Ciência > Governo atrasa pagamento de bolsistas brasileiros em Londres Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. zé catimba

    E a rena do nariz vermelho quer eninar os europeus governar

    Responda
    1. zé catimba

      ensinar

  2. Danilo Nascimento

    Sou professor de universidade pública federal, em 2007 me afastei para fazer doutorado no país, fiquei um ano sem receber bolsa, no final do mesmo ano, o governo e a CAPES alardearam na imprensa que aumentariam o valor das bolsas para capacitação docente, dois meses depois, o governo e a CAPES informaram aos bolsistas, e sem o conhecimento da imprensa, que reduziriam de 48 meses para 12 meses a concessão de bolsas, sob a alegação de que experimentariam o PRODUTORAL -para Inglês ver!!!!!! /p

    Responda
  3. slincoln

    O que este governo consegue fazer bem feito? (Tenho certeza que pensou...)

    Responda
  4. Velloso

    Não há atraso para solaparem os cofres públicos!

    Responda
  5. Velloso

    O que se verifica é que a sanha dos ladrões em atacarem o erário não pode atrasar!

    Responda
  6. Pedro

    Esse papo de bolsa é pura conversa fiada. Brasil não interessa nisso.

    Responda
  7. Toniko

    Ciência sem fronteiras e sem dinheiro

    Responda
  8. drtoca

    AAFFFFFF QUE VERGONHA.................. 1300 REAIS E O GOVERNO BRASILEIRO/MEC/CNPQ/CAPES AINDA NAO DEPOSITAM EM DIA... COMO VAMOS DEFENDER O PAIS/... PRODUZIR CIENCIA? ACORDA MERCADANTE.................... ....... BOTA O OLHA NO SISTEMA.

    Responda
  9. JC

    É, mais uma vez a culpa é do sistema. O "pobre" do sistema coitado, não pode se defender, não fala, não vai a imprensa dar justificativas do seu procedimento. Expor nossos estudantes a estas situações deprimentes é pura incompetência de gestão. E ainda temos que aguentar as desculpas esfarrapadas que começa com um "aspone" mequetrefe qualquer falando e deve terminar no bigode do ministro da educação deitando falação e "vaselinado" os que estão sem receber o dinheiro fora do país.

    Responda
  10. Lusitano Perneta

    Tá na hora de criar o "programa corruptos sem fronteiras": o Brasil com verbas do BNDES aluga ou compra uma ilha no meio do Pacífico e oferece a " Bolsa de Aperfeiçoamento Moral da Cidadania", incluindo no programa os políticos, governantes, membros da alta administração e os que nunca sabem de nada envolvidos em escândalos de corrupção, para se aperfeiçoarem numa quarentena eterna no local. Antigamente isso era chamado de degredo, boca boa.

    Responda
  11. Fischer

    A onde esa a UNE e outras organizações de estudantes que não se organizam pelos direitos da educação, este e um entre varios casos de descaso com a educação , pesquisa e ciencia de nosso governantes e de varios funcionarios publicos da área. Não se ve mais nenhuma articulação estudantil para lutar por uma melhoria na qualidade e desenvolvimento de nosso sistema de educação ( qualificação dos professores " mestrado e doutorado", desenvolvimento de pesquisas e outras muitas coisas mais).

    Responda
    1. zé catimba

      Hermes a une "morreu" ela agora recebe verba do governo federal entende ?

  12. Rubo

    Bolsistas brasileiros em Londres? Estudo? Cultura? Formação Profissional? Bahhhh... Não é urgente... Não é coisa crítica... O bom mesmo, o que nosso país precisa urgentemente é dos Tiriricas e Marquitos da vida, indivíduos altamente capacitados para exercer cargos públicos, precisa também de "muié" pelada ou leiloando a virgindade, "mé", pagode... O bom é fazer fila dupla no trânsito, o "exxxxperrrto" é furar fila no supermercado... Isso é que é "bão", isso é levar vantagem. Estudo é ruim.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      O Tiririca é do PR e quem o elegeu um dos melhores deputados foram os jornalistas que cobrem o congresso. Ele tem atuação destacada na educação e artes. A primeira lhe faltou e a segunda faz parte de sua vida. Artes circenses só é pejorativo para quem tem preconceito.

    2. Paulo Schaefer

      Seu comentário foi bem até mencionar o Tiririca, considerado um dos melhores deputados pela revista Exame e um dos que menos faltou às seções. Gente simples não é sinônimo de gente ignorante.

  13. Herbert

    É um exemplo recorrente, uma insensibilidade à toda prova! Imaginem, senhoras e senhores, coloquem-se nos lugares desses alunos, meninos e meninas, num país que não é o seu e tendo que se preocupar como arranjar uns trocados.. para sobreviver! como ter um bom desempenho nos seus estudos? Precisa ser muito desprendido das questões materiais para suportar esse desatino! Valha-me Deus...

    Responda
  14. assombroso

    sou bolsista no IFMG tive problemas de atraso no inicio do programa ,mas agora tá normal só ese mes que não caiu ainda, já to no sufoco,aluguel vence amanha não sei o que fazer.

    Responda
  15. assombroso

    sou bolsista,estudo fisica,teve problemas no inicio do programa mas agora normalizou ,só esse mes que ainda não caiu,estudo no IFMG.

    Responda
  16. clisenberg

    Isso mesmo governo brasileiro. Continue deixando de investir em educação para poder dar mais vales à população! É assim que vai afundar de vez essa barcaça!

    Responda
  17. osbifi

    Quem pode acreditar num governo que faz isto com seus estudantes. Estudantes que confiaram que seriam tratados como devem ser tratados, ou seja, dentro do que foi combinado. Como estas pessoas podem se dedicar aos estudos, se preocupar com seu desenvolvimento se não sabem se terão dinheiro para pagar despesas normais da vida ? realmente país rico é país sem pobreza, só um governo desses poderia fazer uma propaganda deste porte. É cada um por sí mesmo.

    Responda
  18. Raul

    Enquanto isso abrimos as per-nas para a FIFA

    Responda
  19. josé cassio

    Eu penso que os estudantes deveriam pagar as suas despesas quando retornassem ao Brasil e tivessem já os seus empregos. Acho que o Brasil deveria financiar o estudo, mas não pagar por ele. Se a pessoa está adquirindo maior competência e certamente receberá uma melhor remuneração, não existe explicação para a população Brasileira ter que arcar por este luxo. Na pratica, cada um que pague pelas suas despesas!!!

    Responda
    1. claudiohehehe

      Meu caro José, se eu tivesse a plena certeza de que os impostos que eu pago seriam direcionados PRINCIPALMENTE a essa finalidade, pagaria até o dobro, com gosto, primeiro pela certeza do bom emprego do dinheiro dos meus impostos, e segundo pq não visualizaria como impostos, mas como investimento em pessoas que poderiam formar um país melhor, pelo menos para os meus netos, porque pra mim mesmo ... já era ...

    2. Igor Muccilo Prokopczyk

      Existe um programa para alunos de graduação que é o FIES eesse sim você deve pagar ao governo. Outra coisa muito diferente por sinal, é ocurso de pós-graduação onde os alunos não podem exercer qualquer tipo deatividade remunerada, salvo engano a CNPq e CAPES que abrem a possibilidade,mediante o aval do orientador, do aluno-bolsista em dar aulas em outrasuniversidades/escolas. Não classifico como "luxo" usar a mão de obrade um aluno e paga-lo para desenvolver algo útil para si o país.

  20. carlos peres

    Que papelão!!! E Dilma ainda fala em intercâmbios estudantis!!! Vergonhoso!!!

    Responda
  21. Gisele F Baraglio

    E ainda tem gente que realmente acredita que isso aqui é um país sério???? M@ld!t0s todos aqueles que fizeram da educação deste país um motivo de piada, e aqueles que ainda votam nesta escória... Precisar de ajuda do outros governos porque o nosso não tem competencia para manter pesquisadores... estamo s muito "mal servidos" Explica ai Mercadante...

    Responda
  22. bidu

    Deveriamos estar enviando professores adquirindo tecnicas e conhecimentos integrados com as melhores universidades do mundo para estarmos tranmitindo aos estudantes brasileiros, teriamos uma qualidade de ensino maior uma quantidade maior de pessoas adquirindo conhecimento de alto nivel, e custo bem menores, mas menos custos e menos desvios e portanto descartado, as parceria privada paga, (o povo paga)

    Responda
  23. Manoel Messias

    Isso aqui é um país esculhambado, sem rumo. Londres não tem nada a ver com o problema e já oferece solução. O PMBD e o PT estão levando o Brasil para quebradeira e vai demorar pouco para a derrocada.

    Responda
  24. Paulo Schaefer

    Na área científica, frente à comunidade internacional, o Brasil é recorrente em maus exemplos. Nos grandes projetos em que ousamos participar, ou não completamos a nossa parte, ou atrasamos nossas parcelas, ou simplesmente ficamos "cozinhando o frango". As participações no ESO ou na Estação Espacial são exemplos deste "modus operandi" brasileiro. O recente incêndio na base na antátida expõe a fragilidade dos projetos. Ai aparecem alguns "nacionalistas" é querem justificar a incompetência. /

    Responda
  25. caju

    QUE VERGONHA NOSSOS ESTUDANTES ESTÃO PASSANDO, INFELIZMENTE NOSSO GOVERNO ESTA DESMORALIZANDO O NOSSO PAIS EM VARIOS SEGUIMENTOS COMO EDUCAÇÃO,ECONOMIA, POLITICA INTERNACIONAL SE ALIANDO A DITADORES.

    Responda
  26. Cristiane Jucá

    O atraso não foi só neste programa... Os bolsistas CAPES nacional também foram afetados pela demora...

    Responda
  27. junior

    ... Certamente 'não' tem nenhum filho de político estudando no exterior 'como bolsista' Afinal de contas, filho de político não precisa estudar estas coisas, somente os nossos filhos é que precisam estudar para receber atestado de que é vergonhoso ser honesto e honrado neste país!!!

    Responda
  28. Eduardo Petrucci Gigante

    Olha a festa para os contra o governo: não estão pagando o bolsa-escola, sonho da elite usuária do bolsa-bndes!

    Responda
    1. Ordem e Progresso

      não fale besteira, rapaz... todo mundo sabe que os esquerdopatas nunca valorizaram os estudos são vocês que fazem greve, que fazem passeata pra legalização de drogas, que fecham reitorias e fazem tráfico dentro da Universidade pra cima de mim não Jão!

  29. dauner

    Isto é o Brasil ! Uma colega de minha filha está na Alemanha , neste programa . Vou falar com os pais dela para saber se está na mesma situação ... Enquanto isso .... Neymar, Pato, Ganso, Ronaldinho, ...

    Responda
  30. Dewey

    Em 2007 quando ainda era o Ministro da Cultura, Haddad inventou a tal Nova Capes, a qual, segundo gente do ramo, serviu para empregar quase 500 companheiros, muitos sem concurso. Enquanto isso, a Secretaria de Ensino Superior do Ministério, a Sesu, que possui muito mais responsabilidades e atribuições do que a Capes, pena com a falta de profissionais. É lamentável que o ensino superior no país seja tratado com tanto desrespeito.

    Responda
    1. Dewey

      ... digo da Educação..

  31. Marcelo

    Tenho duas observações. Primeiro, eu não sabia que o programa Ciência sem Fronteiras financiava estudantes de moda ou mesmo de arquitetura. Eu pensava que somente as áreas de engenharia e "ciências duras" fosssem contempladas. Segundo, a Universidade de East London, com o devido respeito, é uma instituição de quinta categoria classificada por exemplo como número 115 (penúltima !!) na "League Table" de 2013 do jornal "The Independent".

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Felipe, Você provavelmente é engenheiro e só consegue olhar para o próprio umbigo. Para seu conhecimento a economia é composta pela indústria, pelo comércio e pelos serviços. Além disto você confunde moda com desfile de passarelas. A indústria da confecção, que se utiliza do design (moda) para se posicionar como qualquer outra industria de bens, se preocupa entre outras coisas em desenvolver novos materiais, novos processos de corte etc. E para isto tem de pesquisar como qualquer outr

    2. Ordem e Progresso

      Para haver mora, é necessário as "ciências duras". Ou como vc acha que são fabricadas as ropinhas "fru-fru"? com a graciosidade do estilista? O Marcelo está totalmente correto. O que desenvolve o país é a Engenharia, por consequência a Indústria.

    3. Marcelo

      Paulo, você tem razão quando diz que o mercado de moda é economicamente importante. Mas o ponto que eu queria levantar é que o governo, quando anunciou o programa CSF, disse que ele não incluiria artes, ciências sociais e humanidades, só engenharia, ciências exatas e biomédicas. Eu gostaria de saber então como é possível estudantes de moda (ou qualquer outra área de artes, ciências sociais e humanidades) estarem recebendo essas bolsas. Talvez o programa tenha mudado e eu não saiba.

    4. Paulo Schaefer

      Puro preconceito seu Marcelo. O mercado da moda é um dos mais importantes do mundo, gerando bilhões de dólares por ano. Temos que estar preparados para explorar este mercado. O mundo não vive só de "ciências duras"

    5. Marcelo

      Francamente, mandar estudantes de moda para universidades fraquíssimas no exterior é jogar dinheiro público fora. É isso não está acontecendo só na Inglaterra, mas também nos EUA e outros países onde os cursos universitários, mesmo nas universidades públicas, são pagos e caros. Alguns desses alunos talvez possam fazer turismo ou aprender inglês, mas vão trazer pouco retorno ao Brasil. Bem diferente da meta original que do CSF que era mandar gente para Cambridge, MIT, Stanford, Imperial, etc

  32. Vascão

    Esse tipo "atraso" é aceitável, o que não pode atrasar é a verba dos deputados.

    Responda
  33. Paulo Schaefer

    E depois o Brasil quer ser respeitado no meio acadêmico no exterior.

    Responda
    1. Marcelo

      Justiça seja feita, atrasos em pagamento de bolsistas brasileiros no exterior não são novidade. Quando eu era bolsista de doutorado nos EUA (no governo FHC), o CNPq (que era quem me financiava, não a CAPES) sempre depositava o meu estipêndio pessoal a cada 3 meses (procedimento padrão na época), mas frequentemente eles atrasavam o pagamento das anuidades ("tuition") que era feito diretamente à universidade.

  34. JL

    É um problema sério, montar um programa desse porte como peça de marketing! A CAPES é tida como instituição séria, pena que bota tudo a perder por uma "adaptação de sistema", que depende muito mais de capacidade técnica de que vontade política.

    Responda
  35. Luiz

    Isso é um problema frequente na relação Brasil com países que recebem os bolsistas. Acontece desde os tempos de bolsas oferecidas pelo CNPq na década de 90. Os alunos chegaram a ficar 4 meses sem o depósito, mas neste caso o governo Francês também disponibilizou um crédito sem juros para cobrir a ineficiência brasileira.

    Responda
  36. zlogdan

    Trabalhei em uma empresa que nos dava um celular para uso se quebrássemos tínhamos que pagar, pois é, quebrei o display, paguei 250 reais. O superintendente tinha uma caminhonete importada e furou os 4 pneus do carro. Não pagou nada e ainda foi 'a Europa fazer um curso de especialização. O instituto hoje tem 10% dos funcionários que tinha na época dele, que foi demitido, 4 anos após afundar um dos melhores institutos de pesquisa de SP. Duvido que os salários do planalto estejam atrasados. /

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      OK, voltamos a falar neste assunto após a copa.....até...

    2. zlogdan

      Mais alguns anos e você consegue! Não desista!

    3. Paulo Schaefer

      Me esforcei e continuo não vendo a relação....

    4. zlogdan

      Pensa um pouco, talvez você consiga fazer a relação.

    5. Paulo Schaefer

      Não entendi a relação de sua estória com a matéria....

  37. cajse

    Não é erro de sistema!!!! As bolsas de doutorado e mestrado no brasil também estão atrasadas! Informaram que serão pagas até dia 10. Será?

    Responda
  38. Massami

    Olhem aí um exemplo explícito da diferença entre um país sério, que valoriza a educação até mesmo para estudantes de outras nações, com o Brasil.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Foi empréstimo a juros zero. Logo é de graça. Foi uma cortesia da Universidade de lá.

    2. JL

      e veja a diferença! Empréstimo... nada é de graça na Inglaterra, por isso é valorizado!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.