Luiz Felipe Pondé > Lincoln, Obama e Bono Vox Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que Pondé poderia voltar as suas crÃticas cinematográficas com fundo filosofico, pois como cronista polÃtico/histórico ele anda meio forçoso - defendendo guerras pro comércio, escravatura e demais babados... Por quê ele não vai para uma zona de combate mostrar como um 'homem' de verdade filosofa?
Sensacional o artigo! Brilhante articulação e argumentação! Desmistificar o mito de Princesa Lincoln e a crÃtica mais que pertinente ao governo de Obama, relacionando com as ações vazias (e tão exaltadas pelas pessoas em geral) de Bono, num mesmo texto, é para poucos.
Assim como Shakespeare a sociedade americana tem predileção pelos vultos da história em detrimento do cidadão comum como tais há na rua, na minha e na sua. Mas eles também sabem que algo se quebrou e nada mais será eterno. É como na roda da fortuna: um dia se está por cima usurpando riquezas e cumprindo o prognóstico da santa inércia noutro dia se estará por baixo vendo o azimute da nova ordem econômica mundial
No caso de Obama, não há como desenvolver um plano desta magnitude sem ordenamento jurÃdico federal. Vários presidentes americanos tentaram ser mais centralizadores, mas a constituição e reação americanas os impediu. Não é pelo caráter, todos têm sua "vontade de poder", mas pelo sistema, inteligentemente pensado e criado. [http://inter-ceptor.blogspot.com.br/2013/01/ponderacoes-sobre-guerra-de-secessao.html]
Na mosca,Pondé.Obama vive de desculpas para tentar emplacar um modo de governar fraco e sem rumo.Enquanto o estado puder bancar o "wellfare"(bolsa desemprego),as ditas minorias vao continuar adorando.Qualquer semelhança não é mera coincidência.
O sr Pondé está certo na afirmação que é injusto comparar Obama com Lincoln. A Guerra Civil Americana não foi para libertar negros foi para manter a união, a escravidão foi apenas um subterfugio do Sul para se dizer perseguido. Não acho que Obama seja tão fraco como Carter. Lincoln de fato era um lider, mas quanto a Obama tenho dúvidas.Â
na realidade o presidente norte americano barack obama , é igualzinho os demais , quiça não for pior , a única diferença para os demais,  é a cor de sua pele .
Reduzir Obama à "gosta de coquetel beneficente e falar para jovens sobre música afro-americana" não tem sentido. Desde que assumiu o poder, Obama é diariamente enxotado pela mÃdia de direita (como Fox News). Tem muita coragem sim para tentar a re-eleição com uma grande parte do paÃs querendo expulsa-lo dos EUA porque acreditam que ele não é americano ou é muçulmano. Tem coragem para retirar tropas de uma guerra sem sentido como a do Iraque. Ele não é o "cara legal", é o cara q faz o certo
Valeu-se de informações erradas para fazer suas crÃticas a Obama. Foram 620 mil mortos e não 2 milhões. A metralhadora na teve usu muito limitado na Guerra Civil Americana. Não sei de onde o "filosofo" tirou a idéia de que Obama quis se comparar a Lincoln. O conteúdo do artigo está eivado de sentimentos racistas e preconceituosos em relação à Obama. O filósofo parte para ofensas de baixo a Obama nÃvel sem justificá-las de forma consistente.
O senhor se engana, foram quase 2 milhões de mortos. De fato a metralhadora não teve seu uso máximo naquela guerra, mas foi inventada naquele perÃodo. O filosofo não faz comentários racistas, mas reflete uma opinião com valor.
A opinião do autor dessa crônica sobre o Presidente Obama, deixa claro um racismo camuflado da elite brasileira expressando o que nem o mais conservador membro do Partido Republicano expressaria.Talvez, esse autor, se nascesse nos EUA, vestiria um capuz branco na frente de uma cruz pegando fogo, e sairia incendiando casas na calada da noite.Lamentável!
 Apologista  do uso da força e no belicismo e assim está de mãos dadas com o crime organizado que aflige o paÃs; está afinado com os ultradireitistas de Israel que querem excluir os palestinos daquela região; reza na cartilha dos membros do TeaParty americano(que tem mais semelhanças com os sulistas da Secessão que a leviandade do articulista ignora); caminha junto com setor industrial bélico americano e principalmente com o fanáticos muçulmanos e aiatolás que desejam o conflito.Â
Perfeita análise, Pondé, disse o que os esquerdistas tem mais medo de serem confrontados, Obama não é o Lincoln ''de hoje'', tampouco, mudará os EUA e tornará o paÃs o paraÃso do falido bem estar europeu. De fato, ele tentou e tenta, mas não conseguirá, os americanos não são perfeitos idiotas latino-americanos, eles ainda não estão hegemonicamente na mão da esquerda como no Brasil, mas estão passando por uma ''gripe'', que passará com um remedinho que será um republicano na Casa Branca em 2016.
Se eu entendi, vc não gosta do obama porque ele não autorizou israel em anexar totalmente a palestina e acabar de vez com sua população e aproveitar o embalo e acabar com o irã tambem. Pelo visto, vc é uma pessoa muito amavel e pacifista.
êh colunista que gosta de falsa polêmica...já virou rotina!!!! Por favor, use esse espaço para produzir alguma discussão melhor do que essa salada de desaforos...
Ponderação patética!Que tipo de filósofo é o sr Pondé?
O comentário sobre Obama é interessante, mas discordo sobre o argumento de que ele se elegeu porque é negro. É bom que se diga que ele é muçulmano, socialista, fraudou a certidão de nascimento, o certificado de alistamento militar e a carteira da Segurança Social. É igual a Chávez, metido a ditador, governa via "executive ordeers" ou medidas provisórias, tem como objetivo destruir a economia americana e é aliado da Fraternidade Muçulmana. Leia o blog do Dr. Jerome Corsi sobre o dito cujo.
Vc está certo ao descrever a Guerra de Secessão: "Era o Sul querer ser livre para seguir seu modo de vida pré-moderno." Mas vê Obama com um pouco de superficialidade. O neoliberalismo está em queda; uma regulação bancária é necessária. Quanto à s polÃticas sociais que ele faz, elas acontecem justamente pq os democratas perceberam as mudanças demográficas nos eua e sabem para onde caminham. Tão certos. Outra coisa, os republicanos conseguem ser piores; representam o Sul outrora escravocrata.
Gostei de sua retórica... mas, apenas lembrando... Lincoln era republicano!! Que confusão?!!!!
Obama só pode ser comparado a Jimmy Carter. Um presidente que não tem posição clara diante dos problemas, quer jogar para todas as torcidas. Para ser comparado a grandes presidentes estadistas é preciso ter posição, mesmo que desagrade alguém, e isso ele não tem.
Obama é uma figura interessante. Seu pai era estrangeiro, sua mãe, branca. Foi criado e viveu no meio de brancos. Estudou em escolas de elite 'brancas'. Até seu nome é exótico, para padrões americanos. Entretanto, identifica-se como porta-voz das minorias americanas. Sua reeleição foi no sufoco, com diferença próxima a 4% dos votos individuais. Ao que parece, os 47% que votaram em Romney não identificam sua figura com a de Lincol. De fato, a comparação é uma ofensa ao Sr. Abraham.
rsrsrsrrs...lembranças ao gatinho. Provavelmente foi por isso mesmo. Resta saber, é interessante para os EUA tal sorte de 'regulamnetação'?
OÃ, D. Célia. Meu gato Simão, um marxista ferrenho de linha estalinista, ronronou que o sufoco que Obama passou deveu-se pura e simplesmente ao fato dele ter ameaçado regulamentar Wall Street... Escusado dizer, que nada tenho haver com as opiniões do felino bolchevique.
Oscar, não sei de onde tiraram essa 'novidade'...rsrsrsrsr
Concordo com vc Wrolli, mas é fato que a reeleição de Obama esteve longe de ser 'tranqüila'....
De fato, a comparação é uma ofensa ao Sr. Abraham.[2]Também não tenho dúvidas disto.
O importante é a dança romântica na posse..... ah! o amor é lindo...
Caro Sr Luiz Felipe,Espanta-me que, para uma pessoa que se diz epistemologista, o Sr um estudioso do dito CONHECIMENTO, se afaste tanto da VERDADE e, neste artigo, coloque grande parte da sua argumentação baseada na tão promÃscua CRENÇA. Antes de escrever o Sr precisava conhecer um pouco mais da História Americana, precisava ler mais sobre a figura do atual Presidente americano e pesquisar um pouco mais do que seja ser militar. O mundo não é nem um pouco daquilo que vai pela sua cabeça.
Há controvérsias: http://jhsweb.everett.k12.wa.us/spring2006/casad/stylesheetarticle.html
Realmente ! De pleno acordo !  Comparar Lincoln com Obama é insensatez. O correto, justo e de pleno mérito é comparar Lincoln com Lula. Se é que Lincoln tem porte para ser comparado com o incomparável Lula que é um personagem culto, poliglota, estadista, incorruptÃvel e genial administrador e palestrante. Veja uma das mais geniais palestras do Lula.cujas informaçoes comoveram o mundo cientÃfico..........http://youtu.be/QIg7zlYcGBg
Muito apropriada a análise sobre essa figura midiática chamada Obama. Poderia ser inferida para explicar o porquê de Dilma Roussef ter sido tratada com tanta benevolência pela nossa imprensa apesar de sua incompetência, autoritarismo e ligação ao mafioso do Lula, que é a mesma razão que a levará a ser reeleita: por ser mulher.
Desculpe-me Pondé, mas vc estaria avalizando as ações Republicanas recentes, principalmente das nefastas ações do governo W. Bush?
O Grande Filósofo confundiu o rabo com o cachorro... O que mudou foi o perfil da sociedade americana. Na guerra de Secessão havia uma sociedade camponesa estoica, acostumada com a morte e o sofrimento. Agora, existe uma sociedade urbana e sibarita, onde o sofrimento e a morte é visto como um escândalo. Lincoln, hoje não teria sido eleito, e o Obama sabe disso. Veja o Roosevelt, que teve que "inventar" Pearl Harbor para que os sibaritas fossem a guerra.Â
Sabia que esse ponto iria dar problemas. "Inventou" de duas formas: 1-Roosevelt sabia que iria ocorre. Os americanos decodifivam os telegramas da embaixada japonesa em Washington, antes deles. Não me estendo porque sei que você conhece a história. 2-Mesmo não sabendo (o que acho improvável) tirando partido polÃtico do incidente, o que de fato ele fez. Papeis de secretos de Estado, quando veem a público, demonstram que as teorias conspiratórias são até modestas. Abraço! Â
Já que é doutor,precisava de, no minimo,saber contextualizar as coisas.
À parte erros factuais e o parecer perturbador sobre o papel do soldado na guerra, não entendi o porquê de arrastar o Bono para o meio da discussão. Pondé sabe que Bono, junto com Bush, conseguiu aumentar a parcela do orçamento americano destinado ao combate à AIDS na Ãfrica? É fácil tachar o ativismo dele como "uma visão de mundo de 12 anos de idade" por Bono ser, ao fim e ao cabo, apenas um roqueiro, mas espera-se mais de um articulista da Folha.
Perfeito, é isso mesmo. Obama é um pra mais medÃocres presidentes americanos.
À parte erros factuais e o parecer perturbador sobre o papel do soldado na guerra, não entendi o porquê de arrastar o Bono para o meio da discussão. Pondé sabe que Bono, junto com Bush, conseguiu aumentar a parcela do orçamento americano destinado ao combate à AIDS na Ãfrica? É fácil tachar o ativismo dele como "uma visão de mundo de 12 anos de idade" por Bono ser, ao fim e ao cabo, apenas um roqueiro, mas espera-se mais estofo na análise de um articulista com espaço na Folha.
O Grande Filósofo é como aquele pintor amador que está quase fazendo um grande quadro, mas estraga tudo por excesso de pinceladas... O lado profético do Grande Filósofo falou mais forte, como sempre.
".... o governo nunca esmagou o cidadão comum fazendo dele um retardado mental econômico e moral como no Estado de bem-estar social europeu."Ótimo comentário também !!! Os EUA estão perdendo o seu "diferencial". Mas acho que sairão desta. O que eu mais admiro nos EUA é sua capacidade de ter oposição ativa em perÃodos de governos fracos, como o do "Senhor MKT". Hoje o contrapeso é feito pelo partido Republicano, que vende caro qquer vitória para os Democratas.
Isso que eu chamo de escrever com o figado, e não com a inteligencia, quanto odio!Misturar: Carter, Kennedy, Obama, Lincoln, Lenin, Stalin, realmente é para poucos....
"Obama é um presidente fraco, demagogo e oportunista."É exatamente desta maneira que vejo o senhor Barack Marketing Obama. É o presidente mais "Latino" da história Americana. Com discursos populistas e promessas vazias.
Olá, Pondé. Gostaria de saber o seguinte: se o Obama não tem nada a ver com o Lincoln porque seu coleguinha da "IlustrÃssima" fez um artigo extenso fazendo uma comparação entre os dois? No filme de Spielberg tem isso, propositalmente, afinal comenta-se que o diretor quis fazer "propaganda" do Obama ou vc acha que isso é forma que alguns jornalistas americanos encontram para levantar a popularidade do presidente dos Estados Unidos?
A wikipedia fala da metrlhadora Gatling
Só não ficou claro quem não está tranquilo
Fique tranquilo, está junto a bilhões que também preferem a zona de conforto da ignorância. Melhor seria "fuçar" como marmota, um mamÃfero do que portar-se como avestruz, ocultando o pequeno encéfalo em um buraco e expondo o corpanzil(latifúndio) da estultice,Â
vá lá.. adquira o seu conhecimento
Metralhadora é por definição o que ' Rob' disse; mecanismo a manivela é como luz de velas em comparação a lâmpadas incandescentes. Fuçar? Isso é coisa que o molusko fazia com a secretária Rosy. Os outros costumam navegar e adquirir conhecimento.
Rob," Transformar uma precursora à manivela,  em arma com automaticidade e cinta de munição de centenas de tiros com precisão?"Quem foi que fez essa transformação?E recuso-me terminantemente a fuçar a página do Smithsoniam Institute.Se quiser, vá lá e depois me conte.Grato.
Bobagens?  Transformar uma precursora à manivela,  em arma com automaticidade e cinta de munição de centenas de tiros com precisão? O douto pesquisador da Wikipédia deveria fazer um tour pelo Smithsonian  Institute, se não der faça o virtual e aprenda um pouco de história americana e seus armamentos.
Rob,Vc queria o quê?Que eu fosse pra Biblioteca do Congresso Americano?Valeu Gilberto pela lição!
Ô rob, ao menos pequisa antes de matraquear bo bagens. A "arma de tiro rápido" Gatling, foi patenteada em 1861 e é de fato a predecessosa das atuais metralhadoras. Tinha um pente carregador de munição e era capaz de disparar até 100 projéteis por minuto. Era acionada por manivela, mas era muito avançada para a época. Detalhe: FUNCIONAVA!
Fonte erudita e confiável de conhecimento? Ou dos preguiçosos do Google?
Seria ótimo se todos os jornalistas e colunistas fossem sinceros como este tal de Pondé, daà não precisariamos perder tempo levando a sério a opinião de conservadores e reacionários, mas infelizmente nem todos tem peito de escrever um artigo que resume-se assim: "o mundo é dos fortes e que se lasquem os que não fazem parte dessa força".
É, o nazi-fascismo ainda subsiste nas mentes dos seguidores do belicista mezzo filósofo. Os ultradireitistas israelenses e adeptos  tem mais em comum do que gostariam de admitir com os radicais que foram seus algozes no passado.
SEMPRE FOI ASSIM E NÃO VAI DEIXAR DE SER ASSIM NUNCA. Ninguém, dispondo da força, vai aceitar desaforos de quem não a tem.
Adorei os comentários sobre Obama. A decadência de todo império começa com gente que gosta de ser vista como liberal. Prefiro isso do que a ditadura popular "em nome dos pobres" praticada pela AL. É sempre assim, boas intenções fortalecem as más. Liberalismo cultiva populismo. A utopia atual é imaginar que o capitalismo terá respostas para tudo. O movimento é outro... é o da contracultura do povo comum. Até chegar um Lincoln e por todo mundo para dançar. Obama já dança, sorte dele!
Perfeito Sil!
É isto Sil, todo o resto é falácia. Â
Pondé, miscelânea preguiçosa e com erro infantil. Seu belicismo encontra eco nos ultradireitistas israelenses e nos aiatolás iranianos. Mas como sempre, um ato falho demonstra sua ira com a Academia que teima em não reconhece-lo. Se não é capaz de escrever um artigo sem erro histórico bisonho( metralhadora - na Secessão, só em filme "B"), como desejar o reconhecimento? A pusilanimidade de Obama é resultado dos novos tempos em que apenas lÃderes totalitários poderiam impor. Ou Bush o falcão burro
Apesar da patente de 1962, a arma de Richard Jordan Gatling teve uso restrito a um forte durante a Secessão sem nenhuma revelevância para o desiderato da guerra somente sendo fabricada em série e adotada pelo EUA em 1866, pós guerra civil, não dava centenas de tiros e tampouco tinha precisão. Visite o Museu da História da Tecnologia das Forças Armadas do Smitshsonian em Washington D.C. Pode ser virtual...
Tá certo Rob, era só uma espingarda dando 100 tiros por minuto! Â
Mas que coleção de bobagens......."soldados vão à guerra para saquear e estuprar...", talvez no tempo de Ãtila, o Huno, e olhe lá. "Foi uma guerra de conquista do Norte contra o Sul, " .... demais!
Descontado o estilo deliberadamente espalha-brasas de Pondé, louvo sua coragem de afirmar, na contramão da mÃdia atoleimada, que "Obama é um presidente fraco, demagogo e oportunista". O havaiano pachola se beneficia do diagnóstico polÃtico feito por Bill Maher: os democratas são uma porcaria, mas é melhor votar neles porque os republicanos são completamente loucos.
Na verdade, havia a metralhadora Gatling usada na Guerra Civil pelo exército da União. Eram canos rotativos acionados por uma manivela. Tudo bem que ainda não eram automáticas, mas foram consideradas as primeiras metralhadoras porque podia dar tiros ininterruptos.
Obaobama é filho de uma branca, foi criado por avós brancos, estudou em escola de brancos, nunca viveu em ghettos. Nem mesmo teve a vida dos outros mestiços daquele paÃs. Por que essa insistência em ser rotulado de ne gro? Só porque politicamente é mais vantajoso?
Não é porque se estuda em escola de branco e se é filho de branco com Negro que se deixa de ser negro. E Ele não ganha eleição por ser negro mas por ser bem articulado e convincente. Há pessoas que não enxergam que há rotulos independentemente de querermos ou não. Se Obama não fosse um politico famoso, você o chamaria de negro se encontrasse com ele na rua.
Guerra civil americana deu-se de 1861 a 1865. Metralhadora, inventada pelo inglês Hiram Maxim em 1884, vinte anos após o fim a Secessão. Erro factual dessa magnitude demonstra o escárnio do articulista com seus leitores. A comparação com Lincoln em contexto tão despropositado, é resultado de sua raiva pelo fato de Obama não ser um belicista falcão "abandonar" Israel e devido a crise econômica concentrar sua máquina de guerra no PacÃfico, Asia o novo palco da guerra fria.
 Apenas um detalhe: o Sul, que iniciou a guerra, procurou preservar a escravidão. O Partido Republicano, do qual Lincoln era membro e que chegou à Presidência com a eleição dele em 1860, tinha a Abolição como proposta e o Abolicionismo, outrora de cunho religioso, transformara-se em pauta do movimento trabalhista norte-americano porque o sistema econômico do Sul era visto como ameaça por vedar uma das válvulas de escape dos trabalhadores pobres: as terras do Oeste.
Todo mundo hoje em dia só quer ler e ouvir coisas legais. Bando de fracos cheios de mimimi.Â
Pondé, que diabos houve?
Zzzzzzzzzz!!!
Quanto veneno numa manhã de segunda feira sr. Pondé, mas não disse a que veio. Como falou o outro leitor,: muita "pondecação" por nada.
Ow moça! vá pra coluna de fofocas, vai!
Ponddé, filosofia e melancia.A análise aposta e dá ênfase ao insólito para chamar a atenção, é mais uma 'pondecação' barata, ele está sempre em liquidação.'Soldado vai para guerra para ganhar dinheiro". Vai porque não tem jeito... Só em 2012 mais de trezentos deles (dos EUA) se suicidaram.A análise não é de um filósofo de verdade nem de cientista polÃtico ou historiador.Joga uma melancia para ele equilibrar na cabeça. Facilitará a pondecação.
Pondé, que destempero todo é esse "Lincoln, Obama e Bono Vox ?" Você não disse coisa com Coisa... Engrandeceu Lincoln com a hecatombe de 2 milhões de americanos mortos na Guerra Civil, inferiorizando Obama, que fez matar Bin Laden  no Paquistão, a J. Carter, o do fracasso do resgate â força de 40 americanos da embaixada americana em Teerã... (continua)Â
Parabéns ,Pondé ! Mais uma vez voce foi fantástico. Sei que não é fácil mexer no time dos "não me toque"... Até hoje só vi duas pessoas criticarem o queridinho da américa aqui no Brasil.O outro ,foi o Mangabeira Unger que, possivelmente,foi professor do "demagogo". Pois é, quem disse que Harvard nao produz demagogos..
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Lincoln, Obama e Bono Vox Voltar
Comente este texto