Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Américo

    O plano real é obra do governo Itamar Franco.

    Responda
  2. Francisco Cioffi

    A título correto do artigo deveria ser "O Brasil vai bem, obrigado, mas o povo, vai mal" como disse o General Presidente Figueiredo um dia. Não tão mal como no tempo dele qdo havia energia elétrica barata e sem interrupção e éramos a 8ª economia do planeta e com patrimônio. Hoje não temos projeto próprio, sofremos ainda os efeitos do concenso de Washington. O povo tem apagão de tudo, energia, transportes, saúde etc. No congresso e no governo temos apagão de vergonha mas de corrupção vamos be

    Responda
  3. fernando MJ

    Gra;as ao Itamar que pôs o Fernando Henrique, aos 8 anos FHC, ao Lul@, a Dilma...Nossa! Isso é o que chamo de esquiva. Vamos ser claro, sem a combinação de crescimento econômico com distribuição de renda, o Brasil não teria essa chamada classe C, é fato. O plano real estabilizou a moeda, mas da segunda metade dos anos 90 até 2003 o plano real não havia decolado do ponto de vista econômico. Sem paixões, dai a Cesar o que de Cesar, cara pálida.

    Responda
  4. RS

    em v arios p aises s ede de c opa /o limpiadas o q vimos foi tais p aises c/ serias dificuldades financeiras / q uebrandopois apos passar o ataque imobiliari o especulativo q a companh a m egaeventos, o q fica p/ o povo? d ividas queda no valo r dos imovei s / b olha imobiliar iab rasil inovando p/ piorc/ essa politic a nao q uebraremos a pos os m egaeventos b rasil rumo ao f undo do p oço de m aneira inedita estaremos quebrados antes da c opa e da o limpiada!! que m v iver v erá

    Responda
  5. Lauro Melo

    Elio. A banca, nas ultimas décadas, ganhou dinheiro como água. Ficaram gordos e acomodados. Agora estão com preguiça de trabalhar. Em minha opinião, a Presidente deveria abrir a concorrência para bancos estrangeiros. LAURO MELO.

    Responda
  6. Leitor

    O Sr Gaspari parece desinformado Ele é parte daquilo que Marx chamava de “inteligencia”. Começam as ações de resgate de imagem do Lulla e Dilma em vista das eleições. Nisto eles são mestres e fazem a cabeça de qualquer um, parecem aqueles que dão golpe por telefone, enganam e mentem como ninguém. A classe “C” ganha ente R$209,00 e R$1.100,00  Como quem ganha estes valores vai viajar de avião, financiadas mesmo se endividando como sugere o jornalista? me engana que eu gosto.

    Responda
  7. Paulo Nogueira

    Um Brasil que tem a inflação mais de 5 vezes maior do que o crescimento, não vai bem coisa nenhuma.

    Responda
  8. Eustaquia

    E o custo de administrar um negócio que cobra + barato e com + clientes cai na conta de quem? Do cliente? Do cidadão? Dos chineses? Dos indianos?

    Responda
  9. barpuri

    Percebe-se a necessidade de se adaptar a um país que mudou, como afirma o repórter. Isso por parte de jornalistas como Gaspari e, principalmente, de todos nós. O exemplo citado de Amadeo Giannini vale para todos. É bom ver o posicionamento de formadores de opinião como Elio Gaspari neste texto educativo.

    Responda
  10. Maurilio

    Basta uma visita às filas nos hospitais públicos, onde pacientes aguardam em macas nos corredores para serem atendidos ou morrer sem atendimento; ou uma análise do aluvião de alunos semi-analfabetos que se formam todos os anos nas escolas públicas; ou uma viagem pelas nossas estradas esburacadas; ou a impossibilidade de uma viagem de trem; ou pagar 2/3 vezes mais por um carro; ou ver o que fazem os nossos políticos para se concluir que o restante vai mal...

    Responda
  11. Dewey

    O Governo encampou o sistema arcáico da ABEP, Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, para a classificação de classes econômicas, e o distorceu para o seu uso político. A própria ABEP admite que o sistema atual é inexato e atualmente está incluindo melhorias. Digo distorcido porque o modelo da ABEP é dividido em bens de consumo e grau de instrução. De maneira proposital, o Governo ignorou o grau de instrução para inchar a classe C, onde até tanquinho virou máquina de lavar.

    Responda
    1. Teodoroviski

      Classe C ou D, o fatoé que houve melhora na renda do trabalhador brasileiro e, com isso, há maisdignidade.