Ciência > Pouca variedade de cobaias leva a atraso científico, diz bióloga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gisele Bosnick

    Cientistas atrasados, testes em animais é o ato mais imb3cil do estudo científico

    Responda
  2. cesar grisolia

    Muitos conceitos fundamentais em ciência foram descobertos nesses modelos clássicos de laboratório. Para testes de fármacos de potencial uso em humanos, realmente há a necessidade de se estabelecer novos protocolos de ensaios in vitro e in vivo. A autora do artigo dá a entender que esses modelos já estariam viciados, mas deveria então apresentar uma proposta alternativa, para que seu artigo ficasse mais completo. Quem se habilita a propor uma alternativa mais eficiênte?

    Responda
  3. lupolido

    po.liti.co não pode ser cobaia pois é feito de ex-cre.mento!

    Responda
  4. Adriano

    Interessante q alguns sejam defensores da extinção da utilização de cobaias. Todos nós utilizamos sub-produtos animais todos os dias. Ñ existe forma mais nobre de utilizar os animais q a pesquisa de medicamentos já q os utilizamos tb para: alimentação (carne, derivados do leite, gelatina, ração, etc), indústria (cola e adesivo, detergentes, couro, vestuário, filme fotográfico), medicamentos (INSULINA, cremes para queimaduras), cosméticos (batom, cremes hidratantes) e centenas de outros fins.

    Responda
  5. M.Mig

    Caros Peço licença para desejar a todos um FELIZ 2013. Que vocês tenham um ano repleto de paz e realizações M. Mig

    Responda
  6. M.Mig

    É incontestável que animais sofrem. Os tumultuadores de plantão tentam sustentar o contrário.

    Responda
    1. M.Mig

      Montenegro, agora você está contrariando o raciocínio dos seus comentários anteriores

    2. M.Mig

      Apelar pra que? MOSTREI OS FATOS

    3. Gabinete do Dr Montenegro

      Já decidiu apelar? Ninguém afirmou que animais não sofrem. Que baixaria. Como não tem argumentos científicos, apela ao sentimentalismo barato para tentar dar uma aura de "altruísmo" a sua causa - que não passa de ideologia pós-moderna.

  7. Maria Couto

    Já que ela quer cobaias, primeiro podemos começar com ela não é mesmo. Os animais sentem dor e tem sentimentos, não estão na terra para serem feitos de cobaias. Podemos fazer de cobaias os estrupadores, assassinos, maniacos, etc, aí sim as experiências darão certas porque será de ser humano para seres humanos.

    Responda
    1. M.Mig

      Animais sentem dor e medo. Eles sofrem até mais que os seres humanos por serem muito mais frágeis do que nós. A ideia que permite o uso de animais é tosca, antiga e decadente. A nova mentalidade contempla respeito e preservação.

    2. Gabinete do Dr Montenegro

      Que comentariozinho, hein... É o que eu falo: perderam a esperança na Humanidade - da qual fazem parte, quer queiram quer não - e projetam a esperança, expectativa, desejo e frustração depositano nos representantes imaginários do novo porvir... Haja terapia.

  8. Ricardo Vilela

    Eu acho muito mais digno para um animal morrer por uma causa nobre - como a descoberta da cura de alguma doença grave, por exemplo - do que passar a vida como muleta emocional de seres humanos idiotas.

    Responda
    1. Benê

      Insulina vem de microorganismos geneticamente modificados, transgênicos nos quais foi introduzido o gene que produz insulina.

    2. Adriano

      M. Mig., Vc usa acetona, batom, cremes hidratantes para as mãos? Pois aí estão usos bem menos nobres para os sub-produtos animais. E se é para considerar o sofrimento do animal, que tal considerar o sofrimento dos diabéticos? Sabe de onde vem a insulina que os mantém vivos???

    3. M.Mig

      Causa nobre????????????????????????? Então vá você ser cobaia

    4. Gabinete do Dr Montenegro

      Muleta emocional travestida de altruísmo. Pura ideologia. Já desmascarei.

  9. M.Mig

    Sobre o assunto existem duas afirmações absolutamente isentas: 1) O organismo vivo mais adequado a testes é o próprio organismo humano 2) Uma vida é uma vida, não importa se de um humano ou de um animal. Portanto não há como estipular que uma é mais valiosa que a outra, logo não faz sentido usar animais em testes da forma que são usados.

    Responda
    1. Andre

      A sua afirmação nº2 eu até aceito mas a nº1 é completamente rídicula e só serve como evidência da sua completa ignorância em relação à pesquisa cientifica envolvendo animais de laboratório. Sugiro que você leia algum artigo científico que envolva ratos(principalmente a parte relacionada a metodologia) ou que visite alguma universidade de verdade, vá ao biotério e converse com o responsável.

    2. Adriano

      As vidas dos humanos, especialmente daqueles que eu amo, são mais importantes que as dos animais sim. Se a vida de minha filha dependesse de eu matar 1.000 vacas eu compraria todas elas (nem que precisasse financiar) e mandava matar sem pestanejar. E tenho certeza que você faria o mesmo. Ou não? Esse blá blá blá de vidas com a mesma importância é romantico, mas falso.

    3. M.Mig

      Portanto, portanto.... o que eu escrevi não é contestável Não me venha com suas retóricas de quem não tem argumento

    4. Gabinete do Dr Montenegro

      Portanto portanto não cabe aqui, pois a premissa está contaminada, logo a conclusão tb, mas serei paciente e a analisarei mesmo assim pra vc não ficar no sereno sozinha com as cigarras... "não há como estipular que uma é mais valiosa que a outra", claro que há e já demonstrei como. A biologia e medicina fazem isso e muito mais importante: o Direito tb. logologo o quê, minha filha? não faz sentido usar animais em testes da forma que são usados. Faz se for para benefício da humanidade.

    5. Gabinete do Dr Montenegro

      1) O organismo vivo mais adequado a testes é o próprio organismo humano E ele não é usado exatamente porque seria absolutamente absurdo e antiético... 2)U ma vida é uma vida, não importa se de um humano ou de um animal.Importa, sim. Estamos falando de biologia e medicina, não de contos de fadas. Existem diferenças morfológicas, fisiológicas e acima de tudo, sociológicas.

    6. Ricardo Vilela

      Mas você ainda não foi dar de comer pros bichanos!?

  10. João Marques

    As pessoas estão perdendo tanto a noção de Natureza, que se propõem a validar mais a vida de um cachorro do que a vida de uma pessoa. É bom lembrar á esses Alienados, que NATUREZA não é seu cachorrinho de estimação!! Logo, as pessoas deveriam ser equilibradas o suficiente para separar Emoção da Razão. Com essa nova onda "verde" dos últimos anos, estamos retornando andando milênios para trás, onde gatos, crocodilos e chacais eram considerados Deuses! Por essa ignorancia, vamos cair...

    Responda
    1. Ricardo Vilela

      É, tem razão. Daqui a pouco esses malucos da ilha da fantasia exigirão cotas para unicórnios nos zoológicos municipais e para botos-cor-de-rosa nos parques aquáticos.

    2. Gabinete do Dr Montenegro

      Concordo, João. Eu chamo isso de "histeria social". É perigoso. Levanta-se uma bandeira aparentemente dócil para justificar os totalitarismos. A História comprova e reprova isso.

    3. João Marques

      Concordo meu amigo, mais a preocupação se mantém por um siples motivo:Estamos vivendo no País das minorias, onde tudo se nivela por baixo!Estão dando mais e mais poder á esses neuróticos, como o Sr. M. Mig. aíde cima... Já estão fazendo leis absurdas, que mandarão para a cadeia umpai de família que chutou um cachorro, que estava avançando em suafilha de 5 anos, isso porque já foram criadas as "brechas" na lei quepermitem interpreteções tendenciosas e irracionais!!

    4. M.Mig

      E porque você acha que a vida de um ser humano tem mais valor?

    5. Ricardo Vilela

      Calma, não é para tanto. Trata-se apenas de alguns gatos pingados. São barulhentos, mas são insignificante minoria.

    6. Gabinete do Dr Montenegro

      Sim, e ainda se acham "vanguardistas"... Hhah ahahahahhaha, dou muita risada dessa gente. Mas sinto pena, tb. Sou um Humanista, acima de tudo...

  11. M.Mig

    Não existe afirmação mais arbitrária e sem isenção que afirmar que a vida de um animal é menos valorosa que a de um ser humano. O ÚNICO argumento de pessoas que pensam dessa forma é "Porque eu sou humano", como se isso comprovasse alguma forma de valor.

    Responda
    1. M.Mig

      Não existe nada arbitrário em defender igualdade de valores. Isso é conversa pra "boi dormir"

    2. Gabinete do Dr Montenegro

      O contra-argumento é igualmente arbitrário. Faltou à aula de lógica... E não, não é esse o único argumento.

  12. Gabinete do Dr Montenegro

    As pessoas nesse começo de século pegaram mais uma moda da Indústria Cultural: a defesa dos "animais". Animais são aqueles que eles decidiram que são, ou porque sentem dor, ou porque qualquer outra coisa. Alguns comem ovo, outros bebem leite, enfim, eles mesmos são contradiórios entre si; muitos não leem o suficiente. O ser humano está tão solitário e impotente que projeta nesses bichos suas próprias frustrações, expectativas e desejos; aliena-se de si mesmo. Continua sofrendo. p

    Responda
    1. M.Mig

      Não há nada errado com a minha capacidade de interpretar, o que há de errado é a sua capacidade de deturpar constatações óbvias como (por exemplo) que o frespeito e defesa dos animais é uma razão comum que apareceu apenas nas ultimas 2 décadas e não do começo do século passado como está em seu deturpado comentário.

    2. Gabinete do Dr Montenegro

      Hahahaha, sinto muito, mas vc é risível... Sua capacidade de interpretar só é menor que sua incapacidade de provar que tais práticas são obsoletas, pois de biologia/medicina vc entende tanto quanto de interpretação...

    3. M.Mig

      DO começo do século 21 Você nem sabe em que século estamos. O uso de animais como criação, para trabalho existe desde o ínicio da civilização humana. O uso de cobaias em laboratórios existe desde os primórdios da medicina. Ou seja, são praticas obsoletas, que ficaram para trás no tempo. O que há de arbitrário em afirmar que os animais tem tanto direito a vida que nós humanos? Mais isento impossível.

  13. hudarlan

    Por favor, gente, não sejamos hipócritas. A vida humana vale mais do que de animais sim, pelo menos deveria. Se for preciso, porque não usá-los para desenvolver formas de salvar nossas vidas, dentro de protocolos claro. Nós precisamos dos animais e temos que dominá-los para nosso benefícil. Afinal contra ou a favor, todos nós usamos dos benefícios destas pesquisas. E todos nós necessitamos de proteína, isso é natural, artificial é o vegetarianismo forçado.

    Responda
    1. hudarlan

      Minha outra opção, usar presos por crimes hediondos, creio, está fora de cogitação nos dias de hoje.

  14. M.Mig

    Agora defender o direito dos animais é motivo de agressão de quem curte seu churrasquinho.... Só faltava essa

    Responda
    1. Ricardo Vilela

      Já alimentou os gatos?

    2. M.Mig

      O outro participante usou o termo "retardado" corretamente,

    3. Ricardo Vilela

      Agressão né... sei. O comentário do outro doido aqui embaixo é o quê? Rasgação de seda?

  15. helderm

    deveriam ter uma espécie de cadastro: aqueles que são a favor de remédios a base de testes com animais (que teriam o direito exclusivo de adquirir essas drogas) também deveriam servir de cobaias (através de um sorteio ou rodízio). seria algo mais justo. os animais "irracionais" não têm nada com isso. os humanos a favor desse método deveriam arcar com suas conseqüências (e consciências). por isso que digo que a ética humana é uma falácia, só é usada quando é conveniente.

    Responda
  16. Gabinete do Dr Montenegro

    "Como minimizar esse tipo de problema? Em primeiro lugar, dando maisapoio, inclusive financeiro, à busca por "organismos-modelo"alternativo s, diz a pesquisadora" Impossíve l pois até mesmo os comentaristas que não entendem nada de biologia são contr; é aquele modismo de achar que uma vida humana vale tanto quanto uma vida animal e que está bastante em alta nesse começo de século. Rogo para que a pesquisadora não desanime e enfrente as resistências dos ignorantes...

    Responda
    1. Gabinete do Dr Montenegro

      Sua certeza é irrelevante, moralista-moraloide, e, principalmente, egocentricamente burrrra. Vou negativar pra ver se aprende.

  17. M.Mig

    COMPLEMENTANDO: Creiam, muitas reações adversas (ou efeitos colaterais) não observadas em cobaias (mas sim em humanos) jamais chegam ao conhecimento do publico. Essa forma de testes (em cobaias) precisa acabar.

    Responda
  18. M.Mig

    Essa é a prova que testes em cobaias são praticas ultrapassadas e ineficazes. Testes em animais, seja de medicamentos ou de produtos para estética, produzem efeitos restritos a biologia e as condições específicas do animal e não do ser humano. Isso explica porque os produtos citados anteriormente produzem efeitos adversos e não observados em testes. É necessário desenvolver protocolos de testes em ambiente realmente controlado a nível microbiológico e não mais em cobaias

    Responda
    1. Ricardo Vilela

      E você por acaso é moderador disso aqui? Se não é, então fica na sua porque eu comento aqui o quanto eu quiser.

    2. M.Mig

      Ricardo, pela sua estupidez na resposta do outro comentarista vemos que você não tem equilibrio para comentar a matéria e muito menos para interpretar os comentários dos outros.

    3. Ricardo Vilela

      Não, não é.

  19. Liz Perez

    A mãe dela pode ser uma boa cobaia, não?!

    Responda
    1. psiu

      credo.. que falta de "elegância "... Assim fica difícil o dialogo cientifico....

  20. Ricardo Gandara Crede

    Após a leitura deste artigo gostaria de ressaltar que o Brasil está perdendo boas chances de se estabelecer cientificamente em questões relativamente simples como esta levantada pela pesquisadora. Possuimos espécies consideradas invasoras em determinadas regiões do país que poderiam servir a ciência de forma muito mais efetiva do que as atuais cobaias. Após a leitura dos comentários, notei a falta de cultura científica dos brasileiros, algo decorrente de falhas no nosso sistema de ens

    Responda
  21. Masao Frone

    Existem cobaiais prontas para uso, com um organismo muito próximo ao do Humano, são os presos. Estes podem sim ser usados sem nenhum remorso.

    Responda
    1. psiu

      não é bem assim.... agora , se a pena capital fosse aprovada ( o que seria por sí só, outra tragédia pois só os pobres seriam punidos) poderia ser mas melhor não pois isso me "cheira" a nazismo disfarçado de "justiça social ".

    2. hudarlan

      É mais fácil recrutarem filhos de trabalhadores (caso se aprove cobaias humanas) do que lançar mão dos presos, mesmo por crimes hediondos. Estes últimos, mas não os primeiros, são protegidos pelo pessoal dos direitos humanos, gente barulhenta da pior espécie que sempre fica do lado errado.

  22. Bear

    Pois que se voluntarie de cobaia então! Até o ano retrasado os alunos de determinado curso da Universidade Estadual de Maringá utilizavam-se de BEAGLES como cobaias, finalmente foi posta em fim tal prática, mas aposto que tem muita gente que gostaria de continuar dissecando os cãeszinhos...

    Responda
  23. mabbauru

    Muito facil de resolver isso, nossos presidios estao cheios de animais, todos eles podem ser usados como cobaias, pois nao serve pra nada mesmo.

    Responda
  24. Kastein

    Se vivemos em uma sociedade ética onde em muitos casos os fins não justificam os meios, até quando torturar e matar animais em prol do um bem estar humano, será permitido? Espécies que dentre outras semelhanças conosco estão a consciência, a dor e o direito à vida. Além da "evolução" da ciência, cobaias são muletas e atalhos baratos para que os cientistas ganhem seus prêmios. 

    Responda
  25. mark wnk

    Deviam então usar humanos... começando com a família dela.

    Responda
  26. hudarlan

    Apóio o que muitos disseram: Condenados por crimes ediondos deveriam ser cobaias. Se causaram sofrimento em alguém, agoram terão que fazer o bem por meio do próprio sofrimento.

    Responda
  27. Nbah

    Vivissecção em encarcerados e afins (não pude usar outras palavras, pois a censura barrou), por favor. Pelo menos assim eles darão sua "contribuição" para a sociedade.

    Responda
  28. Ricardo Vilela

    Abri essa matéria apenas para me divertir lendo os comentários desses ret@rdados mentais que pensam que defendem animais. Valeu. Diverti-me bastante.

    Responda
  29. Ric

    Que tal a bióloga se candidatar como cobaia?

    Responda
  30. Dr. Alexandre Frota

    Que tal usar essa bióloga como cobaia?

    Responda
    1. João Marques

      Alexandre, você é Doutor em que? Imbec1l1dade?? Provavelmente... se não aceita a ideia dos "bichinhos" coitados serem usados como cobaia, acho que o Sr. deveria renunciar ao uso de TODOS os medicamentos já produzidos que usaram testes em cobaias!!! Assim, quando o Sr. morresse de um ataque cardíaco, teríamos um 1d10ta a menos na Terra!!! Não é maravilhoso!!!!!

  31. Éomer

    Por que não colocam presos no lugar desses animais? E antes que aquela turma dos direitos dos manos venha com mimimi, digo que seres humanos tem tanto direito à vita quanto os animais. E se for para sacrificar algum, por que justamente aqueles que não tem voz?

    Responda
    1. hudarlan

      Presos seria legal. Os caras fizeram o mal a alguém, agora vão pagar fazendo o bem por meio do próprio sofrimento.

  32. KnighT ᐞ

    Tem um monte de politiko ai inutil para servir de testes...é só escolher.

    Responda
  33. Marcelo Calvo

    É mesmo? Eu sei o que precisa acabar: os testes em animais!Sugiro que comecemos a usar seres humanos para tal fim. Tá, já sei que um monte de gente vai dizer que sou hipócrita, que se eu estiver morrendo eu usarei remédios que foram testados em animais, etc. Não uso, não.

    Responda
    1. Messias

      Eu julguei você pelo que você escreveu, "Sugiro que comecemos a usar seres humanos para tal fim." Foi isto que você escreveu, quem então vai servir de cobaia? Certamente não serão os cheios da grana, só resta os pobres e desesperados meu caro. Quem julgou sem me conhecer foi você, pois eu não tenho empregada em casa eu faço as coisas, não sou pobre mas também não tenho dinheiro sobrando. Se por especista você quer dizer que defendo o ser humano primeiro pode apostar que sou.

    2. Marcelo Calvo

      Luiz, você é especista. Eu não gosto de especistas.E vc não me conhece, não me julgue - trato as pessoas pelo que elas são, e não pelo dinheiro que possuem. Pague melhor sua empregada (e não o salário mínimo, boneco) e depois conversamos, ok? Hipocrisia danada.

    3. Messias

      Que tal começar com você? Porque afinal de contas só teria um tipo de ser humano que se dignaria a fazer isto, gente desesperada e POBRE! Justamente aqueles que não tem voz.Porque para pessoas como você se morrerem 100 pobres não tem problema, mas se morrer um ratinho ai é problemático. Mataria 1 milhão de ratos se isto salvasse a vida de um único ser humano.

    4. Rodrigo

      Sinto muito, mas você já usou. Praticamente todos os remédios são testados em animais, não só aqueles que você usa quando está morrendo.

  34. Eu mesmo e daí

    Já passou da hora dos cientistas deixarem de testar em cobaias como já comprovado em pesquisas mal sucedidas. Sem querer criar polêmicas, mas nossos presídios estão cheios de organismos saudáveis que poderiam contribuir e muito para a sociedade.

    Responda
  35. Pigui

    Tente experimentar corruptos. Aqui no Brasil ta abarrotado, principalmente os da especie mensalão. Quem sabe eles irão ser uteis como cobaia.

    Responda
    1. KnighT ᐞ

      não vi seu coment, o meu fikou qse igual ao seu kkkkkk

  36. CORRAL

    COBAIAS ! "VITIMAS DO CAPITALISMO SELVAGEM , LUCROS E MAIS LUCROS..." VIVA A VIDA EM SABEDORIA.

    Responda
    1. João Marques

      Vai morar em Cuba vai, tenho CERTEZA que tu vai adorar esse local "livre" do capitalismo selvagem... Ah, quando chegar lá, manda um abrs pro fidel, enquanto ele embolsa todos os lucros gerados pelo seu trabalho suado... não ache também que ele não embolsará sua vida, pois isso é típico dos comunistas que você parece tanto gostar...

    2. Rodrigo

      Animais são usados em testes desde a antiguidade, bem antes do "capitalismo selvagem". Alias, são utilizados na China e eram utilizados na União Soviética também.

  37. revoltada

    Que tal abolir os testes com cobaias e começar a testar apenas em humanos ? Os remédios não são para nós mesmos ? Chega dessa hipocrisia de que a vida humana é sagrada, e estes testes podem comprometer a integridade e a saúde das pessoas. Transformem o mercado de testes em profissão, usem os que não tem condições de viver em sociedade como cobaias.E muitos estão nessa condição.

    Responda
    1. zé daqui

      kKkk, e você acha que já não o fazem, por que? Não é necessário usar cobaias que não podem viver em sociedade, já fazem testes em pessoas normais mesmo. KKK.

    2. NunesEA

      Admiro a opinião daqueles que são contra o uso de cobaias animais, também não sou a favor da utilização indiscriminada. Contudo, se os leigos se integrassem mais sobre o tema, e os problemas reais que a ciência enfrenta, iriam perceber os porquês da infeliz atual necessidade de cobaias animais. Se efetuarmos os testes que fazemos hoje nas cobaias em humanos, não teremos perguntas fundamentais respondidas e infelizmente teríamos milhões de cobaias humanas morrendo em decorrência dos estudos.

    3. HRJ

      Ótimo, começaremos por você!

    4. Marcelo Reis

      Se existe um Senhor, que ele lhe perdoe, pois você não tem a menor noção do que está afirmando.

    5. Messias

      Então pra você a vida humana não é sagrada? Mas os animaizinhos são não é? Pior em seu texto você até já sugere quem deveria fazer este serviço, são as pessoas pobres desesperadas e sem voz. Aqueles que ninguém liga, não os animaizinhos lindos de que você gosta. O nazismo já foi por este caminho minha cara e não foi muito aprovado não. Isto que você propões é de uma maldade sem limites.

    6. Everton Almeida

      Concordo! Vide Lu.la

    7. João Marques

      Nojo de gente como você, que tem trinta gatos e cachorros em casa, camando todos de filhos.... RIDÃCULO SEU COMENTÃRIO!

    8. Rafael

      Camila, seu comentário é contraditório. Se existem pessoas sem condições de convívio em sociedade, elas são justamente aquelas que desejam excluir as outras da sociedade pelo simples fato de que elas sejam pobres, por exemplo. O problema é que a pobreza é gerada pela sociedade, e deve ser resolvida por ela mesma para que possa seguir existindo. Então seu comentário é contraditório porque me parece que você, Camila, seria uma primeira candidata como cobaia. Tomara que ninguém pense como você.

    9. Messias

      Hipócrita é a senhorita, acha que as pesquisas devam ser realizadas por seres humanos, mas não em pessoas como a senhora e sim no elo mais fraco que são as pessoas pobres. A senhora me lembra Hitler com os experimentos dele, tenho 100% de certeza que as industrias farmacêuticas adorariam isto se fosse implementado. Alias fizeram algo similar na Ãfrica com resultados muito macabros. Isto que a senhora propõe é de uma maldade sem tamanho.

    10. LHF

      Ótimo, Camila... Deviamos fazer o teste nas minorias sociais, tal como seu amigo Hitler fez. Que tal?

    11. Andy Bree

      Tem razão. Poderia pegar esses estupradores de crianças, aquele lixo humano que matou a filha bebê dele a facadas. Pelo menos alguma serventia ele teria na vida

    12. Marcelo Calvo

      Any More, e porque vc acha que usar animais em testes não é tirania???

    13. Any More

      Alguns tiranos de nossos tempos já tiveram essa idéia.

    14. Henrique Martins

      A maioria dos experimentos precisa sacrificar os animais, para análise de órgãos internos, por exemplo. Você quer que a gente passe a sacrificar seres humanos? Me parece um comentário com viés nazista.Chega de hipocrisia na defesa dos animais. Isto não é defesa! Poderíamos parar, sim, de usar animais para testes de cosméticos, isto sim. Agora para tentar encontrar explicações e tratamentos melhores para "Alzheimer" e "Parkinson", por exemplo, a gente ainda precisa de cobaias.

    15. Ricardo

      Quantos ratos nascem e se tornam adultos durante a gestação de um bebe humano ? Acho que o maior problema é demanda.

  38. Sebastião Simionatto

    As descobertas do prof. C. Pavan do IB da USP foram justamente baseadas na ruptura destes parâmetros e usar a R. Angelae como modelo para estudar os Pufs de DNA em cromossomos nas décadas de 50 e 60.

    Responda
  39. edrods

    O conhecido sadismo dos cientistas em nome do "progresso", como Machado já retratou no conto "A causa secreta". Não estivessem nas universidades, estariam chutando cães ou esfolando gatos nas ruas...

    Responda
    1. psiu

      Machado não era pesquisador ou praticava qualquer ciência empírica. Penso que qualquer tentativa de proibir ou inibir só leva a praticas clandestinas e aí sim, moralmente condenáveis. mas inibir o avanço de qualquer estudo ou expressão do pensamento humano é "maldade". Qual será a próxima biblioteca de Alexandria a ser queimada.....

    2. Jorge Amancio

      Para alguém que conhece "cientistas" por artigos parciais escritos por polemistas de intenções e conhecimento duvidosos, a sua posição seria bastante razoável. A principal tarefa da polêmica é bloquear o trabalho do cientista dos países em desenvolvimento: assim, a patente do uso do veneno de jararaca (da nossa, brasileiríssima, jararaca) como remédio para hipertensão passa à Grã-Bretanha, das propriedades de diversos de nossos frutos para países da Ãsia, América do Norte e Europa.

    3. Marcelo Calvo

      Ricardo Lopes, e quem te disse que já não tem muita gente fazendo isso? Pesquise e veja que nem todos querem manter suas vidas a troco da exploração dos animais. É muita pretensão do ser-humano achar que sua vida vale mais do que qq outra.

    4. Ricardo

      É, realmente sadismo. Fazem isso por que gostam de ver os animais sofrerem. Vamos protestar? Recuse a próxima vacina que precisar tomar e use apenas remédios naturais populares sem testes ciêntificos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.