Educação > Bolsa no exterior cresce, mas só 12% estão em escola 'top' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O MEC e a CAPES continuam a demonstrar como somos um fracasso na polÃtica educacional. A ideia do Ciências sem Fronteira é boa. Porém, deverÃamos estar mandando alunos para EUA, Inglaterra, Alemanha, etc, não para Espanha e Portugal. Até parece que Espanha e Portugal estão "bombando", são top de linha. O antiamericanismo de criança ainda nos impede de darmos grandes passos para o futuro.
(i) a Universidade da California em Davis, embora na posição 100 no ranking mundial (QS) é a melhor instituição de ensino e pesquisa na área das ciências agrárias; (ii) a Universidade do Porto, em Portugal, classificada na posição 401-450 no ranking mundial (QS) tem uma das melhores escolas de Engenharia Civil na Europa; (iii) a Universidade Técnica de Munique está na posição 105 no ranking QS, mas tem os melhores cursos de engenharia de automação e controle do mundo;Â
Não achei nenhum um pouco tendeciosa a matéria,o que vejo como pesquisador é que a matéria foi incompleta na analise dos dados, principalmente referente ao grande numero de pesquisadores em Coimbra, que devem ser a grande maioria do curso de direito: dois problemas, por melhor que Coimbra seja, o aprendizado de um novo idioma vai ser nenhum e pior, o que isto vai trazer em beneficio da ciência Brasileira, novas patentes? Parece financiamento para grande bancas de advogados.
O ranking QS World Universities NÃO É CONFIÃVEL. A USP é excelente, mas o ranking a coloca a frente da Michigan State University, por exemplo. Certamente não é uma avaliação correta. O ranking por área, tomando Economia como exemplo, se mostra MAIS VIESADO AINDA. Várias excelentes universidades (Minnesota, Ohio State, Penn State, UCDavis) ficam muito pra baixo mesmo, até abaixo de universidades brasileiras. Por fim, a CAPES e o CNPQ SEMPRE AVALIAM BEM AS UNIVERSIDADES DE
Cometário tÃpico de membros da oposição sem partido. Eles que nunca fizeram nada nessa área de ensino estão sugerindo que 50% deveria ir para Harvard e a outra metado para Yale???
Tudo nesse governo midiático tem que ser entendido nas entrelinhas. Essas bolsas servem para o governo apresentar números na hora da eleição. Enviar alunos sem qualificação para estudar no exterior não vai somar em nada, mas a "plebe rude" entenderá isso como uma grande coisa (status). Se o governo realmente quisesse melhorar o nÃvel de nossa gente, despejaria dinheiro no ensino básico, mas isso é investir no futuro e o que o governo quer é propaganda!
Além do atual Governo Federal repassar recursos para o ensino básico como nunca antes ocorreu em nossa História, a responsabilidade direta sobre essa fase do ensino, como qualquer indivÃduo razoavelmente esclarecido sabe, é da municipalidade. Quando a eleição, não precisa ser vidente, ela já foi ganha por nós, o Povo.
isto mostra claramente que o governo está fazendo numeros para estatistica de campanha que o brasil esta investindo em educação e bla bla bla......
"... bla bla bla...": isso é criação e exclusividade da oposição. Desde o apagão de um ano e meio até ao menor metro de capital. Além do maior IPVA, maior pedágio, maior aliquota de ICMS, como, também, da pior segurança pública, pior ensino...
o cara que fez o primeiro comentário quer justificar o mal uso do dinheiro publico, pois este dinheiro aplicado corretamente aqui mesmo no brasil seria o correto!
tendenciosa ou não a reportagem mostra claramente que o governo gasta simplesmente 70% do orçamento da usp para apenas 103 alunos que estão nas instituições que melhor se classificam no ranking! os outros estão apenas passeando!
Orçamento da USP? Sem verbas adequadas para pesquisa e com péssimo salário para os professores doutores??? Que parâmetro é esse??? Consideremos que é de conhecimento geral que as deficências da USP são geradas pelo governo estadual em razão dos parcos recursos que ele transfere para o ensino público universitário de sua inteira responsabilidade.
O Japão e a Coréia demoraram duas gerações para virarem uma potência educacional. O que eles fizeram foi simples: inicialmente investiram na educação básica e concederam bolsas de estudos a estudantes para estudarem nos EUA, aprenderem tudo o que lá era ensinado e voltar para o paÃs. Num segundo momento é que começaram a investir em ensino técnico e mais recentemente em pesquisa. Só que eles demoraram 60 anos para fazer este ciclo: Japão, entre 1880-1940, e a Coréia entre 1950-2010.
Além de professores, precisamos também de melhores engenheiros. Ciência sem fronteiras é uma possibilidade ótima para isso. Os coreanos e os japoneses não mandaram para o exterior somente pessoas para aprender ciências básicas. Eles mandara muita gente pra se formar em engenharia.
Talvez devêssemos copiar esta estratégia, dado que parece funcionar. Desnecessário dizer que temos péssimas condições -e- péssimos professores no ensino básico (uma coisa leva a outra). O que imagino que não seja tão óbvio para todos é que estamos formando mais péssimos professores para este nÃvel de educação. Então temos simultaneamente problemas nas duas pontas.
O governo está investindo em educação. Ótimo. Mas onde exatamente? Na educação básica? No ensino médio? No ensino técnico? No ensino superior? A resposta é: ensino técnico e repasse aos estados e municÃpios (educação básica). A união não está priorizando o ensino superior, nem quer tomar para si, os investimentos em educação básica. Os números refletem uma polÃtica de governo para a educação. Se está equivocada ou não, só o tempo irá dizer.
Bento, não sei se essa estratégia foi pensada ou não... Se o Brasil tem condições de atualmente formar técnicos com qualidade, isso seria bom e necessário. Se...
Por maior boa vontade que se tenha com a iniciativa ficam no ar algumas dúvidas : qual será o verdadeiro critério de seleção da maioria deste pessoal que está sendo enviado para o exterior? Seria apenas mérito? Ou será que não haveria entre eles muitos apaniguados interessados em passar uma temporada no exterior à s custas do erário? Para esses (se houverem) bastaria apenas matricula em uma universidade de quinta categoria de preferencia em um paÃs de idioma amigável. Ha que se duvidar de tud
A pessoa tem que sair da graduação e ir para o mercado de trabalho e depois com seu dinheiro sem ser sustentado pelo estado ir se especializando para melhor a qualidade de seu trabalho.
A bolsa no Exterior não deveria crescer, ela deveria acabar mas está para a evolução tecnológica como o câncer está para o corpo humano.Alguém já viu os números de quem fez especialização no exterior e está hoje usando esses conhecimento para a evolução tecnológica do Brasil.Um Brasil que não faz um computador, um Carro é zero mais zero na cibernética.
?
Porque a pessoa depois de formada vai a procura de um emprego, depois com seu salário ou na função que está exercendo ganhe um curso de especialização de sua empresa ou consiga e o governo vai investir esse dinheiro que não é pouco na saúde e na segurança pública! DifÃcil de entender ou melhor é fácil de entender e ver que temos governantes fisiologistas e clientelistas.Que buscam votos com dinheiro público comprando as pessoas de todas as formas possÃveis e impossÃveis.
Um paÃs só consegue melhorar quando se investe em suas crianças. Você criará uma geração melhor que a dos teus pais. Diminuirá as diferenças sociais e raciais existentes. Não precisará de cotas no futuro. O que o governo está fazendo é acentuar um problema já existente. Quer resolver o problema lá em cima, sendo que o nosso problema está na base. Que o diga as crianças na periferia, hoje na mão do tráfic0, viciados desde a tenra idade e cometendo pequenos delitos.
Gurizão, então vou te mandar a minha fórmula: Aumento no investimento em educação = redução dos Ãndices de analfabetismo = povo mais instruÃdo = diminuição daqueles que apoiam o petê = diminuição do número de filiados ao petê = fim da hegemonia do petê na polÃtica brasileira. Simples assim.
Bento isso tudo é apenas mais uma faceta do programa "Brasil m/e/n/t/i/r/o/s/o" do governo(ou des/governo) que aà está. É tapar o sol com a peneira, é querer ser o que não somos, é populismo para perpetuar o controle p/e/t/i/s/t/a. Felizmente, nem todos os cérebros do paÃs são ma/ni/pu/lá/veis.
Sem estudar e correndo atrás de uma bola nas diversas escolinhas sustentas pelo terceiro tempo e sem estudar eles vão atrás de uma ilusão, para depois viram marginais ligados a tráfico.Esse é o modelo do Brasil de hoje onde de cada 1.000 jovens que tentam serem jogadores um consegue e os outros 50% se perde no caminho.É claro que tem o outro lado de quem estudou que não são poucos esse estão fazendo faculdades mas tem a concorrência das cotas de quem não quis estudar quando adolescente.
Tomara que a incompetência demonstrada pelas autoridades em educação desse governo até esta data não se confirme também para este programa de bolsas. Que isso não vire apenas uma oportunidade de compras no exterior para os beneficiados. Que se estabeleçam metas e cobrança, ou então, perderá o paÃs, mais uma vez, e será muito dinheiro jogado fora, também, mais uma vez.
Continuando....... a pessoa se forma em algum dos muitos segmentos profissionais que existem e qualificado todos pensam que eles agora sim com 25 anos vão trabalhar e o governo cria o bolsa estudo nas Europas nos Estrangeiros e o governo continua a criar seus Gigolôs que não sabem trabalhar e lá vão eles para os exterior mais um perÃodo de vagabundagem, com muitas orgias festas e drogas agora no Exterior.Eu pergunto que mundo imundo é esse que nossos despreparados estão criando!
O governo sustenta as pessoas nas creches, depois na pré escola, depois no ensino fundamental e vem o ensino médio e ele continua a sustentar.Vem a Graduação nas Universidades e o governo está criando um monte de porcarias para porcarias que não estudaram a vida todo e passaram pelo novo sistema de ensino que não ensina nada, mas ninguém roda.E o governo continua a sustentar e as pessoas já estão com 25 anos e ainda não sabem o que é trabalhar, e chegando nesse ponto formado....
Maldita Princesa Isabel. Tudo começou com aquelas leis, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários e a maldita Lei Ãurea. Agora temos que sustentar esses desocupados. Ah. Essa Princesa Isabel. Amigo, temos que unir nossas forças contra essa escória, vamos unir nossos negócios. Qual é o nome da sua fazendo de engenho?
Reportagem fraca. Questionar onde a pessoa está nao interessa. Importa o tipo de pesquisa que vem desenvolvendo e os resultados. Mais importante do que o centro escolhido é o orientador e a pesquisa. Universidades de maior nome mts vezes ficam no topo do ranking pq sao mais citadas entre si mesmas. É importante termos intercambio de profs e pesquisadores; a reportagem passa falsa impressao q é verba publica jogada fora. Com o tempo a tendencia é qualificar cada vez mais essas intercambistas.
Que reportagem mais ilusória, mal-intencionada...minha filha está na Alemanha, fazendo um curso de dança, graduação, numa Universidade boa mas q não é " top "...estamos plenamente satisfeitos...e com a bolsa melhor ainda...
Está aà uma prova de que é mais um engôdo. Não vai dar em nada, mais uma vêz. Já começa pela seleção de quem vai estudar o quê. Precisamos de técnicos altamente qualificados em dança. Aà depois não querem ouvir crÃticas. Melhor ser surdo do que ouvir essas coisas.
Julio está preparado a pagar esse bolsa de tua filha votando no Lu la e na Dil ma, não vai esquecer que tem ainda a turma do mensalão nessa Gang.
Deve ser muito importante para o Brasil mandar alunos de dança para a Alemanha. Não estamos precisando de médicos, engenheiros, fÃsicos, quÃmicos, analistas de sistemas, etc.
O Brasil peca no imediatismo eleitoreiro. É mais barato aprimorar os ensinos fundamental e médio, remunerando bem em reais os professores daqui em vez de pagar em dólar os de lá, limpando, organizando e disciplinando as escolas públicas, dando bons exemplos e bons conteúdos , fazendo o "feijão com arroz", o dever de casa. Quem precisa fazer logo o dever doméstico é o governo, conduzido por pessoas que são pouco afeitas ao dever de casa, por isso estamos nessa meleca educacional.
Acho que o reporter se esqueceu de dizer que nem nos EUA, para onde vão a maioria de nossos estudantes, conseguem atingir o percentual de 12% de alunos nas escolas "top". Matéria rasa com qual intuito hein?
Nunca na história deste paÃs o governo fez tanto pelo ensino superior mas nem isso agrada a todos, sempre teremos crÃticas pela crÃtica apenas. Precisamos ser mais positivos...
Isso é populismo barato. Gastar uma grana do imposto do povo pra mandar universitários pro exterior vai resolver o problema da educação no Brasil é no mÃnimo mais uma engabelação imediatista, eleitoreira, é negar a competência do nosso ensino, que já foi bom. Paguem melhor o professor primário, melhorem o ensino básico,dêem disciplina, cantem o hino nacional, ensinem bem matematica, história , geografia e português que é melhor. Mas isso não dá mÃdia,leva tempo, não dá propaganda pra voto.
Nenhuma bolsa de estudo para uma universidade cubana? Muito estranho, a UNE deveria protestar contra essa discriminacao.
Fico pasmo de ver uma iniciativa tão correta ser defenestrada dessa maneira! Se não manda ninguém para estudar fora reclamam que estamos sem preparo no Brasil para enfrentar a concorrencia internacional e nos desenvolver. Se manda, reclamam que não foi para a universidade TOP... impressionante! Quando FOI que usamos tão bem o dinheiro publico desse modo na educação ? Não me lembro! É FATO que no Brasil precisamos melhorar ensino basico e médio... mas a iniciativa é excelente, p
Marcio Barbosa é para ficar pasmo mesmo, veja só o que pensa o sr Haroldo Amorim. Chega ser ridÃculo o argumento dele. Se alguém toma uma iniciativa está jogando $$$ fora, se nenhuma inicitiva é tomada é porque é incompetente. Qq que seja a inicitiva, para algumas pessoas é "engabelação eleitoreira". Chega a ser cansativo esso povo do contra. É lamentável.
Excelente nada, vão fazer turismo lá fora às custas do imposto de quem trabalha. Nada dado de graça dá certo, principalmente partindo de quem está partindo. Prova disso é que as universidades estrangeiras não dão diploma, não confiam no taco tupiniquim. O cara chega lá, faz umas três matérias que muitas vezes não são reconhecidas aqui, isso é engabelação eleitoreira. Jogar dinheiro fora mais uma vez.
bolsa de estudos para futuros agentes petistas...excluidas as universidades lideres, nas demais os alunos vao passear e aprender o idioma do pais...depois, vao para as universidades federais...completar o corpo docente da ministracao da BURROLOGIA...trata-se de desperdicio de dinheiro publico; o mercadante nao entende nada de educacao e eh "doutor de araque" ... duvido que tenha escrito uma linha no seu trabalho aprovado na PUC-SP.
Esse Ciência sem Fronteiras lembra o MOBRAL dos anos 70, que tinha o objetivo de ensinar a assinar o nome (para votar). No CsF A eficiência é muito baixa pois lá só vão ter aulas e aprender um pouco da cultura. Não terão contato com as decisões importantes que levam as universidades serem top e ao retornarem não terão poder de decisão para mudar a realidade das universidades brasileiras. Enviar doutorandos ou professores/pesquisadores visitantes (aqui chamados de posdocs) é muito mais eficie
Para completar, estes alunos (no caso os de graduação) têm contato com laboratórios de última geração nas universidades e ao voltarem se deparam com a realidade terrivelmente ruim da maioria dos laboratórios nas universidades brasileiras. No entanto eles não têm condição nenhuma de mudar esta realidade no curto/médio prazo, ao passo que pesquisadores/professores visitantes terão esta possibilidade. Sou a favor do intercâmbio de estudantes, mas na atual situação do paÃs temos de ser eficiente
pq a usp é top ?se no exame da oab seus alunos ficam apenas na décima quinta colocação.
Esta reporcagem, é o mesmo que dizer que o Corinthians foi campeão mundial de clubes mas, ganhou o jogo final só de 1 x 0. Criem vergonha na cara.
parabéns presidenta Dilma, investindo como sempre na educação, e como disse uma senadora 'a sra é a presidenta da educação!". Quanto a pholha que tenta de qualquer forma descredenciar seus feitos, só nos resta dar risadas do desesperdo.
Nenhuma bolsa para qualquer universidade russa, cubana, norte-coreana ou mesmo venezuela? Nao entendo a discriminacao para com esses paises. A UNE deveria protestar contra isso. Onde ja se viu o governo petista gastar nosso dinheiro em universidades capitalistas?
Acredito que algumas bolsas de estudo para formação de bons jornalistas sejam necessárias. Assim, lerÃamos bons textos informacionais de jornalismo investigativo, sem ranço polÃtico, fundamentados na realidade dos fatos, sem a pressa e o pouco cuidado dos preguiçosos. Pena que lá fora não vão se preocupar com a lÃngua portuguesa, outro grave problema. Se não houver bolsas para isso, sugiro que haja maior critério na escolha dos redatores, além de bom crivo na hora da contratação.
Perfeito, Renato! Nessa imprensa partidária (obviamente de oposição), qualquer boa notÃcia que venha do governo federal, sempre tem um "mas". A vesguice polÃtica sempre a faz torcer contra... No entanto, aqui em SP, onde, como sabemos, tudo é perfeito, não sai uma linha de crÃtica aos malfeitos. E se vc reclamar contra a parcialidade, vc é contrário à "liberdade de expressão", claro...
No outro artigo da FSP, os bolsistas no exterior, principalmente nos EUA, apoiam o projeto do governo. Existe um grupo de leitores, psdbistas enrustidos, que defendem o projeto elitista do PSDB-DEM, como também os intelectuais e polÃticos (não são técnicos) da ERA FHC como os Sr. Claudio de Moura Castro, Hélio Barros e Simon Schwartzman. O PT tem problemas e ficou igual aos demais partidos. Porém, a nÃvel da educação está promovendo maior inclusão e universalização.
QUE REPORTAGEM SEM PE NEM CABEÇA... QUEM ESCOLHE PRA ONDE IR É O ALUNO E NAO O MEC, OU CAPES OU CNPQ. SE O ALUNO NAO DOMINA INGLES, PROVAVELMENTE VAI PRA ALGUM PAIS DE LINGUA PORTUGUESA OU ESPANHOLA... E ISSO É O REFLEXO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO QUE TEM INGLES NO CURRICULO "SO PRA INGLES VER".
Mas como tem gente que torce contra. Vale tudo para que nada dê certo. Nada é suficientemente confiável, sério, consistente, bom, interessante, instigante. Sempre tem um senão, um defeito, algo suspeito. Que gente chata, pelo amor de Deus. Pelo amor de Deus.
CecÃlia, você tem toda razão. Se o governo não faz, é porque não faz; quando faz, é porque faz. O importante para os ressentidos é que haja um motivo qualquer para criticar e torcer para "o quanto pior, melhor", assim, quem sabe, o antigo regime volte.
CecÃlia, não é ser do contra, é ser realista. De que adianta os nossos impostos sustentarem pessoas que não nos produzem absolutamente nada aproveitável? Nada, apenas desperdÃcio de dinheiro público.
Então o quê você propõe, deixar o aproveitamento mediocre continuar assim ? Oras, se não existem crÃticas, então não existem razões pra melhorar.
As universidades "top", casualmente, são estadunidenses em sua maioria. E, claro, foram classificadas por instituições também estadunidenses. E o rebotalho, que adora tudo que seja falado em inglês, vibra...
Eu curso uma Universidade Federal. Não é das piores no meu curso mas pelo nÃvel daqui qualquer coisa mais ou menos fora é bem melhor do que os cursos no Brasil. O que eu acho errado é que estão mandando muita gente para intercâmbio de 6 meses ou um ano. Isto é dinheiro posto fora porque se aproveita pouco ou quase nada . O intercâmbio de 6 meses então é turismo. Deveriam mandar fazer toda graduação no exterior.
Ficam vangloriando o povo dizendo ser trabalhador, que acorda cedo pra ganhar 600 reais. Mas brasileiro é preguiçoso, quer tudo fácil, tudo na mão. Ganha uma bolsa de estudo que significa curtir festinhas e arrumar namorada gringa e quer gastar todo o dinheiro que o governo dá de auxilio com p0rcarias
Ó Deus Pai, perdoe os pobres de espÃrito! Essa daà ainda me põe o nome de sofia e não sabe que significa sabedoria! Vai estudar, ler, trabalhar, e pare de dizer sandices! Ajude o Brasil, já que você não tem condições intelectuais de chegar perto de uma bolsa dessas.
Ó EDUCAÇÃO ! Somos mortais e a educação tem q ser em fluxo contÃnuo sem hiatos ! Educação.br capenga geral e desgraçadamente no básico ! * Tem +, educação em universo de Corrupção Analógica (sem hiatos) se torna capenga : ** Pequeno exemplo de desgov : 10 anos de Rolo Compressor Tributário.br para alimentar quase 40 Mistérios de Ministérios e Orgias ! Rolo ESTIMULADOR de Ilicitudes e Cumplicidades e "Estudar, estudar para quê ? Custos, EstatÃstica, Qualidade, Pesquisa Operacion
Sem comentário.
Com as raras exceções dos alunos "GARRINCHAS" ou "PELÉS", ou seja, dos FORA-DE-SÉRIES, o percentual "top" de nossos alunos é por aà mesmo (cerca de 12%), refletindo o nÃvel de ensino de nossas escolas, no Brasil. Creio que, à medida que esse nÃvel de ensino melhore, isso refletirá no sucesso dos testes nas "escolas de ponta", lá fora. Não existe mágica, nesse tipo de coisa.
A Folha deve mudar sua maneira de publicar as reportagens, mostrando o que realmente acontece de bom hoje no Brasil, a população hoje tem senso crÃtico e não se dobra as idéias fajutas dessa mÃdia tendenciosa. Se quiser escapar de uma crise no futuro próximo, prucure ficar ao lado da verdade, com seriedade, se não se prepare pra fechar as portas. É um alerta de um simples leitor, mas que tem mais visão do que a mÃdia conservadora. Comecem a elogiar o Governo Dilma, enquanto é tempo.
O que se espera da Folha e da sua tradição é um jornalismo ISENTO! Não precisa (nem deve) elogiar o governo atual sem motivo! Mas quando se faz uma ação correta como essa devem SIM elogiar! O Brasil tem um caminho muito longo para preparar seus jovens para o futuro no ensino sucateado basico e médio. Universitário aqui também precisa de ação para melhorar! Mas isso não invalida a medida do governo! Essa gente volta para ensinar, propor, melhorar! Folha pare com isso que não somos néscios.
puro programa para "financiar" permancia de filhos de "sangue azul" no exterior com dinheiro publico...excluindo-se escolas lideres, as outras sao escolas de qualidade duvidosa cujos formandos nao resistem a um exame de validacao de diploma no Brasil...trata-se de programa petista para formacao de "corriola politica" ...lastimavel!
Vc precisa se informar antes de afirmar isso. Mostre aqui quais privilegios foram cedidos aos de "sangue azul". Sua nota demonstra um sectarismo ridÃculo! Precisamos sim dar oportunidades de estudo a TODOS melhorando o ensino aqui no Brasil, é verdade; entretanto, deixar de dar bolsas aos que se aplicando preenchem os requisitos de aprovação é, no minimo uma afirmação infeliz. Sugiro SIM que a Folha investigue os CRITÉRIOS de aprovação dessas bolsas... isso seria jornalismo decente.
Não adianta. Para essa imprensa, sempre há um "mas...".
Se essas bolsas fossem para alunos pos-graduados estudarem em universidades de primeira linha dos USA, Inglaterra, Franca, Suica, etc. SERIA MARAVILHOSO. Ocorre que a GRANDE MAIORIA vai para universidades MEDIOCRES no exterior! De nada vai ajudar o aluno e, se ele voltar, o Brasil! Isso precisa ser revisto URGENTEMENTE. Deve ser frustrante um aluno brasileiro descobrir que tem uma bolsa paga no exterior numa universidade mediocre... sem futuro para ele em parte alguma!
Armando e Carlo, o problema não é esse. Os estágios podem ser ajustados diretamente entre pesquisadores dos dois lados e, para isso, não depende muito do aluno (mesmo porque teoricamente são os melhores que estão indo). O maior problema está na lÃngua, pois ainda tem muito aluno que tem medo de se comunicar em inglês. Essa é a maior barreira a ser vencida.
O problema, Carlo, é que o aluno brasileiro não procura uma escola dita "top", porque não tem preparo, conhecimento suficiente prá ser nela aprovado. Ele dá o "passo do tamanho de sua perna": sabe que a escola na qual conseguirá aprovação é aquela de um nÃvel mediano, pois seu conhecimento, ele sabe, é mediano. Isso é fato.
Vai estudar, rapaz! Será que você consegue uma bolsa dessas? Com certeza não tem capacidade para isso..
Este problema é estrutural. O Estado brasileiro nunca atacou os problemas fundamentais da sociedade (e seu próprios problemas). O resultado são essas polÃticas que acabam gerando gastos desnecessários. O certo seria primeiro termos uma educação pública de qualidade e para todos, eliminando a necessidade das escolas particulares (que no fundo resolvem apenas o problemas das classes abastadas, contribuindo mais ainda para a estratificação social...) O neoliberalismo está destruin
Isso não é gasto e sim investimento. Como todo e qualquer investimento, o retorno não é sempre garantido. E no caso de educação o retorno pode apenas ser medido vários anos após ser feito e não simplesmente pelo cara ter ido para Coimbra ou Harvard. Quanto ao reforço da base, claro que é necessário. Mas isso é constitucionalmente função de estados e municÃpios e não da união.
para o governo quantidade é melhor que qualidade.
Balela do governo. Minha filha ganhou bolsa "fellowship" da Universidade de Chicago, para doutorado em matemática, uma das tops nos EUA e a CAPES negou a mesma bolsa para o projeto dela. Falta seriedade e competência neste paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Bolsa no exterior cresce, mas só 12% estão em escola 'top' Voltar
Comente este texto