Educação > Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais Voltar
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O comentarista Mabi tem razão. Há muito profissional, que pelo exercÃcio intensivo da profissão, tem conhecimentos mais do que suficientes para dar aulas, principalmente práticos. Profissionais em atividade pouco têm tempo para frequentar bancos escolares e estudam e desenvolvem conhecimentos de outras formas. O professor "catedrático" pode orientar os professores "auxiliares".
O que o governo tem que fazer nas Universidades Federais é exigir que esses doutores passem a dar aula para graduação e sejam proibidos de utilizar a suas horas para prestar consultoria particular e usar os nomes e as estruturas das Universidades para serviços particulares. Que os mesmos batam ponto como outros servidores e entreguem diariamente relatória a coordenação do curso sobre as suas atividades. Se isso não for feito continuaremos tendo apenas espertalhões dentro das Universidades.Â
É ou não é um governo amador!?
Tenho certeza que a maioria das pessoas que comentaram nesse espaço não tem a mÃnima idéia do que consiste fazer um mestrado e um doutorado. Não conhece a natureza do que se ensina e se produz durante um curso de mestrado e de doutorado, e tem noção menor ainda dos desafios que enfrentam mestrandos e doutorandos. E menos ainda, conhecem as dinâmicas do mercado de trabalho acadêmico.
É o governo investindo em Educação!?!
A ignorância do povo é campo fértil para a proliferação de corruptos,imperadores,ditadores,kaiser,facistas e simpatizantes da causa. Quanto menos qualificado for o mestre mais manipulável será o discÃpulo.
Como dizem no Brasil "Jeitinho brasileiro". Como é que fico, em 2002 com primazia de direitos acadêmicos fui impedido de participar de um certame por não ter doutorado, assim me vi no olho da rua, agora passado todos estes anos, vejo que voltaram as origens e com isto o meu direito existe então, como devo proceder para retomar o direito que foi me arrancado a favor de uma minoria priveligiada, quando é sabido que a formação de uma criança começa de alguma forma, dentro de um lar normal.
Antes de falarem o que não sabem, não escrevam. Vou repetir de novo: em 2002 com esta lei do MEC, que exigia mestrado e doutorado, tirou os melhores professores. O correto é enquanto faz graduação vira professor, em escolas secundárias, privadas, etc. aos poucos se vai fazendo mestrado e doutorado. Os que se atropelaram saindo da graduação e entrando direto em mestrado e doutorado, se deram mal, por que não tiveram um aprendizado decente, viram capachos universitários.Â
Minoria privilegiada, ou com força de vontade de fazer o mestrado e doutorado, pq para tanto é necessário muita, muita disposição.
Para de reclamar, faz um mestrado e depois um doutorado na sua área e tenta um concurso.Â
Analogia:quando é sabido que a formação de uma criança começa de alguma forma, dentro de um lar normal.quando é sabido que a formação de um graduando começa de alguma forma, dentro de uma instituição educacional.
O seu caso é triste, mas, por favor entenda que na questão em tela, não se trata de crianças mas de futuros acadêmicos. Na minha opinião, a novidade legal é um absurdo.
Bom Dia CarÃssimos! Como professora licenciada há mais de 20 anos naquela considerada a melhor universidade da América Latina, com duas pós-graduações, a última  especialização em universidade pública de também renome  (portanto ainda não concluà o nÃvel de mestrado), e gostaria de comentar que ser um bom professor não é o mesmo que ser um bom pesquisador, e vice-versa, e esta exigência de bons pesquisadores nas universidades deixa de lado aquele que tem vocação e amor para ENSINAR!
Um professor com pós-graduação tem mais recursos ou ferramentas para ensinar aos alunos. Pois quem possui pós-graduação está acostumado a lidar com teorias e isso aumenta a capacidade de pensar de forma ágil. De tal forma não vai com frequência socorrer-se em livros, devido à habilidade mental. Tanto é que um professor com titulações produz sua própria obra. Isso sim é que é valor e os alunos se sentem seguros.
Nivelar por baixo não é a maneira de levar o paÃs a fazer parte do primeiro mundo.
Â
O crescimento natural vem de baixo para cima, após a graduação deve entrar na carreira de docente e vai se modelando com ingresso no mestrado ou doutorado. O correto é adquirir experiências em docência em escolas estaduais, colégios privados, e concomitantemente ir para o mestrado e doutorado. Um que já venha com doutorado, por exemplo, suas origens são questionadas, não se prova originalidade e nem autenticidade.Â
o MEC do Governo em questão disse que: "nós pega os peixe" é aceito, querendo impor a linguagem "Lullesca", então que se aceitem professores com o curso de magistério nas "univerçidade Federau Brasiliera"".
Com o nÃvel dos alunos, precisamos realmente de professores com mestrado ou doutorado?
Eles não são apenas professores, são obrigados a desenvolver pesquisas cientÃficas, para que o paÃs não fique na rabeira nesta questão. Aliás o Brasil carece de mais incentivo na pesquisa cientÃfica e não ao contrário. Â
Vamos rebaixar o nÃvel do docentes para equipará-los aos alunos? Por que não elever o nÃvel dos alunos?
A somatória de alunos cotistas,e de professores menos qualificados,fará com que o Brasil obtenha a supremacia tecnológica talvez no século XXX...
..e V
É só escrever: nois pega peixe, tá aprovado.
Pós-graduação pode melhorar o nÃvel de conhecimento teórico, mas não assegura maior habilidade didático-pedagógica. Os melhores professores serão sempre os que tem talento para ensinar.
Aquele que vem de um colégio técnico ingressa na graduação tem maiores aptidões, superação de obstáculos e melhor oratória, aprendeu começando de baixo aos poucos, e por ter diploma de curso profissionalizante já pode ser docente em escolas técnicas de nÃvel médio, concomitantemente ao chegar a ter graduação superior suas qualificações são já natas, muito diferente daquele que ingressa direto na graduação sem nivel médio, este na maioria dos casos será um fracassado.
Discordo! Mesmo com talento é preciso ir à escola ou à faculdade. Se eu escrevo como falo, não preciso ir ao colégio, pois os analfabetos falam e muitos deles tem talento.
Apenas teórico, não. Teórico e experimantal tratando-se de exatas. Quanto ao didático, concordo.
O melhor professor é o que se dedicou na pesquisa cientÃfica tutelada e que defendeu uma monografia, dissertação ou tese. Este sim, está qualificado. Mas, para isso não é qualquer um. "O que todos querem, poucos podem".
Um profissional se mede pela astúcia, ousadia, iniciativa. Ter feito um trabalho, não é prova de capacitação. O que se prova capacitação é ter referenciais por aonde ele andou, o que fez nas escolas que foi professor, e começo docente jovem, sem ter graduação, sem ter pós graduação. A pós graduação qualifica, mas não dá o direito de ser melhor que outros, tem que provar em sala de aula, e quem prova são os alunos, estes deveriam ser as bancas e não professores, devido aos desvios de formação.
Os erros de português cometidos nos comentários dos leitores,aqui registrados, mostram claramente que o ensino tupiniquim precisa melhorar muito para ficar ruim. Aliás, as provas do enem mostram isso claramente.Â
Erros digitais via computador, vem de uma ingerência da habilidade da pessoa ter performance, assim tu dizer que os erros são provenientes da formação da pessoa, tu comete um erro gravissimo ao atribuir que as pessoas aqui devam ser perfeitas, deste modo lhe aconselho a observar melhor os erros, quando nosso paÃs existem regionalismo, girias, e trejeitos da linguagem, erros pode ser de várias ordens, assim atribuir a uma idéia centralizada e genérica, tu é o errado.
Estamos repetindo os erros do final da década de 60. Pegavamos e contratavamos qualquer um que flutuasse feito rolha nos campus universitários, inclusive da USP. A decadência foi evidente por si mesma e suas consequências ainda perduram tanto nas univesidades como na qualidade profissional de hoje dos nossos formandos daqueles tempos.
Parabéns ao governo Dilma...
Querem mestrandos e doutorandos? Quem impõe rédeas deve ter também rédeas, assim os governantes tem pós graduação, possuem mestrado e doutorado! Já começamos errados, se o exemplo vem de cima, então os de cima deveriam ter mestrado e doutorado.
A polêmica envolve o § 1º do art. 8º, da Lei 12.772_2012 que feriria o princÃpio da autonomia, tirando a prerrogativa de exigir titulação de pós-graduação para ingresso na Carreira do Magistério Superior Federal, o que compromete a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Porém há os que entendem que o § 2º a preserva, pois estipula que o edital do concurso “estabelecerá as caracterÃsticas de cada etapa e os critérios eliminatórios e classificatórios”.   Â
O Sr. Ministro da Educação AloÃsio Mercadante está mostrando a que veio, diminuir a qualidade educacional dos estudantes reduzindo seu poder questionador e perpetuar o atual governo no poder, pois quem pouco pergunta muito aceita. É fácil criticar a atual situação de muitas universidades particulares no Brasil, mas na hora de mostrar como é que se deve proceder é essa água!
Ao cargo que ocupa ele tem mestrado, ou doutorado? Quem dá as rédeas, rédeas deva ter! Se não tem, se cale e não fale o que não sabe.
A inteligencia do povo eh o medo do governo brasileiro. Quanto mais o povo for inteligente, menos aberracoes e ideologias falidas esses politicos despreparados colocarao em pratica.
Tudo bem, candidatos sem tÃtulos de pós-graduação podem prestar concursos para as vagas universitários, embora se ganham contra candidatos que tem tÃtulos de mestrado ou doutorado é uma outra questão.Â
Existe uma diferença BIZARRA entre ter Doutorado, e saber lecionar. Não adiantar ter inúmeros tÃtulos e não conseguir transmitir conhecimento, isso realmente era o que deveria ser exigido num processo seletivo, primeiro a vontade de querer ensinar, lecionar, e depois verificar as competências adiquiridas na vida.Acho que os dois lados da moeda estão errados.
Não afirmo que não exista graduado que conseguirá ministrar uma aula melhor que um pós graduado, pode até existir, mas devem ser poucos em relação aos que tem uma pós graduação. E o que dizer da pesquisa e da extensão será relegada? O graduado com certeza tem menos condições de trabalhar na área. Já não basta o emburrecimento atual? Em vez de melhorar vamos afundar de vez? Somente doutores devem ministrar aulas em Universidades e admitidos com provas provas mais rÃgidas que as atuais.
Tuas argumentações estão equivocadas. Não tem sentido lógico o que diz.
Essa lei é um verdadeiro contra-senso. Para quê formar tantos pós-graduandos, potenciais pesquisadores, para desvalorizá-los na hora do eventual ingresso em universidades? Isso não faz sentido! E revela apenas mais uma faceta do desperdÃcio de recursos e de talentos, que assola nossas universidades públicas, tributárias de um Estado cartorial, burocrático e ineficiente. PolÃticas para o setor mudam anualmente, e a ciência brasileira continua periférica no cenário mundial. Por que será?
Um passo atrás. Ou seja, mais um passo atrás, dentre muitos que vimos de nossos prezados e eleitos legisladores. O lobby do ensino privado ataca outra vez, isso para reduzir seus custos com professores e pagarem pouco. Hoje, de três ou quatro alunos pagam o professor em sala de aula e o resto é lucro. Cada aluno a mais na sala de aula é fator de lucro. Depois alguns setores vem dizer que a educação está cada vez pior. O que todos por aqui acham?
Não é assim, existem critérios. Um doutor ou um mestre tem tÃtulo, mas os seus trabalhos, suas publicações são originais, foi feito por ele ou foi comprado (!!!), na maioria dos casos os trabalhos de publicações foram forjados, assim como se prova sua autoria, como se prova que houve laboratório de ensaio. Muitas publicações são inócuas, sem origem, sem qualidade, assim ter um titulo é uma coisa, tem originalidade e autenticidade é outra, muito diferente.
Retrocesso total! PT e PSDB definitivamente não querem qualidade em educação no Brasil. Já gastamos o mesmo que Coréia, Alemanha e outros grandes com educação e, lamentavelmente, continuamos gerando mediocridade por aqui e expulsando talentos pra fora da nação! RidÃculo!
Começou com Progressão Continuada, depois veio a banalização do Português com a aceitação de "expressões" populares como gramatica, agora diminuindo a capacidade dos Professores das Federais. É uma verdadeira ESTUPIDIFICAÇÃO DA POPULAÇÃO alcançando até mesmo nas Faculdades.
Este governo está querendo fabricar diplomas inúteis e degradar ainda mais a formação dos nossos profissionais já muito desqualificados. Criaram universidades e cursos no papel, mas sem condições de formar ninguém. Nas estatÃsticas, porém, a Dilmona fica bem na fita.
Na verdade não muda muita coisa... Só vai fazer com que graduandos gastem dinheiro com as inscrições, pois quem se dará bem no final das contas é o cara que possui maior titulação. E outra, todos nós sabemos que muitos dos concursos para as federais são do tipo "carta marcada", a não ser se só candidatos medÃocres se inscreverem ou então se não houver nenhum candidato em vista pela banca....
Pior é que muda, Gelson... Ao aceitar pessoas só com graduação, isto significa que o concurso será para provisão de cargos de entrada na carreira. O salário para professores auxiliares é muito baixo. A equação é bem clara: os melhores quadros são atraÃdos pelos melhores salários. Sem o simplismo de atrelar competência a tÃtulos, o fato é que os melhores profissionais provavelmente já ganham muito mais que o que será oferecido e dificilmente se interessarão pela vaga.
Sim, fui participar de certames em federais e me dei mal, por que os que lá entram são apadrinhados, isto é vero, nem precisaria comentar aqui, o que todo mundo sabe, mas enfim já que falam de terem pós graduação, um ameba com titulo de mestrado ou doutorado não irá entrar em lugar nenhum, e eu sou um ameba, já que não sou apadrinhado. Os que tem poder de barganha entram em qualquer lugar com titulo ou sem titulo, isto de pós graduação é pura enganação.
O problema das federais são os apadrinhamentos! O apadrinhamento presente não só na hora de escolher os professores, também na hora de se fazer um curso de pós graduação. Sou licenciado em filosofia, já pensei em tentar um mestrado, mais dá um desanimo quando vejo que tudo é carta marcada. Só entra quem tem "QI" (quem indica), se a policia federal investigasse revelaria muita coisa! Concordo com a nova lei, mestrado e doutorado não dizem muita coisa!
O que mais impressiona é que todos sabem que federais são antros de facções, de clãs as vistas grossas de todos, e ninguém faz nada, tudo continua bonito e belo.
Isso é desculpa esfarrapada de quem não tem cara de pra encarar uma prova de mestrado!
Deveria ser exigida é experiência em sala de aula, já que muitos professores com mestrado e doutorado não têm nenhuma metodologia ou didática, e pior, são extremamente arrogantes e se acham donos do mundo. Ter mestrado e doutorada não significa ser um professor melhor, ou ser mais inteligente, significa que a pessoa saber mais sobre um assunto em especÃfico.
Sou professor de curso pré-vestibular a 30 anos. Durante este perÃodo, vi inumeros doutores tentando fazer o mesmo e o resultado sempre foi lamentável. Um professor não se faz apenas com tÃtulos, é preciso ter talento e didática. Tais atributos não se aprende em cursos de pós-graduação, são natos.O que existe nas universidades são grupos fechados, nos quais só adentram aqueles apadrinhados, nem sempre competentes.
Nos paÃses de 1.o mundo EDUCAÇÃO é condição primordial para o bem estar e o desenvolvimento da sociedade como um todo. Nos paÃses do fim do mundo, Brasil no meio, EDUCAÇÃO é só para a clase dominante, assim como o bem estar e o desenvolvimento. Negar isso é HIPOCRISIA. Concordar com isso é ser cúmplice de crime de lesa- pátria.
Eu considero tal Lei um total desserviço para a educação, pesquisa cientÃfica e difusão do conhecimento. Temos que rever tal insanidade, pois quem deixou de sair de casa, de viajar, para ler e reler extensas bibliografias, quem, mesmo muito cansado, ficou escrevendo sua tese, revisando, comentando com os amigos ao ponto de parecer chato, merece respeito e merece também, fazer valer o seu tempo de estudo.
Sim, a universidade deveria ter concurso para os vários nÃveis e aproveitar os graduados que têm talento, mas pouca formação. Acho que seria mais justo para com todos.
Um profissional se mede pelo que ele é, e não tendo titulos. Estudei dois colégios, graduação, tres pós graduações, docentes em todas os tipos de escolas. Se for ponderar em termos do que sou, eu deveria ser muito mais que qualquer doutor, que só tem o titulo de doutor, não é nada. O que confere capacitação para uma pessoa é dom nato, que vem da escola da vida, e a graduação lhe dá uma porta de abertura, as pós graduações dão a ele melhor qualificação. Tudo isto não lhe dá o direito.
Sr. Alex, Então façamos o seguinte: concurso para Titulares, Associados, Adjuntos, Asssitentes e Auxiliares de Ensino em separado, cada um teria um concurso especÃfico para o seu nÃvel. Uma vez contratados, haveria concursos internos regulares para que os degraus fossem alcançados. Pois quem estudou pensando em carreira acadêmica precisa ser valorizado, que não é o meu caso, precisa ter remuneração diferenciada e precisa dar retorno e obter bom rendimento dos alunos.
Cara Bebel, Gostaria de ver a Universidade Brasileira com Titulares, Associados, Adjuntos, Asssitentes e Auxiliares de Ensino, na forma prevista na Lei e com os quadros proporcionais e não só com Titulares, quando existem, Associados e Adjuntos. Ninguém entra no inÃcio da carreira, só no fim? Penso que todos os nÃveis são necessários ou então não deveriam existir. Então devemos ter concursos também para os nÃveis inferiores. Penso que a Lei prevê isso.
Na verdade, pós ou doutorado não definem a capacidade do professor. Conheço muito professor "toupeira" com pós e doutorado, assim como há bons profissionais sem esta condição.O ideal é um concurso bem realizado. Além disso, é preciso lembrar que a prova de tÃtulos também exerce o seu peso, independentemente das exigências na inscrição.
Pode haver algo mais por trás disto. Uma mudança nos processos de seleção, em que um novo professor agora só entra pela base da carreira, independentemente de suas qualificações. O salário de um professor auxiliar é de fome e isto certamente afugentará muitos dos mais qualificados.
Agora basta a carteirinha de filiação ao PT. Nada contra a experiência, mas só alguém muito ingênuo para não poerceber o que estes camaradas estão fazendo com o Brasil.
PRECISA TER OÂ PRIMÃRIOÂ COMPLETO?
E viva a ignorância, não é Dra. Dilma???
Parabéns ao governo vermelho que sabiamente continua a implantar polÃticas que preservam a massa de manobra eleitoral, inculta e manobrável. Desenvolvimento cultural e intelectual da massa não interessa aos vermelhos, a não ser que seja para uma pequena minoria que trabalha para seus interesses de poder a qualquer custo.Brasil em penúltimo no ranking mundial da educação e sem perspectivas de sair desse poço.E o PIB esse ano: Emergentes: 5.5% - Desenvolvidos: 3,8% - Brasil: 3%. É uma piada...
A verdade é que fazer mestrado e doutorado é um porre. Um investimento pesadÃssimo de tempo  e dinheiro para produzir teses com pouco peso acadêmico, a maioria simplesmente repete trabalhos anteriores sem criar conhecimento novo.Na minha opinião, o tÃtulo de mestre ou doutor tinha que ter peso muito baixo na avaliação, contando mesmo o conhecimento do candidato e sua capacidade de fazer com que os alunos aprendam. Experiência de trabalho fora da academia devia ter mais peso do que tÃtulo.
Apenas uma pergunta: está valendo de quê as pessoas estudarem no Brasil? Por qual motivo? Por qual incentivo??? Por qual motivação?...só pra falar que estudou? Não está havendo compensação para quem se esforça nesse PaÃs..está tudo sendo nivelado por baixo...aos poucos toda a sociedade trabalhará no comércio ganhando salário mÃnimo...do Doutor ao iletrado...
Vai ser bom pros "amigos" dos integrantes da banca... Agora, eles vão poder colocar qualquer apadrinhado lá. Não tem mais filtro prévio.Até o Vicentinho vai poder ser professor de federal.
Na Inglaterra para poder lecionar no ensino fundamental é exigido no mÃnimo o tÃtulo de mestre na área. Aqui daqui a pouco será necessário apenas saber escrever o próprio nome em uma folha de papel para lecionar em qualquer nivel, já que os filhos e netos de nossos amados polÃticos estudam nas melhores escolas do mundo com tudo pago por nós mesmos.
Puxa vida, até que enfim. O que o leitor "Professor" disse no seu comentário é a pura realidade. Tenho observado uma espécie de proteção por parte das bancas examinadoras a certos candidatos. Eu acho que a tal prova de avaliação da aula teórica é subjetiva e tendenciosa. Só quem passou por isso sabe do que eu estou falando.
É precipitado considerar que a qualidade do ensino diminuirá por causa dessa mudança, afinal, o concurso público continua sendo a forma de ingresso para o cargo de professor. Se doutores e mestres são, de fato, mais capacitados que os demais graduados, que provem isto no concurso. Por que o medo?
Neste momento onde se questiona o nÃvel de ensino no Brasil, surpreende tal decisão, pois então pergunto: Vamos melhorar ou piorar com tal decisão?
Como Professor de Univ. Federal, cansei de ver concursos feitos especialmente para titulados que eram amigos dos seus pares. Muitos deles, concursando e bancas, incapazes de pesquisar honestamente e sem nenhuma vocação pra ensinar. São lÃdimos representantes da incompetência bem anotada pelo Professor Delfm Neto na frese " quem sabe faz, quem não sabe ensina". Na maioria são pessoas que procuram um emprego e salário, sem muito esforço. Com a entrada de recém formados, pode mudar o quadro. Quiçá.
Sem falar de teses acima do doutorado para docentes.
Cara Bebel, Estudar e fazre tese, por si só não qualifica ninguém. Valorizar o trabalho de teses e de pesquisa nãoestá descartado, mas começar a carreira dentro da Univesidade em lugar de ficar só pesquisando e estudando pode ser uma alternativa saudável. As Universidades sempre se desenvolveram emgrupos de pesquisa com nÃveis de pesquisadores e um lider em cada grupo. Hoje as Universidades brasileiras são formadas de grupos de um cada, onde os doutores são seus lÃdere de simesmos, sem crÃticas
J. Alex, se o que você afirma é verdade, e deve ser, creio que, com essa nova lei tende a piorar, pois qualquer um que seja amigo de alguém vai poder tomar o lugar de quem estudou muito, preparou-se, para ensinar e ser um bom professor.
Para mudar isso, tem que acabar com a endogamia e concursos viciados.
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