Educação > Governo adia para 2016 início do acordo ortográfico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Está claro que este acordo ortográfico atende a alguns grupos, como as editoras por exemplo que visa a redução de custos nas publicações, mas não objetiva a melhoria no domÃnio do idioma pátrio. Sou professora e tenho alunos em anos terminais analfabetos, funcionais e de fato. Não tenho a pretensão ou arrogância de afirmar que domino a forma culta, poucos o fazem, mas o que esta reforma fez, foi complicar e piorar muito a maneira de educarmos.Ele serve muito bem aos analfabetos e à s editoras, só
Bizarro. Um senhor, segundo o INSS, com 60 anos e ativo no mercado de trabalho não passa em concurso publico com novo acordo. Alguns diriam, faça um curso. Fica a suspeita que a mudança visa dar mercado de trabalho a empresas de cursinhos de toda especie. Justo seria realizar a prova dentro daquilo que voce foi educado. O novo acordo voce aprende sem compromisso e perda financeira no dia a dia.
Acho que o Brasil deveria renunciar esse acordo ortográfico, bem como sair da CPLP. Não temos nada a ganhar.
Saudades da colonização... No hora de alfabetizar deve-se perguntar: qual português de cá ou de lá?
A Presidenta Dilma tem q estabelcer critérios técnicos p/ investiduras no alto escalão do MEC.É inadmissÃvel que um Secretário de Estado remunerado pelos cofres públicos, venha defender o CASSINO DA OAB (EXAME DA OAB) como ocorreu recentemente CFFC da Câmara.Isso é uma atestado de despreparo. Deveria ser DEMITiDO. Art. 209 CF diz q compete ao PODER PÚBLICO AVALIAR O ENSINO.Exame da OAB protege o cidadão?É UMA MENTIRA.Se assim fosse não terÃamos advs. na criminalidade. FIM CAÇA-NÃQUEIS EXAME
Faço minhas as palavras do leitor Alexandre Frota. Eu sou radicalmente contra essa mudança ortográfica. Há coisas que devemos levar em consideração, por exemplo, a peculiaridade da nossa linguagem. Afinal, cada povo tem lá suas caracterÃsticas próprias de expressar-se. Também, há coisas mais prementes a se preocupar do que essa coisa de ortografia. A grandeza de um paÃs se mede pela educação (cultura) de seu povo. No Brasil, a educação nacional está muito aquém de um paÃs civilizado.
Eu não votei nela mas já a estou considerando minha Ãdola. Os portugueses falam e escrevem melhor que os brasileiros; é por isso que "A Banda" lá é: "...depois DE A banda passar cantando coisas de amor". Se o pessoal conseguir diferençar 'mas' de 'mais' e aprender a usar a crase já vai ser um grande avanço. O uso do subjuntivo fica mais para a frente.
De quê adianta alterações na norma culta se nem eu, que sou doutor, sei escrever absolutamente correto? O brasileiro não fala mais o português, esse é o fato. Essa lÃngua falada no Brasil é tudo, menos português. Na ortografia é pior ainda. O quê dizer da geração Facebook então? A garotada sai do colegial sem nem saber para que serve uma vÃrgula. Fato é que a linguagem expressa a capacidade mental de um povo; pensamento mais elevado exige linguagem mais complexa. É nóis!
Este acordo tem que vigorar logo, haja vista a urgência, pois muitas alterações aconteceram para se adaptarem ao QI do presidente anterior.
Amigo, se for para "se adaptar ao QI do presidente anterior", teremos que nos comunicar como os homens das cavernas: na forma de grunhidos.
Se for pra fazer mais modificações,descomplicar o português,excelente.Tem acento demais ainda.Dá pra tirar o acento de heróico e palavras semelhantes,por exemplo.Português tem q se modernizar ainda mais.Se Portugal fizer beicinho o Brasil não pode deixar de aprofundar essa reforma.Só de economia de tempo...Imagine quantos toques vc vai economizar em 1 ano,em 10 anos.E quanto tempo vc vai economizar sem se perder em preciosismos gramaticais?
Santo Deus!! Como se esse paÃs não tivesse problemas infinitamente mais sérios para resolver.
A quem interessa o acordo ortografico?
Portugal devia deixar o orgulho de lado e grudar no saco do Brasil como faz a Inglaterra como o Estados Unidos: tando no campo Economico quanto Culrural! A crise portuguesa seria bem menor se os portugueses descessem do pedestal.
Não há motivo para adiar a obrigatoriedade do acordo para 2016 considerando que todos os jornais, escolas, editoras e concursos públicos já aderiram integralmente às novas regras.
Como já disseram abaixo, muito pior do que o custo da mudança (adaptação à nova ortografia) é a instabilidade nas regras, i.e coexistência de mais de uma norma, como acontece no francês desde a fracassada reforma de 1990 e como existiu por algum tempo no alemão depois da reforma de 1996.
Já começou errado desde o princÃpio. O sujeito que assinou o acordo pelo Brasil ainda tem dificuldades em palavras com x,s,c,ç...
Vai acabar confundindo mais ainda a vida de quem já aderiu as mudanças, como eu, e de quem não sabe se vale a mudança ou ainda vigora o antes... No fim das contas, só fez confundir tudo e todos mais ainda! É uma palhaçada!!
Conheço uma pessoa de Portugal e ela me contou que por lá a maioria é contra o novo acordo ortográfico. Eles não conseguem ver os benefÃcios que isso trará para o nosso idioma, acham que é uma ofensa à lÃngua materna deles e acreditam que só houveram mudanças para ELES. A desinformação deles é muito grande, e os que tem essa informação, se recusam a aceitá-la e a tentar compreendê-la. É um egoÃsmo e orgulho muito grande. Não quero julgar nem acusar ninguém, é só uma contatação de fatos.
Argumentum ad hominem é tão vergonhoso quanto errar nos mais comuns erros da lÃngua portuguesa.
alexandro se viu o padrão de paises de lingua portuguesa se junta tudo não da nosso pibinho e gastar conversa com isso invistam esse dinheiro em escolas no norte/nordeste, no maranhão tem criança q escoloa e debaixo de mangueira e tem sorte porque tem cidade q não deu 2meses do ano letivo por falta de tudo escolacadeiraprofessor
A propósito, o correto em português padrão é "só houve mudanças" e não "houveram". Além disso, tanto na ortografia antiga como na nova, escreve-se "os que têm". Quanto aos portugueses, há resistências, mas os principais jornais e emissoras de TV de Portugal também ja estão usando a nova ortografia.
Este acordo ortográfico não vai pegar...
é um vedadeiro " atraZo" esta nossa ortografia. nosso alfabeto têm letras de sobra, tinha que tirar algumas. pena que falta gente que tenha vontade de desburocratizar, as coisas seriam bem + fáceis, é só a turma do mando querer. isso é bRAZIL. já viu !!!
"Letras de sobra"?? Ah, vá te catar!! Por causa de preguiçosos como você, educação e cultura são nivelados por baixo por aqui!
não vejo a hora do Diário Oficial publicar o cancelamento deste ridÃculo acordo ortográfico.
meu amigo isso e coisa de quem não tem o quefazer cada pais fale escreve conforme sua formação e imigrantes q pra ca vieram e troceram sua cultura, so o brasil ainda pensa no assunto isso deve ter uma comissão de notaveis formada e fazendo turismo em paises de lingua portugesa c nossos impostos eu escrevo do jeito q quero e fim
Que tal fazer o idioma Brasileiro? Retirar a maioria dos acentos, facilitaria a alfabetização.... e todos nos deixariamos de ser analfabetos funcionais da nossa propria lingua... Alguem ai deixou de entender o que escrevi mesmo sem alguns acentos?
Acho que ao invés de gastar energia tentando uma unificação ortográfica, nosso governo deveria se preocupar com a alfabetização de nosso povo, que ainda deixa muito a desejar.
..."Portugal ainda resiste em adotar o acordo"... Tá de palhaçada né. E ainda por cima não há sanções. Cumpra-se o que foi decidido, pois houve tempo suficiente em analisar e adotar as novas regras que seriam implementadas agora pelos paÃses signatários.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Governo adia para 2016 início do acordo ortográfico Voltar
Comente este texto