Painel do Leitor > Fui lembrada de ser negra muitas vezes, relata vítima de racismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Minha senhora, quando passar por este tipo de situação, leve o nome do médico ao tribunal do PCC. Pode ter certeza que o resultado sera imediato.
Sou da sua condição, muito muito mais desfavorável. Acho que está confundindo as coisas isso sim, ofensa pessoal se resolve na hora e não com revolta posterior. Existem por ai um monte de gente estressada e mal humorada, não cai em provocações de gente mal resolvida. Tire certos pensamentos da cabeça, o que vale mais é o dinheiro que tem na conta, nada mais importa na sociedade.
E o que a senhora fez para receber esse tratamento, hein?? Só contou o seu lado da história, que bonito
Sinceramente não entendo! Se uma pessoa é negra, então qual é o crime chamá-la de negra? Acredito que crime seria chamar uma pessoa negra de branca ou uma pessoa de cor branca de negra, vocês não acham? Qualquer coisa que se fale sobre os negros eles acham que é preconceito, mas o quê falar dos milhares de nordestinos que são discriminados no sul e sudeste? E os pobres, então? Por isso, acredito que a discriminação existe sim, mas é mais financeira: se você tem muito dinheiro, não há preconceito
Porque uma grande parte das pessoas afro gosta sempre de se passar por vÃtima?
É muito difÃcil atualmente se relacionar com pessoas afro. Caso discordemos em alguma coisa, nos acusam de preconceito e querem nos processar. Prefiro ficar longe delas. Não quero sofrer processo algum.
Neste...CRIME DE RACISMO...INJURIA RACIAL...É...BRANDA. PENA DE MORTE E PRISÃO PERPÉTUA SOAM MELHOR PARA VC? Por...BRANCO...COR DA PELE? É RACISMO. VEJA QUANTAS VEZES VC SE VOLTOU CONTRA A RAÇA BRANCA. VC É RACISTA? NÃO GOSTA DOS BRANCOS?
Edir...Só...QUÃO PERIGOSAS são as PESSOAS PRECONDEITUOSAS.Claro que não... Provavelmente... COR DE PELE DELA... SÓ FAZEM... COM osNEGROS? CLARO QUE NÃO? PROVÃVEL? VC ESTà PRÉ JULGANDO. CUIDADO COM VC. VC ÉPERIGOSO E PRÉCONCEITUOSO. Lugar...RACISTA...CADEIA. Queremos... OU AS PESSOASSE ADAPTAM...OU...DEVEM DESAPARECER DO CONVÃVIO SOCIAL. OLHA O SEU ÓDIO.CADEIA, DESAPARECER DO CONVIVIO.
ANDRÉ, ORACISTA É VC. ÉS AFRO-DESCENDENTE EODEIA ISTO. SEUS COMENTARIOS: Sim...Custoacreditar...Mas quero ouvir...A COR DA PELE DELA. Quero saber... A COR DA PELE...BRANCOS.VEJA ACIMA O NOME DA PACIENTE/LEITORA, IDENTIFIQUE O MÉDICO E PEÇA QUE ESCLAREÇASEUS NÃO ACREDITAR, QUERER OUVIR, QUERER SABER, COR DA PELE E BRANCO.
Edir, você está bem? Onde responsabilizei alguém aqui? Só disse o quão perigosas são as pessoas preconceituosas.
Se vc se acha responsável por algo que foi feito no século XIX problema seu. Fique no século XIX e não venha criticar quem vive no seculo XXI e que não tem culpa de e não tem que pagar por nada que foi feito naquela época. André fique mofando no século XIX.
Nossa, como repeti a palavra pessoa! rs
Melhor mesmo. Pessoas como vocês não tem nada a acrescentar as pessoas a não ser lembrar como pessoas preconceituosas em outros tempos foram capazes de crimes hedi0ndos.
Os super protegidos pelas leis que fiquem no mundo deles e bem distantes de mim.
Melhor manter distância deles.
Eu sou negro tambem, brasileiro, com formacao academica, mas vivo nos USA onde uma ofensa desta natureza nao passaria impune, pois a justica aqui funciona e os culpados arcam com indenizacoes de altissimo valor financeiro. Eu defendo esta pratica tambem no Brasil, desta forma entendo que muitas ofensas gratuitas seriam evitadas pois o que afeta o bolso faz as pessoas pensarem melhor, mesmo em um pais com alto nivel de discriminacao e com uma falsa democracia racial como e o caso do Brasil.
O racista é vc Marcos Elias. Se chama de negro e não de afro-decentente e mente pois nos EUA qualquer ofensa gera indenizações de alto valor financeiros e não só as da sua raça. Prá falar asneiras é melhor ficar por aà mesmo. Faça um favor ao Brasil, não volte.
Não acredito nessa história. Se fosse verdadeira, você teria o direito de processar essa pessoa. Além do mais, por que não citou o nome, a qualificação e o endereço desse médico em seu texto? Todos adorariamos saber de quem se trata, assim evbitariamos nos tratarmos com ele.
Não duvido que o médico tenha sido arrogante. Apenas tenho dúvidas de que o motivo de eventual malcriação dele não tenha sido a cor da paciente. Já fiu xingado, chamado de bvrro, também tentaram crescer pra cima de mim por me acharem b3sta, etc, etc, etc... E sou branco. Infelizmente, Leitora, somos um paÃs injusto e preconceituoso, que vitima a TODOS, independente da cor da pele. Se um b a b a c a é folgado e tem o ego inflado para humilhar, tentará fazê-lo contra TODOS
Gostaria de saber como a Leitora descobriu que o motivo do "não sabe com quem está falando" foi a cor. Eu mesmo costumo ser um pouco rÃspido (porém, acredito, nunca arrogante). E trato todos por igual: n3gr0s, branc0s, jap0n3s3s etc. Não gostaria que um n3gr0 achasse que foi grosseiro por ele ser n3gr0. E parece que é justamente o que vejo no painel de leitores daqui: n3gr0s que culpam sua cor pelas más experiências a que TODOS nós estamos sujeitos.
Talvez faltou alguma contextualização mas não pude encontrar nenhuma evidência de racismo nas citações que a Leitora descreveu, apenas arrogância por parte do médico, mas de qualquer modo falta todo o contexto que levou a tal afirmação para que se possa fazer um juÃzo mais adequado.
...alguém que insulta o próximo...assim de forma gratuita é um idiota...não se da conta do mundo em vive e da época...com a tecnologia de hoje, é facil pegar estes idiotas...é só gravar e postar na rede...
Tratando-se de médico, não dá para saber se a questão é r@ci@l, pois ostentam a condição de "Deus". A maioria está na profissão por status e se acham no direito de desprezar as outras pessoas.
Acredito nela. O relato é plausÃvel. Isso acontece muito. Esse cara deveria perder a licença.
O preconceito é com negros, homossexuais, obesos, idosos, estrangeiros e pobres. Para citar alguns. E está cada vez pior. Se você não for branco, magro, caucasiano, fisicamente perfeito, perfumado, com cabelo bom e bem vestido, em algum momento você terá uma oportunidade negada. Imagine só se tivéssemos cotas para todos que não estão nesse perfil!
Bom, cada um vê as coisas como quer. Eu por exemplo, não vejo racismo quando alguém me chama de branquelo azedo, baixinho ou gay. E mesmo que haja, isso não pode interferir  na forma como EU me vejo perante a sociedade. Afinal, sendo ou não sendo branco ou negro ou pardo ou gay ou hétero, o importante é eu estar bem comigo mesmo. Se eu fosse negro, preferiria ser chamado de negro a ser chamado de afro-descendente. O racismo está na cabeça das pessoas, e não na cor da pele.
A unica coisa coerente q vc disse está na ultima linha. Realmente o rac/i/s/mo está na cabeça das pessoas, do RA--C-IS-T-A. Qto ao resto do comentario, vou ignorar. Esse argumento (nao me ofendo qdo me chama de branco) ja foi exaustivamente derrubado aqui e em todos os lugares....
Sou lembrado diariamente que sou branc0..... Isso não me afeta, gosto da minha c0r e tenho 0rgulho de minhas origens... Não tenho problema nenhum se me chamarem "Seu Branco!!!" ou então se alguém fizer brincadeira com a cor branca da minha pele.....
Já. Experimente estudar numa escola com cotas raciais e veja como te tratam.
Sou destratado todo dia por esse governo c0tista....
E vc já foi destratado alguma vez por ser branco?
Coitadism0, c0tismo, b0lsismo faz com que palavra se torne em ago pejorativo...
O problema é ser lembrado pejorativamente.
Nossa ter carro zero é um pretexto pra sermos tratado bem. Que bom saber disso; vou vender meu Fiat/Uno 2000, modelo 2001, 4 portas, vidros e travas eletricos e já quitado; e vou comprar um ZERINHO no carnê. Pronto, resolvi meu problema existial.
Quando o negr0 pobre é destratado não é racism0 e sim preconceito social. Qdo o negr0 classe média com boa instrução é destratado, aà é porque ele se faz de vÃtima por ter um bom nÃvel social... Em suma: arrumam sempre uma desculpa pra negar o racism0.
Ops! Qual o preço?
enquanto a cor da pele ofuscar o brilho do olhar,sempre havera racismo,e discuções q não  leva a nada,(bob marley),quer mais racismo q a novela, lado a lado da globo ?prestem atenção nas palavras e o odio do personagem do ator miltom gonçalves sobre os brancos ,e ninguem comenta nada
vc deveria era ter orgulho de ser ne gra ,de ter todos esses predicados,e não ficar choramingando,pelo q vejo vc quer 5 minuto de fama
Se um prestador de serviços faz uma coisa assim com uma cliente imaginem o que faria a um subordinado, claro se passasse na entrevista.
Bom, essa frase é utilizada a todo momento, com ou sem teor racista. Acho que não deve ter relação, sendo o relato apenas de um dos lados. Infelizmente, o stress cotidiano leva as pessoas a fazerem afirmações infelizes como esta do médico.
Se ele realmente disse tudo isto ele deve ser realmente punido, mas como se chegou até esta situação? A "vÃtima" passou pela porta e já foi recebida com uma cusparada e já foi recebendo todos os impropérios direto pela cara? Foi tudo gratuito? Houve testemunhas ou tudo aconteceu a portas fechadas e será a palavra de um contra a do outro? Este jornal deveria procurar o tal médico e permitir que ele se desculpe ou coloque a sua versão do que aconteceu. Até lá não passa de "diz que disse".
Já fui chamada de "branca azeda", "macarrão sem molho", "loura burr@", "alemo@" etc..., por diversas vezes quando criança, adolescente e até depois de adulta numa discussão banal de trânsito. E não foi por pessoas brancas. Se acontecer novamente, vou processar por r@cismo. Quero ver se dará certo!
Claro que não, né. Provavelmente ela deve ter questionado o diagnóstico ou a medicação, sei lá, pois ele disse ser formado na USP. Mas nada justifica ele fazer referência cor de pele dela, porque só fazem isso com os negr0s?
Somente 1 lado da história. É preciso ouvir a outra parte para dar opiniões.
Sim, mas custo acreditar que ele vá se pronunciar pois não foi identificado. Mas quero ouvir qual a desculpa para fazer referência a cor de pele dela. Quero saber também se ele costuma fazer referências a cor de pele dos pacientes brancos.
Lugar de racist@ é na cadeia. Queremos uma sociedade tolerante e vale a teoria da seleção natural: ou as pessoas se adaptam as diferenças ou elas devem desaparecer do convÃvio social.E esse só deve ser homem para peitar mulher custo acreditar que ele fica levando uma com os homens.
minha senhora, com todo respeito: bastava registrar um BO na delegacia (VÃtima de preconceito racial) Pela nossa Constituição é crime inafiançável registrar reclamação neste jornal pode servir como consolo ou consultório psicológico, mas não vai consertar o que lhe fizeram...
Neste caso não é considerado crime de racism0 e sim injúria raci@l que é bem mais branda.
Só não entendi porque ele a xingou... qual foi o desenrolar para que ele tenha chegado as vias de fato??? Ela foi no consultório, com convênio e ele a insultou... insultou por que??? O que ela dissse ou fez? Mesmo que isso seja irrelevante ele terá que arcar com as consequências. Mas juro que não entendi o que ocorreu com essa cidadã.
Simples, foi tratada como cidadã de segunda por ser da etnia errrada na visão do professor doutor, portanto indigna de ser atendida p/ um médico tão "conceituado", só isso.
melhor instituição de ensino do paÃs ! Qual ? O ITA ? A AMAN ? A FGV ? a nossa UFPR ?
Tem que denunciar mesmo, mas o que levou a alteração de ânimos do tipo "você não sabe com quem está falando!" ?
Racismo é uma coisa nojenta, vejo compatriotas ditos liberais com boa formação e tudo mais sempre deixam escapar uma coisa ou outra sobre suas imbecilidades racistas e anti semtia.Apos 8 anos estudando nos USA, voltei ao Brasil e imaginava que falando com pessoa do mundo publicitario e profissionais etc acreditava que racismo era uma coisa de gente de "baixo nivel" mas para minha tristeza vi que o racismo no Brasil era muito pior que eu imaginava.
Volta prá lá
O maior problema do Brasil é ser formado por um agrupamento de imperadores. Cada imperador faz o que quer. Junta-se a isto um judiciário voltado quase que exclusivamente para questões salariais e de privilégio, está pronto o TUTU de FEIJÃO BRasil
"Não adiantou estudar em escolas particulares, falar outros idiomas, tocar piano desde os cinco anos, conhecer outros paÃses, ser formada pela USP, ser pós-graduada, editora, ter casa própria, carro zero, enfim, famÃlia de "comercial de margarina". Esse excerto da fala da leitora apenas reforça os valores que possui. No fundo, por possuir cultura e dinheiro sente-se digna de respeito. De forma indireta, se fosse uma qualquer o preconceito seria justificável. Cuidado! As entreli
Também tive a mesma sensação de "também sou top", da leitora. Do mais, qualquer tipo de injúria racial deve ser punida.
O que ela quis dizer é que não adianta ter os predicados que a classe média branca considera importantes, sendo-se negra. Para os racistas o negro tem ser pobre, analfabeto, ignorante, imprestável e portanto ser tratado de forma "diferenciada".Alguns dizem que se estudar,trabalhar duro,conseguir um certo status não haverá preconceito.Isso não é fato, primeiro se ve a cor e deduz-se o resto.
Depende do leitor, a bÃblia já foi interpretada para validar a inquisição. Ser um BOM leitor ajuda muito, até mesmo para ler o livro sagrado.
Uai, mas não existe ra/cismo no brasil... peraÃ, existe sim, mas é velado, sinico, e as vezes extrapola em casos como esse. Em termos historicos, a escra/vidão faz poquissimo tempo, ainda temos pessoas vivas que tiveram seus avós escra/vizados, é claro que isso se reflete hoje em dia. Aà entramos na questão das cotas, que visam justamente corrigir a desigualdade social historica causada por seculos de escra/vidão.
como as pessoas ficam revoltadas com essa baboseira de cor? tanto faz branco, negro, amarelo.. é só uma cor de pele..daqui a pouco, chamar alguém de magro, gordo, alto ou baixo vai configurar algum tipo de crime....essas coisas só acontecem pq as pessoas realmente se sentem ofendidas... posso estar errado, mas acho isso uma perda de tempo..Â
Enquanto isso em outro portal trava-se uma verdadeira batalha campal nesse momento, com pessoas dizendo que não são racistas e ofendendo o secretário Netinho c/palavras de conotação racista, pois ousou dizer que existe racismo em SP. Passei por situações iguais a essa moça N vezes em 50 anos de existência. Há dias em que a gente tira de letra, há outros que é simplesmente insuportável. Tomara ela leve às últimas consequências sua denúncia,dessa forma ajudará quem não po
Minha total solidariedade a leitora.Espero que haja punição.
"Espero que essa história não tome maiores proporções" Se não quisesse mesmo, não teria enviado para publicação. É um relato grave, e que por isto se faz necessário ouvir também o outro lado.
O nosso judiciário já deixou bem claro que ninguém será preso por racism0 no nosso paÃs. Aqui nós resolvemos isso com a pesada pena de 2 cestas básicas. O resultado está aÃ...
Isso parece mais uma guerra de egos do que um desentendimento r a c i a l.
Isso é bastante comum em certos meios no Brasil, se fosse negro o senhor saberia.
Não me espanta que isso tenha ocorrido no século XXI. O que me deixa atônito é o fato de que o tal "doutor" formou-se na melhor instituição de ensino do paÃs. Acredito que deva processá-lo, pois pessoas com esse tipo de comportamento não deveriam ter licença para cuidar de seres humanos.
Isso parece mais uma guerra de egos do que um desentendimento racial.
Por que quando é branco ninguém faz referência a cor de pele dele? É racism0 sim.
Parece, mas não é.
Não se deveria publicar este forte relato/denúncia da leitora, sem publicar imediatamente o outro lado da história. O que esta descrito é grave, e é apenas uma parte envolvida. E a outra parte não terá nada publicado ? Aguardemos......
O incrÃvel é, em pleno século XXI, ter pessoas com formação universitária vir à público expôr este tipo de acontecimento. Se fôr verdade, Afonso Arinos remexeu em seu túmulo.
O espaço está aberto para ele se manifestar. E outra, custo acreditar que ele fará isso pois não foi identificado.
Para haver qquer julgamento de um crime, uma má conduta e etc, é OBRIGATÓRIO se ouvir o outro lado. Como poderomos AFIRMAR que houve r@acismo, com o relato apenas de uma das partes envolvidas. Só leviano e covarde faria isto. Ela pode estar relatando uma verdade e a punição deveria ser exemplar, mas pode ser que não. Um mal entendido ou uma inverdade, como afirmar ?
A outra parte não foi identificada, foi apenas o relato de um fato ocorrido, portanto não há a necessidade do outro lado.
Todo dia, milhares de leitores deste jornal vem usar este espaço para negar veemente que este tipo de situação existe. É hora de refletirmos um pouco mais sobre as novas formas de preconceito e racismo neste paÃs e assumirmos que infelizmente, apesar de termos evoluÃdo muito neste assunto, ainda somos racistas.
até esse blog o é. censurou todos os meus comentários.
Por outro lado,chamar algum ariano qualquer de ´´biggato´´(bicho da goiaba),seriaracismo?
Desconheço esse termo. Mas eu geralmente chamo as pessoas pelo nome de preferência.
Acho que chamar alguém de ariano já seria racismo suficiente.
Não, não seria.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Fui lembrada de ser negra muitas vezes, relata vítima de racismo Voltar
Comente este texto