Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. inventor

    todos os veiculos elétricos,omitem o pincipal, recuperar a energia nas freiadas,decidas,etc, invertendo o fluxo de corrente,do motor para a bateria, a minha tricicleta funcionou bem, recupera até 25% da carga nos momentos,inerciais,e pode ser usada como ergométrica,pedalando parado, carrega a bateria, montada com sucatas de nica dos notebooks,reciclados.que eu recupero,do lixo eletronico ,patentear isto no brasil, é como registrar um pivete na febem,vale nada,e custa caro.o inpi é a febem ma

    Responda
  2. zaborato

    Ele comporta 350 Libras = 158 Kg.

    Responda
  3. Ferdinando

    Bom para ir pro trabalho. No Nordeste esse carro nunca ia ficar sem energia. rsrsrsrsrs

    Responda
  4. igloos

    SUSTENTABILIDADE é acabar com automóveis individuais e não lançar modelos esdrúxulos movidos a seja o que for. a poluição não é só do ar, é, também, visual, é do espaço e do culto ao individualismo.

    Responda
    1. zaborato

      Mas Rafael, transportes menos individuais acabam não servindo, pois cada um tem que ir para um lado da cidade, então fica inviável. Transportes individuais pequenos como este melhorariam o transito, o que não podemos ter é veículos enormes como camionetes, suvs, que na maior parte do tempo carregam uma só pessoa.

  5. Paulo

    No Brasil não vai poder rodar. O governo ainda não sabe como cobrar imposto sobre o Sol.

    Responda
  6. chilli pepper

    Excelente! Compro um se for pelo mesmo preço no Brasil!

    Responda
  7. SOCCER

    O caminho é a racionalidade. Mais cedo ou mais tarde seremos tragados pela razão. Por que precisamos de carros "supervelozes e furiosos" se na grande maioria do tempo não conseguimos ultrapassar os 60 km/h? O futuro não admitirá excessos e supérfluos. Nossa sociedade será bem diferente, nossos valores também. Quando vermos alguém esbanjando deixaremos de admirá-lo. Será considerado um idiota ou um inimigo. Até lá temos muito a sofrer.

    Responda
  8. Só Verdade

    Poderia salvar o DESTINO da HUMANIDADE, mas a indústria de carros não DEIXAM.

    Responda
  9. cefelix

    Cadê a foto?!

    Responda
  10. Dillansprimeiro

    Reportagem desse tipo SEM FOTO !??... Não se pode nem ter uma idéia mais exata da viabilidade do veículo. Não queria radicalizar, mas parece descaso com a informação...

    Responda
  11. Fernando

    Pessoal da Folha, pelo amorr.....  cade as fotos...? Assim fica difícil. 

    Responda
  12. Jonathas

    No brasil vai custar apenas 50mil com ipi reduzido.

    Responda
  13. ale

    parace um quinder ovo monstro.

    Responda
  14. Lux Aeterna

    quem é o retardado que não colocou a foto???!!

    Responda
  15. Irresistível

    A china já faz isso faz tempo e a índia tbm , esse povo adora reinventar a roda e mostrar isso como algo exclusivo.

    Responda
    1. zaborato

      É verdade, a décadas eles tem estes veículos. E no mundo inteiro já soluções parecidas, talvez o avanço seja o painel solar e o motor elétrico que agora estão ficando mais viáveis

  16. Analista

    O comentário do Sr. Crasse Media é bem pertinente.

    Responda
  17. Marcos

    Reportagem "CHULA" faltam fotos, autonomia,velocidade, se carrega a bateria pelando.etc

    Responda
  18. Marcos

    Como é o carro-bici fotos???? No Brasil seria lançado um modelo básico mais simples sem acessorios e custaria uns 30 mil. O Completo com farol de led, buzina, etc seria uns 45 mil

    Responda
    1. zaborato

      Imagine com abs e airbags!

  19. Irresistível

    A verdade é uma só , isso é pra passeio no parque ,ou ir ali na padaria e voltar , nao dá pra pensar em trocar o transporte coletivo por uma bicicleta , é suicídio. Pelo menos em SP.

    Responda
    1. Irresistível

      Eu ando de bicicletaaqui no abc, e te falo na boa , altas emoções...só Jesus

    2. Irresistível

      Tudo é muito relativo , vc não fala do percurso e nem da distancia ,e nem qual é o trajeto. Estamos no verão , e chuvoso , quero ver se vc gosta de pedalar na lama e na enchente cheia de lepstopirose

    3. RGP

      Pedalar na Europa é completamente diferente de pedalar no Brasil. Lá temos média de temperatura bem mais baixas do que aqui, além das distâncias que são menores. Quero ver é alguém ir a uma reunião de negócios pedalando nos 40 graus do sol do meio dia. Chegar todo melado de suor, cheirando mal, etc. Infelizmente nosso povinho gosta de viver de utopias.

    4. LFBRANDA

      Reveja seus conceitos. Pois dá pra trocar sim, eu faço isso, e vejo cada dia mais pessoas fazendo o mesmo. Só não se pode esquecer dos itens de segurança, pois em São Paulo dependendo de onde pedalar o transito e os motoristas são complicados.Abraços.

  20. Irresistível

    Imagine a utopia, milhares de pessoas abandonam o metro e onibus e trem , sardinha , e vão todos em fila indiana para o centro de SP , o peão sai de itaim , são miguel , guaianases e itaquera , são mateus , artur alvim , cidade ae carvalho e vem pedalando seus 60 km de jornada em fila indiana para o cetro trabalhar , e depois no fim do dia , cheio de disposição , mais 60 km de ladeiras rumo ao lar , sem falar que no outro dia tem mais... Vai brasil... E só falei a zona leste , imagina citar

    Responda
  21. Irresistível

    Vamos esperar a versão chinesa ( muito mais barata ) do produto. E outra coisa , é para andar no interior calmo. Pq em cidades é impossível. Estradas então... Eu penso em comprar uma moto de 950cc pra ter um pouco de respeito no transito e na estrada , mas ainda tenho receio. A reporter nunca deve ter sentido a pressão do vácuo gerado por um caminhão ou um ônibus ao andar de bike

    Responda
  22. Rockmaster 1964

    Uma ideia seria licenciar o produto para ser fabricado no Brasil.

    Responda
    1. Irresistível

      A idéia do Estado será licenciar, emplacar e cobrar IPVA tbm.

  23. Crasse Média

    Foglia: há uma novidade editorial chamada foto. Fica bacana !

    Responda
    1. Lux Aeterna

      André Lima, seu primeiro parágrafo é útil, o último, desnecessário!

    2. Brasil sem Corrupção

      Se você clicar no link da empresa (o qual se encontra no texto), você vê o 'carrinho' em um vídeo. Pre gu iça ou an alf abe tismo funcional?

  24. Paciênte

    o que adianta fazer ciclovias se no brasil a mentalidade é materialista, ou seja, um querer ter um carro mais caro do que o outro, andar de bicicleta? Aposto e ganho se for lançado esse carro-bicicleta no Brasil, muita gente irira ficar com vergonha de andar nele e iria custar uns 30.000,00, aqui é tudo mais difícil...

    Responda
    1. Irresistível

      ciclovias ? As ruas nem cabem os carros , motos e caminhões e onibus , e nem se respeitam , diga-se de passagem , e vc quer que uma bicicleta dispute espaço , se espremendo entre carro e caminhão e onibus no meio fio? Isso é falta de amor a vida.

  25. Milton Caputo Jr

    A Petrobrás em 2011 faturou US$ 134 Bilhões, com lucro líquido de US$ 17,7 Bilhões e emprega 82 mil funcionários ( dados da Exame ). Vamos ser sinceros e parar de sonhar, esse tipo de veículo só será realidade quando acabar a gasolina........INFELIZMENTE.. .......Como é dura a realidade, quando somos confrontados pelo dinheiro.............

    Responda
  26. Enilson Ferreira Bastos

    A reportagem diz que ele carrega 350 kilos, mas na verdade são 350 libras, que dá mais ou menos uns 170 Kilos. Falta de cuidade e informação errada.

    Responda
  27. pnogueira

    CADÊ A P... DAS FOTOS DO OBJETO DESTA MATÉRIA???

    Responda
    1. Crasse Média

      exigente, hem pedro ?

  28. nilton cesar

    VÉI NA BOA! ESSAS INVENÇÕES AÍ NUNCA DÃO CERTO O POVO GOSTA MESMO É DE POLUIR, INFELIZMENTE!

    Responda
    1. Irresistível

      s ruas nem cabem os carros , motos e caminhões e onibus , e nem se respeitam , diga-se de passagem , e vc quer que uma bicicleta dispute espaço , se espremendo entre carro e caminhão e onibus no meio fio? Isso é falta de amor a vida.

  29. Marcia Khan

    o mundo dos veículos de locomoçao como conhecemos está para mudar radicalmente, e tudo indica que será para melhor. espero que minha geraçao venha a presenciar essa revoluçao, entre outras que são urgentes.

    Responda
  30. Rui Mascarenhas

    Temos que corrigir o texto. Aberração ecológica.

    Responda
  31. CORRAL

    TRANSITO BRASIL ! "MALUCO E ..." VIVA A CIDADANIA

    Responda
  32. Murunes

    O Governo deveria assumir cortes de impostos desses tipos de produtos, colocar incentivos fiscais para empresas que aderirem a produção, tal como fez com os remédios para a produção e barateamento no Brasil. Com esse modelo de pensamento poderia se implantar uma filosofia de baixo custo de mobilidade urbana, ligado ao pensamento sustentável. Espero que nossos empresários tupiniquins não estejam almejando cifras para seus bolsos afim de extorquir a população com seus valores astronômicos. /p

    Responda
    1. Rockmaster 1964

      Concordo plenamente contigo, Douglas. Infelizmente esse tipo de atitude e esse tipo de produto vão de encontro aos interesses do governo pois a fonte de renda secará (leia-se Petrobrás e toda a indústria por trás). Não será viabilizado assim tão fácil, não sem que eles encontrem um meio de ganhar mais do que estão ganhando hoje.

  33. Eros

    4 mil dólares? Se viesse ao Brasil, custaria 40 mil reais.

    Responda
    1. Camerucho

      Corretíssimo o cálculo. Além disso, o governo obviamente fará o proprietário pagar IPVA, emplacamento e seguro. Além de exigir CNH e uso de capacete.

    2. Rockmaster 1964

      E com isenção de IPI. Hehehehehe.

    3. Fernando Crivoi

      40 mil não, é um número muito forte comercialmente, melhor R$ 39.990,00.

  34. Lúcio Almeida

    Um pedido ao jornalista ( não é uma critica ): Pode conseguir os dados de quantos quilômetros por hora esse veiculo consegue alcançar e o tempo de carga completa através de suas células fotovoltaicas ou em carga na tomada?

    Responda
  35. Sérgio Roberto

    Se esse "veículo" for lançado aqui no Brasil, pode acrescentar pelo menos mais uns R$15,000 em impostos...

    Responda
    1. Crasse Média

      Não seja modesto, Roberto.

  36. Marcelo

    Esse é o caminho para uma mudança efetiva. Mais alternativas ecológicas, mais ciclovias. Faltam os governos assumirem um compromisso sério. Sobre o comentário de outro leitor, basta que se abrace a ideia para que se desenvolvam designes melhores. Lembram-se dos primeiros carros ?

    Responda
  37. Carioca do RJ

    O fato de uma invenção ter a característica de sustentável não significa que deva ser ridícula, do ponto de vista estético.

    Responda
    1. Fernando

      Calma lá! É o primeiro modelo, não da para ser perfeito em tudo. Com certeza modelos posteriores deverão se mais "bonitinhos". A aerodinâmica também impõe algumas limitações em seu design.