Hélio Schwartsman > O conluio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estou para descobrir o assunto que esse Hélio Schwartsman não "domina".
o seu idolo Barbosa há pouco tempo determinou que 30 % dos congressos de juizes podem ser financiados por bancos e empresas,,,ele determinou que pode ser corrompivel em 30% ou entendi mal?
"Conluio" realmente é um vocábulo forte que denota parceria em alguma fraude ou ilicitude. Creio que o mais correto seria "favorecimento" que corresponde a retribuição de qualquer coisa, ou no jargão popular o famoso QI (quem ndicou).
O ministro Joaquim Barbosa expõe os problemas do Poder Judiciário para a sociedade e recebe crÃticas pelo seu posicionamento. No entanto, a meu ver, lhe falta um pouco de suavidade para discorrer sobre tais assuntos, pois a palavra "conluio" realmente remete a uma certa atitude não muito nobre entre os juÃzes e advogados. O convÃvio entre essas categorias é imprescindÃvel para o andamento jurisdicional, mas não pode se fechar os olhos para essa prática que anda no limite entre o certo e o errado
Creio que o 'conluio' mencionado é mais profundo que os exemplos dados... Corrupção mesmo, venda de sentenças dentre outras práticas criminosas. A percepção de risco deve aumentar, mas para isso a punibilidade deve existir e ser implacável. Enquanto a aposentadoria compulsória for a pena maior para magistrados criminosos, nada mudará. O corporativismo da toga é uma mazela milenar que 'penaliza' o juiz honesto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O conluio Voltar
Comente este texto