Hélio Schwartsman > A ética como meio Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson

    A ética não é objetivo nem meio. É um valor. A ética é um filtro na definição dos objetivos e um filtro no uso dos meios para atingir os objetivos. Bandidos têm objetivos não éticos e/ou usa os meios de forma não ética. Ser ético é definir objetivos éticos e utilizar os meios de forma ética.

    Responda
  2. Depaula

    Se 'a ética será a estética do futuro', como já se disse por aí, o futuro já chegou e a 'ética do ladrão' está aí escancarada... A arte de roubar, institucionalizada!!! Quem elegeu o senador e quem elegeu o presidente do senado está na vanguarda da banalização do aético explícito e promíscuo. Na moral.

    Responda
  3. R Villas

    Se a ética é um meio ou um fim, honestamente não é uma discussão filosófica que se faz necessária no momento. A questão é que o Sr. Calheiros não pratica a ética em nenhuma circunstância, em sua vida pública, nem como instrumento nem como finalidade. Pior do que ele, apenas os senadores PTistas que o colocaram lá, com o objetivo espúrio de apodrecer ainda mais o congresso para que consiga colocar em prática seus objetivos de poder!

    Responda
  4. vagner

    A ética é o caminho contrário ao deste o t@rio senhor zinho cria da escóri@ renam.

    Responda
  5. clipmaster

    Na definição simplista do Exmo Renan Calheiros, com muitas ressalvas este senhor não baseou os seus atos por este meio. A colocação do conceito de Ética ficou um pouco fora do contexto (discurso) no plenário do Senado.

    Responda
  6. nango

    Renan e Henrique Alves, presidindo as mais altas casas políticas do país. Está tudo certo, mesmo tendo contra si todas as denúncias veiculadas na imprensa e a intenção já sabida que tudo vai continuar como sempre. Sabemos o que queremos. A câmara e o senado são a ressonância da vontade do eleitor. Nada a reclamar; nada contra o que se indignar. Nós somos aquilo ali! 

    Responda
  7. ELISEU

    quem é este srzinho renan calheiros para falar em ética ..isto é como falava o antido ditado  este impreguinho é dar milho a bode  leva tudo e seus amigiuoinho tb participam do bankete

    Responda
  8. NARRADOR

                Muito bem , apenas acho que o tema é de um hibridismo amazônico ...; impossível combinar ética e Renan num mesmo recipiente .

    Responda
  9. Bonifacio Bembo

    O artigo é bacana e explica um assunto complicado de modo simples, o que quebrou foi o "gancho". O Renan é assunto de polícia e não de filosofia.

    Responda
  10. Denis um brasileiro

    Alguns preceitos são imutáveis na ordem e na importância.A ética é algo que se espera de qualquer cidadão, instituição, não cabendo qualquer justificativa para não tê-la/usá-la.Se abrirmos mão da ética e de sua importância, poderemos justificar ass@ssinatos, r o u b o s, desvios e qualquer forma de crime.Seria o fim (ou já é o fim).

    Responda
  11. Bruno

    Interessante a ausência de menção à Genealogia da Moral, de Nietzsche. Um comentário de leitor cita a moral flexível, conforme as conveniências, assunto da Genealogia e de outras obras de Nietzsche. 

    Responda
  12. gil

    HS voce conseguiu descobrir e filosofar sobre  a flexibilidade da cauda da lagartixa. 

    Responda
  13. Roberto Cavalcanti

    Problema do Brasil é termos de ética: nobre sentido inexistente na atual conjuntura. Aqui a étia se tornou o "levar vantagem em tudo", mesmo que tenha de passar por cima do pescoço da mãe. Exemplo número um disto, os que detêm o poder da nação. Com isto, a população vai se espelhando nos atos dos podres poderes.

    Responda
  14. osmar

    Isto é filosofar sobre o nada. O fato é que, ou sendo meio ou fim, devemos separar o certo do errado. Simples assim...

    Responda
  15. Artur

    A etica tambem tem la' suas abstraçoes. Um codigo de etica pode ser representado nas religioes ou nas leis de um pais. Mas ate' dentro das prisoes existe um "codigo de etica" que inclui, as vezes, diz que matar algum detento. Ou seja, o conceito de "etica" vai variar dependendo do discurso e principalmente da ocasiao.

    Responda
  16. Dewey

    O problema de grande parte da sociedade brasileira é que existe a crença de que normas e princípios podem ser flexibilizados dependendo da conveniência de cada um. Isso é demonstrado nas atividades mais corriqueiras. Se estou atrasado, então justifica-se que eu fure o sinal. Por outro lado, existe um entendimento de que a aderência a normas e princípios é requerida apenas quando se está sob supervisão, o que no Congresso é inexistente. 

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.