Hélio Schwartsman > As entranhas da história Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não Existe História. Existe historiografia. E melhor que fato histórico é o boata histérico.
"A história é necessariamente refém de nossos gostos, preferências, condicionamentos, isto é, de nossa ideologia." Discordo, Hélio. A história é necessariamente refém de suas fontes escritas e do panorama cultural em que surgiram. Abordagens privadas e pessoais, nossos gostos, preferências, condicionamentos, isto é, de nossa ideologia são um nada, confrontados com os registros históricos e com o cruzamento das informações de tais registros.
No caso em questão, podemos dizer que o Regime Militar foi absolutamente necessário ao Brasil, caso contrário, terÃamos tido o mesmo destino de Cuba. Jango teria arruinado o nosso paÃs se não fossem os militares! A história deve ser dita, sem rodeios ou falsificações ideológicas!
Crimes de lesa-historiografia há muitos por aà e não é preciso ir buscá-los em material didático do exército; basta dar uma olhada no material didático do ensino médio normal e encontraremos montes de falácias, sofismas e manipulação ideológica esquerdófila.
Como realmente eu estava lá, se criminalizarmos os deturpadores da História e das estórias que se conta nas salas de aula as esquerdas teriam necessecidade de uma outra anistia. Depois do Mensalão, anistia nunca mais! Os textos das Escolas Militares refletem o abandono das armas neste Brasil Novo. As novas guerras terão você, leitor, como soldado defendendo sua própria casa.
A história é o espelho da 'verdade', como cada um tem a sua verdade a história registrará sempre uma 'verdade' predominante (ou imposta) ainda que seja uma grande mentira ou se tenha outras tantas versões tão 'verdadeiras' como a oficial. Daà a possibilidade de encontrar história mais próxima da verdade na literatura em geral que em livros de História. Â
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > As entranhas da história Voltar
Comente este texto