Educação > Pela primeira vez, engenharia tem mais calouros do que direito Voltar

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  1. Alex M

    O baixo nível dos cursos de engenharia hoje ilude os calouros. Depois de 5 anos e milhares de reais pagos, vem um diploma que vale tanto quanto o conhecimento adquirido no curso: quase nada. Esta massa mal formada entra no mercado ganhando uma merreca, faz cair a média salarial da profissão e afasta Engenheiros (com 'E' maiúsculo) formados em escola de primeira linha das carreiras técnicas. Muito mais digno e produtivo seria formar bons técnicos ao invés de maus engenheiros.

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  2. Marchesini

    Culpar o conteúdo de um curso é como querer dizer que a evasão escolar se dá porque as escolas ensinam matérias chatas como matemática, química, física, português, história, geografia e biologia.Mercadante como sempre falando mais do que deveria. Se uma pessoa desiste da engenharia porque tem muito cálculo é porque ela não serve para a profissão. Seria um péssimo profissional na área. Assim como uma pessoa que não gosta de ler textos longos não deveria fazer direito.

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  3. Almir Ribeiro

    Sou engenheiro de Produção, concluir o curso no final de 2012, o governo nos ultimos dias vem apresentando alguns indicadores que mostram a carência de engenheiros e ao mesmo tempo fala em validar os Diplomas oriundos de Portugal sem ao menos realizar uma pesquisa nas empresas de RH e verificarem a quantidades de profisssionais que ainda não tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e nessa estátistica eu faço parte, o mercado exigente não nos da oportunidade por falta de cursos

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  4. Junior

    Entrar na faculdade é fácil , dificil é sair com o diploma.O a única maneira de evitar a saida "Escandalosa"de estudantes é abolir a matemática do curso de engenharia.Muitos depois de formados fazem predios com areia do mar, cascalho de estradas...È médico açougueiro, engenheiro pedreiro e por ai vai.

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    1. Alex M

      Cara, você não é engenheiro, né ?

    2. Almir Ribeiro

      Com dedicação e determinação se chega ao fim do curso, e sem a matemática só o curso de letras, para tudo que está ao nosso redor existe um cálculo. Acredito que o pior é ingessar no mercado de trabalho.

  5. tracknas

    Fico feliz em saber desta noticia! É! a engenharia constrói, fabrica, gera riqueza. O governo precisa investir na área de exatas, desenvolvimento tecnológico, formando mas engenheiros, fisicos, quimicos, matemáricos!

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  6. igoravila

    O MEC precisa começar a se preocupar com a qualidade, não apenas com a quantidade. Autorizam todos os dias a abertura de Universidades, fábricas de diploma. Não adianta distribuir diplomas para a população, com profissionais cada vez menos preparados. É preciso investir em cursos técnicos, pois corresponde à maior demanda do país. Além disso, a maioria dos alunos (independentemente de classes social, cultural, racial...) não tem muita vontade de estudar, querem apenas o diploma.

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  7. Paulo Vidal

    UFA! Já era hora. Essa DILMA... Danadinha! :)

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  8. Oscar Wilde

    "As escolas terão de se preocupar ainda mais em dar reforços de conteúdos básicos." Infelizmente senhor Roberto Lobo, o governo (Federal e Estadual), estão preocupado em conceder esmolas(cotas), que em absolutamente NADA, incentiva a um esforço no aprendizado de conteúdos básicos, uma vez que muitos alunos terão sua entrada em universidades publicas facilitada.

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  9. C Bolão

    Bom sinal. Há 30 anos o fundador da Sony (Akio Morita) declarou que a tecnologia do Japão iria superar a dos USA, porque enquanto os USA formavam milhares de advogados, o Japão formava milhares de engenheiros por ano... Aparentemente, essa previsão já é realidade. Tomara que o Brasil comece a formar mais técnicos. 

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    1. Anilton

      Bem colocado seu comentário, agora, vamos transpor essa linha para o Brasil, nesse país tem mais cursos de Direito que todo o resto do mundo, juntos, como é que esse país vai para a frente?

  10. Gil

    Mercadante aponta outra dificuldade nos cursos. "São muito teóricos. O aluno fica anos sem ver nada de engenharia, são só cálculos, física. Muitos desistem."Ora essa...- Como formar um ENGENHEIRO que não domina Matemática e Física ?

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    1. tracknas

      O Mercadante ao invés falar bobgem, deeria liberar mais dinheiro para os órgão de fomento CAPES, CNPQ para que os professores desenvolvam projetos de pesquisa onde os alunos possam colocar em pratica seus conhecimentos. Sem uma base sólida de matemárica, fisica e química, não se forma um bom engenheiro!

    2. Nigojiro

      Sabe muito Matemática e Física, mas é ruim para criar e resolver de problemas concretos. Exatamente porque lhes falta a prática e a pesquisa.

  11. BiraSouza

    De que adianta, ter tantos calouros, se a qualidade do ensino basico é pessimo, caro Mercadante, vc quer dizer que o curso é "chato"?? é isso??Porque??, ora hoje nas escolas é tudo ludico, ensina-se bailado, capoeira, mas matematica, ciencia, fisica e  portuques para que, se ingles é o "chique no urtimo"...Ai sobra para faculdade, que por sua vez cria o tal curso a distancia, para ter distancia destes, tal qual o Mercadante se refere...

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    1. Madson

      Perfeito! Aprender brincando é conversa de pedagogo.

  12. Lu

    Olha muitas vezes eu tenho medo de ouvir o governo comentando sobre educação.Muitas vezes eu acho que querem deixar o curso de engenharia facinho só pra alunos cotistas nao serem prejudicados. Pois eles devem ter medo que os sistema de cotas não de certo. E uma das bandeiras do PT.Vamos piorar os cursos a nível dos novos alunos. Coitada da POLI.Vcs ja pararam para evr o nível das universidades federais que foram criadas pelo PT.Senhor nos proteja. Acho que nao temos mais salvação.

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    1. Marchesini

      Junior, se ao invés de cotas fossem dadas condições para o povo poder entrar na faculdade, pode até ser. Mas a maioria dos requerentes de cotas nem sequer quer estudar, só quer o diploma  e usa as cotas como "muleta" pra fazer isso. Olhe as escolas púlicas, os alunas não estudam e ponto. Um analfabeto funcional entrar na faculdade por causa de cota é o fim da picada!

    2. Junior

      Engraçado, é falar em qualidade de educaçao e as pessoas começam a falar dos bolsistas. Faz me rir...a educação já estava em frangalhos antes mesmo da familia PROUNI. Ela só veio universalizar o curso superior.Na minha opinião quem critica  os bolsistas são pessoas inseguras, que morrem de medo de se formar e perder uma vaga de emprego para um bolsista.

    3. jotaefe

      Porque Lu? Você já tentou frequentar alguma das universidades federais? A partir da sua afirmação de que "querem deixar o curso de engenharia facinho só pra alunos cotistas não serem prejudicados", posso imaginar que você é o menos indicado para emitir qualquer julgamento.

  13. Moreno

    Concordo, que o Brasil precisa de engenheiros, mas de bonsengenheiros. Sem bons engenheiros não há desenvolvimento.

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  14. nandoportela

    Bom sinal. Quando a quantidade de pessoas interessadas em construir um país supera a quantidade de pessoas procurando oportunidades para processar alguém por danos morais e materiais.

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  15. Nigojiro

    E aí, Mercadante. O curso é muito teórico? Ok. Como Ministro da Educação, que medida pretende tomar? Ou vai ficara apenas dando opinião em revistas?

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    1. Madson

      Até onde vai o meu conhecimento, a universidade é um local para se aprender teoria. Prática somente nas empresas...

  16. Gois

    ué, quer dizer então que muito cálculo e física é ruim no curso de engenharia?

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    1. edsm

      Veja o exemplo da arquitetura: possui pouca matemática e quase nada de física e química e exercem as mesmas atividades de engenheiros, tocando grandes obras e projetando.

  17. ZÉRENATO

    Mercadante aponta outra dificuldade nos cursos. "São muito teóricos. O aluno fica anos sem ver nada de engenharia, são só cálculos, física. Muitos desistem."O Ministro é Economista , é tediante no curso econometria, calculo.Ele mais uamvez prova que atras daquele bigode não tem nada.Engenharia élogioca, e ciencias exatas, ou oPT vai querer mudar?

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  18. Anti-Podridão

    O grande problema do Brasil e a quantidade e não a qualidade!Nos dias de hoje até medico se forma pela internet...

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  19. Marcilio

    Em relação à dinâmica das aulas de exatas nas escolas, a matéria está certa. Os alunos têm que abstrair muito uma vez que as aulas práticas são ineficientes ou inexistentes. E não estou falando de escola pública apenas, mas de muitas particulares. Não só aqui em Salvador, mas acredito que no país todo há muitas escolas particulares com nome de "gente grande" fazendo grandes propagandas, mas ineficientes em laboratórios. É lucro a qualquer custo.

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  20. Marcilio

    Concordo com a opinião do JOTAEFE abaixo e vou complementar. Dou aulas particulares em exatas (mat. e fis.) e percebo muito isso. A dificuldade em "interpretar" é cada vez maior, infelizmente. Isso vale para toda e qualquer disciplina, mas em exatas, o primeiro processo para se resolver uma questão, é interpretar corretamente a mesma. A partir daí, vê-se se o aluno sabe o conteúdo da disciplina e se saberá resolver a questão.

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  21. Revoltado01

    Infelizmente, tem muita gente que acaba caindo no "conto do vigário" que é  a carreira de engenharia no Brasil. Carreira ingrata, onde os profissionais tem "prazo de validade". Os cursos de engenharia no Brasil são defasados e o pais não apresenta a estabilidade economica para criam uma demanda constante por esse tipo de profissional. Antes a bola da vez eram de engenheiros mecânicos, eletrônicos, telecomunicações e agora, são os civis.

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  22. MAC

    e esses jovens se deixaram levar pelas falsas promessas eleitoreiras, em 2016 vai ter tanto engenheiro no mercado desempregado que eu nao quero nem ver. aguardem.....

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    1. Celo

      Sem problemas, sou engenheiro e garanto que qualquer profissional da área consegue se adaptar em cargos administrativos! 

  23. jotaefe

    A célula mãe de todo esse processo que termina na melhor opção de um curso superior é a capacidade de aprendizagem que uma leitura eficiente oferece, necessária não só aos estudantes de humanas, mas também para a perfeita compreensão das matérias de exatas. 

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