Ilustríssima > Como o filólogo J. R. R. Tolkien inventou a tradição da Terra-média Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rivaldo Riveiras

    O fascismo jamais irá m0rrer... Ele se manifesta de várias formas, da ditadura das esquerdas progressistas (sic), a críticos literários.... Ainda bem que a obra dele, no fim, prevaleceu.

    Responda
  2. JOSE TADEU DE OLIVEIRA

    Parabéns Reinaldo! Um dos melhores textos do jornal... Fechou o ano muito bem! Parabéns!

    Responda
  3. Artista da Fome

    Puxa, escriba, você é muito inteligente! Vamos levar Joyce e Pound para as telas e faturar bilhões. Claro, como não pensei nisso antes? Bem, o primeiro já foi, mas creio que não souberam fazer direito, não teve fila de adolescentes, nem de adultos infantilizados nas portas dos cinemas... é não fizeram direito, e era tão fácil fazer, não é? Com o Rosa foi a mesma coisa.

    Responda
    1. Angelo Alvarenga

      Imagino se tiver filhos, como brinca com eles? O ser humano que perde a capacidade de ver o mundo pelos olhos de uma criança ou adolescente se torna velho de alma. Resumidamente um chato.

    2. Joaninha

      Cara turrão..deve ser um porre de aguentar, será que tem namorada (o)?

  4. alex rodrigues

    Isso mostra que não dá pra levar os críticos tão à sério....

    Responda
  5. Stingray

    Impressionante. Isto mostra que Tolkien não era só filólogo e escritor. Na verdade era um artista detalhista, que pensou em como a filologia poderia ajudá-lo na composição das personagens e da trama. Parabéns pela análise. Não vi a trilogia "O senhor dos anéis", mas estou inclinado a ver "O Hobbit".

    Responda
  6. Alexandre Luiz

    Não suporto essas fantasias.

    Responda
  7. jjunior2006

    Realmente sua análise sobre as obras do autor do século, Tolkien, está sensacional. O universo q o autor criou é uma mitologia praticamente, não ficando restrito nos livros Hobbit e O senhor dos Anéis. A obra de Tolkien é uma arte que não tem comparação. Parabéns por buscar analisar a melhor obra de todo o século 20.

    Responda
  8. Gustavo Campos

    Como grande fã das obras de Tolkien fiquei extasiado com sua análise. E, honestamente, gostaria muito de ter oportunidade de ler usas teses sobre o assunto. Onde consigo encontrá-las eletronicamente (pois resido em Portugal)? Parabéns pelo ótimo texto e pela forma honesta como o abordou.AttCampos

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.