Suzana Herculano-Houzel > Um Ano-Novo magro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Adolfo Neto

    A Dra. Suzana Herculano-Houzel parece estar desatualizada em relação aos motivos que fazem as pessoas engordarem. Precisa ler os livros de Gary Taubes e o blog do Dr. José Carlos Souto. Ela ainda está falando em calorias, como se as calorias fossem importantes... Mas tudo bem, três meses atrás eu pensava como ela.

    Responda
  2. O Conde

    eu como tudo depois a gente vê.

    Responda
  3. Bola_Quadrada

    Povão....Cai na real....Só o défit calórico, pode emagrecer....Simples assim!Ah tá, mas eu não sei o que é isso......Tá bom vai!Gastar mais energia do que se consome ou consumir menos do que se gasta...Tendeu?

    Responda
  4. Armando

    pois é, em São Paulo, capital, a obesidade mórbida já é um problema de saúde públicaprincipalmente as mulheres de baixa renda apresentam um quadro de morbidez mais do que preocupantemulheres da periferia entre 40 e 50 anos estão hoje na maioria muito acima do peso com todos os problemas de saúde decorrentes e para conseguirmos emagrecer estas pessoas não basta só a conscientização mas tb medidas restritivas tal como foi feita para o consumo do cigarro e alcool.

    Responda
    1. Adolfo Neto

      Excelente dado, Jose Esper. E porque isso acontece? Porque a comida mais barata é mais rica em carboidrato e mais engordativa, alguns sugerem.

  5. Silvia

    Quando cliquei na matéria pensei que ia encontrar uma boa dieta para emagrecer... Qualquer criancinha sabe que calorias engordam; que refrigerantes, doces, pizzas, são uma bomba calórica. Cadê a dieta pra entrar na calça jeans favorita?! Oi?

    Responda
    1. Marcos Steiger

      A dieta se chama vergonha na cara...esforço, controle, dedicação...e qualquer criancinha sabe que dietas devem ser obtidas através de acompanhamento médico e nutricional e não de matérias de jornal...

    2. Monica Costa

      Fiquei chocada com a falta de educação das respostas dadas a Silvia. Se ela procura dicas para emagrecer, por que não? Hoje no Jornal Hoje uma nutricionista deu dicas ótimas para quem quer emagrecer, mostrou alimentos e porções...Silvia , procure o video no site www.globo.com, ou no youtube. Abraço!

    3. ivan ivan

      A coluna não tem a finalidade de fornecer dietas para pessoas indisciplinadas. Se você já tentou mil dietas sem sucesso, a culpa definitivamente não é das dietas.

    4. Renata

      A manchete da matéria em fala em dieta em nenhum momento. Que as pessoas sabem que alimentos mais calóricos favorecem aumento de peso é fato, mas então... por que não se conscientizam? É isso que a reportagem diz: a mudança de comportamento é mais importante, depende de escolhas e sim, vc pode até comer a 3a rabanada. Incrível como as pessoas querem uma "dieta pronta" com duração de uma semana e perda de 10 kgs, como se isso fosse um milagre.

    5. rafael

      "Qualquer criancinha sabe que calorias engordam; que refrigerantes, doces, pizzas, são uma bomba calórica"... Sendo assim, qualquer criancinha sabe o que fazer pra entrar na calça jeans favorita! Não é? Ta esperando o quê? Alguém costurar sua boca?

  6. LUIZ RUIVO FILHO

    Tenho 1,75 m. e pêso entre 65 e 68 quilos, nem mais e nem menos. Não sou especialista mas creio que o excesso de pêso nas pessoas resulta da displicencia consigo mesmas e são incapazes de auto-policiamento na alimentação. Nosso corpo necessita de energia e esta pode ser controlada sem ter que perguntar quantas calorias possue qualquer refeição e doces. Não se prive; basta não abusar e ser comedido para, depois, não "malhar" ou fazer regime. Deve-se comer para viver e não viver para comer. /

    Responda
    1. LUIZ RUIVO FILHO

      RAFAEL: Já que voce identificou a origem da tua tristeza e melancolia, creio que poderá superá-la sabendo administrá-la. Caso contrário, procure "conversar" com psicologos ou assistentes sociais da rede pública de saude. Conheço muitas pessoas que buscaram auxilio e se sentiram bem melhor. Elas tambem estavam à beira da depressão. Cuide-se amigo. Abraços.

    2. rafael

      "pessoas que sofrem de algum transtorno depressivo. Tristeza, melancolia, falta de motivação é uma displicencia das pessoas com elas mesmas?"... Essas pessoas que você citou, não estão preocupadas com o peso! Elas se sentem bem comendo à vontade, e não possuem a tal calça jeans favorita. "falta de motivação é uma displicencia das pessoas com elas mesmas?"... Sim! Eu tenho muita tristeza, melancolia... só não me entrego a depressão, porque não tenho dinheiro suficiente!

    3. LUIZ RUIVO FILHO

      CARLA: O meu argumento refere-se às pessoas normais com saude fisica e mental, bem resolvidas consigo mesmas e que por algum motivo engordam pela gula e sem auto-policiamento e, por isso, precisam "malhar" ou fazer regimes. AS pessoas portadoras dos disturbios elencados por voce, certamente precisam de tratamentos especializados com psiquiatras, psicologos e outros tratamentos terapeuticos para superar suas frustrações. COM certeza não é meu caso, mas o mesmo não sei dizer do teu; só voce po

    4. carla.vargas

      Caro Luiz O teu tipo de argumento poderia, então, ser estendido para as pessoas que sofrem de algum transtorno depressivo. Tristeza, melancolia, falta de motivação é uma displicencia das pessoas com elas mesmas? Elas são incapazes de auto-policiamento do seu bem-estar mental? Tome cuidado com este tipo de raciocínio. Quem garante que você conseguiria manter o teu peso houve alguma alteração em alguns neurotransmissores no teu cérebro? O teu peso constante é somente fruto do teu auto-c

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.