Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ULYSSES

    caro Elio, quando vc afirma que "um estudante que vai para o vestibular sem qualquer incentivo de ações afirmativas tira uma nota maior que o cotista e perde a vaga na universidade pública" vc está equivocado. o sistema de cotas reserva uma parte das vagas para os cotistas, ou seja, cotistas competem com cotistas e não com o pessoal "mais bem preparado". Gostaria de acrescentar o seguinte: muitos deses "mais bem preparados" se dedicam muito pouco ao seu curso superior pois já estão com a vida g.

    Responda
  2. Dewey

    Na pressa de defender a sua posição, parece que o colunista derrapou  na coerência. Se os cotistas são tão bons, por que afinal necessitamos de cotas?

    Responda
  3. ZEITONA

    " O apressado come cru" - Parte 5A parte final do artigo foi terrível : "Num chute...." . Caro Élio, quem chuta é jogador de futebol. Um assunto desta magnitude que mexe com toda uma estrutura de ensino merece um maior cuidado. Repito , não estou entrando no mérito das cotas, porém este assunto não deve ser tratado de maneira superficial.Por que será que o ITA e o IME  (que são bancados por dinheiro público) ficaram "protegidos" e não foram obrigado a adotar a Lei de Cotas ?

    Responda
  4. ZEITONA

    " O apressado come cru" - Parte 4"O INEP listou as ..... as maiores distancias" . O caríssimo Élio "engole a corda" , deixa-se levar. Todos os números , neste momento, não servem para análise alguma. O processo de matrícula ainda está em andamento.

    Responda
  5. ZEITONA

    " O apressado come cru" - Parte 33) "Em 32 cursos de medicina..... a distância foi de 25,9 pontos" . Cursos de alta demanda não podem ser usados para medir esta "distância" , com ou sem cotas a concorrência é leonina. Meça, por exemplo, a distância em um curso de Licenciatura. É importante lembrar que conforme a Lei de Cotas no Brasil, branco que estudou em escola pública (Colégio Militar, antigos CEFETs, Coluni - UFV) e possui renda familiar per-capita superior à 1,5 salários mínimos é cotista.

    Responda
  6. ZEITONA

    " O apressado come cru" - Parte 22) "Pode-se estimar que em 95 % dos casos a distância entre a pio nota ....... está em torno de 100 pontos" . Como estimar ? Todas IFES que utilizam o Sisu estão realizando nesta semana sua 3ª ou 4ª chamada, se olharmos as edições passadas do Sisu geralmente neste momento apenas 60 % do total de vagas foram ocupadas, ou seja , esta medida de distância têm que se apurar no final do processo;

    Responda
  7. ZEITONA

    " O apressado come cru" - Parte 1Sou admirador do Elio Gaspari , porém , sem entrar no mérito da questão de cotas, acredito que o mesmo foi no mínimo precipitado em suas colocações:1) Casuísmo: ao citar o caso do Ícaro. O número de cotistas anteriores à Lei das Cotas não é suficiente para qualquer inferência sobre a influência das mesmas na  questão da qualidade dos cursos ofertados, somente agora se poderá começar a serem realizados estudos sérios sobre esta possível influência ;

    Responda
  8. pedro volpe

    Pessoas descentes lidam com valores e nao com margens de maior ou menor injustica.

    Responda
  9. Depaula

    Esse espetacular balanço/análise, mais balanço que análise, deveria rodar muito, muitíssimo, especialmente pelas próprias editorias da pholha, e em especial pelas cabecinhas duríssimas de articulistas, notadamente pelas de HS e JPC, pois pois!!!! Mais uma vez o Gaspari coloca no bolso algumas objeções com pouco ou nenhum fundamento contra as cotas!

    Responda
  10. JFK

    Moral da estória que um dia a História do Brasil vai contar.  Não esta havendo cotas! O que temos é estudantes de baixa renda com poder intelectual de peitar os não cotistas. Podemos chamar isto de Efeito Joaquim Barbosa. Mas a Propaganda dos Avanços Sociais vai continuar apesar de que a realidade ser outra, isto é, os pobres, inclusive de espírito, continuam excluidos devito a um sistema educacional mal intencionado e de muito manietado pelas esquerdas.

    Responda