Hélio Schwartsman > A religião tem futuro? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já dizia Marx " A religião é o ópio do povo ". Enquanto houver dor, haverá religião. Nesse quesito, sou freudiano. Nossa estrutura mental preserva inevitavelmente raÃzes infantis e imaturas, que buscam incessantemente por um alÃvio para nossas angústias. Para isso inventamos os deuses.Â
Crença não depende de poder econômico nem de cultura, é uma necessidade dos humanos.É causada pelo medo da morte.Tanto Freud como Nietzsche, alem de Sartre, explicaram isso.O cristianismo tem sua origem em um hebreu, e os judeus são tb os maiores crentes do mundo, apesar de serem a etnia que mais produziu ricos e gênios.Irão se passar milênios até que os humanos se libertem disso, se não se matarem antes por causa disso.
Jader - Pois bem, quer um exemplo? Japão e Coréia do Sul. Ambos os paÃses tem culturas milenares e altamente ligadas com a religião, o que é que torna esses paÃses tão prósperos. Ou você acha que a vocação do trabalho deles tem a ver apenas com a vontade de trabalhar? O XintoÃsmo e o Budismo os influenciaram enormente. E mais uma vez: Estado Laico é uma coisa, ateu é outra... Você parece ser um caso tÃpico de extremismo ateu, que é igual aos fanáticos religiosos
Jader - Até 200 anos atrás o estado era intimamente ligado à religião, e você quer que dê exemplos? A Humanidade floresceu durante mais de 6 mil anos de convÃvio direto com a religião e você quer exemplos atuais? Não confunda Estado Laico com Estado Ateu, são coisa bem diferentes e você parece fingir ou esquecer disso...Os regimes oficiais ateus da URSS e da China (embora não fosse esse o motivo), entre outros, mataram dezenas de milhões de pessoas em poucos anos...
(PauloRS) Vou repetir mais uma vez a pergunta: indique um único paÃs que seja próspero, seguro e moderno que tenha SEGUIDO PIAMENTE o estabelecido pela Igreja Católica ou a BÃblia? É esse o ponto. Os paÃses que conseguiram tiveram que CALAR a Igreja ou RENUNCIAR à BÃblia em sua CONSTITUIÇÃO. Isso foi feito com a conivência dos religiosos ou a duras batalhas... E onde a BÃblia/IC foi dilacerada nunca mais foi reconstituÃda, nem na ITÃLIA, terreiro do PAPA.
Discordo do leitor que disse que os únicos a se preocuparem com o ensino no Brasil foram os jesuÃtas . Convido o leitor a conhecer a Rede Sinodal de Ensino, de escolas luteranas que sempre se esmeraram pela qualidade de seu ensino no paÃs . Lembro tambem as escolas ligadas à igreja presbiteriana ( Mackenzie) , bem como os educandários ligados à igreja adventista . Â
CarÃssimo.Desculpe-me, mas esses seus tripés : Suécia- progresso - ateismo Bangladesch- atraso- religião  me parecem simplórios demais ... Veja o exemplos dos Estados Unidos da América !
Talvez por isso a laica Suécia tenha uma cruz na bandeira e adote a monarquia...Lembremos que o ateÃsmo é forte em lugares como China, Coréia do Norte, Albânia, paÃses sabidamente pobres, enquanto os EUA é um paÃs altamente religioso e é a maior potência mundial.Talvez a religião tenha menos apelo quanto mais rico seja um paÃs, o que não significa que ela cause pobreza.
Usou como exemplo um paÃs de 9,5 milhões de habitantes, menos que a cidade de São Paulo. Além disso, só viu o lado bom da Suécia. Não falou sobre o número de estupros registrados na Suécia, que é de longe o mais alto da União Europeia, de acordo com as estatÃsticas judiciais do continente, que cita 53 delitos por 100.000 habitantes. A Grã-Bretanha tem a segunda maior taxa, com 24 por 100.000. Essa violência contra a mulher em particular também não poderia ser pela falta de religião?
Blá blá blá blá.... Podem tirar o cavalinho da chuva os ateus, esquerdistas e materialistas que a religião não vai acabar; mais fácil acabar a esquerda que, aliás, em sua forma original já acabou. Não durou nem 100 anos enquanto a religião já tem milênios. O idealismo marxista que na prática mostrou-se uma enorme falácia, uma enganação estúpida e  inútil, encantou várias gerações de "intelectuais" que cultuaram aquela mixórdia como a nova verdade revelada. Crédulos há para tudo.
Muitos que no Brasil têm apenas uma "idéia cósmica de deus", insistem em catequizar seus filhos por temerem que a ausência de fé poderia os desviar para "maus caminhos". Oras, basta notar que cerca de 75% da população de paÃses relativamente seguros é composta por ateus (ex-crianças que não frequentaram escolinhas dominicais)  para perceber que este temor é absolutamente infundado.
Se terá futuro não sabemos... Mas o passado é sombrio e o presente uma hipocrisia.
A noção de que os paises ricos largaram a religião não é totalmente verdadeira. Nos Estados Unidos, principalmente a parte que fica entre NY e Califórnia, as igrejas das mais diversas denominações vivem cheias aos domingos. Além de centros de convivência social, as igrejas são meios usados pelas pessoas para implementar projetos de caridade e ajuda ao próximo. Obama é exceção, mas os demais presidentes americanos sempre frequentaram suas igrejas.
Cada um é livre para ter sua própria opinião acerca do assunto, no entanto, chamar aos crentes em geral de ignorantes é, por si só, pura ignorância.Tenho que convir que há, de fato, uma correlação entre o subdesenvolvimento econômico e o nÃvel de corrupção nos paÃses onde o catolicismo é preponderante.Além disso, como ainda não conseguiram provar que Deus não existe, os ateus são, na mesma media, crentes. Portanto, que sejam respeitadas as crenças de todos. Amém.
Faz-se necessário saber que Religião é cultura e também é poder. Vale lembrar que as primeiras universidades do mundo foram criadas pela Igreja Católica. A educação  no Brasil só teve prestÃgio e avanços significativos  quando o ensino era comandado pelos jesuÃtas. A única Igreja que combateu as ditaturas perversas no mundo foi a Igreja Católica. A formação espiritual do ser humano é muito importante na formação de valores para as boas vivências em sociedade.Â
Em certo sentido todos precisam de uma "religião" com ascendencia sobra as pessoas, como codificadora e normatizadora dos mores e costumes. Um código de ética ou de postura. Em outras palavras, normatizador das relações humanas. Ocorre que a falta de consenso filosófico leva abertamente ao embate ideológico e fazem a guerra em nome de uma divindade ilusória. Se fizessemos nossos códigos intrÃnsecos e independentes, não necessitariamos de uma religião como conhecemos.
Da caverna à caverna. A 'religião' já estava lá nos raios e trovões, vendavais e cataclismos, no medo sem dÃzimo ou salvação... Se persistirá organizada e pulverizada em igrejas com deuses são outros 500; se os pobres continuarão sendo seu combustÃvel é mais prognóstico que projeção. A tensão da religiosidade é a espera, esperança, de algo que não se realiza e isso parece sempiterno.
Pois é!... E eu continuo esperando alguém indicar um único paÃs no MUNDO que seja próspero, justo e feliz que siga piamente todos os dogmas da IGREJA CATÓLICA ou a BÃBLIA ou o ALCORÃO. Ao que consta nem o VATICANO segue, já que fez sua própria constituição e, mesmo assim, sabemos que no VATICANO não há paz, não são prósperos (já que vivem da esmola internacional) e não são felizes (perguntem ao BENTO).
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > A religião tem futuro? Voltar
Comente este texto