Tec > Opinião: Proibição de uso de eletrônicos no avião faz cada vez menos sentido Voltar
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penso no inferno de um avião com um monte de gente falando pelos cotovelos ao celular, barulhinhos eletrônicos e afins...
Estou tentando imaginar a cena até agora.
Os celulares devem continuar proibidos nasaeronaves não pelo suposto risco que representam, mas sim porquehá imbecis que gritam ao telefone como se fossem as únicas pessoas alipresentes, com total desprezo aos demais passageiros. Os celulares, na mesmalinha de raciocÃnio, deveriam também ser proibidos em outros tipos detransportes públicos, e ainda em repartições públicas. Que continuem então proibidos, tanto quantopossÃvel, para garantir a todos o sagrado direito ao silêncio.
As fabricantes de aeronaves fazem testes para constatar qualquer interferência.
Só testando mesmo para saber.
teste
E quem confia nelas?
Ainda vai demorar um pouco até liberarem geral.
Nem todas.
Há casos e casos. Não creio que seja bobagem você ter que deixar seu aparelho ligado por qualquer motivo que lhe pareça justo. Quantas coisas são decididas em um minuto ou em poucos segundos? Sempre obedeço quando determinam o desligamento dos aparelhos. Mas e se você estiver com algum familiar na UTI? E se você está esperando ansiosamente uma notÃcia que pode mudar o rumo inclusive do que você pretende fazer quando chegar ao destino? Cada caso é um caso. Não dá para generalizar.
Não comprovada??????? Como assim não comprovada! Aqui mesmo na minha escola um celular já interferiu no funcionamento da programação de um CD. Imagine se o mesmo ocorre no avião! É possÃvel sim, pode até não ser fácil ocorrer, mas acontece. Deve ser por causa de mentalidades como esta que Médicos e enfermeiros usam celulares perto de pacientes que são monitorados. Cada uma! O que não faz sentido é o seu artigo!
Qta frescura
Prefiro a CAUTELA, enquanto não há provas definitivas de sim nem não.
CELULAR ..... O MAIOR LIXO ... A MAIOR INUTILIDADE PRODUZIDA PELO HOMEM
Concordo em gênero, número e grau.
Concordo plenamente.
O que os outros internautas dizem sobre celular é a mais pura verdade e pode ser comprovada na prática por qualquer um. Dia desses eu estava testando uma bobina dessas de ignição de carro, e no momento em que eu ligava a bateria na bobina para saltar uma faÃsca, um computador a um metro e meio de distancia, a cada faisca que a bobina lançava, ou apagava o monitor, ou resetava. E todo carro, exceto os diesel, tem bobina e chega na bomba com o motor ligado. Nenhum celular reseta computador a 1
Usuários de gadgets, pensa que conhece engenharia eletrônica, não faz ideia do que seja EMI/RFI, e a dor de cabeça que é, pra controlar isso
Quanto a interferência nos sistemas de vôo, com certeza nãotem sentido a proibição, pois se houvesse, muitos desastres aéreos teriamacontecido desde o advento de aparelhos celulares e outros dispositivos portáteis.Quem viaja freqüentemente já notou que muitos passageiros não dão a menor bolapara essa advertência, ao manterem seus aparelhos ligados ou utilizando sem colocá-losem "modo avião".
Errado !!! faz cada vez mais sentido !!!! tem eh q ser ainda mais rigorosa a fiscalizacao ... cada um q aguente ateh chegar para BRINCAR C SEU BRINQUEDINHO !!!!
imagina um avião apertado, lotado, com um monte de gente falando ao celular.acho que o avião é uma oportunidade de se desligar do mundo que deve ser aproveitada.
Até hoje não se sabe se é perigoso usar eletrônicos dentro de avião. Pelo sim, pelo não, eu não uso. Como se diz aqui no nosso Pernambuco: "é melhor evitar do que remediar". mariahelenareporter.blogspot.c om
Manter essa proibição é otimo, pois evita que esse povão, essa baianada e essa genta-lha mal educada fique ligando o celular no vôo e falando alto, berrando e cuspindo para os lados. Já basta essa pobraiada tirar fotos dos "lanchinhos" meia boca que distribuem nos vôos, imaginem liberar o uso do celular prá tocar funk, axé e maldi-tos pastores evangélicos berrando pedindo pra essa genta-lha doar o salario como dizimo...
Além de revelar preconceito gratuito, sua mensagem é ilógica, pois permitem o uso de aparelhos durante o vôo.
Boa materia.
Tablets e smartphones tem funcionalidades de Wi-Fi e celular, que emitem muito mais ondas eletromagnéticas que uma calculadora. As frequências usadas nos tablets/smartphones são diferentes das usadas nos aviões para não haver interferência, mas basta um único aparelho com defeito usando a frequência errada para interferir com os sistemas de comunicação entre os aviões e as torres. Indicadores de altitude dependem do sistema de comunicação, e altitude errada durante o pouso...
Sistemas de comunicação não podem ser blindados, senão a comunicação não funciona. E todas as fontes de ondas eletromagnéticas emitidas de fora dos aviões são regulamentadas e controladas, com exceção dos smartphones e tablets dos passageiros.
É por isso q os componentes do avião são blindados contra ondas eletromagnéticas. Se depender disso, o avião não deveria nem levantar vôo, pois há milhares de ondas diferentes provenientes de celulares, etc. dentro e fora do avião. A proibição não tem nenhum embasamento lógico.
Eu não sei quem é mais estúpido, os polÃticos que fizeram estas leis, ou os passageiro que não sabem obedecê las.Há são os passageiro, pois foram eles que deram poder para estes polÃticos estúpido! Lá nos E.U.A. eu não sei como funciona as leis, mas aqui e só agente fazer um abaixo assinado com laudos técnicos, mandar para um politico que queira aparecer na mÃdia, esta pronto, vai gerar polemica, vários polÃticos vão tirar uma casquinha da historia , e no final vão aprovar o abaixo assinado.
Se occore interferência ou não, cabe um estudo sério para fechar o tema. A questão é que nos USA a coisa vai além. Na cabeça deles tais aparelhos podem ser um potencial meio de comunicação para terroristas e aà a paranóia generalizada entra em ação. Qualquer garoto jogando um PSvita é para eles um pequeno terrorista em potencial. Cabe a pergunta sobre quem venceu a guerra ao terror. Os americanos ou o Bin Laden que profetizou que depois de 11 de setembro nenhum americano dormiria em paz? /p
Idiotice é essa neurose de ficar logado 24 horas. Pelo amor de Deus! O que são uns minutos na decolagem e na aterrizagem? O mundo vai acabar porque você não viu a atualização do facebook, ou deixou de jogar uma besteira de jogo no celular.
Mario, americano medio é SIMPSONS, verdadeiramente. É povo que nem brasileiro, so tem mais dinheiro e bens materiais. No mais, a cabecinha redneck é a mesma....
Concordo 110%!
O problema é ter que aturar passageiro vizinho que põe a tua segurança em risco. Brasileiro é ovelha submissa e aceita qq um dando uma de esperto. Americano tem como cultura botar na cadeia quem não respeita o próximo.
O problema é ter q obedecer regulamento burr0 e sem sentido... Brasileiro é ovelha submissa e aceita qq coisa vinda da "otoridade". Americano tem como cultura questionar leis com que nao concordam.
pessoal: não há nenhuma possibilidade de celular, gps, etc, interferir com o vôo, nem 100-200 ipads pois transmitem em diferentes frequências. pura baboseira. senão, as torres de celular (ERBs), que emitem com potências mil vezes maiores do que os celulares interfeririam nos possos e decolagens. o risco no fundo é um transmissor tipo celular ser usado como beacom para disparar um mÃssil contra um avião. mas isso não dá para ser controlado, basta esconder um celular na bagagem de mão!
Sua suspeita não faz sentido até mesmo porque o sistem OnAir é instalado no avião, se a ERB, quanto mais alta se comunica melhor com o satélite, imagina o avião..
Ruy, já ouvi dizer que esse mito surgiu por iniciativa das operadoras de celular porque a 10.000 m de altura, o sinal das ERBs é fraco, o serviço deficiente. Em paises sérios, se um serviço é deficiente o usuário imediatamente processa a operadora e para se verem livres desses processos, inventaram essa mentira. Outro motivo seria o interesse das operadoras de sistemas de comunicação aeronautica, operando em faixa proxima do celular, interessadas em proteger seu produto, por sinal carÃssimo.
No Brasil os abusos das empresas aéreas vão mais longe: enquanto a portaria da ANAC diz que é proibido ligar aparelhos EMISSORES de radio frequencia (celulares, radios de comunicação), as empresas aéreas nao permitem também que se usem aparelhos RECEPTORES de radio frequencia como GPS ou radios AM/FM. Nem mesmo um celular pode interferir num avião em voo, caso isso fosse verdadeiro, as ERBs (estações radio base das operadoras) interfiririam nos aviões na hora do pouso e decolagem nas cidades
Enquanto houver a proibição, a responsabilidade por todos os episódios descritos na reportagem, é integralmente dos passageiros !!! Leis foram feitas para serem cumpridas ! Se não concorda com uma lei, primeiro lute para alterá-la.
Sem falar da neurose de ficar logado por 24 horas. O que custa desligar um equipamento por minutos na decolagem e na aterrizagem?
Concordo que as leis foram feitas, votadas, sancionadas e regulamentadas para serem cumpridas, mas extender a aplicação dessa lei para aparelhos essencialmente RECEPTORES de radiofrequencia, também é desvirtuar o espÃrito da lei. Alguns dirão que um receptor tem também um oscilador local para o batimento da frequencia, MAS as suas emissões ficam confinadas no aparelho, nao atingem a sua antena e porisso nao são irradiadas. Qualquer técnico em eletronica sabe disso burocratas, nao.
que triste... mais uma vez, a segurança fica em segundo lugar... isso é Brasil, onde uma bund@ vale mais que um cérebro... povinho de 5ª
Brasil? O texto é de um norte americano, sobre uma agência de aviação norte americana. Deixe de ser vira-latas.
Mais uma demonstração do egoÃsmo e estupidez humana. O zémané prefer ficar falando idi0tices no celular a ter uma condição de vôo mais seguro. A proibição faz sentido porque a possibildade de risco não foi 100 eliminada. Morr0 de med0 de voar nesses aviões todos computadorizados com gente usando aparelhos eletrônicos.
Por isso o povo é tão fácil de ser manipulado. Ignorancia é uma dádiva pros polÃticos.
Paranóia total dos americanos, paÃs que VAI QUEBRAR!
Eles até podem chegar a quebrar. Nós, porém, nunca decolamos. Voo de galinha não conta. Mantega, cuidado para não pisar no PIB!!!
Existe uma lei. Até que ela seja alterada, deve ser cumprida. É mais provável quebrar um certo paÃs cuja população insiste em ignorar as leis.
Estamos falando de 20 minutos (10 na aterrissagem e 10 na decolagem) e as pessoas estão aqui mais preocupadas em manter seus aparelhos ligados do que preservar sua segurança e sua vida?
Não tem "stress" por algo tão simples como manter desligado um aparelho eletrônico por alguns minutos. O que existe é uma ABSURDA, e diria que em alguns casos uma es/tú/pi/da dependência de alguns indivÃduos para com estes aparelhos, como se os mesmos não conseguissem "respirar" com o aparelho desligado.
Não. Estamos falando da necessidade dessa regra. Do stress gerado na tripulação para fazer valer essa, e nos passageiros que querem continuar trabalhando, no seu passatempo ou tirando fotos da cidade onde está pousando, de um ângulo privilegiado, e o fazem como se estivessem cometendo um crime.
O que ocorre é que a maiorias das pessoas não tem condições de pagar pelo On Air (serviço de Roaming Ãero). Lembrando que as tarifas são diferenciadas pois são cobradas como Roaming Internacionais. Lembrando também que só existe esse serviço no sistema Pós Pago e o cliente tem que ligar para ativar o serviço antes de usar.
Valores da OI. Chamada Originada R$ 6,90/min. Chamada Recebida R$ 4,60/min. SMS R$ 1,92. Dados R$ 3,30/100KB.
''Também não é uma questão de eletrônicos voando na cara de outros passageiros. Kindles pesam menos de 170 gramas; a versão com capa dura da biografia de Steve Jobs por Walter Isaacson pesa 2,1 quilos. Eu prefiro ser atingido na cabeça por um iPad mini do que por um livro de 650 páginas''. QUE TOSCO ESSA OPINIÃO. UM LIVRO PODE QUEBRAR E OS PEDAÇOS FURAR UM OLHO, A PELE DE UMA PESSOA? AINDA UM LIVRO TEM ALGUM ELEMENTO QUIMICO TIPO: NiCd , NiMH, Li-ion ?
O que não faz sentido é dizer que um simples aparelho de celular consegue interferir em um pouso/decolagem enquanto que do lado de fora da aeronave há milhares de celulares e antenas de celulares/tv espalhadas enviando tais sinais...
Do lado de dentro, o celular está perto dos sensores do avião. Do lado de fora, celulares estão longe do avião e antenas são regulamentadas e controladas.
O aparelho em si não interfere, o que pode interferir são as ondas de R/F , quando o celular recebe uma ligação ele é bombardeado por ondas de R/F. A corrente em RF pode irradiar energia para fora do condutor, no espaço, através de ondas eletromagnética. As vezes sei que meu celular vai tocar ou receber uma mensagem por um ruÃdo que minha TV ou PC, emite, antes mesmo do celular emitir algum sinal percpetÃvel, ouço a TV ou PC fazer um ruÃdo mesmo meu celular estando distante.
A maior prova de que essas leis são estupidez é o fato de que no "Air Force One", o avião presidencial, tanto o presidente quanto os seus secretários, assessores e convidados não desgrudam dos Ipads nem por um minuto - inclusive na decolagem e aterrissagem. Ninguém tem culh0es pra mandar o Ob@ma desligar o ipad! E aÃ, ovelhas submissas? Engulam essa! Se fosse questão de segurança, JAMAIS permitiriam que no "Air Force One" usassem eletrônicos sem restrições.
Se vc sabe q o airforce 1 é blindado, tb sabe q todos os aviões de carreira também o são. Então, ou é desonesto, ou escolheu o pior argumento possivel para tentar desbancar o meu argumento.
Não, não é o (apenas) fato de serem viciados em tecnologia que irrita os americanos e o fazem questionar as regras da FAA. O que eles ODEIAM são "regras sem sentido". Está na cultura deles. Eles não são "ovelhinhas obedientes" e submissas, como são os brasileiros, que são lambe-botas de "otoridades" e aceitam com submissão qualquer imposição vindas de cima. Eles obedecem as leis, mas querem obedecer leis que façam sentido.
Ser enganado nada tem a ver com ser submisso. Abre o olho, cara.
O senhor diz que os americanos supostamente odeiam regras sem sentido, entretanto acreditaram no blablablá do Bush quando ele disse que a guerra contra o Iraque era por motivos humanitários. E quando especula-se numa lei pra restringir a posse de armas por lá, eles respondem comprando ainda mais armas. Tem muito brasileiro com complexo de inferioridade que acha que os EUA são o máximo. Eles tem falhas como qualquer outro povo do mundo.
Ainda NÃO SE PROVOU que as emissões eletromagnéticas de celulares e antenas NÃO SÃO NOCIVAS à saúde humana. Prova disso é que até a FAA não tem segurança de que 200 aparelhos celulares não desastabilizariam uma aeronava durante o pouco e decolagem. Tal qual o cigarro nos anos 40 e 50, talvez daqui algumas décadas se descubra a nocividade destes aparelhos. Mas por enquanto o poderia econômico de fabricantes e operadoras falam mais alto.
João Silva, se você realmente acha que ondas eletromagnéticas fazem mal a saude, conselho, saia de São Paulo, jamais passe na Avenida Paulista... Muito mais radiação eletromagnética atinge você lá do que seu celular gera.
Pior do que a regra de não usar celular em aviões é a id1ot1ce de não poder usar celular em posto de gasolina. É impossÃvel um celular colocar fogo no combustÃvel. O motor do carro quando é ligado gera muito mais ruÃdo eletro-magnético que o celular. São leis estup1d@s sem nenhum critério cientifico. Baseada apenas em crendices. Isso que dá quando pessoas fora da área técnica decidem as coisas.
Alegam também que o celular pode "gerar uma faÃsca perigosa"... Ora essa, alguém já viu um alternador de um carro funcionando? Ou um motor de partida? Estes dispositivos geram muito mais faÃscas do que um coitado de um celular, e não são proibidos (não tem nem como proibir, né?). Com certeza, estes casos de postos se incendiando são devido à eletricidade estática acumulada no próprio corpo do condutor, que ao tocar a lataria perto do bocal de abastecimento... buuum!
Primeiro, não há prova que foi o celular. Foi um engenheiro quÃmico (que não é especialista em eletricidade, eletromagnetismo, etc) que falou desta hipótese. Celular não gera faÃsca.... A tensão em um celular é de 5V ou perto disso. Não existe nenhum caso no mundo comprovado de celular causando incêndio em posto. Eletricidade estática é a maior causa de acidentes em postos de gasolina. E é provavelmente o que causou o acidente que você falou.
vc está enganado. Procure no youtube "Jornal Nacional - Homem usou celular no posto de gasolina e morreu"
Aqui no Brasil continuar proibido por que é mais facil para um burocrata proibir do que pensar. A mesma imbecilidade se da em postos de gasolina, tem um placa para não utilizar celuar, e a maquina de cartão funciona sem fio, e o risco de eletricidade eletrostatica gerada por uma roupa de fios sinteticos ou pentear o cabelo é muito maior, mas vai fazer o que contra imbecis fazendo leis, se deixar eles farão uma lei contra a gravidade ou a segunda lei de termodinamica
Imagina se a ANAC resolve permitir o uso de celulares e outros aparelhos nos aviões? Seria bombardeada com acusações de irresponsabilidade e incompetência, afinal se a americana FAA proÃbe, quem a ANAC pensa que é para permitir?
O senhor está enganado. Procure no youtube "Jornal Nacional - Homem usou celular no posto de gasolina e morreu"
Pelo visto o tal leitor é um viciado em celular e coisas parecidas e como todo viciado fica irado quando não pode usar o seu "brinquedinho eletrônico". Se a regra é NÃO use o celular - PQP - aguarde mais um pouco a fissura ...
Não, Roberto, o que o Kadrunko diz é que essas porcarias viciantes deveriam ser usadas com moderação. O péssimo hábito de ficar plugado 24 horas.
O que está em questão é exatamente a razão da existência da regra.
Eu acho que a FAA, inconscientemente, está cuidando da saudabilidade nos voos, protegendo os passageiros daquilo que poderá se tornar um caos durante viagens aéreas, ou seja, não permitindo que 200 passageiros utilizem ao mesmo tempo os seus telefones celulares dentro de um avião, o que certamente conduziria para um distúrbio coletivo à bordo.
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