Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Giu

    Assisti Django Livre e agora leio essa coluna. Ao final de ambos, pura decepção. Tarantino se tornou tedioso e autorreferente. Coutinho corre o risco de seguir por um caminho parecido, mas um pouco pior e tornar-se apenas tedioso. Dizer que Django Livre é o melhor de Tarantino só para fazer apologia ideológica é baixo, além de mentiroso - embora sempre se possa argumentar que gosto não se discute, também não deixa de duvidoso.

    Responda
  2. N. César

    De tal modo agora funciona o motor revisionista da História impulsionando fatos não a moda a La Tarantino com sua proposta de meta-cinema moderno e temas controversos, todavia como ensina Bonaparte nada muda mais que o passado

    Responda
  3. N. César

    Como não fiz profecias para 2013 meu palpite do Oscar de melhor filme não será Lincoln e sim Argo, afinal o inimigo agora é o Outro. Péssimo para o futuro e ruim para Sétima Arte. 

    Responda
  4. JFK

    Diretores & Psicopatas! Quero distância deles!

    Responda
  5. sergio duarte

    holocausto

    Responda
  6. sergio duarte

    O texto foi muito bom. Ambos os filmes mostram de maneira nua e crua duas realidades na história americana: a escravidão e a tortura. Ainda fala das críticas a política de Israel, a "grande vítima". O pior é que a política sionista implantou essa imagem dos judeus de ontem "dóceis como cordeirinhos", ante um "holocausto", quando são, na verdade, lobos. A Palestina de hoje está sendo perseguida pelos "bastardos inglórios" israelenses. "Vítimas" são algozes como sempre.

    Responda
  7. IPS

    Que maravilha de texto. Um privilégio ler o J.P. Coutinho.

    Responda
  8. Bonifacio Bembo

    Sacrebleu! Coutinho vai ao cinema? E gosta de Tarantino? Soa o dobre de finados para a elite intelectual do Velho Mundo...

    Responda
  9. Célia L H

    Concordo com o Coutinho. É chocante quando se colocam as 'vítimas' na posição de  algozes. Incomoda nossa percepção infantil de 'bom' e 'mau'. Da mesma forma, quanto aos filmes da  Bigelow, é difícil para a esquerda americana 'engolir' que o parque de diversões norteamericano tem porões bem mais escuros do que gostariam.

    Responda
    1. Célia L H

      rsrsrsr......ciências naturais à parte, Sr. Simão! Cujos experimentos podem ser refeitos em qualquer lugar e qualquer tempo. As teorias criadas pelas ciências humanas (e esta só cria mesmo teorias...e nada mais...) revelam-se bem mais frágeis com o passar do tempo. Mas quer saber? Quanto a Freud, sinceramente, ficou lá mesmo no passado....ou alguém ainda faz 'psicanálise freudiana' atualmente?

    2. Bonifacio Bembo

      A senhora escandalizou o gato! Jogou fora também Darwin? E Newton? Galileu também não lhe diz nada? Pasteur? Calma, por favor, D. Célia. Não jogue no lixo o patrimônio da Civilização Ocidental!

    3. Célia L H

      E ainda existe quem tenha tal pensamento? rsrsrsrsr.......A conservadora sou eu, mas decerto não me filio a teses nascidas no século XIX... Aliás, burguesia e operariado ainda existem?rsrsrsrsrs...... Minha noção de 'esquerda' é mais moderna. Não abarca conceitos tão arcaicos quanto estes..... Saudações Simão!

    4. Bonifacio Bembo

      Simão me segredou que "esquerda de verdade" é aquela que ainda não perdeu o compromisso com as teses do "Manifesto Comunista de 1848" e não está aí para administrar o capital em conjunto com a burguesia. (Simão passou a manhã debruçado sobre o balancete com os lucros do Bradesco). O gato bolchevique também acha que a juventude espanhola (54% desempregados) já devia estar fazendo conselhos revolucionários nas cidades.

    5. Célia L H

      E o que é exatamente, para o Sr., uma 'esquerda de verdade'?

  10. sérgio

    "não repararam nunca? pela aldeia,nos fios telegráficos da estrada,cantam as aves, desde que o sol nada, e, à noite, se faz sol a lua cheia.no entanto, pelo arame que as tenteia, quanta tortura vai, numa ânsia alada!o ministro joga uma cartada,alma que, às vezes, d'além mar anseia:-revolução! - inútil - cem feridos,setenta mortos. - beijo-te! - perdidos!-enfim, feliz!-?-! - desesperado. - vem.e as boas aves, bem se importam elas!continuam cantando, tagarelas:assim, antônio, deves ser."de a.nobre

    Responda
  11. Caio

    Coutinho analisa muito bem, é evidente que o politicamente correto impera em Hollywood, e o ''liberal mind'', monopoliza a cena na grande mídia americana, inclusive nesse país, esse jornal apenas traduz o NY Times. Obama é o deus dessa gente, e é claro, tudo que venha confrontar essa visão de mundo é atacada de forma vil e ostensiva pelos democratas liberais que odeiam a democracia!

    Responda
  12. Conrado

    Nos EUA os politicamente corretos são os "liberais"!? Pois aqui no Brasil eles são os "sociais"!

    Responda
  13. AVC

    ...O politicamente correto é uma M...A e desonesto ao extremo. Acho importante discutir as opiniões e não combatê-las. O texto é muito bom e concordo com as idéias ali relatadas.

    Responda
  14. Luiz Queriquelli

    Excelente crítica do João Pereira Coutinho. Ainda não vi "A Hora Mais Escura" da Kathryn Bigelow, mas vi "Django Livre" do Tarantino e gostei do que vi. Aqueles que fazem eco à crítica do Spike Lee provavelmente sequer assistiram ao filme ou nunca viram um filme do Tarantino antes. Quanto mais evitarmos tocar nas feridas da humanidade (como o nazismo e a escravidão), mais elas se tornarão tabú e mais profunda fica a ferida.

    Responda
  15. JM.Zigurate

    Excelente texto. Disse tudo. O progressismo do politicamente correto vive de parasitar os erros de nossa sociedade no passado, a fim de chantageá-la no presente, forçando-a a incorporar suas pautas ditas "libertadoras". Os progressistas pretendem o monopólio da virtude; mais que isso: querem decidir o que é e o que não é virtude, segundo a medida deles e somente deles.

    Responda
    1. Oscar Wilde

      Muito bom comentário JM.Zigurate, concordo sobre tudo com o trecho: "....Os progressistas pretendem o monopólio da virtude; mais que isso: querem decidir o que é e o que não é virtude, segundo a medida deles e somente deles."  Perfeito !!!

  16. raimundo lulio

    O Coutinho deve sofrer de algum problema cognitivo para ter enxergado apologia de tortura e execuções extrajudiciais no filme de Bigelow.Acredito que a película trata exatamente do contrário; com a sua expressão "nua e crua" ela acaba por mostrar a prática do suplício como algo repulsivo e inaceitável. No entanto, a questão que me intriga não é essa, mas, sim, outra: será que o ilustríssimo lusitano, acomodado no acolchoado do cinema, diante de cenas tão abjetas sofreu alguma espécie de orgasmo?

    Responda
    1. sergio duarte

      O que me incomoda ainda é saber se realmente Osama Bin Laden foi o responsável pelos atentados de 11/9 e mais, se foi morto naquela ação, sumariamente, após ser localizado (se é que foi). O cinema é ilusão, por vezes a verdade se esvai diante de ideologias e interesses por trás de guerras.