Educação > Adoção de cotas enfrenta resistência de professores da USP Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Infelizmente o "povo" brasileiro nao tem acesso e nem mesmo compreensao do que realmemte estah acontecendo.  Esse governo atual, descende de uma militancia revolucionaria comunista.  Eles nao têm nenhum interesse em desenvolver um plano de governo, eles querem apenas o poder, e quanto mais desinformado e ignorante os eleitores melhor! Â
Querem nivelar po baixo. Coitado do nosso Brasil, com esses profissionais cotista
Sou professor universitário e vivo a realidade da sala de aula, não as estatÃsticas inventadas pelo MEC. Os alunos cotistas são fraquÃssimos, não conseguem acompanhar os demais. A qualidade do ensino está caindo por conta disso. Universidade tem é que produzir conhecimento e formar profissionais de qualidade. Os governantes deveriam ser menos hipócritas e melhorar o ensino básico, dando chances iguais para todos. A universidade deve enxergar o mérito, não usar decaridade.
A grande verdade e realidade dessa situação é que teremos menos profissionais sendo formados e qualificados, anualmente pela USP!!! Ou alguém aqui realmente acredita que esses "alunos de cotas" terão a mesma capacidade de quem está ralando, estudando e entrando na inteligência?! A própria "natureza das coisas" vai mostrar, provar, PASSAR DE ANO e FORMAR somente os capacitados e dedicados! Ou também vai haver cotas para passar esses alunos de ano?!
Dizer o que, isso é São Paulo, esse é jeito do PSDB governar.
Realmente s solução é investir massissamente em educação básica. Desde o berçario atá o ensino médio.Essa é solução . O resto é politicagem !
O Brasil, para crescer, necessita, fortemente, de pessoas preparadas e com conhecimento, para de alguma forma, ajudarem a criar "valor". Valor, este, que resultará no aumento da renda dos brasileiros.Entretanto, não é suficiente buscar distribuir diplomas para o maior número de pessoas, para, automaticamente, estas tenham adquirido o conhecimento ligado do diploma. Aprender, é um processo contÃnuo, à s vezes, até árduo.Melhor, e mais razoável, seria melhorar o nÃvel das escolas públicas.
Os Professores da USP estão corretÃssimos.  Sistema de Cotas é uma grande engano de seus idealizadores.  Devemos investir na escola pública de qualidade.  Quem tiver mérito e for aprovado nos exames, que curse a Faculdade.Â
Sabemos que esta realidade não mudará tão cedo. Por isso somos uns hipócritas reivindicando com o gogó num quase estado de inércia o quase improvável e concomitantemente negando oportunidades. Embora as estatÃsticas mostrem que os alunos provindos da rede pública possuem média de notas maiores à s daqueles que vieram de ensino particular (pois para a formação especifica o ensino básico é pouco determinante) preferimos a vista grossa excludente e o pobre que se lasque!!!
Até que enfim alguém reagil a este absurdo que são as cotas raciais!!....Acorda Brasil!!....
Aceitar as cotas é um atestado de incompetência do próprio cotista. "Atesto que tive pouca vontade de estudar durante o ensino básico e médio e agora vou dar um jeitinho de entrar na USP por meio de um governo populista que não visa o meu crescimento pessoal senão apenas o meu voto". O preconceito é para com os demais que estudaram e agora tiveram suas vagas (chances) reduzidas em 50%.
No Brasil não existe pressão social e paterna para que os jovens estudem. Jovens e sérios estudantes são estereotipados e sofrem bullyng. Então só estuda quem recebe do bom e do melhor, as massas ficam acreditando em "jeitinhos" milagrosos. E os polÃticos mais uma vez não estão nem aà com a educação, querem é ganhar os votos de quem confia no jeitinho. Estudar é duro, exige abrir mão de muita coisa na vida, e os polÃticos ao invés de ensinar a verdade pregam que basta um jeitinho.Â
PSDB...se vc esta com medo de perder as eleições porque o governo federal esta propondo cotas e vcs não, creio que estao indo pelo caminho errado.A USP e estadual e esta entre as 70 melhores universidades do mundo. Entao vcs estao no caminho certo. O governo federal não.Não vao criar cotas e fazer cair o nivel de uma das unicas instituições  respeitadas no Brasil pelo mundo por causa de politicagem.Usem a banderia certa. Por favor....pensem bem no que vão fazer.Â
Cotas=demagogia dos polÃticos, malandragem dos alunos, que nem estudam nem querem estudar, mas arrumamra um jeitinho para colocar na parede um diploma "conceituado". Nada disso vai para o mundo real, os processos seletivos das empresas acabam trazendo a realidade à tona da pior maneira possÃvel, e aà vai ser tarde demais para quem cultivou essa ilusão de ganhar coisas por decreto.
Estudei em escola pública e na USP. Este modelo eficaz de educação foi perdido por iniciativa dos então governantes. Com um mÃnimo de preocupação, ainda terÃamos um ensino básico eficaz, aberto à população. Em nome da expansão de oportunidades, pretende-se agora sobrecarregar a universidade com a complementação da educação básica. Ganham alguns, é certo, mas com custo elevado, em PaÃs carente de tecnologia. Desta forma, restarão apenas atividades econômicas básicas...
Seria cômico se não fosse trágico. Quanta peripécia para compensar a falha do estado em oferecer educação de qualidade. Será que não percebem que tudo seria resolvido se o estado fizesse a parte dele oferecendo um educação básica de qualidade. A qualidade do ensino público fundalmental vem caindo desde a saÃda dos militares do poder (Não estou defendendo ninguém). Com essas ações vão acabar também com o ensino superior.
Que tal, então, enfrentarem o povo e lançarem um PLEBISCITO sobre isso? Perguntem-nos as raposas velhas se queremos EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ou se queremos a enganação politiqueira de cotas universitárias que irão, notadamente, segregar alunos de escolas públicas/particulares e fingir que há boa formação cultural e cientÃfica para todos! Queremos ESCOLAS e não ESMOLAS!!!
O sistema de cotas é uma vergonha.. Atestado de b u r  r ice para quem usa (que não consegue entrar em uma faculdade mesmo com tanta facilidade) e de incompetência para o governo  - MEC - (que não consegue melhorar a qualidade do ensino). O sistema de cotas condena os jovens a mediocridade.
A Educação do Brasil está do jeito que os governantes gostam, pois a população não consegue nem entender que não devemos GANHAR nada (no caso, as vagas por cotas), e que o que devemos ter são as FERRAMENTAS para alcançar os objetivos (educação fundamental e media de qualidade). Essa polÃtica de cotas não deveria nem ser levada em debate - é um "pão e circo" da maior baixeza que já se viu! Brincar com a Educação para levar votos é ação de miseráveis abutres!Â
É só criar mais 50% a mais de vagas em todos os cursos, que ninguém reclama mais. O problema será só o acompanhamento/dinâmica das aulas.
Nivelando por baixo... Pobre São Paulo...
Então, o governo quer consertar um erro com outro, deveria é dar um ensino fundamental e médio de qualidade, ai sim ninguém iria precisar de cota.
Esta discussão é uma idiotice...Cotas são um paliativo,não resolvem.A unica e definitiva solução,os politicos não querem,a saber:Fim da impunidade;Fim do desvio de verbas;Investimento maciço em escolas publicas do primeiro e segundo graus;Prioridade ao ensino de qualidade...Qualquer outra "solução",não passa de perfume...Portanto a solução é a imediata criminalização do desvio de verbas publicas e o investimento maciço no ensino básico e secundário de qualidade.
A USP é número 70 em reputação (popularidade sem valor cientÃfico), não em qualidade cientÃfica onde é número 158. Com estas inovações cairá para a terceira centena.
Ainda bem que a USP possui professores e Associação de Professores engajados no processo de qualidade. Não existe qualquer tipo de cota que retire das pessoas (candidatos) uma coisa de suma importância na vida acadêmica e, mais ainda "Pós Acadêmica", que é o MÉRITO PESSOAL de cada um dos brasileiros.Além disso, o Brasil, para ser competitivo, precisa de aumentar a eficiência de todos os meios produtivos, e só fará isso com técnicos e profissionais de qualidade cada vez mais crescente.
Os professores têm razões de sobra, a USP sempre foi referência no ensino de melhor qualidade e para tanto têm que ter uma seleção adequada ao nÃvel de ensino, nada mais terrÃvel e triste para um professor ter que dar aula a um Ãndividuo incapaz de entender o que ele ensina, é isso o que irá ocorrer pela irrespons. do M. da Educação em beneficiar indÃviduos totalmente incapazes para tal. Governo justo não pode ser paternalista e com "segundas intenções"... Â
posição CORRETISSIMA dos docentes !!!
Enquanto o Estado não aplicar nas escolas públicas o plano educacional do próprio governo, com a mesma qualidade que é aplicado nas escolas privadas, será necessária a adoção de cotas para os alunos oriundos das escolas públicas. A sociedade discriminar alunos é um fato, mas aos professores da USP não cabe esse tipo de atitude, ao invés disso, tem que apontar soluções para que os alunos das escolas públicas tenham as mesmas condições dos alunos das escolas privadas e disputem as vagas igualmente
"Acreditamos que a nova polÃtica tenha impacto negativo na qualidade dos alunos selecionados." Não tenho a menor dúvida com relação a isto. O estabelecimento de cotas implica no reconhecimento por parte do governo de que os alunos das escolas públicas saem menos preparados do que os alunos de escolas particulares, por consequência, teremos o ingresso nas universidades de pessoas com formação mais baixa.
Inclusão se faz com escola publica decente, com ensino fundamental e medio de qualidade, não essa porcaria que que se chama escola publica, com ensino de baixissima qualidade, onde nossas crianças não tem a minima chance de competir com igualdade com os demais alunos vindo de boas escolas, isto é uma vergonha, o governo e os demagogos de plantão quererem tapar o sol com a peneira com essa vergonha chamada de cotas, é nessas horas que me envergonho de ser brasileira !!!
Há um outro aspecto, talvez sutil: Perguntem ao Sr. Lula da Silva e Cia se prefeririam entrar numa universidade como cotista, ou terem de estudar com afinco durante toda a sua vida acadêmica, para poderem ter o conhecimento necessário (mérito) e conseguirem passar num bom curso superior. Com certeza, há, entre os que defendem essa polÃtica de cotas, aqueles que são simpáticos a essa "lei do menor esforço", o que torna desnecessário sequer pensar em melhorar o ensino básico.
Quando você atribui cota, você dá continuidade a discriminação.
As cotas devem ser adotadas inclusive para pós graduação, doutorado e tudo mais. As cotas devem ser usadas como meio de destruir totalmente o ensino superior no Brasil, o que não vai ser muito difÃcil, pois além de baderneiros, os universitários brasileiros são os maiores conumidores de álcool e drogas do planeta, o que facilitará esse serviço. O Brasil deve com esse sistema extinguir aos poucos o ensino superior, para que seu povo fique totalmente dominado por engenheiros estrangeiros.
Estou com os professores resistentes da USP, a conta fere o direito de igualdade,apesar dos ministros do STF,dizer que se aplica,aliás nossa consttuição está muito ferida e em qualquer tempodesse ela tomba,então nós todos brasileiros perderemos o  rumo certo.
Quantos destes que são contra são provenientes de escolas públicas e não são caucasianos ? Com certeza o ensino público tem que ser melhorado, mas é necessária a adoção de cotas como um sistema de justiça e justiça tem que sem agora e não daqui há 20 anos.
Olha, eu até concordo que os estudantes de hoje que já sofreram com esse ensino público péssimo mereçam alguma oportunidade de cursar uma boa faculdade. O problema é que a única coisa que vejo em discussão é a adoção de cotas nas universidades! E as crianças que estão entrando na escola pública agora? Vão ingressar na universidade também por meio de cotas? Cadê a discussão sobre melhorias no ensino básico para fornecer de fato oportunidades iguais a todos e a verdadeira inclusão social?
Um absurdo! O uso de cotas não passa de politicagem do mais baixo nÃvel! A solução seria reformar e valorizar o Ensino Médio Público, mas o governador prefere contratar professores reprovados. Além disso, a matéria deixa bem claro que existe uma pressão para que se adote cotas nas Universidades paulistas, caso contrário, poderá se IMPOR o modelo de cotas Federal que é bem mais danoso. Vergonha!Â
O uso de cotas é uma polÃtica pública de alto nÃvel, se realizada adequadamente em forma de projeto! Começar melhorar o Ensino Médio com uma defasagem de milhares de professores? Como? Qual a mágica? Mesmo que subissem os salários gigantescamente, que não é tão possÃvel assim, sobrariam vagas, pois no Brasil existe uma defasagem na graduação em Licenciatura! O aluno de escola pública tem total competência pra seguir bem uma Universidade Pública, mas o vestibular massacra e favorece a elite!
O Povo Prefere tudo mais fácil !! O Povo Prefere o Estádio,Não está nem ai para escola ou cotas ! Só com Dinheiro da Copa já dava pra adiantar a qualidade do Ensino Publico!Não Adianta Construir um Monte de Escola ! Aqui na cidade de São Paulo Estão construindo varias fatec's e Escolas Publicas,Mas a Qualidade do Ensino e Péssima ! O 1 Passo e aumentar o Salário dos Professores que é um absurdo o que eles ganham ! Depois investir nos materiais e infra estrutura das escolas ! já um começo !
Doutor Smith.Se o governo não fizesse nada, a oposição vermelha viria com aquele discurso de quem "Eles não ligam para o povo" e os deputados iriam acabar aprovando qualquer coisa que rendesse votos (para ficar "bem na fita". Os Ensinos Médio e Fundamental já estão esquecidos por todas as prefeituras e governos federais e estaduais de todo o paÃs há tempos (não rende votos, pois o povo prefere futebol à educação). E, quanto aos professores reprovados, se não contratá-los, vão contratar quem??
Sei que não é a solução,mas garanto que se você fosse todo ferrado, sem dinheiro sem nada, não estaria falando isso.De qualquer forma, esta ideia de curso intermediário é uma boa solução.
Um absurdo é ver pessoas chamando polÃticas públicas de politicagem. Com um discurso reacionário e retrogrado. O que será feito até a melhoria do ensino médio? as vagas continuaram sendo preenchidas para que teve ensino de qualidade como sempre foi?E a conta continuará sendo pago por toda população paulista inclusive os que não tem acesso a universidade? Enquanto uma pequena parte é beneficiada. Não concordo em quase nada com as politicas do P$$$$DB, Mas esta é louvável.Â
É a velha politica velhaca enganando o povo. Melhorar o ensino médio e exigir dos alunos disciplina, bom comportamento, esforço e muito estudo, não dá pra fazer. Fazer a Universidade rebaixar seu nivel pra receber estes alunos é bem mais facil. Será que teremos melhores profissionais? Duvido. Se a base for ruim a estrutura fica comprometida.
postura CORRETISSIMA dos professores !!! Â quer entrar na USP ?? ESTUDE, RALE, Â abdique de baladas, barzinhos, enfim tudo q nao te acrescenta nada ...leia a Biblia no lugar.
não cai mesmo... mas é melhor ficar com a companhia dela do q de kshassentu
"Leia a BÃblia" AHHA Infelizmente, pra você, a BÃblia não cai na prova.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Adoção de cotas enfrenta resistência de professores da USP Voltar
Comente este texto