Ciência > Ter fé, mas sem religião, eleva risco de transtornos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Conclusão absolutamente sem nexo, pesquisa irrelevante...a assessoria de imprensa deste cara deve ser muito eficiente. Os quase-jornalistas que escrevem a maior parte deste jornal, que sequer relêm seus textos antes de publicá-los, devem estar com preguiça, hoje.
O tema é, no mÃnimo, polêmico. Classificar como "saudáveis" os seguidores dos nossos televangelizadores é questionável. Faltam variáveis importantes na reportagem. Por exemplo, a atividade social das pessoas. O isolamento social pode intensificar os disturbios psicológicos - Por outro lado, pessoas que frequentam os templos, tendem a ter uma rede de amigos e conhecidos, o que é saudavel. Isso, porém, tem uma explicação fora do âmbito religioso.
Desde os primórdios da humanidade, esta sempre procurou DEUS ou deuses para tentar entender o universo e sua criação e criaturas.Religião ajuda a pessoa adquirir fé.Fanatismo já é outra coisa.A fronteira entre uma pessoa dita ¨NORMAL¨ e com TRANSTORNOS mentais é muito tênue .Há diverso psicólogos e psiquiatras que para muita gente não passam de doidos, portanto ser especialista em algo não imuniza ninguém de ter trasntornos.
Quem sabe, foi esse, e não a dominação, o motivo pelo qual anunnaki/nefilim deixaram o MonoteÃsmo e as religiões.
A pesquisa não inclui os religiosos acasistas. Estes acreditam no deus-acaso, mas não admitem; tendo por isto, sérios transtornos de compreensão da realidade; por exemplo: acreditam ter uma "inteligência superior", e portanto "entendem" todos os aspectos da realidade. Eles não ponderam, dão veredictos...!! Prova de profundos trantornos comportamentais... Rsss...!!
Os transtornos psiquiátricos são multicausais, e nada tem a ver diretamente com religião ou ausência dela. É um somatório de fatores genéticos e ambientais e já foi verificado que muitos indivÃduos com elevado QI, por não admitirem ser contestados em seus pontos de vista e fazerem crÃticas de si mesmo e dos outros o tempo todo (perfeccionistas), acabm desenvolvendo transtornos mentais com mais facilidade do que o restante da população, sejam crentes ou ateus
Aos crÃticos deste comentário, que muito provavelmente desconhecem este assunto, o que estou afirmando (além de já ser um fato constatado por vários pesquisadores) verifico pessoalmente em minha experiência diária
neo-ateus tem um problema gravÃssimo de desvio de foco hehehehe são pior que testemunha de Jeová .. ao contrário .,...são parasitas, que precisam de hospedeiro... se não existisse hospedeiro.. essa raça não teria mais o que fazer hehehe
Olha só o cara já ta alucinando. hahaha
Esse resultado não é novidade. Estudos realizados em universidades brasileiras como USP e Unicamp apresentam considerações parecidas. O que é importante destacar é que a religião é uma resposta benéfica SE o ser religioso consegue desenvolver uma religiosidade madura ou se não desenvolve atitudes como compulsividade, dogmatismo, zelo intolerante proselitista, hostilidade aos de fora/"pecadores" ou fanatismo.
Um fanático não gostou. kkk
Essas pesquisas são como outras do tipo: pesquisas dizem que usar shampoo segunda aumenta o animo... hahahahahaha até entre os psicólogos isso vira piada. Pesquisas... pesquisas... que grande falha as vezes trazem.
É mais que natural certas pessoas acharam ou acreditarem que a pesquisa seja comprada. Mas, o que essas pessoas não admitem é que as pessoas que tem fé numa religião formal tem a capacidade de reagir melhor as adversidades da vida, tem mais capacidade de ver o mundo sob um prisma mais positivo, de olhar numa direção mais iluminada. Agora, vejamos se essa pesquisa fosse favorável aos ateus, aos gays, aos usuários de drogas, entre outras "minorias", ninguém estaria fazendo esse deboche todo,nã
Concordo com você, Católic0. Sou ateu. Na minha juventude fui católico praticante. Está pesquisa está congruente com várias outras, que indicam certos benefÃcios psicológicos para religiosos praticantes. É uma b0bagem ficar rejeitando pesquisas só porque ela não teve um bom resultado para seu grupo. E, como eu argumentei antes, e daÃ? Ninguém acredita em algo por ser mais ÚTIL, acredita porque acha que é VERDADE.
Se fosse favoravel aos gays este post já estaria com umas 5 ou 6 paginas, todas de gente dizendo que foi o "lobby gay" que comprou esta pesquisa, que manda na ONU, que manda nos conselhos de psiquiatria, na midia, bla bla bla.... Concordo: quem tem uma religião consegue ver as coisas com mais positividade.... mas na minha opinião isso deve-se mais ao ter alguém pra dizer o q é certo e o q é errado do q por realmente estar indo pro certo ou pro errado... é questao de prisma, saca??? /
Acredito que os transtornados (em geral pessoas que apresentam vÃcios) não buscam religião formal porque não querem abandonar os vÃcios. É errado pensar que por não ter religião formal tais pessoas estão mais propensas a transtornos. O caminho é inverso.
Pode acontecer exatamente o contrário: a pessoa usar a religião pra ocultar um transtorno. O psicólogo e psiquiatra Francisco Lotufo Neto - professor da USP - mostra essas evidências em estudos. Se tiver interesse, procure no Google estudos dele sobre psiquiatria e religião.
neo-ateus são ex-crentes f@náticos psicó.ticos ou vici@dos em vido game ... ateus tradicionais estão em extinção ... e pessoas espiritualizadas que dão bom dia pra planta ..e chora quando o sol se põe... óbvio que não podem ser normais heheheh
ahuhuahuauhahu.... heeein??? ser espiritualizado virou sinonimo de emo??? ahahhaha aih danou-se.... eu não dou bom dia pra planta, adoro video game, saio pra dançar o tempo todo e ainda assim tenho fé, não sou ateu, mas não tenho religião.... vão ter q criar uma nova categoria de transtorno só pra mim... kkkkk
normal eh ficar ligadasso direto no smartphone ....
Tenho formação em parapsicologia, sou espiritualista , e que eu saiba, não tenho nenhum transtorno mental. Enfim, me cheira "pesquisa comprada" Qual a próxima pauta ?
É ate engraçado uma pessoa dizer que é espiritualista e formada em parapsicologia e afirmar que não tem nenhum transtorno mental. hahahahaha
Pelo que entendi da pesquisa, as pessoas espiritualistas têm tendência maior para terem transtornos, não significa que todas têm. Você faria parte das que não têm transtorno.
Que diga a Inquisição, aqueles trantornados m@t@r@m 100 milhões de hereges... Em 1200 anos,quanto insanidade!
Pelo jeito vc é um daqueles que se vivesse na Idade Média,na época da inquisição, iria lá acender fogueira para queimar aqueles que eram contra esse deus inventado!
quem matou 100.000.000 foi o regime comuna.. de Stalin e sua corj@ .. que odiavam o cristianismo
Você está certo, Renato. Ter um transtorno é condição básica para se acreditar em religiões e seres inexistentes. Reportage m com mais detalhes: www.amarretad oazarao.blogspot.com.br/2013/0 1/pessoas-religiosas-pensam-qu e-suas.html
A relação não seria inversa? Por terem transtornos (em geral vÃcios) elas não buscam uma religião formal?
Tu tá de sacanagem,né?
Quando li e manchete, deixei para ler com mais calma, pois o assunto seria muito interessante, que decepção uma matéria sem conteúdo e também com margem a preconceito. Estas pesquisas deveriam ser mais abrangentes e com fontes respeitáveis. quando levadas a mÃdia deveriam observadas com ressalvas.
Dentro dessa pesquisa então tô fora; Sou Ateu,feliz sem trantorno nenhum Livre de crenças enganosas Sem a espera somente de benção ou castigo Ou seja,total liberdade individual.
Não deem crédito para o que o André Luiz da Silva fala pois ele é um delinquente virtual. Seu deslize é utilizar quase 10 perfis falsos para praticar bullyng contra seus oponentes e promover seus próprios comentários. Não sabe-se ainda se ele é um doente compulsivo ou apenas um troll contratado. O fato é que se ele é capaz de se passar por outras pessoas para tirar vantagem neste fórum, ele é capaz de fazer isto na vida real. Ou seja, temos aqui um crim1nos0 potencial. Cuidado...
Eu temo sim a mor te, tanto que busco conservar a vida para adiá-la. Quanto à experiência de ser rico por um final de semana, difÃcil para mim é pensar que voltaria feliz à minha condição de pobre. Você está certo quanto à frustração e medo da não existência impulsionar-me a acreditar em Deus e vida "post mortem", ainda que não seja uma boa motivação, ao menos conservo uma esperança por meio da fé e fico feliz assim.
Se você fosse muito pobre,mas passasse um fim de semana como Milionário.Você voltaria feliz, a ser pobre, por ter passado pela vivencia de ser rico.Quando eu estiver prestes a deixar de existir,vou estar feliz por ter existido.E é por causa desta sua frustração e medo da não existência,que vc acredita em deus e vida após a m0rte.Se não fosse por isso,vc viveria com tanta angustia pela chegada da m0rte,que se esqueceria de viver.E m0rreria sem ter vivido.Eu não temo a m0rte,eu temo não viver.
Ficar feliz em deixar de existir? Como terei consciência disso se me tornei absolutamente um "nada"? Acho que você não é ateu, heim? Viver na expectativa de que um dia simplesmente deixarei de ser eu me tornando um "nada" continua ser castigo, ainda que eu deixe o melhor legado de todos.
Deixar de existir depois de tantas dificuldade e alegrias, não é um castigo. Afinal se teve a oportunidade de enfrentar dificuldade e de ter alegrias. Ter uma vida,mesmo miserável,e depois deixar de existir, é ser um ganhador de um premio de mega-sena do Universo. E ficou feliz em deixar de existir, sabendo que meus atos vão influenciar para o bem a vida daqueles que ficaram.
O que um ateu esperaria após a mor te? Não seria o nada? Saber que um dia você será "nada", "deixará de existir", depois de tantas dificuldades e alegrias nessa vida, isso pra mim é castigo.
Vc já estave lá pra falar assim? Então me aponte quem estave pra afirmar isso!
A espera do nada após a mor te já não seria um castigo?
Conheço 2 mulheres q já tentaram suicidio, 1 católica não praticante e uma espÃrita. Conheço tb 1 cara q entrou em depressão profunda, espÃrita praticante. A atriz Leila Lopes, evangélica praticante, suicidou-se. O remédio pra tudo isso? A ciência com seus antidepressivos.
hahah ... pesquisas... qquer pessoa de bom senso pergunta: a quem interessa tal pesquisa, quem paga por tal, qual instituto, quanto tempo levou, quantas pessoas... Afinal a veracidade de tais cai em terra quando responde a tais perguntas. Relembrar é viver.
Se nos compararmos com Jesus, quem é coisa boa?
Jonatha, Ela era uma evangélica ex-atriz pornô, assim com tem evangélico ex-ladrã0, evangelico ex-traficante, evangélica ex-prostituta, etc. O cabo Bruno, que mat0u mais de 50 pessoas, era pastor evangélico. Aliás, todo evangélico, salvo as exceções, é "ex-coisa ruim".
Leila lopes evangelica praticante? Acho q não hein amigo. vc deve estar confundindo o filme q ela fez em que tran se com um padre. cada uma q tenho q ler.
Até os medicos costumam dizer "agora só um milagre pra te salvar..." !
Aé!!!,quando alguém tiver m0rt3 cerebr@l,que a ciência não resolve... Chame deus pra ver se dá jeito!
qnd recorrem a Deus, é pq já era.
E quando nem a ciencia resolve aà recorrem a Deus...
Mas com certeza, a hora que o bicho pega.. Vão correndo para a ajuda médica que se baseia totalmente na ciência!
Ignorar milhões de anos de evolução e se ajoelhar perante um Deus judeu, revelado por um livro esquipático, de contos da carochinha, tipo depois que um cara comeu uma fruta agora todos vamos mor_rer aff!!!
Pelo menos verifico que andou lendo a BIBLIA com um senso muito crÃtico.Porém a história da BIBLIA não é patrimônio só dos judeus que se acham o povo escolhido, mas com o advento de JESUS CRISTO toda a humanidade terá a sua chance de fazer parte do povo escolhido.
Tenho um anexo aqui em casa,acho q vou convidar alguns desavisados,vou começar a pregar e ganhar uns trocados é mais fácil do q enfrentar a livre iniciativa dos negócios!...........rsrsrsrs!. ...............
Estudos que não dizem absolutamente nada, apenas mais uma "fonte cientÃfica" sem eira nem beira
FAZ PARTE DO SER HUMANO ACREDITAR NAQUILO QUE LHE CONVEM, POR ISSO MUITA GENTE NÃO ACREDITA NESTA REPORTAGEM...
ou em Jesus.
Cada Bo/ba/gem que lemos ...isto e reportagem que se publique....parece piada
Eu sempre critiquei essas pesquisas, pois dão o resultado mas não mostra nem explica o método nem a validação cientÃfica do estudo. Então, valem tanto quanto a opinião colhida na minha vizinhança sobre qualquer assunto. Pura perda de tempo.. e em alguns casos, um perigo, pois alguns podem acreditar, e se dar mal...
Interessante. Mas não deveria causar nenhuma mudança de opinião religiosa em ninguém. O que importa se, ESTATISTICAMENTE, houver maior incidência de alguma doença em GRUPOS espiritualizados, religiosos praticantes ou ateus ? Isso prova ao INDIVÃDUO que sua crença está errada? No máximo pode demonstrar que estatisticamente é mais ÚTIL se acreditar em algo.E daÃ? Ninguém deve acreditar em algo porque é mais ÚTIL, e sim porque acha que é VERDADE!
Precisa ver se esse estudo não foi pedido por alguma religião. Não acredito nisso. Chega de alienação! Somos donos de nós e o Deus que tanto procuramos está dentro de cada um!
É verdade Sandro. Assista no Youtube um video chamado "O verdadeiro deus - uma epifania". Ele mostra bem isso. Que deus esta dentro das pessoas.
Ow Jonatas... é diferente né meu...... fala sério.... O ar não é visto, mas é factivel.... vc prende ele dentro de uma bexiga... vc consegue ve-lo tb (quem está em SP vê o tempo todo, rs rs rs)... Deus não é provável (que se prove) ainda... foi só isso q ele quis dizer....
Segundo daniel, novo genio, o ar também não existe. Quem o vir está louco.
Deus não existe.....ser individual??? ja viu ele, por acaso?? Se viu, se interna, pq vc ta ficando louca.
Não somos donos de nós mesmos..Deus é um ser individual, de caráter reto....o senhor entra em local imundo? Por conta disso precisamos dia apos dia nos achegar à ELe para que ele possa realmente fazer morada em nós.
Por 'religião' entenda-se as que possuem doutrina consistente. Pentecosta is não são religião, são células doentias (para não dizer cancerosas) da religião.Se alguém segue uma religião e estuda uma doutrina que foi construÃda ao longo de séculos, certamente irá se deparar com muita coisa que faz sentido, e irá poupar muita divagação e incerteza, evitando esse tipo de loucura que acontece.
Ué, agora que a ciência através de pesquisa mostra na prática o que os politicamente corretos fingem não ver, dão uma de que estudos assim não são válidos?? Essa gente é uma piada pronta mesmo!!! Nunca ri tanto como agora, vendo que quando são contrariados em qualquer momentos, dão chilique!!! kkkkkkk
Faz muito sentido essa conclusão parcial, vemos muito isso aqui com aqule grupinho que gosta de privilégios, sempre acreditam em Deus, mais segui-lo que é bom nada, aà a cachola num aguenta né! Muita informação controversa pra digerir!
Transtorno pior qe ser um religioso fanático n ha. N tenho religião e tenho uma fe IMENSURÃVEL no futuro. Sou um transtornado?!! VIVO BEM ASSIM! hahah
Nos meus doze anos de atendimento clinico, nunca vi uma menttira tão grande. Essas "pesquisas" precisam ser checadas antes de publicar um midia. A maioria é feita nas coxxas, sem comprovação cientifica em grupos diferenciados. E ainda assim tem o risco de ser falha. Nao comprem essa história cabeluda.
"não comprem??" como o senhor "doutor" tem certeza q esta pesquisa é falha? grande pesquisador, vc é!!!
Sim...igual a chamada 'Teoria da Evolução'...como esses estudos são contraditorios nao Dr?? Por isso é bo mesmo checar...
Eu me idenitifico com o grupo dos espiritualizados sem religião, e de alguma forma os resultados da pesquisa me fazem sentido. No entanto, embora seja o pertencimento a alguma religião o ponto de referência da pesquisa, acho que ela identifica um outro tipo de dificuldade das pessoas do citado grupo. Sinto que para nós é mais difÃcil operacionalizar mentalmente algumas tomadas de decisão, sobretudo as de ordem moral. O não pertencimento a alguma fileira, religiosa ou não, nos torna + indecis
Hoje em dia é cada vez maior o numero de pessoa que só querem fazer aquilo que lhe agrada, por isso as pessoas são descontentes com suas vidas, com seus parceiros, com seus empregos, e com sua religião.Isso torna a pessoa sempre descontente, pois para o ser humano nada nunca está bom.
O assunto é polemico, desmotiva aqueles que ainda nãoaceitaram Deus no coração. O "Homem" tem que acreditar sempre em algo acimadele. Se isso não ocorrer não saberá qual é o significado da sua passagem poressa " jornada Terrena". Faz parte do livre-arbÃtrio, então fica difÃcilacreditar apenas em estudos cientÃficos.
A religião e a ciência andam juntas lado a lado, estudos sãofundamentados em hipóteses que elevam ou não há conclusões diante dos dialetospropensos a serem quebrados. Portanto cada um sendo um ser "criatura",diferenciado dos demais, cabe-lhe buscar Deus e o significado da sua própriaexistência. Como espÃrito encarnado imperfeito correndo constantemente atrás dasua evolução, faz com que ele se sinta feliz diante dos obstáculos que tem à enfrentar.
SEMPRE ESTOU NA PRESENÇA DE DEUS! Parte 1: Quando quero falar com Deus não busco padres, pastores, rabinos ou mulás. Falo com Deus diretamente, face à face, sem intermediários. Tenho então a graça de Tê-lo por completo, com toda a Sua força e glória fluindo diretamente para mim. Nesses momentos, eu e Deus somos um só. A fé exercida com simplicidade e humildade, sem fanatismos que possam interferir negativamente, é a forma para alcançar o esplendor divino em
mais um com problemas mentais!
SEMPRE ESTOU NA PRESENÇA DE DEUS! Parte 2: Tolos e fracos aqueles que não conseguem dirigir-se ao seu deus, qualquer que seja ele, quantos forem eles, sem buscar um intermediário ou um artefato qualquer. Meu conselho: tenha uma relação pessoal com seu Deus!
A busca dos holofotes também atinge os pesquisadores. Percebe-se que a pesquisa é apressada e mal feita. Divulgar resultados parciais que pretendem explicar comportamentos sem conclusões precisas não é coisa séria.Se a pesquisa fosse séria, eles enfocariam o perfil dos que não querem se submeter ao poder institucional das Igrejas, mas que buscam o apoio da fé sem esse tipo de orientação.
Não sigo religião alguma, e acredito piamente em ETs, então acho q logo mais vou pra um hospÃcio!!
Fé, nada tem a ver com religião, acho que esses "cientistas" têm sérios transtornos mentais.
Isso, na Inglaterrra . Aqui, na terra de santa cruz, onde qualquer galpão abandonado foi transformado em igreja, talvez a realidade seja outra ... Estou pensando am alugar algum galpão e passar a vender lotes no céu ! Ninguém mais respeita o segundo mandamento, mesmo ...
O ser humano é religioso por essência. quando ele não crê em um Deus, ele acreditará em forma de crença "religiosa" em si mesmo, num time de futebol, num artista, em seus vÃcios, em seu ego, etc. e fará loucuras por isso, dignas do mais fanático fiel religioso "formal", sem entretanto ser tão criticado.
Interessante... vou procurar mais sobre tal pesquisa.... Mas ainda prefiro continuar sem religião... tentei várias e nenhuma conseguiu me conquistar.... quem sabe um dia apareça alguma....
Paulo:"tenho pra mim essa tal liberdade individual, sabe??? essa coisa de "amor ao próximo", tratando-o como eu gostaria de ser tratado...." Isso chama-se moral, Paulo. Você tem valores morais. Não está relacionado com crença religiosa (embora muitos religiosos teimem em fazer esta associação). O filosofo Kant definiu esse sentimento seu sem recorrer a nenhum conceito religioso: "age como se tua ação fosse a mesma feita por todos".
Então Marcelo... eu não disse que não acredito em Deus... não sou ateu.... acredito sim, em uma força maior, algo q não sei explicar (ainda).... Mas as religiões, essas realmente não me cabem... nem o cristianismo... pra mim Cristo foi um cara f0dão... um super ser humano digno de respeito... tal como Buda... mas roram apenas humanos... não acredito na teoria "filho de deus" e tals... Deus pra mim está em tudo... acredito nele, mas sempre duvidando... pra mim, não existe verdad
Marcos Paulo =====> sua resposta, é uma das mais sensatas que já li, nos últimos tempos. Teria eu, algum tipo de transtorno? He He He He Be Happy!
Marcos Paulo, eu concordo contigo que é preciso por as coisas de forma inteligente. Procure na internet um livro chamado Teológica Sistemática. Lá ele explica tudo do Cristianismo de forma a não deixar dúvidas. Coisas como: pq devemos amar a Deus, o que é o pecado, e vários outros assuntos, eu achei a resposta lá. Mas lembre-se também do que Agostinho falou: "Creio afim de que possa compreender". Espero que vc encontre a Deus. Abração
Uma incoerencia, pois as religiões Cristãs em sua maioria pregam a liberdade vide as Nações Cristãs Como EUA, França, Italia e outras, são as nações mais liberais, se nestas religiões vc não se encontrou e já tinha problemas com a mamãe desde a infância qdo te mandava limpar os moveis , então aconselho que seu caso primeiro seja um psicologo
talvez até seja isso.... e se for, acho que não vou encontrar nenhuma.... tenho pra mim essa tal liberdade individual, sabe??? essa coisa de "amor ao próximo", tratando-o como eu gostaria de ser tratado.... me é bem complicado ter alguém me conduzindo se eu não entender o pq... por exemplo: não tenho problema de ter chefe, se ele me explica o q ele me mandar fazer.... mas tive muitos problemas na infancia com a minha mãe, qd ela mandava fazer algo e só dizia "pq eu to ma
é que vc quer q as religiões falem o que vc quer ouvir acho que no meio das cristãs vc não vai encontrar nenhuma que lhe agrade mesmo, tente o Hinduismo , la aceita-se tudo !
Também conhecido como Transtorno Bipolar Religioso do Humor. As pessoas nesse estado sentem-se mais confusos do que biss/ex/ual em s/uru/ba pois, ao mesmo tempo que querem acreditar numa divindade que "tudo vê" e "tudo ouve", elas são capazes de reconhecer que isso é totalmente ridÃculo. Vendo-se nessa situação, a pessoa prefere começar a acreditar em Deus, papai noel e coelhinho da Páscoa ao invés de encarar a realidade, criando assim, uma grande frustração emocional...
Lamentável. Não acredito em religiões, acredito em Deus, não preciso de um santo, nem papa, nem pastor, nem nada queimado na fogueira santa de israel para acreditar Nele. Boa parte de fiéis a alguma religião ou seita são fanáticos em suas crenças, as consequências nós vemos nos jornais. Como disse um leitor abaixo, esse estudo deve ter sido encomendado pelo edir macedo. Acrescento: valdemiro santiago, rr soares ou marcelo rossi, apenas para citar os "artistas" mais conhecidos.
Pois é Marcelo. Você pode se formar no que quiser sem ir à faculdade, a cobrança será feita no primeiro emprego ao qual você se candidatar. Crer em Deus é algo sublime, basta olhar a natureza que Ele criou e não seguir as aberrantes interpretações que reles mortais fazem. Crer em Deus é ir além de seguir seitas. A BÃblia não dá nomes a igrejas ou templos que devamos frequentar. Vai quem quer aonde bem entender.
Vc tem razão que é possÃvel seguir a Deus sem religião, mas também é possÃvel se tornar engenheiro, fÃsico, matemático ou médico sem ir em uma faculdade, só que não é algo fácil ou simples e precisa de uma força de vontade e uma firmeza de propósito enormes.
Be atheist!
A Folha não deveria publicar artigos cientÃficos que ainda não foram comprovados definitivamente. O que pode contribuir ao leitor esta reportagem, se não uma discussão vã, que envolve resultados que carecem de dados mais elaborados??? Isto tem caráter de publicidade paga ou artigo sensacionalista!!!
Pessoas "espiritualizadas" são na verdade deuses de si mesmas. Transpõe para esta pseudo-divindade seus vÃcios, traumas, ilusões e manias. Não fica difÃcil ver onde esse desejo de "deificar-se" dará.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Ter fé, mas sem religião, eleva risco de transtornos Voltar
Comente este texto