Paul Krugman > Falcões do deficit em perigo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Somente o tempo poderá dizer se o colunista esta certo, não como um economista, mas como um "vidente".
Mais uma, dentre tanto outros textos, que se apegam ao clichê "Os democratas são bonzinhos, e Os republicanos são malzinhos". As afirmações feitas aqui, tornan-se arriscadas (para não dizer levianas), sobretudo porque o perigo não passou. Ainda não foi renegociado a elevação do teto da dÃvida pública, por exemplo.
Não dá para esquecer de Pedro Malan - adepto da economia anoréxica - que reprimia qualquer aumento de demanda de consumo porque ela teria sérios impactos na inflação.  Também não dá para esquecer que as crises tiveram efeito menor no Brasil porque foi criada uma estratégia de aumentar o consumo interno, algo impensável por Malan. Pelo que entendi, o que Obama está fazendo não é muito diferente do que Lula fez em 2008, facilitar que o mercado interno mantenha a roda da economia girando.
Bem, há alguns fatos que não se pode ignorar:Os gastos geram demanda, que cria empregos e aumenta o consumo, que gera demanda... Não havendo gastos a demanda cai, a produção cai e os empregos somem.
Uma pesqusa recente demonstrou que muito pouco meno sda metade das previsões econômicas se demonstram acertadas. Ou seja, a economia, pasmemos, simplesmente não se presta para previsões.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > Falcões do deficit em perigo Voltar
Comente este texto