Ciência > Cientistas convertem arquivo de computador em DNA sintético Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A discussão envolvendo a "estabilidade" da informação armazenada em DNA é interessante. Existem várias maneiras de se evitar problemas com os dados mesmo considerando eventuais mutações. No computador bizarrices com mudanças de bits de 0 pra 1 também podem acontecer, e o computador já está preparado pra isso através de "bits de segurança". O mesmo pode ser feito com A,T,C e G. Escrevi um post sobre isso no meu blog: http://scienceblogs.com.br/synbiobrasil/2011/08/dna-em-codigo-de-barras/
A ignorância reina nos comentários da seção de Ciência... incrÃvel!
 O que estes cientistas não cogitaram, é que quando voce guarda dados, eles precisam ficar exatamente como estão, e como todo mundo sabe, o DNA sofre mutações, a evolução genética. Então, o risco é de quando for acessar o arquivo, eles não estar da mesma forma de quando foi gravado.
Este DNA não esta dentro de uma célula vida. É apenas uma molécula guardada num frasco. Elas não esta sendo copiada por um sistema vivo para sofrer mutações .
Mas o ADN nunca foi imune - por exemplo - à radiação. A conservação da informação inscrita numa molécula de ADN (fora do contexto auto-regenerador da sofisticada maquinaria celular) também é problemática.
Com isto vai se tornando cada vez mais evidente que a sequência de bases necessária para formar um organismo vivo foi 'engenheirada', não podendo se casual, assim como as sequencias binárias que se transformam em músicas, vÃdeos, softwares, etc não vem do mero acaso. Em breve poderemos estar decifrando as verdadeiras mensagens que estariam ocultas no DNA biológico e constatar esse fato de uma vez por todas.
Super interessante. Mas não entendi esse trecho: "... a preservação magnética dos dados acaba se degradando com o tempo." Nossos discos rÃgidos com o tempo podem danificar os dados?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Cientistas convertem arquivo de computador em DNA sintético Voltar
Comente este texto