Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Micali

    Perfeita sua análise Gilberto. Nem por isso, os maiores de 18 anos estão inibidos diante do crime...continuam praticando seus delitos mesmo sabendo das consequências penais. Reduzindo a maioridade penal estaremos transferindo a responsabilidade das soluções para aqueles que sempre contribuíram para desenhar os problemas hoje: a polícia (disfarçada da velha ditadura) e pela ainda presença de alguns ingerentes de nossa educação. Prender é fácil que recuperar. Abs.

    Responda
  2. Não tem

    A faixa etária onde há maior ocrrência de crimes é entre 18 e 24 anos. (Ministério da Justiça)  Portanto................................

    Responda
  3. Osvaldo M

    Mais um texto do Sr. Gilberto "Pedágio Urbano" Dimenstein em que ele demonstra que o desejo da sociedade nada importa, mas sim a sua limitada visão de mundo. A prisão não recupera quem cometeu o crime? Que pena, mas a principal função da mesma é proteger a sociedade daqueles que não sabem conviver nela, em harmonia com os demais.  A prisão é sim uma punição para quem erra, em benefício de quem respeita as leis e os direitos alheios.

    Responda
  4. lilith

     O problema dessa gente é achar que os jovens que praticam crimes são "vítimas da sociedade". Não , eles são delinquentes perigosos.desumanos, egoístas, maus. Precisam ser punidos na medida exata do mal que praticam e sem direito a progressão da pena. Trinta anos é pouco.Quando a justiça falha, a vingança impera.

    Responda
  5. lilith

    Eu prefiro a pena de morte a partir dos quinze anos. 

    Responda
  6. AA

    "Se o adolescente for para a ca de ia, apenas sairá de lá pior"

    E quem garante q se um adolescente for colocado nas mãos de um educador ele ficará melhor?

    Quem seriam estas sublimes pessoas dotadas de qualidades div inas que conseguiriam mudar mentes humanas?

    Seriam os psicólogos, sociólogos, pedagogos, ou eles precisariam de sábios intelectuais platônicos para orienta-los nessa nobre tarefa?

    Muitos deveriam ler Freud...

    Responda
  7. svarat

    Ora, vá plantar batatas. Que texto ridículo!

    Responda
  8. Questionador

    Não aumenta a segurança mas, em compensação, enquanto estiverem presos muitas vidas de pais de família serão poupadas.

    Responda
  9. Maurilio

    Ninguém quer forca para bandido nenhum, sr. Gilberto. Isso só existe na sua cabeça. O que o povo brasileiro quer é justiça e o fim da impunidade para pessoas que matam vítimas indefesas. E aí não importa a idade. E chega de alegar que os bandidos são vítimas das circunstâncias, da pobreza, da falta de oportunidades. Porque se fosse assim, 90% da população brasileira seria constituída de pessoas iguaizinhas a esses menores bandidos.

    Responda
  10. Júnior

    Redução da maioridade penal e aumento das penas, não tornarão nossa sociedade melhor. Era preciso, primeiramente, dar efetividade ao ECA, cuja ineficácia só concorre com a Lei de Execuções Penais. A quase totalidade de nossas "casas para cumprimento de medidas sócio-educativas" são verdadeiras penitenciárias. A grande mudança deveria ser a reformulação completa dessas casas, para que se adequassem ao ECA. E aí, sim, a depender da gravidade do ato, prever-se aumento de internação.

    Responda
  11. jfilipe

    Não me venha com o problema, venha com a solução!!

    Responda
  12. JFK

    Nossa que texto vazio!

    Responda
  13. Lauro Melo

    Gilberto. A pena de morte para os reincidentes seria uma boa alternativa. LAURO MELO.

    Responda
  14. ROBERTO MARTINS

    São soluções complementares, sr. Gilberto. Ninguém acha que a diminuição da idade penal vai, por si só, diminuir a violência. Há diversas outras variáveis nesse problema de difícil solução. Mas essa medida visa adaptar a lei à nova sociedade, onde um garoto de 16 anos não é mais uma criança. 

    Responda
  15. solano

    Sr Gilberto,Se a vítima fosse seu filho, com certeza seu exacerbado humanitarismo estaria nublado pela emoção.Ou o senhor esta acima dos MORTAIS?Att,solano meireles

    Responda