Hélio Schwartsman > O mal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não entendo "lucro" como sendo sinônimo de "ambição"... "idealismo moral" não é a mesma coisa q a moral q famÃlias ensinam a filhos, "idealismo moral" é ideologia, é imposição de uma suposta moral, esta sim causa o mal.
O mal é inerente a natureza, um terremoto no oceano gera um maremoto q vai matar milhares de seres vivos em terra, inclusive milhares de crianças humanas - isso é uma coisa má criada pela natureza.Quem acha que "humanos nascem bons" deveriam ir em uma creche para crianças de 4 a 6 anos, que não tiveram ainda nenhuma educação formal, e ficar observando elas "brincando", coloquei entre aspas pq na verdade elas passam a maior parte do tempo brigando e fazendo maldade uns para os outros.
Hillary disse palavras semelhantes as de Obama após o assassinato do embaixador na LÃbia... Hillary até chorou de tristeza... o EUA está sendo conduzido por gente q tem a cabeça fora da realidade : O Islã nasceu com Maomé, q uniu religião, polÃtica e guerra, Maomé travou batalhas sangrentas até elevar o Islã e a nação árabe como dominantes no OM, portanto, o Islã nasceu com sangue.
O fanatismo religioso é mais nefando do que aquele de origem polÃtica.Os ideólogos não conseguem prometer a troco de atos violentos,rios de leite e de mel,alem das 47 moçaspúberes......
Tenho algumas restrições a raciocÃnios abstratos envolvendo casos concretos, ainda mais como esse, com tantas variáveis em questão. Creio apenas que não se deve desconsiderar que certos indivÃduos, em determinadas condições, se acham imunes à justiça.Â
No Reino unido nas decadas de 60,70.os jovens adultos iralandeses de classe media ,cometiam atentados,na Espanha os bascos tambem,mas esses tinham,motivos e objetivos claros,embora possivelmente não concordassemos com eles.Nos USA,acho que são impilidos,pela frustrante obscuridade, diante de uma sociedade que voliriza ao extremo a fama, o poder,a posse etc.Â
Consequentemente,tais criaturas devem fixar-se em plagas que tem valores contrarios...
Pessoas tidas como normais podem cometer barbaridades se a situação as levar isso, mas o problema são as que cometem barbaridades sem que nenhuma situação as leve a isso, mas por puro ato de vontade. Aqui no Brasil mata-se mesmo por dinheiro, em assaltos ou por pura crueldade e vaidade de marginal quando não há reação, porque o prestÃgio de bandidos cresce entre criminosos quando são matadores. Não conheço no Brasil crimes por idealismo moral.
Sartre estava certo.Â
Justamente por não se ter um paradigma para o mal e para o bem é que a violência 'gratuita' será sempre inexplicável, mesmo porque é praticada por pessoas, e pessoas são seres inexplicáveis; cada um dos sete bilhões é um.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O mal Voltar
Comente este texto