Ciência > Revista "despublica" artigo de cientistas acusados de fraude Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O que preocupa, nessa matéria, é o aumento de casos de fraude, erros, etc. ao longo do tempo. É curioso, ainda, observar que o aumento de casos relatados ocorre a partir do inÃcio da década de 1990. Ora, é justamente desse perÃodo que data a emergência do neoliberalismo e das polÃticas de avaliação de produtividade e de fomento à pesquisa acadêmica, chamadas de neoliberais. Fica a reflexão: será que essas polÃticas, como vêm sendo aplicadas desde então, são realmente úteis à ciência?
Desculpe, mas acho que sua opinião está enviesada. Primeiro, porque vc está analisando números absolutos. Segundo, porque vc não estabelece um parâmetro de comparação - há algum exemplo de polÃticas de avaliação e de fomento nao-neoliberais, as quais possam demonstrar que outro modelo é mais "honesto"? Enfim, acho impossÃvel rebater os fatos mostrados na reportagem, mas acho discutÃvel a sua forma de interpreta-los.
O problema não é só dos autores mas da revista também, que teve uma equipe que "engoliu" os erros e deixou passar o artigo para a publicação. Algo que mostra um revisor pouco capacitado. A revista e os brasileiros cometeram um erro grave ( não estou defendendo os brasileiros),muito ruim para ambos os lados e para a ciência. Já tive artigo recusado temporariamente por um revisor, por uma palavra dúbia. Só foi aceito após a correção. Mas o revisor era muito atento e mais experiente que eu. /p
Notem que acontece as vezes de um artigo "escapar" do peer review quando o editor responsavel foi colega do autor ou do coordenador da pesquisa. Ou quando os revisores se omitem. Realmente isso foi sugerido por um leitor no blog de denuncia, dado que parece que o editor do artigo tb era do Brasil.
Wagner, Quando se publica sobre uma pesquisa inédita, muitas vezes não é possÃvel realizar a revisão completa do artigo, uma vez que o assunto é inédito e não se tem base para avaliar. Quem teria revisado Einstein? Normalmente o que acontece é outros centros independentes tentarem reproduzir os experimentos ou questionar os resultados. Conta muito para a revista a credibilidade do autor e neste caso esta sai arranhada.
Resumo:as imagens mostradas no trabalho cientifico foram copiadas noutro trabalho cientifico. Minha opiniao: as regras q as revistas cientificas usam p/ identificar plagio n sao claras. Como e' possivel o dono das imagens ( nesse caso o proprio cientista) nao poder usar a mesma imagem em outro proprio trabalho cientifico? Depois de mais 400 trabalhos cientificos ele deve saber das regras de publicacao mesmo que n saiba ingles. Desde q a fonte seja citada nao ha problema nenhum!
Rossi, melhor ler de novo as regras sobre uso de imagens de terceiros (principalmente resultados) e o que era problematico nos artigos, pois as imagens utilizadas eram deles mesmos. A coisa foi mais complicada, e as regras tambem...
O autor tem mais de 479 artigos publicados. Essa deveria ser a chamada da reportagem que é tendenciosa. A India é o maior produtor mundial de Sofware, minha área. Mas quem aparece na foto são são americanos! E é pra lá que o dinheiro vai. Precisamos deixar essa mania de cachorro vira-latas e defender o que tem de bom no paÃs.
Kurt, Os Indianos realizam em software o mesmo que os Chineses realizam em hardware. Ou seja, viraram uma espécie de chão de fábrica de software. Porém a concepção destes softwares ainda parte em sua grande maioria dos EUA. O valor está na concepção e assim o dinheiro migra para o EUA. Complexo de vira-latas também se manifesta nesta ideia que vamos conquistar nosso espaço no grito. O dinheiro passa a migrar para cá ou para Ãndia quando começarmos a dominar todo o processo.
Coisa comum.
Como isto é possÃvel?
Um pedido de desculpas.
A revista Galileu do mês passado trouxe um artigo sobre a arte de convencer.Pesquisadores que recebem brindes e viagens da industria farmacêutica avaliam como melhor o medicamento proposto do que aqueles que não receberam.Há alguns anos li um artigo na Hemophilia vergonhoso, a conclusão recomendava a droga mais cara que patrocinou o estudo e coloca anuncios na revista em detrimento de uma mais barata, mais eficaz. O estudo foi desenhado para trapacear o FVIII, envolvia imunoadsorção por colu
Acho importante lembrar que em ciência não há autoridade.Muitos alunos autores devem ter ficado com medo de contrariar uma "autoridade no assunto", fazendo vista grossa, por insegurança.Muitas "autoridades no assunto" reagem mal à s crÃticas construtivas e fazem retaliações.Colegas acham que guidelines escritos por autoridades no assunto são como o Alcorão, ditadas por Deus, e devem ser seguidas e acreditadas sem questionamento.Questionamento é a base do avanço da ciência.
PolÃticos malandros e espertalhões, pseudo-cientistas malandros e espertalhões, um povo desinformado e intelectualmente indolente mas que se acha o mais esperto... Somos um fiasco como nação. Aqui, somente os mais malandros têm vez.
Bernardo, Somos vÃrgula, Tem muita gente séria aqui. O problema é que a parcela não séria faz um estrago danado. Por falta de fiscalização, de normas de conduta e também de descaso da parte séria da sociedade.
Não acredito em nada sério vindo do Brasil. Somos um paÃs de malandros e espertalhões. Esta é a grande verdade, infelizmente.
Aqui é Brasil os manés metidos a investigadores sao os que ficam com o dinheiro do governo destinados ás pesquisas, as máfias organizadas das nossas universidades nao produzem ciëncia e dividem com meia duzia de inúteis. Viva o pais do engano aqui é terceiro mundo gente. Ciencia em terra de macunaÃma é assim mesmo. Passamos vergonha perante o mundo. Demita este cara já para nao envergonar mais nosso pais má afamado no mundo.
...havendo ciência,passará;(1º CorÃntios 13:8)Por isso é que eu creio mesmo é na palavra de Deus.
Ciência sem fronteiras.
Estes cientistas serão apontados no exterior como exemplos do que não fazer em matéria cientÃfica. As publicações sérias (algumas até do Brasil) terão muita dificuldade de publicar algo produzido "supostamente" por eles. Os seus alunos (mais novos) desconfiarão do seu trabalho e os mais próximos aos poucos se distanciarão deles. Eles estão liquidados para a ciência. Aqui pode demorar um pouco, mas lá fora ... bye bye ...
Perfeito Kadrunko. E tem de ser assim mesmo.
A sua opinião é politicamente correta. Resta saber se o "meio cientÃfico", onde prevalece uma disputa acirrada por recursos, também pensa assim. Ciência e credibilidade andam juntas. Quando esta se quebra aquela não avança !
Não, isso não invalida os trabalhos posteriores dos autores. Cada trabalho deve ser avaliado pelo seu mérito e não pelo passado do(s) autor(es).
Mas este fato narrado, é cientÃfico, ou seja cientista brasileiro já é fraude.
Por alguma razão desconhecida, os Cientistas, estão ao lado dos Bombeiros como os profissionais mais respeitáveis. Acredito que a opinião público confunda a "função" com a "respeitabilidade". É fácil ter raiva de policiais que cometem crimes, advogados que defendem bandidos e o médico que deixou aquele parente morrer. Mas essas situações não revelam a maioria dos profissionais, apenas situações excepcionais.Cientistas e policiais são representativos da população é em ambas as profissões há crime
Não é porque alguns são uma farsa que toda classe o é. Outro problema nosso é não saber dosar a importância das coisas. A farsa em discussão deve ser atribuÃda apenas aos que a cometeram e não à classe cientÃfica brasileira.
Um paÃs que faz placas de transito com material não reciclável porque "eles roubam!" Mas, o fato é que esse meio acadêmico é um dando rasteira no outro. Como aconteceu com o jogo do São Paulo e o Tigres. Inventaram um briga dizendo que a policia bateu e no mundo inteiro colou. Porque temos um dos maiores indices de violência do mundo!!
Um paÃs de pessoas que atiram pedras sem conhecimento.
Será que até na ciência o brasileiro faz maracutaias?
Desonestidade é universal. O que naum é universal é impunidade. Aqui os grandes escapam sempre sem nenhum dano.
Tem gente fazendo maracutaia em todo lugar. No Brasil e fora dele também. Quem está no meio acadêmico tem muitos exemplos de maracutaias em várias áreas e feitas por gente de todas as nacionalidades, incluÃndo orientais que normalmente prezam pela honra....
Já somos meio analfabetos (64% analfabetos funcionais) e produzimos muito pouco na área cientÃfica e de patentes...notÃcias como essa, mesmo que tenha sido apenas desleixo ou falta de capricho dos envolvidos, só nos envergonha e não ajuda em nada no processo de melhoria, pelo menos, da nossa auto estima...Será que somos mesmo toda essa m...?
hhh
Atenção ao Português. No artigo: comunica-se algo a alguém; não se comunica alguém. Nois comentários: "sofrÃvel" significa "Tolerável, passável".
todos os pseudocientistas do mundo, verdadeiros artistas da fraude, moleques de jaleco enojam a ciência.
Julgar todo mundo sabe né, nem foi provado nada ainda. Existe a esperança de ser sido apenas um erro sem má fe alguma, mas é mais facil falar "corruptos", "o brasil é assim mesmo" e mais um monte de coisas do que pensar por um pequeno lapso de tempo que realmente aconteceu um erro. Esse pessoal tem a mentalidade da idade media, que quando alguem era acusado de bruxaria, jogavam de um penhasco, e se não voasse, realmente era um inocente e todos (menos que foi morto) voltavam a viver normalmen
Anderson, OK. Se eu fosse o autor correria com as correções e faria questão da revista re publicá-lo. assim não ficará marcado pelo episódio.
Mesmo assim, isso não transforma o autor do artigo em um fraudador como estão os comentários aqui postados por outros usuários. Varios artigos de varios cientistas do mundo inteiro já foram despublicados, alguns foram comprovados como fraudes, outros como plagio, e outros foram republicados com as devidas correções, o problema não esta nisso, esta nessa mania de muitos de afirmarem categoricamente que ele é culpado apenas pelo artigo ter sido despublicado.
Anderson, se o artigo fosse bom o próprio autor não falaria que iria corrigir e "tentar" publicar em outro periódico. Além do mais pega muito mal para a revista despublicar algo, fruto de um erro apenas. Para isto eles tem o recurso da errata. se despublicaram, acharam algo mais grave do que um simples erro. Verificaram que os dados postados não condizem com as conclusões do artigo.
Pelo que andei lendo não é bem assim Paulo, foi despublicado ate algo definitivo sair, a decisão coerente diga-se de passagem, ainda é inconclusivo os resultados da investigação e ate q se prove ao contrario todos são inocentes, principalmente pq se foi realmente um erro sem má fé, acusar alguem que simplesmente errou de fraudador e um erro ainda maior...
Anderson, Para chegar ao ponto de despublicar o artigo, muito já foi investigado. Para pequenos erros, publicam-se erratas. Para artigos ruins ou fraudados, despublica-se. As revistas são sérias para publicar e mais sérias para despublicar. Os fatos depõem contra o cidadão.
O ban d i t ismo no Brazil é algo que faz parte de sua cultura e portanto é encontrado na polÃtica, nas artes, na igreja, nas ciências, nos esportes, nas religiões, nas escolas, nos hospitais, nos condomÃnios, nas comunidades, nas ONGs, nas voluntárias para amparo a desabrigados nas enchentes etc etc etc
5% de banditismo é melhor que 6%. Cabe a nós trabalhar para melhorar o quadro geral.
Estes cientistas macularam a sua reputação profissional. Podem até continuar por aqui, mas os seus alunos olharão para eles e dirão:- pois é, o fulano de tal é um fraudador. Não sei se é uma boa ligar o meu trabalho a ele. Temos pouca representatividade no mundo das patentes e isso nos deixa ainda mais distantes da excelência cientÃfica.
Este debate me fez lembrar de um acontecimento das OlimpÃadas de Londres. Refiro-me exatamente ao vexame de nossa atleta de salto com vara - Fabiana Murer ... Ela afirmou que o vento a atrapalhou e a pergunta ficou: - Só ela foi prejudicada pelo vento ? O fato concreto é o de que ciência de excelência e patentes é para atletas do intelecto e não para aqueles que alegam "vento" demais na sua realização. Os cientistas do Brasil não tem o mesmo nÃvel de recursos disp
Certa vez, conversando com um colega, ligado ao meio acadêmico, perguntei a ele a razão de publicarem tantos artigos e tão poucas patentes... explicação clara e cabal: Artigo dá prestigio imediato, dá visibilidade perante as agências de fomento e se enquadra no modelo "publish or perish". Já a patente dá um trabalho violento, e ainda leva quase 10 anos para sair no Brasil e quando sai já não é competitiva, pois o mundo já está lá na frente. Entenderam por que estamos fic
Há como você falou uma clara distinção em patentes e ciência, mas aqui pelo peso que se carrega - em termos de carga tributária - e pela quantidade de resultados obtidos até o momento, não se pode esperar algo diferente. Os cientistas brasileiros têm sob os seus ombros uma grande responsabilidade - já que nunca sabem se devem produzir uma coisa ou outra. As nossas universidades não conseguem fazer ambas e o dinheiro some.
Patente é diferente de ciência. Nos paÃses que mais produzem ciência e patente existe uma clara desvinculação entre elas, com universidades produzindo mais ciência que patentes e empresas produzindo mais patentes que artigos cientÃficos. Apenas no Brasil se espera que a universidade fique produzindo patentes para cede-las à indústria nacional, que continua dormindo em berço esplêndido.
Deste jeito todos os integrantes cientistas da USP ficam sob suspeita.Solicito que a PolÃcia Federal entrasse no caso sob fraude de boa ou má fé.E todos os envolvidos seriam afastados de imediato, onde está o Governo Alckimim para tomar as devidas providências.Isto afeta uma das maiores universidades do paÃs a USP pagamos impostos e temos que agir de forma soberana. AFASTEM os envolvidos de imediato !
André Martins, Tive a curiosidade de ver outros cometários seus. A maioria carregada de preconceitos contra algum povo ou nação. Você analisa as pessoas pelo sobre nome. Vá se tratar....
Sim Jayme, A solução é o afastamento sim. Só reforço o fato de que a própria comunidade cientÃfica já o fará. Estes autores já estão marcados como fraudadores e isto pesará no futuro deles.
Andre MartinsNão entendi seu post. Onde está o erro? Mesmo assim acredito que entendeu meu comentário. O Herr é algum tipo de xe_nofobia?Seu problema é de falta de educação (cultural e de trato)
Paulo, concordo com o Antonio. Afastem estes picaretas. Evidente que não se tratou de um erro. Os dados foram manipulados  e as imagens só vieram para denunciar.Â
Antônio, Não precisa PF. Este meio se alto regula. Os envolvidos já vão pagar o preço. A comunidade cientÃfica já os marcou (pelo menos a internacional). Vai depender agora das "costas quentes" de cada um. Mas institutos sérios não vão querer seus nomes associados a estas pessoas. E as revistas vão ser muito mais rigorosas ao aceitar novos artigos. Pelo menos as sérias.
Be, vindo ao paÃs das macaqu1ces!Mas quem precisa de ciência no Brasil? Tem bolsa pra todos, no precisa aprender nada.Nós somos o paÃs do samba e futebol, no dos estudos e da ciência!
Quem é crÃtico, exige e faz mudar.Quem vive de ufanista otimismo imbeciliz@do, aceita o que tem e só fica com osso.Você não tem a menor idéia do que está falando.
Pensamentos assim é que prejudicam o desenvolvimento do paÃs. Os polÃticos corruptos agradecem. Quem pensa assim se conforma.
A Folha não gosta/confia na USP? O final da notÃcia me pareceu um ataque à integridade da universidade.
Independente destas "estrelas" o Brasil está coalhado de pesquisadores sérios. Principalmente em áreas como agricultura, saúde etc. Conheci um deles. Pai do café brasileiro. Na década de 60 foi cumprimentado pessoalmente pela Rainha da Inglaterra, em visita ao Brasil. E outros tantos que realizam um trabalho de base e permanecem no anonimato.
Fernando, O nome dele é Professor Alcides Carvalho e a visita da rainha se deu em 1968 no Instituto Agronômico de Campinas. Sempre que tomamos um cafezinho no Brasil tem a mão do professor Alcides.
Schaefer, publique o nome do "Pai do Café". Me interessa saber. Obrigado.
você falou anonimato. eu diria melhor. digo que é ostracismo. você já tentou patentear algum invento no brasil? é impossÃvel porque tem o filho do deputado fulano de tal lá dentro e ele é o ponto de estrangulamento da ciência no brasil. é mais fácil, sério e certo ir pro chile registrar seus inventos.
Até fazem muito com o pouco recurso e incentivo que recebem.
O brasileiro talvez seja o único povo que "diminui" a si mesmo.Problemas ocorrem no mundo inteiro e os comentários são: "tinha que se no Brasil".Eu sei sim, que no Brasil, uma Ãnfima parcela do PIB é destinada à ciência e tecnologia. Qualquer pesquisador no Brasil deveria ser tido como herói. Publicar um artigo em um periódico internacional é um trabalho extenuante. Com prazos apertados e equipes reduzidas, os erros podem acontecer.
Isso Jayme, Respeito os cometários do Gilmar e Gilberto mas é esta complacência que não pode existir no meio cientÃfico. Publicar em um periódico internacional é extenuante justamente porque o trabalho tem de ter qualidade. O artigo em questão não está sendo acusado de erro mas sim de fraude. Se nada for feito contra os autores (caso realmente se configure a fraude) quem perde credibilidade é a USP e a comunidade cientÃfica brasileira.
Meu caro, Sou autor de mais de 100 artigos cientificos e digo de boca cheio este tipo de erro é impossÃvel de acontecer. O autor e co-autores deveriam ser demitido da universidade e perder todo o subsidio financeiro durante 5 anos.
Pelo menos encontrei aqui um comentário sensato. Parabéns, Gilberto.
Meu Deus, as pessoas estão apodrecendo de todas as formas! Cruz credo!
Vána Alemanha, França, Inglaterra, Japão, EUA, etc.. e pergunte para eles o planopara educação para daqui a 10 anos, eles perguntam para você se podem mostrar oplano para daqui a 25 anos. No Brasil pergunte ao Ministério da Educação qual oplano para educação dos brasileiros para daqui a 5 anos, a resposta é simples,é a mesma do ano passado, isso porque não existe plano para educação no Brasil,também não existe plano para saúde, segurança, ou seja não existe plano paranada no Brasil
UmpaÃs onde a preguiça impera...onde as pessoas vão a loucura com Carnaval,Futebol, Músicas de baixÃssima qualidade, onde as pessoas ficam olhando nocalendário para ver quando vai ser o próximo feriado. Onde as pessoas assistemtodos os dias nos jornais escritos e televisivos massacres, assassinatos,quadrilhas , golpes, atentados - TODOS OS DIAS e não tomam atitudes para diminuirtal violência.
Estelionato cientÃfico. No caso dos brasileiros, o mundo nem estranha.
O problemado Brasil é a tal C.P.P....enquanto o Brasil não solucionar pelo menos em parte aCPP, ele não sairá do lugar...ficará patinando no mesmo lugar...sempre sendo umpaÃs de 3ª categoria, Vou explicar o significado de CPP,C/o/r/r/u/p/ç/ã/o, Passividade e Preguiça.
Isso aà tem mutreta do Zé Dirceu, kkkk Ou do Lu la.
E assim caminha o Brasil... Um paÃs onde criança vai para a escola com goteira, carteiras de pedaços de madeira velha e as universidades federais bancam mestrados e doutorados. E depois esses mestres e doutores ficam pesquisando o sexo dos anjos, com bons salários, sem reverter  benefÃcios eficientes para a sociedade.
Creio que ser pouco provável que algum cientista conseguisse publicar mais de 500 artigos sem ter feito alguma "treta". Seja ela descarada como essa, ou mais sutil, do tipo: Usou meu equipamento ponha meu nome no artigo. Ainda assim uma má conduta. O pesquisador Rui Curi tem 51 anos e coisa de 500 artigos, uma média de 9 para cada ano de vida, mas inferindo a partir do currÃculo lattes que ele começou a publicar em 1980 essa média sobe para 15, é impraticável, isso aponta má conduta cientifi
Felipe e Pedro, existem áreas que a norma é de grandes equipes, com pequenas contribuições de cada um em cada artigo. Para algumas áreas esse número de artigos é absurdo. Em outras nem tanto. Em algumas ter menos de 10 artigos por ano é pouco. Agora, o total de artigos não tem nada a ver com a falta de rigor e um certo volume de auto-plágio. Parece ser esse o caso noticiado. Infelizmente quem está no meio está cada vez mais sujeito a deslizes desse tipo pois é difÃcil verificar
Justamente, penso que a cobrança do MEC relacionada à pesquisa, especialmente no que tange à publicação de artigos como meio de complementar o plano de atividades dos docentes das federais, encerra problemas dessa natureza: produções de afogadilho, relevância questionável e resultado sofrÃvel. Não sei porque os professores das federais se submetem a essa baixaria para justificar as 40 horas quando poderiam ganhar bem mais fazendo pesquisa séria.
Perfeito Felipe. Pode não ser exatamente má conduta mas mostra a paúra para produzir resultados. A pergunta é: quanto destes artigos são inéditos e trazem algum conteúdo útil para as ciências brasileiras. Infelizmente a forma de se avaliar as pesquisas no Brasil não leva em conta a qualidade mas apenas a quantidade de publicações. E ai chegamos a estas distorções.
No momento o que prevalesse no Brasil Varonil é a Mà CONDUTA da Imprensa e de Alguns Jornalista Venais. A V e j a = Cachoeira. só que V e j a Repercutia nas outras mÃdias, então toda MÃdia estão CONTAMINADA. A essa contaminação deu-se o Nome de PIC - Partido da Imprensa CRIMINOSA. O PIC - pertence a 5 famÃlia que se acham dono do Espólio chamado Brasil e não CONCORDAM e não aceitam que 190.000.000 tem desenvolvimento. Agem como ADIDOS dos EUA no Brasil.
Pela forma "correta" como vc escreve, escrevendo "prevalesse", "Alguns Jornalista", "pertence a 5 famÃlia que se acham dono do Espólio" vc deveria era ir estudar,aprender a escrever de uma forma aceitável e, só depois disso, passar a comentar qualquer coisa.
tá....
Não sei porque o espanto de alguns colegas. Todas as atividades profissionais do mundo inteiro foram tomadas pela corrupção e pelo coorporativismo. A Ciência não poderia ser uma exceção! Os governos nunca tiveram tão pouco poder no mundo...
Banana, Você tem razão. Mas enquanto houver espanto tem esperança.
Vale lembrar que o proprio ministro da educação tem doutorado fajuto e contestado, se forem analisar todos os artigos publicados, vão perceber que mais da metade só foi aprovado por que os revisores tem algum tipo de relação com aqueles que submeteram os artigos.
Má-dé? Não! É incompetência mesmo... Não se faz mais nada com seriedade nessepaÃs... Devem ter revisado o artigo enquanto falavam ao celular...
...no meio de uma galera medonha, um foi pego....só fico imaginando a paura dos outros, até a poeira baixar...
A ciência no Brasil é um tiro no escuro.
Um avião sem piloto.....
Perseguição injusta contra os cientistas brasileiros, afinal a Ãndole do povo brasileiro é totalmente voltada para a fraude, a corrupção e o furto, haja visto a nossa classe polÃtica de renome internacional e nossos acadêmicos de igual renome internacional por terem habilidades especiais nesses casos que ocorrem à s dezenas. Além do mais essa universidade tem tradição em não ter descoberto nem ter inventado nada, o que convenhamos é um impressionante façanha cientÃfica sem igual no mundo. /p
Você tem razão. Dos brasileiros, 30% cometem fraudes, 30% são corruptos e 30% vivem de furtos. Os outros 10% são honestos. Mas patetas, porque em 512 anos de história do Brasil totalmente corrupta, somente a turma dos 30% sempre ocupou as posições de chefia polÃtica e administrativa. E cobrando 10% a mais em tudo, sempre tiveram os outros 10% dos brasleiros trabalhando para eles bem quietinhos.
Exagero Berto. Minha Ãndole não é voltada para a fraude nem a da maioria dos brasileiro. O problema que brasileiro de má Ãndole nada de braçadas aqui no Brasil. E só é incomodado se é flagrado e o assunto se torna público. Neste caso especÃfico, constatada a fraude, cabe à USP e aos órgãos de fomento, desligar os responsáveis de seus quadros. Punição exemplar é a garantia da credibilidade.
Pois é ninguém investigando a conduta desses caras, que ganham salários altÃssimos, e esses são os melhores que temos, imagina senhores ,como são os piores. Isto é o Brasil.
Salários altÃssimos??? kkkkkk.... acho que vc desconhece a realidade.
A resposta última para os segredos do Universo está em Deus! A Ciência dos homens só é capaz de produzir cópias medÃocres de aspectos do mundo Natural. Assim, em um certo sentido, toda a Ciência criada pelo homem é uma gigantesca fraude, uma tosca tentativa de reinventar o que já está escrito há milênios. O profundo significado da Existência e a complexa trama cósmica do Infinito só podem ser compreendidos através da Fé!
Você não toma remedios, deve ser curado pela fé apenas né? Perai a fe foi quem fez o computador? Deus deve olhar seres que falam como você e falar, "pq fui perder meu tempo e colocar um cérebro nisso... Qualquer ovelhinha faz esse mesmo papel sem destruir com o mundo"Dica para você: Va viver com os Amish
Considerando a ciência algo tão vil, não se deve utilizar a luz elétrica, água tratada, esgoto, fogão, geladeira, automóveis, computadores, internet, antibióticos, aspirina...Eu sei que existem americanos vivendo assim.É uma opção de vida.
Meu Deus!!!
e ainda, leva muita gente a se entusiasmar, com a qualidade da pesquisa e com o ensino, ficam vangloriando, principalmente o entorno do ou dos supostos cientistas ou auxiliares deles...ficam no maior oba oba..., verdadeiro ufanistas, que pasam a serem ridiculos...
Tinha que ser brasileiro! acha que o jeitinho brasileiro funciona em todo canto do mundo!
Paulo, parece que você não sabe ler...ou interpretar texto. Releia a matéria e veja que fraudes cientÃficas ocorrem em todos lugares.
Fraude é o que mais tem nas universidades brasileiras, principalmente nos departamentos de Letras.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Revista "despublica" artigo de cientistas acusados de fraude Voltar
Comente este texto