Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Brunno Ruiz

    Se fosse aqui no Brasil seriam com toda certeza: 1- Deputado 2- Vereador 3- Senador 4- Funcionário do BB ( Segundo Felipão ) 5- Assessor público 6- Jogador de futebol .....terminem a lista kkkkkk.

    Responda
  2. ANA BRITO

    Gostaria de saber de onde foram extraídos os dados a respeito da profissão de nutricionista. Quem já trabalhou ou trabalha em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) sabe perfeitamente o quanto é desgastante e estressante tal função, sem contar aqueles que trabalham em saúde pública.... Definitivamente não concordo com tal publicação.

    Responda
  3. MFEdu

    Nosso salário é um mero detalhe.Para que ficar só 5 anos sem aumentos?Outro grave problema é que o salário mínimo aumenta anualmente e, como temos que pagar empregada, o salário dela reajusta e o nosso não. Bem como a escola dos filhos, alimentos, etc. Para fechar, vem a velha frase clássica que sempre usamos: acha muito ganharmos bem para formar profissionais de qualidade, sendo que estudamos, no mínimo 10 anos a mais que a maioria dos brasileiros (considerando que fizeram o ensino médio)?(

    Responda
  4. MFEdu

    A aula é um dos atributos do professor; outros compreendem a pesquisa, na qual travamos lutas para ver nossos projetos aprovados e com verba suficiente para serem executados. A extensão é outra atividade que devemos nos preocupar, pois remete a sociedade o que temos produzido. Além disso, devemos "tocar" a universidade, uma vez que não há concursos para coordenadores, reitor, pró-reitores, diretores, e, muitas vezes, caímos em erros que não seriam cometidos se houvessem pessoas específicas.(

    Responda
  5. MFEdu

    As opções de acesso ao ensino superior estão cada vez mais deslumbrantes:vestibulares não seletivos (universidades, federais ou não), ENEM com risco de gabarito fraudado, SISU, cotas (que é um claro caso de discriminação para quem não tem direito a cota), etc. Temos que aguentar o aluno dizer que é nossa culpa o não aprendizado dele, seja pelos itens anteriores ou pelo motivo que ele ficou a noite inteira na net, não conseguiu estudar por qualquer motivo ou outra baboseira que venha até nós.

    Responda
  6. MFEdu

    (p2) O professor tem que se preocupar com alunos que vieram sem base do ensino médio, que muitos querem passar de qualquer jeito, sem se preocupar com o que estão aprendendo, se estão; afinal, o que importa é o diploma, não o conhecimento. Isso sem contar os pais que jogam os filhos na escola e, se puderem nem pegar ou leva-los na escola, melhor. Depois vêm dizer que não damos educação aos seus filhos. Em decorrência de "a" vem a diferença entre educação e ensino (este último na escol

    Responda
  7. Ecoliveira

    Garanto que a briga é boa para o primeiro lugar. Pastor ou Politico no Brasil. E vamos ver quem arrecada mais.

    Responda
  8. serginho

    creio que em cada região do mundo há diferenças,mas no Brasil a de políticos ,sem dúvida dispara.Segue as de empregados das câmaras legislativas ,concursados claro ,judiciarios e depois as de poder executivo.Depis sim vem as citadas na materia como fono,terapeuta ocupacional,florista ( alguem já viu algum florista trabalhar com insatisfeitos?),agente de turismo......e por aí vai

    Responda
  9. rafa

    E nao esquecem que lá eles tem pessoas que doam recursos incentivados como Bill Gates entre outros................aí fica fácil trabalhar nessa profissao.............

    Responda
  10. jaquecustô

    Operador de prensa, durante seu trabalho, pode perder os dedos, a mão, o braço e, às vezes, até a cabeça. No mínimo, fica surdo com a idade.A foto apresentada é de um ajustador mecânico.

    Responda
  11. Sebastião Simionatto

    Se o Prof.! Não tiver projetos temáticos, orientados e congressos, prestação de contas aos órgãos de fomento, e reuniões de Congregação ou departamento a participar! Não estressa mas acho este estudo bem incompetente!

    Responda
  12. guerreiro734

    No Brasil, a profissão menos estressante é a de político. Gamham salários exorbitante$, não precisam estudar, aumentem os próprios salários no percentual que quiserem, não são obrigados a comparecer ao trabalho, não assinam ponto, para exercer a atividade política não importa o caráter e, mesmo que seja processado e condenado exerce, tranquilmente, a sinecura, digo, profissão. Estressados são os que trabalham, pagam impostos e remuneram esses sanguessugas do erário!

    Responda
  13. medicocansado

    sAposto que todos os que estão generalizando negativamente sobre os servidores públicos não deixariam de chamar o SAMU ou o corpo de bombeiros se sofressem acidente em via pública. Nessas horas, o planinho de saúde, privado, não chega!

    Responda
  14. Fassbender

    Noticia fresquinha: "Falha em site da Caixa faz clientes acessarem contas de terceiros"Esse é o tipo de amadorismo comum no serviço publico? Consequencias? Nenhuma!Ninguem nunca é mandado embora!!!

    Responda
  15. pcrodr

    As 14 profissões menos estressantes: Jogador de futebol de time "grande" ou que acha que é grande, mas é só mediano; pagodeiro, sertanejo, politiqueiros em geral; presidente da cbf e da fifa; economista; filósofo; sociólogo; padres, pastores, bispos; ator/atriz; comentarista de arbitragem da tv; banqueiro brasileiro (esse até quando vai à falência ainda fica milionário); modelo/manequim(cabide roupa); petista.

    Responda
  16. Fassbender

    Voce entra na Caixa e a fila gigantesca nao anda mas os funcionarios estao ocupados falando de suas vidinhas..Voce esta atrasaado para pegar um voo na fila interminavel do aeroporto de guarulhos e ve que nenhum funcionario esta interessado em ajudar a organizar, i formar... NadaVoce estuda numa universidade publica e ve que alguns professores decidem nao aparecer pra dar aula varias vezes no semestre... Sem consequencias.Certamente, menos estressante eh ser funcionario publico no Brasil! /p

    Responda
  17. Babi

    Os professores universitários brasileiros são bem desestressados mesmo, de tanto beck que eles fumam.

    Responda
    1. Fassbender

      Das federais, pior ainda.Adoram ter mais umas ferias remuneradas atraves da greve!

  18. Roberto AM

    Isso é pesquisa de otário! Inutilidade. Serviço sem estresse é esse de pesquisar profissões menos estressantes.

    Responda
  19. Quer que desenhe

    Dica para o pessoal que tá começando e não sabe qual a profissão dos sonhos p/ escolher: Qualquer uma que lide com arrecadação de impostos, a maior especialidade deste país. Pode ser fiscal da Receita Federal, do INSS, do ICMS.. é o EMPREGO, salários iniciais de 10.000 pilas, dois meses de férias + licenças, mordomias de baciada, aposentadoria integral, adicionais disso e daquilo que duplicam os salários e ainda tem a chance de ganhar uns "extras", se é que me entendem...hehe.

    Responda
  20. Pessuti

    Tem também os serviços ferroviários, alguém ai já ouviu falar de Supervia, a empresa mais malandra do Brasil? Ou que acha do setor elétrico, em grande parte privatizado, basta cair uma chuva, acabou a energia, e da-lhe tarifas , as mais altas do mundo.Legal são empresas privadas, essas "muito eficientes" que vendem produtos que fazem mal a a saúde, como refrigerantes, ou as de medicamentos, que vendem produtos, que, depois, descobrem que não funcionam, e a empresa sabia. Cada ot...rio!

    Responda
    1. Hetman

      Mais um fanático do livre-mercado! Você deveria ir ao Rio Grande do Sul conhecer as "maravilhosas" rodovias privatizadas, esperar 03 meses para marcar consulta em um plano de saúde ou esperar horas na fila do Itaú...

    2. Fassbender

      Servico em qualquer aeroporto brasileiro mostra o cancro ue é a estabilidade!,

    3. Fassbender

      Argumentacao boa é falar que as empresas privadas vendem coisas que fazem mal a saude como refrigerantes.HahahaCompare uma estrada perfeita mantida pela iniciativa privada e o queijo suico de buracos publica. Nao ha comparacao!O merito da empresa privada esta na competitividade. Se elas nao te fazem um servico descente tendo concorrencia adequada, levam o pe na bund@

    4. Pessuti

      A sua defesa das empresas privadas e glorificar a própria torpeza delas . Conheço este papo furado, as empresas privadas são "melhores, mais eficientes, atendem melhor, os caras tem medo de perder o emprego", bla, bla. Ai , quando confrontado com a realidade , vem com este papo de que empresario tai e pra ganhar dinheiro e os outros que vão pastar. Ora, então onde esta o "mérito " da iniciativa privada sob o prisma do interesse publico? Argumentação rastaqueta a sua hein??

    5. Fassbender

      O apagāo nao veio do setor privado, meu caro funcionario publico.Empresas privadas vendem coisas que fazem mal a saúde?? Que malvadinhos!!! O melhor é estatizar e vender vitamina, né??Bom mesmo é o ótimo serviço aos cidadão da infraero e seus aeroportos da década de 60 (com direito a apagão!).Ou a Caixa, fique na fila por horas que os funcionarios estao ocupadíssimos conversando!

  21. ORADOR DE CEMITÃ RIO

    Esqueceram de mencionar os ASPONE, e os COSSASACO

    Responda
  22. Pessuti

    Maravilha e comprar os piores e mais caros carros do mundo , feitos pela "eficiente " iniciativa privada, não e? Ou então comprar aptos das "maravilhosas" construtoras privadas, aquelas que cobram fortuna por aptos de 60 m2, atrasam a entrega, e você que procure a tal Justiça(ai querem que o Estado resolva). Ou então as " maravilhosas" empresas de net, as mais caras e mais lentas do mundo. E ainda tem cara que vem fazer este discursinho de "iniciativa privada" .Ah, vai c. meu caro!

    Responda
    1. Fassbender

      Bom mesmo é a Caixa, né? Banco modernissimo, eficiente, voce entra e é imediatamente atendido... HahahahahahahaEsta taoreocpado com os meus comentarios por ter se tornado refem da estabilidade?Faca que nem eu, va pra iniciativa privada que as empresas publicas atrofiam e deixam preguicosoz e pouco competitivo!

    2. Pessuti

      O cara vem falar de Santander, o PIOR banco de todos, atendimento horroroso, falta de funcionários, tarifas abusivas, juros altíssimos, criticado ,inclusive pelos próprios funcionários , você entra no banco, já querem te vender titulo de capitalização, previdência, ah, vai pastar meu.

    3. Pessuti

      Ora, então os serviços públicos também, oferta e procura, não adianta reclamar e ir la lotar as filas, quer dizer que na pratica o povo procura e usa porque não tem outro!Sua argumentação não se sustenta, você diz que a iniciativa privada e melhor porque o cara tem medo de perder o emprego, ai , quando confrontado, muda a premissa, para oferta e procura, conheço este joguinho.

    4. Fassbender

      Vai no HSBC, Santander, ItauDepois va na Caixa, Banco do Brasil.Outro mundo!!!Os precos de carro nada tem que ver com eficiencia. Tem a ver com oferta e procura. Se obrasileiro paga o que eles pedem, eles vao baixar o preço pra quê? Um ímpeto amigo?

  23. Fassbender

    Funcionários públicos brasileiros, com algumas exceções (em especial nas áreas essenciais - segurança, saúde, educação). Caixa, infraero - exemplos claros do l1xo que recebemos de serviço por funcionarios sem compromisso que têm estabilidade.Cargos políticos como deputados ou vereadores - trabalham pouco, trazem pouco resultaso, ganham muito, estao acima da leiProfissoes muito menos estressantes que qualquer outra listada.

    Responda
    1. Fassbender

      Compare uma estrada mantida pela iniciativa privada e um mantido pelo serviço publico.O mesmo vale para hospitais, escolas.Privado>publico

    2. Roberto AM

      Vocês chegaram a conclusão que nem o público e nem o privado prestam. Tão aí discutindo à toa. Os dois defendendo times al intencionados.

    3. Fassbender

      Desculpe ameacar a teta do individuo que adora me negativar! A verdade dói.Que bom que trago algum estresse na sua vida de maraaaaaasmo.

  24. ailton rosa

    quem generaliza o funcionalismo público, dizendo que é molezinha, VIRA AGENTE PENITENCIÁRIO PRA GOZAR DA ALEGRIA DE SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO BRASIL, HIPÓCRITAS.

    Responda
  25. LEO

    Em compensação trabalhar com o ensino médio e fundamental deve ser uma das mais estressantes pelo grande número de alunos e turmas que o professor tem que pegar e ainda lidar com alunos extremamente mal educados .Não é a toa que muita gente não quer ser professor no país.

    Responda
  26. marsilv

    Hehe. O pessoal aqui só esquece que o professor universitário nos EUA ganha o quádruplo do que o brasileiro e trabalha com a nata mundial e uma baita infra-estrutura, enquanto aqui no Brasil é uma burocracia até para importar legalmente um equipamento para pesquisa. Enquanto lá tem recurso para tudo, aqui fazer pesquisa é igual a um celibato... Tem que ter vocação mesmo! Os caras tem um acelerador de partículas e aqui usa-se um elástico! :)

    Responda
    1. luis

      Porém, por aqui o professor universitário trabalha um quarto do americano e não tem pressão alguma para produzir pesquisa. É só escrever no quadro negro e pegar o salário no final do mês...como no primário...

  27. Marcio Souza

    Segue ai o Top 5 Brasil das menos estressantes: 1-deputad o 2-vereador 3-a ssessor de gabinete 4-professor de universidade pública 5-caixa da CEF

    Responda
  28. Luiz Antonio da Costa

    Tenham a santa paciência: Na profissão de Operador de Prensa colocaram a foto de uma furadeira. Troquem já.

    Responda
  29. ericabc

    Professor universitário com "oportunidades crescentes" e "riscos mínimos de saúde em um ambiente pouco estressante e agradável" aqui, só em sonhos... pouco reconhecimento das instituições (melhora um pouco se for pública), e o comportamento de muitos alunos gera um ambiente de trabalho bem estressante. Até na pós-graduação a situação está complicada, alunos que só querem o diploma e desprezam o que você tem a ensinar... o desinteresse é desanimador.

    Responda
    1. Carlos valentino

      A iniciativa privada no Brasil e no mundo é ótima!Vide a crise nos EUA , quando a GM e os bancos foram pro vinagre o DESGOVERNO americano assumiu o prejuízo.Além do que :EMPRESÁRIO É TUDO HONESTO --- não sonega nada , não rouba, não faz maracutaia, nçao comproa político  --- alias de cada 10 politicos 5 são empresarios do psdb e 4 do pt--faz um favor :FIQUE QUIETO.

    2. Fassbender

      Universidade publica é coosta em grande parte de reclamões grevistas que faltam muitas aulas ao ano. Nao surpreende que o Brasil tenha tao poucas universidades entre as melhores do mundo. Comparar universidade braileira com americana é como comparar mansao com favela.

    3. marsilv

      "Não ter pressão por resultados" Mario, vc realmente desconhece pesquisa e o que é o Qualis da CAPES. Estude. Informe-se.

    4. ericabc

      Pelo visto você está beeeem por fora. Não concordo quanto ao "ensinar de qualquer jeito", mas realmente professor de universidade pública tem estabilidade financeira. Porém, já viu o salário de um professor com doutorado? Está muito abaixo do que o de muita gente que não investiu tanto na formação profissional. Em universidades particulares vc tem muita cobrança, pouco salário e nenhuma estabilidade, além de um bando de mal educados que tumultuam as aulas. Ser professor hoje

    5. mario100

      Greve remunerada todos os anos? Não ter pressão por resultados (ensinar bem ou não, dá no mesmo), estabilidade total no emprego, e ainda aposentadoria integral após poucos anos de vida mansa? Qual é! Zé Moleza total.

  30. caracas

    Operador de prensa é otimo Trabalha tanto que saiu para fazer um Bisca te na furadeira. Qual das palavras acima é ofensiva ? por favor responda.

    Responda
  31. Rafaela M.

    Preparar e dar aula, fazer pesquisa, corrigir provas, participar de cargos administrativos... Tudo isso é desestressante? Acho que as pessoas não tem idéia alguma sobre a profissão de professor universitário. Não temos sábado, domingo ou feriado, ainda mais para quem desenvolve pesquisa. E aí você estuda a vida inteira para ganhar um pouco mais que 4 mil reais em muitos casos das Universidades Federais. Mesmo assim adoro minha profissão, mas ela está bem distante de ser

    Responda
    1. Rafaela M.

      O Brasil tem grandes universidades, com reconhecimento internacional, mas como tudo aqui que é bom, não é graças ao incentivo do governo e sim empenho e muito trabalho de grandes mestres e pesquisadores que carregam a pesquisa brasileira. Existem professores, colegas meus, que não fazem por merecer a defesa que estou dando à classe, mas não se pode generalizar.

    2. Fassbender

      Light? Acho que nao.Eles tem as melhores universidades do mundo, as que geram mais pesquisas.O Brasil nao tem nenhuma entre as 100 melhores.Eu estudei na universidade federal do Parana, tao conceituada. Um dos meus professores apareceu para dar aula duas vezes no semestre. Tudo certo, ne?

    3. marsilv

      O problema é que a população em geral desconhece o ambiente universitário e acha que o professor brasileiro tem o mesmo trabalho light do professor americano. É como vc achar que o nosso exército tem a mesma infra-estrutura do exército norte-americano...

  32. Martins

    Observem que as profissões menos estessantes são exercidas solitariamente ou com poucas pessoas envolvidas. O que estressa é lidar com muita gente e hierarquia. Motorista que transporta animais não estressa. Motorista de ônibus coletivo sim. Ou seja, lidar com os animais é melhor.

    Responda
    1. Monica Costa

      Disse tudo...o que estressa não é o emprego, mas sim as pessoas. Também prefiro lidar com animais.

    2. mario100

      Motorista que transporta animais se estressa bastante, com o trânsito, o perigo das estradas e a violência (risco de roubo), bem como jornadas longas. É praticamente o mesmo estresse dos demais motoristas.

  33. mcamargo

    já aqui no brasil são os cargos comissionados, de confiança, vereadores, deputados, secretários e afins!! Esse sim levam uma vida sem stress!

    Responda
    1. Affon

      Tá com o emprego que pediu, hem?

    2. Bananamite

      Perfeito sua colocação

    3. Tinho

      Concordo plenamente. A profissão menos estressante e melhor remunerado é a do politico.

  34. Mosca

    Distintos... não vi nenhuma prensa na última foto, apenas uma furadeira de bancada. Óió... já tô ficando estressado!

    Responda
  35. Santos

    Sem duvidas...funcionario publico no Brasil nao faz falta nenhuma!!!!So voto em cantidado que defenda a privatizacao e tercerizacao do serviço publico.

    Responda
    1. Fassbender

      Verdade, mas Caixa é ainda mais repugnante.Atendimento naquele banco lix0 dá nojo.

  36. TURCO SP

    ESUQECERAM DE COLOCAR FUNCIONARIO BANCO DO BRASIL

    Responda
    1. Fassbender

      Mexeu num vespeiro - a zona de conforto de alguns.

    2. mario100

      Muito mais folgado que funcionário do Banco do Brasil é dirigente do Banco do Brasil - tipo o Pizzol@to, indicado pelo Mão Leve e recentemente condenado por receber propin@ na ação do mensal@o. Dirigente do Banco do Brasil tem dois tipos: 1- os encostados, que não fazem nada e só roub@m o contribuinte no contracheque que recebem todo mÊs pra fazer nada. 2- os malandros, que usam o cargo para fazer negociata e enriquecer milhões roub@ndo do contribuinte.

  37. Fassbender

    Com pouquíssimas exceções, ser funcionário público no Brasil é menos estressante que qualquer coisa.Pode até defecar em cima da mesa e tirar um cochilo o dia inteiro que não é mandado embora!Cargos políticos, ento... Vreadores têm o maior salário do mundo pra dar nome às ruas!

    Responda
    1. Fassbender

      Adoro estressar a turminha que vive encostada em sua zona de conforto!!!Nao estou falando de funcionarios publicos de servicos essenciais (saude, educacao, seguranca) que sao desprezados no Brasil.Falo de funcionarios de Detrans, de infraero, de Caica. Serviços que sao um lixo. Gente que trabalha pouco e ganha demais.Quem é sério nao aguenta o marasmo e politicagem do servico publico.

    2. te

      EXPERIMENTA SER UM PROF. DE ENFERMAGEM NUM HOSP. PÚBLICO DEPOIS VC ME RESPONDE SE É OU NÃO ESTRESSANTE. A situação da enfermagem é grave. O diag. de transtornos mentais atinge 24,05% dos trabalhadores da enfermagem. A exposição ao sofrimento afeta a estabilidade física, psic. e emocional da pessoa. No caso do profissional de enfermagem a exposição é continua, sua atividade não se resume a visitas rápidas, nem a realização de procedimentos com duração que pode ser cronometrada em minutos. /p

    3. DiegoAR

      Bom, emenda feriados? Dia da consciência negra e de aniversario da cidade de sao paulo, enquanto a cidade está parada, os servidores federais trabalharão normalmente. Só isso já mostra o tamanho da sua ignorância. E outra, de vez em quando você também não emenda feriados? Qual a diferença?

    4. Pessuti

      Bem, imagino que você esteja falando da sua experiencia pessoal, individual, quase uma autocritica. Ok, só não queira arrastar os outros com você. Alias este discursinho de iniciativa privada para um pais que privatizou uma serie de serviços e eles estão piores e mais caros, relativamente, e logico, e bem engraçado.

    5. DiegoAR

      Com pouquíssimas exceções, repetir clichês não agrega valor à nada. Essa estória de funcionário publico preguiçoso já ficou pra trás há muito tempo. Mas se você acha que a vida de um servidor é fácil assim, vá estudar, também. Mas corra e se dedique como você nunca fez na iniciativa privada, porque o processo seletivo é muito mais concorrido.

    6. Fassbender

      Eu ja fui fucionário público. Clar que tem gente que trabalha sério, mas a maioria é folgada. Emenda feriados, faz suas coisinhas e acha que está fazendo um grande favor.Trabalhe numa empresa privada e sinta a realidade -metas, exigência de eficiência.Coisa que falta na repartição pública, onde os serviços são predominantemente UM L1xo.Espero que nao trabalhe na Caixa, um banco com atendimento PATETIC0

    7. FRANCIELLE BONFIM BERALDI

      Daniel, Cuidado com as generalizações imprecisas e falsas, porque são também burras. Sou funcionária publica, meu esposo também, trabalhamos tanto e temos tanta responsabilidade com o trabalho quanto você deve ter com o seu . Conheço uns tantos outros (funcionários publicos) assim. Muitas vezes vou ao banco, corretoras, e não tenho o tratamento que dou às pessoas que atendo em meu trabalho. A estabilidade e desculpa para alguns não trabalharem, para poucos com certeza e não para todos

    8. Xulas

      Daniel, não confunda as coisas. Funcionário público é uma coisa; político é outra. Vereador não é funcionário público. Se você acha a profissão de funcionário público pouco estressante, ou não tem o menor conhecimento da profissão, ou tem conhecimento dos que utilizam o cargo de forma irresponsável. Quem defeca na mesa e tira cochilos não é mandado embora devido ao corporativismo, o mesmo que sustenta outras profissões que não integram o quadro do funcionalismo público. Achei muito infeliz.

    9. Afogado nos Impostos

      Funcionários públicos do judiciário vc quis dizer né? Ganham bem e trabalham quando querem...

    10. ritazec

      Vou te colocar atrs de um balcao do INSS para atender a um segurado e voce vai pedir por favor nunca mais voltar ali.Deixe de ser exagerado cara.

  38. FAC

    Nos EUA existem dois tipos de professores universitarios, os que dao aulas e os que tambem fazem pesquisa. Os pesquisadores, esses tem "metas" contratuais fincanceiras, essa e' uma vida bem estressante. Em comaracao, no Brasil, Prof/Pesquisador que tem projeto de pesquisa financiado sofre "mais, demasiadamente e indevidamente" com as regras impostas por orgaos de fomento como o CNPq, onde a burocracia reina soberana. Ser um bom funcionario no sistema brasileiro e' para quem tolera mui

    Responda
    1. Paulo

      CNPq = conselho nacional pra quê ?

  39. Caco

    Só mesmo lá por que aqui... professor...

    Responda
  40. Zé Bolha

    ...e aqui no Brasil ser professor de universidade pública é ainda melhor que nos EUA - tem greve remunerada todos os anos...êh vidão...

    Responda
    1. Sérgio Pereira

      O engraçado que as melhores universidades do Brasil são públicas, pois os professores universitários que trabalham nelas são pessoas gabaritadas e que desenvolvem pesquisas para o desenvolvimento do país... Antes de falar algo sobre os docentes universitários de universidades públicas, procure conhecer a profissão...

    2. mario100

      Metade do ano, eles passam em casa, fazendo greve remunerada. A outra metade, eles fingem que ensinam, para alunos que fingem que aprendem, só pra receber um canudo no final de cinco anos.

    3. ritazec

      Nao sei qual a facilidade de ser professor universitario no Brasil:-salario pessimo-alunos mal-educados e desinteressados.-alta formacao acdemica. Pimenta nos olhos do outro e refresco.Ja nos EUA, os professores ganham mais e os alunos nao sao tao insuportaveis como aqui.