Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. svarat

    Bem, depois da queda do "socialismo real" o que sobrou mesmo para a esquerda foi o populismo, a demagogia. É o que estamos vendo na Venezuela, na Argentina, no Brasil, todos tendo como política mestra o populismo distributivista, possibilitado pelos altos preços de seus produtos exportáveis nos anos 2000. Quando acabar a bonança não sobrará muita coisa porque nada de consistente se construiu. Distribuir é bem mais fácil e rende dividendos políticos imediatos.

    Responda
  2. Völkisch

    "Se é verdade que a humanidade na fuga da necessidade, no progresso e na civilização, não consegue se deter sem abandonar o próprio conhecimento, pelo menos ela não mais toma por garantias da liberdade vindoura os baluartes que levanta contra a necessidade, a saber, as instituições, as práticas de dominação que sempre constituíram o revide sobre a sociedade da submissão da natureza. Todo progresso da civilização tem renovado, ao mesmo tempo, a dominação e a perspectiva de seu abrandamento"

    Responda
  3. Depaula

    Na verdade o Maduro sequer está 'de vez'; Seria muito prestígio jogar por terra o que 'sobrou da esquerda' somente por causa de passarinho que já passou 'estar' soprando 'verde' para colher 'maduro' pontualmente. 

    Responda
    1. lucia

      Sr, Hélio. Faz tempo . Cê fez uma coluna sobre "tudo acabar em pizza". Deu exemplos de outrospaíses. Como faço para lê-la outras vez? Sou assinante. Obrigada.