está hoje,com tudo para RJ/ES/SP segundo alguns deputados é só uma questão de dias..!! este foi sem duvidas um consolo quase que unissono,dos deputados.

    Responda
  10. Rivaldo Riveiras

    Melhor notícia ou a menos ruim....? Podem derramar o dinheiro que quiserem em nossas escolas públicas que pouco vai mudar. Os profess0res são ruins, os métodos são ruins, o currículo é ruim, o aluno não precisa aprender, é c0ta para tud0, e para piorar ainda insistem na pedagogia jurássica, retrógrada da múmia-mor da educação brasileira, o tal do Paulo Freire. Dinheiro não muda a nossa cultura terceiro mundista.

    Responda
    1. luizcandidob

      Rivaldo, você ousou dizer que o paulofreirismo não é apenas o máximo? Espero que sua carreira profissional nada deva à Academia brasileira, pois neste caso você estaria acabado e condenado à danação eterna... Heil Freire!

  11. augusto palme

    Nada disto aconteceu meu amigo, mas ela se encheu de mais botox, mas nem assim fica com aparencia melhor

    Responda
  12. Ô Dimenstein... Esqueça o pré-sal. Nas mãos dessa empresa falida, cheia de cabides cumpanheros, o pré-sal não chegará a produzir hum milhão de barris nem em 2030. A não ser que tirem os mequetrefes de lá. Assim deveria sua campanha começar...

    Responda
  13. NELSON ARMANI JR

    Gilberto: o incremento de nosso ensino seja ele em todas as esferas(fundamental, superior, especializado, técnico etc) tem que andar sincronizado a medida que as prospecções do pré-sal surgirem, pois um está intrinsicamente ligado ao outro, ou iremos sempre ter que "importar" mão de obra especializada para nosso pré-sal.

    Responda
  14. humbas

    Notícia enganosa..Achei que ela tinha convencido o molusco a falar a verdade sobre o mensalão e sobre a m0rte do prefeito..A educação brasileira não precisa de mais dinheiro, os professores é que precisam ter uma formação melhor para criarem vergonha na cara para ensinar os alunos.

    Responda
    1. ritazec

      vai falar tbem que quem ganha 1000 pila e nao tiver satisfeito tem que vazar?

    2. ritazec

      Reacionario de metigela

  15. luizcandidob

    Gilberto, nos tempos em que você era jornalista, duvido que demonstrasse tanto entusiasmo com a perspectiva dos 10% do pré-sal para a Educação. Duvidaria da sinceridade de propósito dos donos do poder, seria cético quanto ao bom uso deste dinheiro, exigiria projetos detalhados para a liberação de verbas etc. Enfim, o trivial simples para qualquer brasileiro minimamente informado. No entanto, a sua realidade ONGeira é diferente, é sempre entusiasmo ante a qualquer perspectiva de grana pública

    Responda
  16. Leo

    A crônica de Gilberto Dimenstein, levanta temas importantes. Gostaria de fazer as seguintes observações sobre os comentários em relação à "estadista" Dilma. A atuação do STF tem deixado a desejar. O julgamento do mensalão foi uma estranha coincidência ao ser feito no período eleitoral. Coincidência?...E como aceitar críticas em relação a economia? Estamos ou não num país capitalista? Como ficam os empresários? E em relação à educação, Dilma precisa de apoio popular.Sem isto não vai resolver.

    Responda
  17. Oscar Wilde

    Pensei que o GD fosse defender o dinheiro do pré sal para as ciclofaixas. Mas é importante ressaltar de que nada adiantará repassar os recursos para a educação, se os mesmos forem investidos para subsidiar a concessão de esmolas (cotas) ao invés de serem investidos em melhorias da infra estrutura, materiais, salário dos professores e etc.

    Responda
  18. Walter Simões

    É Triste, mas é verdade, O jornal The New York Times estava certo.

    Responda
  19. Novato

    A única coisa que a direita tem feito ultimamente é encher a paciência da opinião pública.

    Responda
    1. Antonio M

      E a esquerda, enfiar a mão no dinheiro público...

  20. Walter Simões

    É triste mas temos que admitir que o New York Times estava certo.

    Responda
  21. Renato MH

    O problema é que rios de dinheiro serão escoados do pré-sal para bolsos de va ga bun dos. Destinar 100% dos recursos, não significa que a Educação terá 100%, muito menos que ela melhorará. É preciso que um grande projeto de revolução educacional comece a ser planejado desde já, pois corremos o sério risco das merendas, mochilas e outros item superfaturados, construções de escolas por empreiteiras que abastecem caixas de campanhas, etc.

    Responda
  22. ZE GATÃO

    Essa presidente tem um hábito de não conjugar o verbo: vamos estar fazendo, vamos estar pensando, vamos exigir o cumprimento, vamos estar destinando. Veículos de comunicação ainda dão corda para isso.

    Responda
    1. Não fique perturbado. Ela não sabe o que é conjugar. Fugiu da escola antes da hora do recreio pra tentá implantá uma ditadura comunista no Brasil. Na marra. Depois da anistia, faliu uma lojinha de R$ 1,99 e resolveu ganhar a vida no bem bom da política. Como qualquer bom incompetente, ou mequetrefe, teve sucesso fulminante, terminando como poste na presidência. Convenhamos, não é pra qualquer ignorante. É carreira para ignorante abençoado por Deus (aquele da Marta).

  23. ZE GATÃO

    DILMA está há 10 anos no governo e não fez nada. Papai noel chegou aqui. Pera ai papai noel, vou passar o endereço da folha, para os senhor levar para ela um Kit anticensura.

    Responda