Elio Gaspari > Diplomacia desmascarada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivan

    Não vejo problema no adiamento da posse de Chaves em situações especiais... Isso é normal. O vice é indicado FORMALMENTE pelo presidente eleito. Isso não ocorreu. MADURO não poderia assumir a presidência (porque, em principio, Chaves poderia indicar outra pessoa...) Nunca ouvi falar de "presunção de indicação". No Paraguai, o rito sumario foi um golpe dos piores que eu já vi e ouvi! Não nos esqueçamos do SARNEY 85. Este, vive nos dando golpe até hoje! Não larga a teta nem pra ir ao banheiro!

    Responda
  2. jdealm

    Eu não sei se pode chamar o que temos hoje de diplomacia Marcos Garcia não é e nunca foi diplomata mas sim um menino de recado dos Ditadores e corruptos no poder. tambem não sei porque comparar nossa constituição com a Venezuelana , uma vez que a nossa diz que o substituto sera o vice e a Venuzuelana diz que na falta do Presidente assume o presidente da assembleia . onde esta a dificuldade de ententer que na venezuela esta acontecendo um golpe maior que o do Paraguai que. e Diatadura

    Responda
  3. Elomar

    Nossa! Quantos ataques pessoais ao jornalista. Parece que, nesse caso especifico, o partidao escolheu os radicais petebas mais insanos para trabalhar nas lan houses escrevendo bobagens.

    Responda
    1. Rodrigo

      É que ele criticou a extrema esquerda e a extrema direita ao mesmo tempo. Como os dois lados não querem assumir que são iguais, eles criticam o jornalista para se esconder.

  4. MachucaSJP

    COLUNISTA DESMASCARADO.O impedimento de Lugo não se deu dentro de um quadro de respeito à Constituição Paraguaia. É tão golpe quanto o que está acontecendo na Venezuela. O colunista joga fora valores ocidentais construídos nos últimos séculos para defender um governo golpista (o paraguaio), e fazer uma afirmação óbvia (ainda mais depois desse episódio da doença do chavez).

    Responda
  5. santos

    esse cara é um espertalhão e se metendo no pais alheio,vai falar da ditadura e faturar com os trouxas

    Responda
    1. Rodrigo

      Só uma pergunta: qual a diferença entre os ditadores brasileiros e o Chavez? O Chavez foi eleito em um processo eleitoral questionável, mas recebeu votos. Os ditadores brasileiros inventaram uma desculpa esfarrapada para tomar o poder à força.

  6. Bonifacio Bembo

    Maquiavel já explicou tudo: quem tem o poder não quer largar. Mao completou: o poder político se assenta no cano de um fuzil. A lei é universal. A turma da direita faz isso o tempo todo, sob as mais diversas razões. A rapaziada da esquerda também. Como se pode ver aqui. E vamos sambar!

    Responda
  7. Hugo Arrais

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Sebastião Simionatto

    A Venezuela é comandada de Havana faz tempo! A Cubanização Total do Cone Sul a atingiu em cheio e não há caminho de volta, apenas a longa marcha para parte nenhuma da servidão socialista. Um dia o USA vão fazer festa por ter derrotado o regime cubano e os cubanos vão fazer festa por dominarem meio continente, a América do Sul e parte da Central. Merecemos isto! Realmente merecemos o futuro que se antevê!

    Responda
  9. leite

    Como sabemos, são realmente complicadas as razoes de Estados. Acho que o autor Gaspari podia apresentar algo melhor sobre o tema. Nem os tres patetas ficaram bem para ele. Até pelo título ficou mal, sobretudo após a decisao da Corte maior de Justiça da Venezuela aprovando a prorrogação da posse de Chavez. Afinal, tem muito mais coisa por detrás da posse de Chavez do que comentou a vã imprensa.

    Responda
  10. augusto.martins@pop.com.br

    Isso é típico dos ditos esquerdistas. Não têm respeito pelas leis que eles mesmos criam e querem sempre abrir lacunas quando não sabem o que fazer diante de situações como esta. O problema é que não sabem quem vai herdar o espólio do ditador.

    Responda
    1. Jamelão

      Que eu saiba a esquerda tentou mas perdeu, e certo ou errado vc devia agradecer não precisar viver em uma ditadura comunista.

    2. augusto.martins@pop.com.br

      Caro Pedro. Estou me referindo ao presente, mas especificamente aos acontecimentos com relação à Venezuela, onde os seguidores bolivarianos irão rasgar a constituição por eles criadas na esperança de que o Hugo Chaves possa melhorar e assumir o mandato. Quanto a 1964, tenho plena ciência do golpe militar e suas consequências boas e ruins. Qto ao exemplo das esquerdas, pode-se ver aqui no Brasil onde, recentemente, o Genoino nos presenteou com sua condenação e sua posse na CD.

    3. JECA TATU

      E sua declaracao eh tipica de alienados. Que eu saiba, quem acabou com a democracia brasileira para instalar uma ditadura em 1964 nao foi a esquerda.

  11. mtmanaus

    Bola fora, Elio. O que foi desmascarado foi a tua total incapacidade de se manter imparcial. Pelos comentários expressos até aqui, são 4 pa.tetas, em vez de 3...

    Responda
  12. Fernando

    Em vez de ir lá pelos anos 1960, o colunista poderia ficar pelo meio do caminho: em 1985, aqui neste nosso Brasil, Tancredo Neves não pode assumir, e seu vice José Sarney assumiu em seu lugar. Sem entrar em firulas do tipo se Tancredo seria melhor, ou menos pior que Sarney, interessa que, grosso modo, ninguém hoje questiona se isso foi ou não democrático. Sei que Brasil não é Venezuela, nem são iguais suas constituições, mas a pergunta é: por que dois pesos e duas medidas, senhor colunista?

    Responda
    1. Jamelão

      o colunista fez a mesma pergunta.

    2. augusto.martins@pop.com.br

      Desenha que ele vai entender. hahahahahahah

    3. Fernando

      Na época, Sarney teve quantos votos, mesmo? A questão não é essa. Onde o colunista torce é: ele reclama que o Brasil "puniu" o Paraguai por Lugo e nada faz contra Chavez na Venezuela, país que entrou no Mercosul em seu lugar. Abstraia os sentimentos contra ou favor de Lugo e Chavez. Falamos de países, não de presidentes de plantão. Leia os tais artigos polêmicos 231 e 233 da CF venezuelana. São omissos à situação atual de lá. Mas o colunista clama que Dilma declare a Venezuela "não de

    4. Fadigas

      Não foi democratico, respondendo ao seu questionamento! Mas ele foi o vice de fato, ou seja votado. Na venezuela caro fernando maia, o vice é indicado pelo "el capitã", não recebeu um unico voto! Sentiu a diferença, e repetindo o amigo abaixo, a constituição de la não é a daqui.

    5. danilobc

      Você mesmo respondeu, então não entendi o porque da sua pergunta. A constituição Brasileira da época (e a atual também) permitia a posse do vice-presidente. Já na Venezuela me parece que isso não é verdade. Você quer que seja aplicada na Venezuela a constituição brasileira?

  13. JECA TATU

    Elio Gaspari eh daqueles que acha que o Brasil pequeno e omisso eh o que merecemos, e por isso nao devemos opiniar sobre nada, nem mesmo sobre o que ocorre nos nossos vizinhos e tem impacto direto no nosso pais, em nossa economia, no mercosul e na unasul. Se o Brasil age na politica externa de acordo com seus interesses, nao faz mais que copiar o modo de atuacao externa das grandes potencias, embora ainda estejamos muito longe de agir com o cinismo grotesco e lessianico dos norte americanos.

    Responda
    1. Jamelão

      o problema é que a politica externa está seguindo interesses partidários, e não os interesses nacionais.

    2. JECA TATU

      Caro Edson, 1) primeiramente, o Brasil possui um superavit gigantesco em sua relacao comercial com a venezuela. Isso soh aconteceu pela politica de redirecionamento do comercio exterior da Venezuela para America latina dirigida durante o governo Chavez; 2) Segundo, existe um interesse geopolitico. Uma Venezuela social e politicamente desestabilizada ira impactar invariavelmente nos paises fronteiricos. Acima de tudo, eh preciso que haja ordem caso a transferencia de poder seja

    3. Fadigas

      Pedro, o problema é que não se "age" com o interesse do Estado, mas com os interesses do partido e seus "cumpanheiros". Qual o "interesse" economico do nosso estado com a venezuela??? acordo petrolifico? Nas parcerias com a petrobras/pedevesa? Onde até agora não entrou um centavo da empresa venezuelana, mas são socios?? O aumento do gas da bolivia quebrando acordos e a entrega de graça das intalações da BR no mesmo país, a quebra de contrato de itaipu? Nossa tudo vantajoso para o Brasil. top

  14. labial

    Tem um missivista aí que está sugerindo que o Elio Gaspari volte para a Itália. Elio veio para o Brasil ainda criança, deve ser brasileiro há mais tempo que o tal missivista. Pode discordar do jornalista, mas xenofobia é demais.

    Responda
    1. MachucaSJP

      Brasileiro da Silva, a Itália é nação a menos tempo que o Brasil, pois foi unificada somente no fim do século XIX. Fonte: aulas de história do ensino médio.

    2. Raquel Welford

      Não só isto, como também sugere que o Brasil é uma nação mais antiga do que a Itália. Ele não sabe que o Brasil é um pais novo, que segundo Lu-la foi "inventado" apenas em 2003.

  15. Guilherme

    Alhos com bugalhos, senhor Elio Gaspari. O golpe de Estado no Paraguai, disfarçado de rito constitucional, se não tivesse uma resposta enérgica - que foi a suspensão, não a expulsão, como levianamente o senhor pontuou - se tornaria benchmark para legitimação de ruptura da orde democrática em uma ainda instável América do Sul. No caso de Chavez, pretendes o mesmo: usar uma fachada constitucional para barrar a posse. Caso Chavez morra e Maduro continue no poder, aí sim há um problema. Por hora

    Responda
  16. Honório

    Gostava mais do Gaspari quando era apolitico e escrevia sobre o factual. Agora, o rapaz simplesmente se ombreia aos blogueiros de terceira que pululam na mídia engajada. Não está sendo melhor que RA e AN, blogueiros de esgoto de uma determinada revistinha. Talvez o Gaspari queira um emprego também ... lá.

    Responda
  17. paulo barros

    Oque que este energumeno, intitulado de jornalista, tem a ver com a Venezuela, já não bastam a Globo e a Veja, duas lixeiras do moralismo, a nos encherem com suas verdades e agora nos vem este expert em diplomacia da subserviência. Ora vá te catar. Zé Mané.

    Responda
    1. von kaio

      Os acontecimentos na Venezuela,interessam a todos os apreciadores da taxidermia,quedesejam saber o resultado do trabalho efetuado,para comparar com aquilo que os rus-sos fizeram com o corpo do Lenin...

    2. Eduardo

      Típica resposta sem argumentos e recheada de xingamentos rasteiros. Mostra o nível razo e a visão estreita de quem não aceita a crítica. Os argumentos do jornalista são óbvios e claros ao ressaltar a falta de sentido e autoritarismo vigentes na atual administração federal.

  18. Célia L H

    Gaspari, ótimo texto. Marco Aurélio Garcia deveria ser interditado por incapacidade mental...

    Responda
  19. Ceara forte

    A cada dia que passa da mais nojo desse desgoverno.Como pode um assessor de nada emitir posiçao oficial de governo,tao rapidamente,sem levar em conta a constituiçao do pais? CUIDADO ESSES VERMELHOS TAO DOIDINHOS PARA DAR UM GOLPE

    Responda
  20. Marcelo M

    O que acho mais espªntoso é que depois que o P/T assumiu o p0der o Brasil faz alinhamento quase que automático com tudo que é r/u/í/m, nefªsto, c0rrupt0 e ªut0ritário espalhado pelo mundo.

    Responda
  21. REZENDE

    Ah! Petistas. Vocês estão cada vez mais encalacrados.Nada como um dia depois do outro.Tudo que fizeram e/ou disseram nos está se voltando contra vocês.Quem diria: Até a imprensa já começou a ver a verdadeira face de vocês.

    Responda
  22. cyro cabral

    Sempre a clareza de idéias e opiniões. A diplomacia brasileira me lembra um morador de favela que, de repente, ganha a mega-sena. E resolve ser o milionário entre os mais pobres, sem ter que provar nada.Esta diplomacia,anti-USA até o último fio de cabelo, só faz bobagens. Trazer Chavez para o Mercosul foi uma manobra suja, muito suja. Talvez o próximo seja o Chapolin....

    Responda
  23. gilwise

    Eu não concordo com as opiniões de um não brasileiro, o sr. Elio Gaspari, ficar emitindo opiniões sobre nossa diplomacia, etc, etc. Ele já devia ficar satisfeito de termos recebido aqui para sua sobrevivencia vinda de uma italia bastante ferrada. Gostaria de lembra-lo que na história recente, o Brasil é um estado nação há mais tempo que sua patria natal.

    Responda
    1. Jamelão

      ele deve ser mais brasileiro e conhecer mais da história do Brasil que vc

    2. CP

      Gildásio, Desqualifique o comentário mas não o autor, muito menos por sua nacionalidade, o patriotismo quase sempre dá em coisa ruim, porque pode cegar e não permitir que vejamos os problemas ou outras perspectivas a respeito deles.Há estrangeiros mais brasileiros que muitos brasileiros, olhe à volta, leia os jornais...continue a ler a história recente do Brasil, à propósito, o Sr. Elio Gaspari tem um excelente trabalho sobre este assunto o qual sugiro que leia. Abs.

    3. Edmat

      Brincadeira, nem entrou no mérito e foi logo falando da origem do jornalista... E ainda há quem venha elogiar tal post... Só podem estar trabalhando, se é que entendem...

    4. Dodô

      Concordo com os escritos do Elio Gaspari, tal qual lançado. Por outro lado, nossa população é formada por descendentes de portugueses, índios, negros, orientais (japoneses, chineses, coreanos), árabes e tantos outros), e também por italianos, que para cá vieram trabalhar nas lavouras de café, e cresceram cultural e patrimonialmente aqui, inclusive na área científica, e não é o fato de o emitente de uma opinição ter nascido em outro país que me leve a discordar dele. Par

    5. Crítico honesto

      Contra um texto brilhante e lúcido, só mesmo os argumentos furados dos esquerdistas de plantão. Gildásio já merece a passagem de ida para Damasco.

    6. josesitojr

      Caro Gildásio, o fato de você ter nascido no Brasil não o torna mais digno de ser brasileiro do que o estrangeiro que escolheu esta magnífica terra para viver. Você deveria repensar seus conceitos, pois transpiram "xenofobia", um sentimento essencialmente irracional. Além disso, seu comentário não diz respeito à opinião do articulista, mas à sua origem étnica ou racial, como se isso bastasse para desclassificar as razões apontadas no artigo.

    7. GaloGalo

      Meu amigo, embora não morra de amores pela obra de Elio Gaspari, ele mora aqui no Brasil por livre escolha. É, portanto, muito mais brasileiro que aqueles que eventualmente nasceram aqui. Além do mais, ele tem o direito (e o dever, pois é jornalista) de dizer o que pensa.

    8. prof

      Na Italia tem cavalo de corrida com mais anos de pedigree do que qquer quatrocentão brazuca.

  24. Bento Gaudério

    Bueno, concordo com o artigo do Gaspari. Claro e objetivo.

    Responda
    1. Cassia

      Só quer polêmica, esse Gasparit0!

  25. Ari

    Sr Gaspari, a verdade se expõe de maneira cruel: a América do Sul caminha rapidamente para ditaduras de esquerda pagã. Observe a Argentina, com Kirchner, o que ocorre no Brasil com os mensaleiros condenados, protegidos pela corporação petista, que se arvora em  intérprete constitucional e, agora, a Venezuela. Passamos a juventude suportando a ditadura militar e, agora na idade da luz, vamos ser massacrados pela ditadura esquerdista, camuflada per eleições viciadas pelo assistencialismo.

    Responda
    1. SergioL

      Concordo plenamento. O pior é que o povinho ignaro continua dando 80% de aprovação prá esse governico...

  26. nene

    Não querem largar a boquinha nem na bala !!!!!

    Responda
  27. Lauro Melo

    Quando se mistura diplomacia com ideologia dá nisso (burrice aguda). LAURO MELO.

    Responda
  28. Depaula

    Não será surpresa saber, talvez a chave do mistério, que ele já deu o 'grande salto' e empalhado encontra-se até os ajustes necessários para manutenção do poder, do poder de além-tumba. Essa coisa de expulsar ou não do mercosul é tão irrelevante como o próprio mercosul, em termos econômicos, claro. Diplomacia mascarada!!!

    Responda
  29. Fabrício da Silva

    Interessante como o partido da boquinha busca inspiração no regime militar, desde o ame-o ou deixei-o, cunhando oposicionistas como adeptos do PIG; compadrio com setores agro-industriais, manipulação de dados governamentais(superávit primário), a negativa de cenários evidentes(crise do setor energético), o aparelhamento do Estado e a política externa flertando com ditaduras, apoiando patacoadas de republiquetas de bananas. Ambev valer mais que Petrobrás é sinal de bancarrota a médio prazo.

    Responda
  30. Angelica

    É o tipo de diplomacia "dois pesos e duas medidas". Contra seus inimigos a lei, a favor de seus aliados a "compreensão".A mesma coisa acontece dentro do partido. Temos como exemplo os condenados do mensalão. Todos santos. Ai se fosse gente da oposição, todos teriam pacto com o coisa ruim...O governo não consegue separar as coisas, infelizmente.

    Responda
    1. GaloGalo

      Não seria UM PESO e duas medidas?

  31. Trunfim

    É só para evitar eventual golpe, como aconteceu com o Sr. Lugo.

    Responda
    1. Jamelão

      Igual aos americanos, ataque preventivo.

    2. luis23

      Prezado sr. Silvio, golpe, por definição, é o desrespeito à Constituição. Por mais agressivo que tenha sido o processo do Paraguai, a regra do jogo foi cumprida. No caso da Venezuela, ao que tudo indica, não será. Entendeu a diferença?

    3. GaloGalo

      Um pré-golpe? Como são inteligentes... Fico pasmo...

  32. ismar

    De todos os aloprados do governo corruPTo e ineficiente , o companheiro Marco Aurelio Garcia é o pior depois do chefe geral. Ismar Becker

    Responda
    1. Heinz Koetzler

      Certo Ismar, não precisa dizer mais nada.

  33. Evans

    Dia desses, a The Economist, uma revista, manifestando sua opinião particular disse que donadilmandona deveria demitir seu sinistro da fazenda. Choveram chuvas e trovoadas, dizendo-se ora, onde já se viu, uma revista estrangeira meter o bedelho nos assuntos do Brasil, um país soberano. Agora, o mesmo governo cumpanheiro, se intromete, institucionalmente, representando uma nação estrangeira, no que é ou deixa de ser constitucional em outro país, usurpando a função da corte suprema de los otro

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.