Ciência > Brasileiros acham mutação que "transforma" leopardo em pantera-negra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. catucador

    Beleza! Agora só falta descobrir como transformar corrupto em honetso. Tem pesquisa mais útil para se fazer, não???!!

    Responda
  2. Apparso

    Será que conseguiriam transformar a Dima numa Margareth Tatcher?

    Responda
  3. Paulors

    *são sempre degenerativas

    Responda
  4. Paulors

    Desde quando as mutações são degenerativas? Tem gente que não tem a humildade de reconhecer as suas próprias limitações...

    Responda
  5. Claudio Rodrigues

    Mais uma matéria com informação incompleta. Panteras e Leopardos não são animais da mesma espécie, são felinos, assim como leões, tigres, onças, etc. A descoberta é sobre o gene causador do melanismo, que caracteriza animais que nascem com coloração escura em relação aos seus pares. Existem leopardos, onças, leões, etc, que por essa alteração genética nascem mais pigmentados, como o leopardo da foto, mas o gene, caro repórter, NÃO transforma um leopardo em pantera. Por favor pesquise melhor.

    Responda
    1. Guilherme Brandão

      Apesar do gênero "Panthera" englobar atualmente o jaguar, o leopardo, o leão e o tigre (e todas as subespécies), popularmente é chamado de pantera negra apenas o leopardo melânico. O nome popular tem pouca importância biológica e muitas vezes pode até mesmo levar a uma associação errônea, como por exemplo a cobra-de-vidro, que na verdade é um lagarto, ou a jararaquinha dormideira e a jararacuçu-do-brejo que de víboras não têm nada, etc.

    2. Claudio Rodrigues

      Se você observar as onças e leopardos pretos ainda mantem suas manchas visíveis, mesmo sendo mais escuras que as outros, como o leopardo da foto. As panteras negras são felinos (O genero Panthera é comum a vários felinos, mesmo o leão) totalmente negros, sem manchas, menores que os leopardos. Acesse a wikipédia e procure que verá que são animais distintos dos outros. Um abraço!

    3. Carolina Souza

      Claudio, me dá uma referência? As que possuo, é de que são todos do gênero Panthera, subspécies de acordo com pequenas características distintas e localização das mesmas. A cor é só o resultado desse processo que o cientista descreveu. Sendo assim, leopardo e pantera seriam as mesmas coisas. Estou enganada?

  6. tersiog

    Há um viés no pensamento científico, de que toda alteração (neste caso melhor dizendo variação) genética é para trazer alguma vantagem num organismo vivo em relação à ausência dessa variação. Dependendo do ponto de vista, pode ser até mesmo uma desvantagem, que levaria à extinção da espécie se presente em 100% dos casos, ou então ambas as variações podem coexistir sem que uma interfira na outra (como é a cor dos olhos ou cabelos nos humanos)

    Responda
    1. Felipe Tachikawa

      Se as mutações nesse caso benéficas ocorrerem em cels. germinativas e forem trasmitidas para a próxima geração (através da reprodução), e com sucesso a mutação (por exemplo, o alelo "mutado") conseguir ser fixada por deriva genética, isso representaria, então, um ganho no valor adaptativo da espécie. E o mais interessante é que isso tem a possibilidade de ocorrer em todos os indivíduos, sendo muito complexo considerar todas as forças evolutivas que podem atuar no processo evolutivo da espéci

    2. Felipe Tachikawa

      Josias, vc não ideia da coisa "absurdamente" absurda que acabou de escrever. Não existe essa correlação direta das mutações serem degenerativas ou fatais, vc está completamente enganado. As mutações podem sim ser fatais, se acontecer por ex. em uma ORF (Open Reading Frame) importante em uma via central do metabolismo/crescimento/desenv olvimento etc, essencial para a vida do indíviduo. Mas elas podem ser benéficas também (continua...)

    3. Lee

      Imagino que você é mesmo um sábio.

    4. Wattrelos

      Mutações genéticas são sempre degenerativas e fatais, nunca evolutiva. O que contradiz a teoria de Darwin. O cientista foi honesto ao dizer que sua teoria poderia ser confirmada ou refutada. A Engenharia Genetica descartou a Teoria da Evolução ao descobrir a não evolução do DNA (não confundir com adaptação ao meio, onde o DNA preserva suas características). També m a ausência das raças intermediárias, insto é, por mais parecido que sejamos aos chipanzés, existe um grande abismo

  7. Telma

    Um dos animais mais bonitos do PLANETA!!!

    Responda
  8. sergio.baroni

    Um dos bichos mais bonitos do mundo... Me lembro de ter visto uma vez em viagem ao MT uma onça negra durante um passeio na mata. Se pudesse eu teria um "gatinho" desses em casa. kkkkkkkkk

    Responda
    1. Weisse

      Não confunda onça negraaa (a pantera americana do Brasil), com leopardo negrooo, que é africano. A onça é mais bonita, pois é maior que o Leopardo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.