João Pereira Coutinho > Venham os Neandertais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lúcio Domício Enobarbo

    Temos tendência de considerar que o homo sapiens é superior ao homo neanderthalensis pelo motivo de que nós sobrevivemos e eles não.Mas a evolução não funciona assim.Não sabemos porque eles se extinguiram.Pode ser qualquer motivo (mudanças climáticas, falta de alimentos, guerras), até mesmo o acaso ...

    Responda
    1. GILBERTO GALO

      leia a Biblia e abra mão de sua herança de orangotango

  2. Jacinto

    Que acha que "mais pequeno" é erro, deveria ler Camões, Machado de Assis e Fernando Pessoa. Estes três escritores - três dos maiores escritores de língua portuguesa -  escreveram "mais pequeno", e sabe o motivo? É porque está certo. 

    Responda
  3. Cícero

    Não há diferença entre nós e nossos irmãos antigos Neandertais; pois somos 99,9% iguais geneticamente.

    Responda
  4. Cícero

    Não há diferença entre nós e nossos irmãos antigos Neandertais; pois somos 99,9% iguais geneticamente.

    Responda
  5. ViniGrassi

    O autor escreve em português lusitano. Seu homem de Piltdown!

    Responda
  6. edsm

    Hum..sei não... esse autor começa com palavras: "que delícia....encontro um sujeito de corpo maciço......homens com corpos pujantes........"

    Responda
  7. Tex

    Neandertawn era uma espécie predominantemente masculina?

    Responda
    1. edsm

      Esse aí era uma raça marciana e herma fro dita. Já o Neanderthal (nome correto e com H) viveu na Europa (e claro de igual número entre se xos, tal qual qualquer homi nídeo) e foi extinto há algumas dezenas de milhares de anos.

  8. Thiago Santiago

    Para um assunto de tamanho interesse, como a possibilidade de uma mulher engravidar de um de nossos "primos" evolutivos, é necessário uma maior seriedade e um discussão profunda com o assunto. Você (João) necessita compreender que seus leitores, na grande maioria, entendem de Biologia e assuntos relacionados e eles merecem uma matéria mais bem trabalhada.

    Responda
  9. Bonifacio Bembo

    É o que dá ser viciado em sub-literatura... Como li - e gostei! - de "Ayla, a filha das cavernas", tenho simpatia pelos Neandertais e lhes daria boas vindas. 

    Responda
  10. Kaiser

    A forma está correta e é amplamente utilizada nos demais países de língua portuguesa. Nossos professores de português que incutiram ser essa uma forma errada.

    Responda
    1. Ricardo

      Só para que fique claro: "mais pequeno" pode ser uma forma correta quando se comparam duas qualidades de um mesmo ser. Ex.: "Meu caçula é um pequeno déspota... na verdade, mais pequeno que déspota, afinal, ele não é tão mal assim...". Mas da maneira como foi empregada no texto, está incorreto. Em Portugal, eles condenam a forma "mais grande", mas, curiosamente, toleram a forma "mais pequeno", mesmo quando não se está a comparar duas características de um mesmo ser... Coisa de português...

    2. Ricardo

      Não, a forma não está correta. As formas analíticas representadas por “mais bom”, “mais mau”, “mais grande” e “mais pequeno” devem ser utilizadas apenas quando se comparam duas características de um mesmo ser. "Mais pequeno" é errado até mesmo em Portugal, mas parece que por lá, eles toleram a forma melhor do que aqui. Como o escritor é Português, vou dar um desconto...

  11. Omar

    Pelo jeito, deve ser ainda mais lamentável a tua posição: lê, não gosta, e não receber nada por isso...

    Responda
    1. Omar

      Na minha opinião, Christopher Hitchens é o expoente do que você chama de direita intelectual, com ideias bastante vivas mesmo após sua morte em 2011.

    2. Omar

      Coutinho foi infeliz hoje. Bons ensaístas são aqueles que não se destacam por serem de direita ou esquerda, isto não é tão importante quanto fazer pensar, tirar o leitor do lugar comum e oferecer um ponto de vista baseado em bons princípios.

    3. Omar

      Não saberia dizer se a minha é melhor do que a tua, honestamente, rs. Também não me sinto obrigado a comentar algo apenas por ter gostado, ou não ter gostado, mas não costumo me imbuir da capacidade de taxar algo de lixo.Só achei pertinente comentar a sua postura reacionária e intolerante, tão clichê no conforto da internet e, na maioria das vezes, mascarada fora dela. Fique à vontade para (e agradeço se) discordar.

  12. José

    "quando uma mulher chega a uma certa idade, ela está disposta a tudo. Até a ter um filho Neandertal." Este Coutinho é demais!

    Responda
    1. Marityza

      Realmente ele é demais. Basta olhar o tamanho da cabeça dele. Justifica-se o texto. Seguramente, ele tem espelho em casa. Daí,ele escrever o texto é fácil.

  13. Júlio Dalcin

    Pra quem leu As Crônicas da Terra do Zecharia Sitchin, o fim dos Neandertais não é um mistério. Como eles são frutos do cruzamento genético em laborátorio entre o homo erectus e os anunnaki/nefilim há 300 mil anos, foram substituídos pelos descendentes do Adapa, frutos do relacionamento sexual entre Neandertais e anunnaki/nefilim há 100 mil anos,  confirmados no Gênesis 6 da Bíblia. Com o tempo os descendentes do Adapa (Cro-Magnon) foram impondo-se.

    Responda
  14. Ricardo

    "com cérebros mais pequenos" foi de lascar... Nem um Neandertal cometeria um erro desses...

    Responda
    1. Marityza

      ""Sabe, no fundo eu sou um sentimentalTodos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dose de lirismo(além da sífilis, é claro)..."

    2. Kaiser

      A forma está correta e é amplamente utilizada nos demais países de língua portuguesa. Nossos professores de português que incutiram ser essa uma forma errada.

  15. Krüger

    Parece que não teve nada de novo, na semana passada em Portugal!

    Responda
  16. Célia L H

    Coutinho, a recrição de Neandertais em laboratório é absolutamente desnecessária. Já os temos em demasia travestidos de 'homo sapiens'.......rsrsrsrsrsrsr

    Responda
    1. Célia L H

      mmmhhhh....entendi. Então é da linhagem Neanderthal mesmo...ok. Sem problemas!

    2. Célia L H

      Sr. Wrolli, como simpatizo com sua rabugice, não vou lhe dar nehuma resposta com traços de malcriadez. Só estou curiosa... O gênero australopiteco feminino é integrante de sua família?

  17. Depaula

    Quanta falta de assunto mais interessante, hein!? E o "cerveja e futebol"... Uma clara insinuação irônica, não a Portugal (vinho), mas ao Brasil. E quem disse que eram nove meses de gestação? Talvez anos, ou minutos, como os gastos para escrever esse artigo à moda Ponddeniana!

    Responda
    1. Rodrigo

      Bom... dados os trágicos acontecimentos do final de semana parece que são os brasileiros que precisam de um pouco de cérebro.

  18. JFK

    Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas! Olha os pamonhas! Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas! Olha os pamonhas!

    Responda
  19. Marcio

    O "único" problema João (posso te chamar assim?) é que o Seu Neandertal conviveria com nossa espécie. Então, não saberíamos ao certo como seria um comportamento de um típico exemplar daquela espécie, pois isso requereria recriar vários deles e deixá-los convivendo a sós.....rsss. Mas não acho uma boa idéia dar vida a espécies já extintas... será que isso não poderia causar algum problema, além das inevitáveis discussões éticas, jurídicas e religiosas a respeito?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.