Ambiente > 2012 confirma tendência global de aquecimento, aponta estudo da Nasa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Andre

    Não devemos nos esquecer que as indústrias pagam pessoas e supostos "cientistas" para negarem o aquecimento global, para confundir a opinião pública internacional, para que as populações não deixem de consumir seus produtos insustentáveis, que causam danos ao equilíbrio climático do planeta, poluem o meio ambiente e são responsáveis pela contínua degradação ambiental em larga escala, a acelerada catástrofe climática global que tentam ocultar e não querem que ninguém faça nada para tentar evi

    Responda
  2. Brito jr

    E Brasil desmata 1 Maracanã ( estádio futebol / RJ ) por "segundo". No Desmatômetro / Mundo ~ estão na cabeça BRASIL / AUSTRÃLIA / BOLÃVIA ! 10 anos de muitos blablapuns / desgov.br ! * E Coitada da Amazônia !

    Responda
  3. Hélio Shinsato

    "Jamais aprenda com os próprios erros. Aprenda com o erro dos outros (Henrique Meirelles)." Deveria ser assim, mas insistimos em não prestar atenção no que foi feito errado no passado e repetimos os erros, sofrendo as consequências. Pequim, na China, está há dias quase inabitável pelo recorde de poluição causada pelas usinas a carvão, "boom" de carros etc. Já há tecnologia p/ desenvolver sem nos destruirmos. Está faltando inteligência p/ não sofrer na própria pele e prejudicar futuras geraçõ

    Responda
  4. Laerte

    A Terra ja passou por outros ciclos de extinção. A diferença é que pela primeira vez, o ser dominante, tem tecnologia para monitorar e portanto tem conciência do que esta acontecendo. Acredito que à medida que o aquecimento for ficando insuportável, vão furgir tecnologias para reverter ou conviver com o problema - a questão que equilibra tudo é o "Lucro". Hoje aquecemos o planeta porque petróleo e carvão dão dinheiro. Amanhã poder ser que despoluir seja mais rentável do que poluir.

    Responda
    1. Viktor

      Afirmação irrefutável. Não pela correção, mas pela extrema simplificação do problema. O uso da palavra "negacionista" está circunscrita àqueles que perderam a razão e agora passam à agressão e à intimidação, típica dos tiranos. O uso do termo, revela entretanto, que o comentarista não possui o atributo mínimo para sustentar um debate racional. Exatamente este tipo de retórica que uma pesquisadora da Harvard descreveu como impeditivo para o estabelecimento de um dialogo mais produtivo.

    2. Erico Martins

      Sim, lembro. Falando disso: até agora nenhum negacionista conseguiu demonstrar que as pesquisas sobre o AGA estão erradas, já as hipóteses e acusações dos negacionistas foram todas desmentidas por pesquisas cientificas.

    3. Viktor

      Sinto dizer meu caro, estes números não significam nada. Lembra Einstein quando 100 nazistas disseram que ele estava errado, e ele disse que bastaria apenas um. Lixo de estatistica, insignificante em termos de ciência. Ainda está naquela do "consenso" ?

    4. Erico Martins

      "A luta entre as teorias se desenvolve nos periódicos científicos": dos 13.950 artigos (que passaram pelo processo de peer review) na área de climatologia publicados em revistas cientificas entre 1991 e 2012, apenas 24 discordam do AGA.

    5. Paulo Schaefer

      Exato.....não é aqui mesmo.....finalmente concordamos em alguma coisa.....a positivação foi minha.....

    6. Viktor

      A luta entre as teorias se desenvolve nos periódicos cientificos e, sinto informar: não é aqui neste fórum que vc vai ficar sabendo dos detalhes.

    7. Paulo Schaefer

      Até que provem o contrário....

    8. Viktor

      Ok. Se vc acha, então...

    9. Paulo Schaefer

      Viktor, Existe uma correlação preocupante entre este suposto aquecimento e o aumento da população mundial. Mas você tem razão. Não é uma relação de causa e efeito. Na matéria em questão a NASA, além de informar sobre o aquecimento, cita o CO2 como elemento participante importante. Eles tem 2,5 bi para estudar isso. E tem centenas de milhares de cientistas ao redor do mundo que vão se debruçar sobre estes dados. A NASA não correria o risco de divulgar dados falsos.

    10. Viktor

      Primeiro, a questão do calculo da temperatura global é muito mais complexa do que querem fazer crer. Pouco mais de 100 anos atrás havia apenas uma estação climatológica em todo o hemisfério sul. Mas mesmo admitindo estas medidas, ainda assim não fica comprovada a culpa do homem. Esta é a questão. Isto nos remete aos tempos remotos onde sacrificavam pessoas ou queimavam "bruxas". Correlação não é causação. Ou é ?

    11. Paulo Schaefer

      Viktor, Você descredencia a NASA por supor que ela tem de semear o terror para manter a verba de 2,5 bi. Desculpa....chega a ser uma visão infantil....

    12. Paulo Schaefer

      Viktor, "Excluindo-se 1988, os nove anos mais quentes dentre os 132 avaliados aconteceram desde o ano 2000, com 2010 e 2005 encabeçando a lista de recordes de calor." Alguém aqui não está sabendo interpretar texto.

    13. Viktor

      Mas com um orçamento de US$ 2,5 BI para pesquisar apenas isto, eu não seria louco em dizer que o problema não existe. Não vou fazer smear de Gavin Schmidt, um dos fundadores do blog RealClimate. Pesquise e decida por vc. Os fatos que coloquei permanecem. Sem aquecimento desde 1997, previsão (oficial) de não aquecimento até 2017 e previsão independente de queda de temps até 2030/2040.

    14. Viktor

      PS, a NASA é responsável pelo dataset GISS. Existem outros, como o HADCRUT-3, o HADCRUT-4 (que é o 3 "ajustado), o RSS, o AMSU etc. Vc pode fazer seus próprios gráficos online, escolhendo a data de início, de fim e colocando a trend que vc quiser, linear, exponencial etc etc. É só ter dedos, vontade e computador conectado na rede. Woodfortrees. O GISS é o mais inflado de todos. O RSS (satélite) é o menos. Mas o fato de ser o 9 entre os 10 já não diz nada para vc ? Estamos em queda drástica.

    15. Paulo Schaefer

      Viktor, Os dados da NASA acabam de apresentar os 9 anos mais quentes da história dentro da última década. Ou a NASA é uma manipuladora de dados ou você dispões de dados extraterrestres.

    16. Viktor

      Pois é. Como todos os datasets de temperatura global não mostram aquecimento desde 1997, e como o MetOffice anunciou no dia 7 de janeiro que não haverá aquecimento até 2017 (portanto serão 20 anos sem aquecimento), e como todos os modelos não-CO2 centrados mostram que as temperaturas deverão descer até 2030/2040, e como Kioto II fracassou, então estas medidas anti-aquecimento serão adiadas e só os negadores desta realidade exigirão medidas para um problema que não existe. Mostre-me o contrár

    17. Paulo Schaefer

      Concordo.As ações só começarão efetivamente quando o aquecimento causar mais prejuízos do que lucros. Os governos mais importantes já têm informações e análises privilegiadas que dão conta de como será este aquecimento.

  5. Klev2009

    Não preciso de nenhum cientista para me dizer isso, aqui na minha cidade o calor tem sido insuportável a vários meses, é claro para qualquer um que a 20,30 anos não era assim!

    Responda
  6. inventor

    OT AQUECIMENTO LOCAL, PODE SER REDUZIDO, COM LEIS MUNICIPAIS,QUE OBRIGUE,TODOS OS CARROS,CAMINHÕES,ONIBUS,ETC,US AR AGUA INJETADA DENTRO DOS COLETORES DE ESCAPAMENTO,E ASSIM REDUZIR A TEMPERATURA DOS GASES DE 500 GRAUS, PARA 50 GRAUS, PRODUZINDO VAPOR ,DESTILANDO A AGUA SUJA,DENTRO DOS TUBOS, E RETENDO A POLUIÇAO EM CISTERNAS NO SILENCIADOR, COM ESTA SOLUÇÃO SIMPLES E DE BAIXO CUSTO, O CALOR VAI VIRAR VAPOR, E CHOVER AGUA LIMPA,NOS CENTROS URBANOS.ISTO É UMA HERESIA,PARA A ENGENHARIA DAS MON

    Responda
    1. Simoni

      A algum tempo li uma materia sobre como diminuir as ilhas de calor da cidades. Seria primeiro pintando os tenhados das casas de branco. Depois até muros e paredes. Dificil seria segurar os pixadores numa cidade assim.

  7. Pinto Feliz

    pois é, o problema é que se frear a produção os paises entram em crise economica, que por sua vez geram crises sociais, que por sua vez geram guerras, que geram mais destruição, e depois geram acleração de produção para recuperar o que foi destruido, gerando assim mais consumo e por fim mais desgaste para a natureza...

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      Rolando, A solução é a tecnologia. Várias ações já estão em curso. Os automóveis, por exemplo, já poluem dezenas de vezes menos que os modelos de 40 anos atrás. As exigências ambientais em indústrias do primeiro mundo já são rígidas o suficiente para caminharmos para uma situação sustentável. Temos que levar estas regras para o terceiro mundo. O grande problema está nas matrizes energéticas dos países e na devastação da cobertura vegetal. Energia nuclear é a mais limpa. Basta resolver

  8. LUAR

    Há cientistas que afirmam que a degradação climática do planeta, provocada pelo aquecimento, já está num processo irreversível.

    Responda
  9. jose

    Ao mesmo tempo o frio está aumentando. A India enfrentou, em dezembro e janeiro, as temperaturas mais baixas dos ultimos 60 anos. Isso significa que o verao, cuja media de calor é de 47 graus, será muito pior. Todos os anos morrem, de calor, muitas crianças e idosos entre os meses de abril e julho, devido a pobreza da grande maioria da população, incomparáveis vezes mais que o Brasil (devido a populacao de quase 2 bilhoes). Será que ainda há chances de reverter esse problema climatico?

    Responda
  10. Paulo Schaefer

    Os fatos estão ai. Os dados insistem em confirmar o aquecimento. Mas vão aparecer os míopes dizendo que foram manipulados, que tudo isto não passa de manobra ideológica contra os países pobres. O estrago que esta turma faz vai além de simples comentários. Em âmbito mundial, na prática, estão atrasando a tomada de ações concretas sérias. As próximas gerações é que sentirão esta irresponsabilidade da geração atual. 9 anos quentes na última década já mostra a gravidade da situação.

    Responda
    1. Paulo Schaefer

      tá.....

    2. Viktor

      Acho que não é o caso derivar a discussão para comparações entre povos. Isto é outro assunto. Outra discussão. Talvez muito mais complexa do que a que estamos discutindo. Pessoas sempre são mais complexas do que a natureza.

    3. Paulo Schaefer

      Viktor, "envolver etnias". Realmente não entendi....

    4. Paulo Schaefer

      Sim aparecem. Uma coisa é "revisão de dados" e outra é "dados falsos". Com a pressão para publicação estes números estão inclusive aumentando. Mas aquele que é pego manipulado dados, não raramente é banido do meio científico, ou no mínimo perde credibilidade. Os centros sérios tem pavor que aconteça entre seus cientistas e o controle é muito rigoroso. Não é uma prática usual..é uma excessão.

    5. Viktor

      "O histórico destes povos não é manipular dados científicos. Muito pelocontrário. Quando alguém é pego com a boca na botija, normalmente temsérios problemas." PS, a segunda frase se contradiz com a primeira. Parece-me então que manipular não é o problema. Mas, sim, "ser pego". Diga-me se algum destes paises não aparece na lista de papers retracted. Tem o Retractwath para consultar. Vc quer levar o papo para outro lado e outra questão. Nada a ver. Sem envolver "etnias" no assunto, vale

    6. Paulo Schaefer

      Viktor, Minha "fé" não é pelos americanos mas na capacidade inquestionável deles em fazer ciências, ao lado de Ingleses, franceses, alemães, japoneses, chineses, Coreanos etc. O histórico destes povos não é manipular dados científicos. Muito pelo contrário. Quando alguém é pego com a boca na botija, normalmente tem sérios problemas. Você sim precisa abrir sua mente e parar de ver fantasmas em tudo que vem do lado de lá.

    7. Paulo Schaefer

      Viktor, E só finalizando...eu não tô nem ai para maozinhas + ou maozinhas -. Não acho que vou mudar o mundo comentando na FSP. Eu apenas me divirto comentando e vendo comentários. É um local para se ter ideia como as pessoas encaram certos assuntos. Só isso. Nada além disto. Se tem gente aqui preocupada com positivações, já dizia Roberto Carlos este cara não sou eu...

    8. Viktor

      Desacreditar é uma coisa. Duvidar, é outra. E todos devemos duvidar sempre. A ciência é assim, Sr PS. Não fosse a dúvida, ainda estariamos acreditando que o sol gira em torno da terra ou na origem espontânea da vida e muitas outras crendices. Não apresentei suposições próprias nunca. Indiquei e indico sempre as fontes. Sua fé cega na tecnologia e principalmente nos americanos parece ser um problema seu, de sua formação e concepção do mundo, da ciência e da história. Sinto muito.

    9. Paulo Schaefer

      Viktor, Dificil é aceitar sua argumentação sempre contrária a tudo que seja a favor do AG. Para isto você passa a usar suposições próprias que vão dos cálculos errados à má intensão de milhares de cientistas. Ouvindo você eu tenho que desacreditar em tudo que vem dos grandes centros de pesquisa e aceitar suposições.

    10. Viktor

      Acho que agora vc resvalou para o lugar comum da falácia ad hominem. Não vejo nenhum sinal de integridade moral ou ética nesta sua última colocação. Vc deveria estudar mais o problema e ser menos demagogo sobre o assunto. Parece-me que vc apenas posta para receber as positivações do nosso troll e delinquente de plantão. Isto realmente é desapontador. Espanta-me como pode ser estreita a visão de alguém que teve acesso ao ensino superior. Passe bem.

    11. Viktor

      Acho que é um raciocínio um tanto simplista dizer que o que alguns cientistas da NASA falam deveria estar alinhado com o fato de que os EUA sejam um dos "principais vilões" do AG. Como já dito aqui várias vezes, o aumento de temperaturas após a LIA não é contestado pelos "negadores". O que é contestado é o extremo alarmismo que está sendo feito em cima disso pelos ativistas (que se reverte em cash) e pelos proponentes das "soluções" para o problema.

    12. Paulo Schaefer

      Viktor, De um lado temos a NASA com dezenas de satélites e 2,5bi afirmando que tá aquecendo. Do outro temos o Viktor questionando a forma de cálculo utilizada. Fico com a NASA.

    13. Viktor

      Mais uma coisinha: dos conjuntos de dados de temperatura global que mencionei, o mais inflado é o GISS e o menos inflado é o RSS. o RSS e o AMSU são baseados em medições via satélite e portanto só possuem dados desde 1979. O GISS e HADCRUT são baseados em estações terrestres, sujeitas a UHI, má localização, falhas em equipamentos que depois são interpoladas, ajustadas etc etc. Detalhe: o RSS e AMSU também foram implementados pela NASA.

    14. Paulo Schaefer

      Viktor, A NASA teria todos os motivos para ir contra o aquecimento já que é financiada pelos EUA, ao lado da China, apontados como os principais vilões do aquecimento. Mas ela, ao contrário, soltou uma informação, ao meu ver, das mais alarmistas dos últimos tempos. Lá se encontram os melhores cérebros da Terra. E tenha certeza, eles sabem como pós processar dados, mantendo a veracidade dos mesmos. Isto é fichinha para eles. então por favor procure por argumentos mais convincentes. /p

    15. Viktor

      Ninguém falou que os dados são falsos. Mas são todos "ajustados", pós-processados, com estações selecionadas. Se vc plotar um gráfico com todos os conjuntos verá que nenhum concorda com ou outro. São metodologias diferentes. Bem entendido ? E se vc plotar, verá que o GISS é o mais exagerado. E se plotar todos eles, verá que todos estão abaixo da margem de erro das projeções do IPCC. Algo de errado está acontecendo. Mas concordo. Só o tempo dirá.

    16. Paulo Schaefer

      Viktor, Então me diz claramente que estes dados da NASA são falsos. Não estou discutindo nada além do fato apresentado por eles que os 9 anos mais quentes da história se concentraram na última década. Isto é algo forte. Não tem estatística, tendência ou qualquer artifício matemático que mude o teor da informação. Ha tá...pode ser o Sol. Não foi isso que eles disseram. Eles afirmaram que o CO2 é importante neste processo. E não procure um paper de gaveta para jogar na mesa.

    17. Viktor

      Não creio que temos que ter "blind faith" só por que é a NASA quem diz. A NASA não é um corpo heterogeneo e tem outros cientistas que discordam do alarmismo na questão climática, via de regra com origem no Goddard Space Fight, que é capitaneado pelo cara que começou tudo isto junto com Al Gore (James Hansen) que agora, apesar de na ativa, passou ao ativismo descarado. Dias atrás um cientista da NASA publicou um paper que diz que o sol está sendo subestimado. Os ativistas tremeram.

    18. Paulo Schaefer

      Viktor, Para você ser demagogo é concordar com aquilo que você considera pregação do "establishment". Eu realmente não tenho ideia da extensão do problema. Os melhores cientistas do planeta estão se debatendo sobre o assunto para ter esta ideia. Meu "discurso", como apontado por você, é otimista e acredito que quando a coisa pegar, o próprio homem vai buscar a solução. Hoje estamos mais preparados do que nunca para achar esta solução. Mas ficar de braços cruzados certamente não é o me

    19. Paulo Schaefer

      Viktor, Com frequência cada vez maior, centros sérios de pesquisa passam a anunciar dados que corroboram com a previsão do aquecimento global. Como disse a você a algum tempo atrás, o tempo dirá quem está certo nesta questão. Infelizmente a situação tende a confirmar o aquecimento e se centros sérios como a NASA indicam que a ação do homem tem participação importante neste processo, eu prefiro acreditar neles do que em fontes duvidosas frequentemente apresentadas aqui.

    20. Viktor

      Boas táticas. Já adverte que qualquer um que questionar esta matéria pobre (pois tem muito mais detalhes, e o diabo está neles) é um miope. Este tipo de intimidação revela falta de preparo e falta de conhecimento da problemática e, vamos admitir, é muito fácil discursar de forma demagógica quando não se tem idéia da extensão real da questão. Intimidar possiveis oponentes é uma forma de fugir ao debate. Táticas já manjadas, usadas pelos ativistas que praticam bullyng. Vc pode ser melhor. Tent

  11. Alexandre Luiz

    Estamos venusiando o planeta Terra.

    Responda
  12. chilli pepper

    É bebês.... a nossa batata tá assando...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.