Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ramses IV

    qu ppppoooorra é essa de "trequingue" não consegue deixar de macaquear os gringos? Hablas Portuguese,Monsieur? Was haben Sie im Ihrer Kopf?

    Responda
  2. RSETTE

    uol usa sistema de estagiários para redigir as materias, inclusive o editor

    Responda
  3. o príncipe

    "intimista" por que?? é um campo de nudismo ??

    Responda
  4. Gil

    Nasci na Chapada Diamantina, onde vivi até os 15 anos, em Ituaçu. Moro em Salvador mas todos os anos visito aquele paraíso. Discordo do nome "Mata Atlântica". Esta fica na região litorânea, cerca de 400 km dali.

    Responda
  5. José

    Os governos, onde se localiza a chapada, deveriam fazer hotéis em locais com ótima localização, auto sustentáveis, com infraestrutura adequada, inclusive assistência médica, e cobrar um preço dentro do razoável. Com certeza estariam sempre lotados. Assim, pessoas de várias faixas etárias poderiam fazer, trekking, de acordo com suas possibilidades físicas.

    Responda
  6. Cavaleiro Marginal

    Tenho família nessa área e já estive lá duas vezes. Andei muito por essas montanhas e cachoeiras com primos que eu nem sabia que tinha... O lugar é maravilhoso mesmo, e num país mais organizado já existiria uma infra-estrutura turística decente na área, que fica a apenas 5 horas de Salvador. Com um aeroporto regional, um hotel 3 estrelas, e um tourismo ecológico bem feito, ia encher de europeus e americanos. E sem os assaltos de Copacabana e Ipanema.

    Responda
    1. tonton

      No seu mundo perfeito, assaltos só ocorrem em Copacabana e Ipanema? Doente.

    2. Cavaleiro Marginal

      João André, valeu pela atualização! Na verdade, faz muito tempo que estive lá, mas a reportagem me deu a impressão de que não tinha mudado muito. Que bom, porque quero levar meus filhos lá um dia.

    3. tropical

      OBS:A população local,espertamente já está investindo no ecoturismo,pois vem gente do mundo todo lá.O pequena agricultura familiar com vários incentivos fez com que as famílias retornassem a região e estão ganhando muito bem com o turismo.Você entra no supermercado e percebe que quase todos os produtos são fabricados na região mesmo,muitos produtos orgânicos, naturais e de estética. O artesanato é sofisticadíssimo. O único problema é o tratamento dos resíduos sólidos (porem ainda bem orgânic

    4. tropical

      Caro Ruben, o aeroporto já existe em pleno vapor como vôos regulares Salvador/Lençóis,com dias em bom desconto na passagem. Não sei quanto tempo faz que não vai a região, mas os hotéis e pousadas tem para todos os bolsos e os melhores são excelentes, extremamente agradáveis (só verificar nos vários sites de turismo exclusivos). A infra-estrutura é muito boa, com restaurantes estrelados. Assaltos não existem em prática. Opções de esporte,ótima música. Ecoturismo é assim mesmo senão não tem gr

  7. tropical

    Estive lá por 12 dias e agora pretendo voltar para conhecer melhor a parte sul deste inesgotável paraíso. Aparados da Serra no Sul é bonito, mas nada, nada no Brasil se compara a exuberância dessa regiao serrana no meio da Bahia. Quem tá acostumado a fazer trilhas longas não vai ter dificuldade nenhuma. Só tenho receio de aumentar muito o número de turistas que não respeitam o lugar. As cidadezinhas ao redor exalam cultura regional, mas também criatividade, modernidade, e pureza revigorante.

    Responda
  8. Fonseca

    A Chapada Diamantina é um lugar muito lindo, assim como a cidade de Lençóis. Mas não podemos deixar de enxergar a realidade, por isso pergunto por que existe aquele LIXÃO imenso e descontrolado a 4 km da entrada de Lençóis, cheio de urubus, moscas, ratos e chorume podre e fedorento que contamina o lençol freático e os riachos da região? É esse o cartão de visita de Lençóis, o "Portal da Chapada"? Com a palavra, o prefeito e o Instituto do Meio Ambiente da Bahia. E ninguém se manifesta ?!?!?

    Responda
    1. SANDRA MARIA CASEMIRO

      Paradoxos tupiniquins meu caro Johnny! Espero conhecer um dia esse paraíso! Ass. Gelsão

  9. Sidnei Curitiba

    Cachoeira? Onde que não vi uma nas fotos?Única "cachoeira" que imaginei é aquele lá de Brasília...só deve ser pq nem apareceu... Eitaaaa nóisssss

    Responda
  10. Vital

    A Bahia é toda linda.  E fica a Globo tentando esconder toda essa beleza para dar ênfase ao Rio de Janeiro, que não sai daquela mesmice de Cristo Redentor, Bondinho, Pão de Açucar e Copacabana.  Pior ainda é ver a escola de samba com aquelas batidas cansativas e sem criatividade.A Bahia faz o samba e o Rio tenta se apropriar...Mas a obrigatoriedade de ter as Alas das Baianas não deixa qualquer dúvida de onde surgiu o samba.

    Responda
    1. eddy

      A Bahia não é toda linda não,O bairrismo ´e o grande mal dos Brasileiros,Agora a Chapada com certeza é Maravilhosa,isso é verdade!

  11. Marcelo Setúbal Matarazzo

    Estive no Morro do Pai Inácio. A lenda que denominou o morro é muito interessante. A Cidade de Lençóis é inesquecível. Um programa perfeito para levar a namorada. Na ocasião, rodei 6500km de carro, ida e volta, para fazer esse passeio.

    Responda
    1. Marcelo Setúbal Matarazzo

      Recomenda-se veículo com tração 4x4.

  12. Dewey

    O local parece maravilhoso, mas o artigo oferece poucas informações objetivas para os interessados.

    Responda
    1. oti

      Cloves, conheço bem a região e me arrepiei só de ver a reportagem. O lugar realmente é a morada de Deus. Não moro mais na Bahia, estou em outro lugar lindo desse nosso país, Mato Grosso. Só corrigindo... a trilha do Pati/Capão tem 64 km por Andaraí e não 75, 75 km é se você fizer a cachoeira por baixo e por cima ao mesmo tempo, coisa pra atleta, são 75 km "daquele jeito". Procure na net os "nativos da chapada" ou o "caatinga trekkers" (do qual fiz, aliás, faço parte). Será inesquecível... /

    2. Luiz Carlos

      "Para não dizerem que não falei das flores" este e acredite muitos outros lugares no Brasil de beleza ímpar, esquecidos, são parte da nossa ignorância. Acho que o Brasil ( território ) não merece aqueles que o pisam ( literalmente ), a terra é mais rica que o povo.