Educação > Cotistas têm desempenho inferior entre universitários Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Ricardo

    Sassa e pixa, boa sorte nas suas escolhas. Espero, sinceramente, que ninguem perca a vida devido a um problema de formação de um profissioal de desempenho inferior.Lembrem-se que estamos falando de desempenho. Educação superior não é o local para se corrigir má formação e muito menos para políticas populistas. Se o governo quer ajudar, corrija os problemas na formação destas pessoas e nivele tudo por cima. O mercado não segue estas regras falhas e vai excluir estes profissiinais. 

    Responda
  2. PIXA-in

     A grande verdade, é que alguns aqui neste fórum, sentem que seu mundinho esta desabando, uma parcela da sociedade, galgou postos e coisas que antigamente eram sinais de status (carro, computador, direito de estudar em boas escolas), já não são privilégios de uma minoria, então, estão desesperados, vociferando seu descontentamento no anonimato dos fóruns, pois sabem que nada mais será como era antes . Lamentável.

    Responda
  3. Deon

    Em cino anos nós, a pobraiada, estaremos com um desempenho melhor que os bens nascidos. Inteligência não é privilégio de alguns, mas sim um valor inerente a todos. Os reacionários de plantão ainda não entenderam que este país só terá paz social quando todos neste país tiverem acesso ao mínimo para que possam lutar por um futuro melhor, e a educação superiror é caminho indispensável. As universidades públicas deveriam ser 100% para alunos de escolas públicas, único meio de melhorar a educação.

    Responda
  4. Eric Meloni

    Estou por fora, alguém poderia me dizer se também há cotas para aprovação e formatura, ou apenas para classificação nas universidades? 

    Responda
  5. Parresia F.C.

    Pode-se, ainda, ver de outra forma: notas de estudantes beneficiados por cotas chegam a ser 73% menores que as dos não-cotistas. Ou ainda: pesquisa abre debate para que ações afirmativas sejam adotadas apenas nos cursos em que a diferença de desempenho entre cotistas e não-cotistas seja pequena.

    Responda
  6. sassa

    Os cotistas das universidades publicas sairão da faculdade com uma formação bem melhor do que a maioria dos profissionais que saem das universidades particulares.

    Responda
  7. M Mig

    E vocês acham 10% pouco para a diferença de desempenho entre cotistas e não cotistas? Isso, quando esses alunos estiverem no mercado de trabalho, será a diferença entre um profissional respeitado no mercado e um que teve que virar vendedor de cachorro-quente.

    Responda
    1. Fernando Afonso

      Só pode ser da elite branca paulistanaBy Claudio Lembo

    2. M Mig

      Tem razão, se eu tivesse essa informação e soubesse que ele era cotista eu viraria as costas e procuraria outro profissional. Estou cansado de profissionais medíocres.

    3. warcardo

      Quando vc vai a um médico, contrata um advogado, um engenheiro ou matricula seu filho em uma escola vc pede pra conferir o coeficiente de rendimento (a média das notas) desses profissionais durante a faculdade? Acho que não.

  8. Barbosa

    Seria mais interessante se houvesse maior investimento na base, para que cheguem em condições de igualdade em nível de conhecimento, para brigar por uma vaga.

    Responda
  9. Midface

    Bla bla, cotitas tem que trabalhar, moram longe da Universidade, bla bla... Falácia! Eu não sou cotista, sou branca segundo minha certidão de nascimento, pobre, estudei em escola meia boca, Meu trabalho fica à 42km da minha casa, a faculdade a 60 km. E mesmo assim meu Coeficiente de Rendimento na UNIRIO 9,2.Quando falta tempo estuda-se na condução, reduz-se o horário de almoço. Fim de semana cai dentro da bibliografia proposta. Quem quer arruma um jeito, quem não quer arruma desculpas.

    Responda
  10. Flamarion Almeida

    3 de 5   . . . e tolere, por amostragem — citando o que me parece ser o extremo oposto —, embarcar em um jato, em vias de atravessar oceanos, sob Comando de cotista isento de exigências universalmente impostas pela ICAO; i.e., em média, oito revalidações anuais, periódicas e permanentes — ao longo de toda a atividade aérea —, de suas respectivas e múltiplas habilitações. Portanto, que fique claro: assim como também acontece com  meus pares, constam em . . . [Cont.] 

    Responda
  11. Flamarion Almeida

    3 de 5   . . . e tolere, por amostragem — citando o que me aparece ser o extremo oposto —, embarcar em um jato, em vias de atravessar oceanos, sob Comando de cotista isento de exigências universalmente impostas pela ICAO; i.e., em média, oito revalidações anuais, periódicas e permanentes — ao longo de toda a atividade aérea —, de suas respectivas e múltiplas habilitações. Portanto, que fique claro: assim como também acontece com  meus pares, constam em . . . [Cont.] 

    Responda
  12. Flamarion Almeida

    1 de 5 Me parece razoável admitir que assim como os músculos, o cérebro também requer tempestividade de acesso a determinados parâmetros. Ou seja, e acima de tudo, assim como aparência do bodybuilder The Terminator é inacessível a portadores de distúrbios de neurônios motores, pela via reversa, o mesmo se aplica a quem se propõe entender Termodinâmica, sem ter noção do que é Matemática, ainda que Elementar. Mesmo sabendo que: quem faz conta é calculadora! [Cont.] 

    Responda
  13. Flamarion Almeida

    2 de 5 Ora, se o objetivo é instalar nestas paragens regime totalitário nos moldes do vem sendo expurgado alhures, que os autores da proposta vil se dignem restringir cotas aos cursos de Humanas e assemelhados —-dentre eles, Economia e Direito, por razões mais do que óbvias. Enfim, a tantas quantas são as formas de aprimorar ARTIFÃCIOS de RETÓRICA & SOFISMAS! A menos, é claro, que se aceite . . . [Cont.]

    Responda
  14. Flamarion Almeida

    4 de 5  . . . meus arquivos, nada menos do que 254 certificados a este título. O que sendo absolutamente correto, eis que sugere extensão do conceito; que a propósito, pode, e deve ser exigido, de todo e qualquer exercício de atividades tidas como complexas e/ou responsáveis. Dentre elas, salvo exceções cabíveis, a de egressos de cursos de Ciências Médicas, e de Engenharia! Ou, não é verdade o que dizem RETÓRICOS E SOFISTAS? Afinal, “somos todos iguais perante a Lei!” [Cont.] 

    Responda
  15. Flamarion Almeida

    5 de 5 Acesso ao Ensino Básico de qualidade, me parece ser a única solução! Sendo assim, o ultraje inserido no critério seletivo, que admite e tolera IMPOSTORES na chefia de Estado, e de Governo, é círculo é vicioso! Ora, seleção prévia de CANDIDATOS a eventual exercício de quaisquer funções eletivas, é o que se impõe! Uma vez que cotas, para cursos superiores — que fazem jus a este título — não passa de subliminar armadilha; ou, de brutal submissão voluntária à tortura! [Fim] 

    Responda
  16. Flamarion Almeida

    5 de 5 Acesso ao Ensino Básico de qualidade, me parece ser a única solução! Sendo assim, o ultraje inserido no critério seletivo, que admite e tolera IMPOSTORES na chefia de Estado, e de Governo, é círculo é vicioso! Ora, seleção prévia de CANDIDATOS a eventual exercício de quaisquer funções eletivas, é o que se impõe! Uma vez que cotas, para cursos superiores — que fazem jus a este título — não passa de subliminar armadilha; ou, de brutal submissão voluntária à tortura! [Fim] 

    Responda
  17. PIXA-in

    Os comentários neste fórum, mostram o quanto baixo pode descer o ser humano, torcendo pela manutenção do aparteid educacional que existe no brasil. Depois quando a violência bate as suas portas, clamam por segurança.

    Responda
    1. sassa

      Vc falou tudo!

  18. Ricardo

    A verdade é uma só. Alguem aí vai querer que seu filho seja atendido por um médico que tenha sido admitido na faculdade pelo sistema de cotas ?? Vão querer contratar um advogado que tenha sido admitido na faculdade pelo sistema de cotas ?? Vão querer morar num edifício ou passar por uma ponte projetada por um engenheiro que tenha sido admitido na faculdade pelo sistema de cotas ??Vão ser criadas sub-colocações para estes ditos "profissionais" e o governo vai aumentar ainda mais o abismo.

    Responda
    1. sassa

      Vc esta esquecendo que a grande maioria dos nossos profissionais saem de universidades particulares, e pode ter certeza que um cotista da pública tem formação melhor do que a maioria que estuda na rede privada. Caso vc não seja bem rico, não vai poder escolher como vc esta pensando. As universidades publicas de modo geral são melhores do que as particulares, e escolher os melhores profissionais das melhores universidades é para poucos que podem pagar. ACORDA PESSOAL!!!!!!

    2. PIXA-in

      Prefiro um profissional que se formou na adversidade, conquistando seu espaço, do que ser atendido por um filhinho de papai mimado que comprou sua vaga.

  19. Alemão

    Não sou a favor da cota da forma como é hoje, entendo que não deveria haver diferenciação em relação a cor da pessoa, o mais justo é a condição financeira da família. Entretanto enquanto a diferença de desempenho não ultrapassar os 20% é possível manter o nível das universidades públicas.

    Responda
  20. Zero_Berto

    Essa diferença pode ser o suficiente para um arrumar emprego e outro não. Essa é na verdade a grande mentira do sistema de cotas!Só falta os ideólogos petistas criarem um sistema de cotas no mercado de trabalho e nos concursos públicos para absorver esse pessoal menos qualificado. Quem paga a conta dessa enganação é a própria sociedade.Seria mais honesto encarar o problema do ensino público de primeiro e segundo grau, e discutir de forma séria a gratuidade no ensino superior! E a coragem?

    Responda
  21. valois

    E o que mais se esperava? Não tiveram uma boa educação básica por culpa do governo e a consequência é um fraco desempenho na faculdade. As cotas são um mal necessário.

    Responda
  22. Consciente

    È muito fácil transformar a vítima em opressor, é através dessa política elitista que este país está fundado! Vamos apedrejar os cotistas, bolsistas, sem nos atermos a questão principal que trata da transformação social onde a desigualdade desapareça por completo ou em grande parte. Os covardes atacam a política de inclusão, pois acham que seus filhos burgueses devem ter o mesmo tratamento que os filhos dos pobres negros e estigmatizados nas universidades publicas! ABSURDO.

    Responda
    1. sassa

      Vc faz jus ao seu nick "consciente".

  23. euliton

    Mais uma reportagem tendenciosa do Jornal Folha.Colocaram as percentagens ao invés de colocarem a quantidade de cotistas e não-cotistas avaliados em cada curso. Afinal, sabemos que em cursos de física , por exemplo, a grande maioria são pessoas pobres que sonham em ser professores. Ou seja, com certeza não levaram em conta que 90% dos alunos de física são cotistas e 10% não-cotistas. Matematicamente é óbvio que haverá divergência maior de média em um grupo maior.

    Responda
    1. sassa

      Alguém com raciocínio logico por aqui! QUE BOM!!!! 

  24. Maria Teresa

    Se fosse na minha classe,eu tenho que dar atenção para aqueles que não sabem nada.Pelo menos, eles me tomam,50% do meu tempo.Enquanto que aqueles que já sabem, quando terminam a atividade ficam jogando, lendo ,etc.Tenho responsabilidade com aqueles que só querem brigar, correr, atrapalhar .Minha obrigação é tentar colocar todos no mesmo nível

    Responda
  25. junior

    Ha ... ... ... Ha ... ... ... Ha ... ... ... Isto era o que todos não cotistas esperavam ...As cotas contrariam o que preceitua o dogma da igualdade universalVoltemos a igualdade por competencia!

    Responda
  26. Junior

    Parei de ler a reportagem quando cheguei no trecho abaixo:"Os dados fazem parte de estudo recente dos pesquisadores Fábio Waltenberg e Márcia de Carvalho, da UFF,com base no Enade de 2008, que pela primeira vez identificou alunos que ingressaram por políticas de ação afirmativa." As pessoas que estão comentando esta reportagem e dando enfase a pesquisa só podem ser COTISTAS e EX COTISTAS,como levar a sério pesquisa com dados de 2008 e usar ENADE como base?

    Responda
    1. xicocesar

      ô lesado, os pesquisadores utilizaram dados do ENADE de 2008 para separar o grupo de estudo, e poder seguir seu desempenho nos anos seguintes. Como iriam fazer isso com os dados do último ENADE?

    2. Ricardo

      Mas os dados do Enade são produzidos pelos orgãos do governo, ora bolas!Engraçado que quando é pra fazer propaganda favorável pro governo, os dados são endossados

  27. JulianaRi

    Essa é a política educacional que tanto o governo federal faz questão de mencionar (em inúmeros incursões comerciais que estamos sendo bombardeados desde ontem)....Que tal começar a parar de enxergar que creche é depósito de criança e preparar essa molecada com afinco para chegar a concorrer com escolas de elite uma vaga na faculdade? Sem truque e sem contas! É possível sim! Mas como sempre, falta vontade política... Um povo ignorante é mais fácil de ser manipulado. Simples assim...

    Responda
  28. LUIZ RUIVO FILHO

    Certamente esta diferença resulta da baixa qualidade do ensino no fundamental e no médio porque lamentavelmente, seus professores e sem generalizar, tambem tem parcela de culpa e responsabilidade.

    Responda
    1. esculapia

      Ganhando o que eles ganham e aguentando o que eles aguentam ate que fazem milagre!

    2. Maquiavel

      na verdade, o "círculo vicioso" se mostra nisso... professores não conseguem ensinar porque não foram bem preparados... o resultado... alunos ruins que se tornam profissionais ruins e que preparam mal os próximos que também se tornarão ruins...

  29. Mikail

    O PeTê governa os Estados do Acre, Pará, Bahia, Sergipe e Piauí. Todos eles com a PIOR QUALIDADE DE ENSINO PÚBLICO DO BRASIL!!! E ainda vem acéfalo falar mal do ensino de SP, o qual tem que atender, além dos paulistas, também a muitos dos habitantes dos estados que o PeTê governa ! Que tal fazer assim: O PeTê chama todos os baianos de volta pra Bahia e tenta atender a todos com ensino de qualidade. Vamos ver até onde vai a "competência" dessa gente que FALA MUITO mas não faz NADA!

    Responda
  30. Batista

    Decidi agora: NA PRÓXIMA ELEIÇÅO VOTAREI CONTRA DILMA

    Responda
  31. Peter J

    O exemplo vem de cima. Currículo Lattes com diplomas inexistentes.

    Responda
  32. M Mig

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marpial

      jotaefe, inteligência todos temos. Cursar uma faculdade, significa se preparar para uma nova etapa. Pra isso, temos que, de antemão, levar uma "bagagem" de experiências de vida e de estudo.

    2. M Mig

      Jota. Entendo o seu ponto de vista e, se a realidade fosse como o governo diz que é, teríamos um esforço do governo para melhor o ensino. Porém discordo do seu conceito sobre inteligência, não falamos em inteligência mas sim em estudo e isso implica em esforço. Ainda sobre o Pré-sal, essa história dos royalties usados na educação vai ter (se for aprovado) o mesmo fim dos 5 milhões que deveriam ser usados para a compra de laptops para distribuir entre alunos da rede publica, o dinheiro sumiu.

    3. jotaefe

      MMig: Seu comentário tem cinco verdades e uma mentira final que tenta se passar por verdade,como (falsa) consequência das verdades anteriores.Não colou.O governo quer os royalties do pré-sal na educação porque tem interesse no desenvolvimento.Um ensino de qualidade faz notar que desigualdades sociais se refletem na educação.Essa visão social fez c/ que o PeTe introduzisse o justo sistema de cotas porque a inteligência é distribuída aleatoriamente na população

  33. Mikail

    O PeTê governa os Estados do Acre, Pará, Bahia, Sergipe e Piauí. Todos eles com a PIOR QUALIDADE DE ENSINO PÚBLICO DO BRASIL!!! E ainda vem acéfalo falar mal do ensino de SP, o qual tem que atender, além dos paulistas, também a muitos dos habitantes dos estados que o PeTê governa ! Que tal fazer assim: O PeTê chama todos os baianos de volta pra Bahia e tenta atender a todos com ensino de qualidade. Vamos ver até onde vai a "competência" dessa gente que FALA MUITO mas não faz NADA!

    Responda
  34. Dantavares

    Não precisa de uma pesquisa pra saber que alunos que entram em uma faculdade por intervenção maior, vai ter um desempenho inferior, pois se fossem inteligentes e estudiosos entrariam por meio comum que é o vestibular.

    Responda
  35. P F

    Tudo o que se faz nesse país politicamente é para piorar o país e engordar o bolso de algum conglomerado.

    Responda
  36. edw

    Por isso há tempos já tinha decidido não ir a nenhum profissional, seja de qual ciência for, que possa ter feito faculdade através de cotas. Simples assim.

    Responda
    1. sassa

      Tomara que vc seja MUITO RICO, caso contrario não poderá escolher como esta dizendo. OS melhores alunos das melhores faculdades são minoria no mercado de trabalho,e prestam serviço para poucos que podem pagar. Esqueceu de todos os profissionais que saem das faculdades particulares, esses tem uma formação pior do que os cotistas das publicas.

  37. Castelo Figueiredo

    Reacionário, conservador, elite, burguesia, menos ou mais favorecidos, castas x párias, são termos típicos do esquerdismo incompetente e de falso vanguardismo. Interessante é que a solução está explicita no comentário feito ou seja, o ensino básico tem que ter qualidade pois caso contrário o aluno que chegar a qualquer curso superior, por qualquer maneira, pagando ou por cota, não conseguirá se formar e ser um profissional competente. O resto é história para boi dormir.

    Responda
  38. VampirishV

    Os alunos deficitário que não se preocupem que na terça-feira (porque na segunda o congresso está de ressaca) o partido da bandeira vermelha apresentará um projeto dando jeito nisso... Brasil, país de todos.

    Responda
  39. Ronaldo Seglis

    As COTAS funcionam assim:Ao invés de "investir" na Educação de 1º & 2º Grau para milhões de brasileirinhos, nossa Governança Midiática preferiu ludibriar adolescentes à votar no PT.

    Responda
  40. marpial

    No meu tempo, faculdade era para os melhores ... eu mesmo, não me enquadrava, pq não me esforçava o suficiente. Hoje, é uma brincadeira. Conheço gente, não poucas, que não sabem esboçar um raciocínio ou escrever um texto medianamente inteligível, mas estão aí com um canudo nas mãos.

    Responda
  41. alex rodri

    Ok então vamos deixar como esta? o que acham ? O numero de Europeus no pais com especialização só cresce, este processo de aculturação iria acontecer a qualquer momento, é limitado quem pensa em ter o domínio, a classe elitista dominou a universidade federal e o que incomoda vocês não é o fato das cotas e sim ter que conviver com outras classes , na verdade vocês gostam mais de animais do que de gente

    Responda
  42. Osnizinho

     Pelos comentários, da para perceber que a mentalidade de muitos aqui, ainda é permeada pela  intolerância, pregando a idéia de que fechando a porta para os outros, seu futuro sera melhor. Desta forma, tentam ridicularizar os alunos oriundos de escolas públicas, numa clara demonstração de manter o aparteid educacional que existe no Brasil, porém quando a violência bate as suas portas, clamam por esquadrões de extermínios, quando na verdade, a violência, são frutos de seus atos. 

    Responda
  43. Claudio Camaçari

    O sistema de cotas é uma forma de afundar o estudante na mediocridade de um ensino fraco e de uma total falta de esforço para melhorar sua condição. O sistema de cotas é um tiro no pé dos estudantes

    Responda
  44. Adão

    O sistema de cotas é a institucionalização da ignorância no Brasil. O mair inimigo de um governantes obtusos e corruptos é um povo instruído. Por isso o governo federal semeia e fomenta a ignorância ampla no Brasil

    Responda
  45. djcau

    Qual é a surpresa? Só quem nunca frequentou o ensino superior é quem acha que os problemas sociais existentes no ensino se resolvem com cotas. Esse tipo de pensamento é nivelar por baixo a solução do problema. Se não retirarem logo essas cotas no ensino o problema ficará muito pior.

    Responda
  46. LuckyLuciano

    Parece que a discussão deveria ser em torno da qualidade da escola pública e não da cor do indivíduo. A melhora da escola pública beneficiaria TODA a população de baixa renda que tivesse MÉRITO e não haveria diferença de desempenho na universidade. Essa política de cotas é injusta, pois só beneficia uma parte da população de baixa renda, baseada na cor da pele ou na origem do antepassado. Quem teve o azar de ser descendente de europeu ou asiático, é branco e é pobre, que se dane!

    Responda
  47. M Mig

    Esperavam o que? O sistema de cotas é uma tremenda demagogia, um atentado ao ensino. Os participantes ao invés de se beneficiar estão se prejudicando indiretamente. 1-O sujeito não precisa se esforçar para entrar em uma faculdade; 2-Esse mesmo sujeito vem de uma escola fraca e não acompanha os colegas; 3-As cotas são uma desculpa para o governo federal não investir na melhoria do ensino. E depois vem o A N A L F A B E T O  do lu la falar em  doutorado no exterior na propaganda do petê

    Responda
    1. Peter J

      Lucky. Seria suficiente o inglês obrigatório, mas com total domínio. Em qualquer universidade de ponta no mundo se pode escrever asteses em inglês. Não seria também uma má idéia para as universidades brasilieras, pois só assim seriam lidas fora do Brasil. Estou falando de exatas. Inglês é a língua científica universal. Queiram ou não os nacionalistas.

    2. M Mig

      Depois vai ter gente reclamando de médicos que não conseguem tratar pacientes, engenheiros ineficazes, profissionais medíocres em todas as áreas. E vão dizer que a culpa não é do governo federal mas sim do estado.

    3. LuckyLuciano

      Você sabia que o programa Ciência sem Fronteiras (graduação) dá bolsa para o exterior e não exige proficiência na língua do país??? Mais uma grande obra do petê... 

  48. vandão

    Quando o aluno cotista saí da aula, ainda tem que correr atrás da sobrevivência; já o filhinho de papai vai só estudar! Esse desnível extra-universidade é que causa essa pequena diferença acadêmica!

    Responda
  49. mspilari

    A manchete é absolutamente tendenciosa e reflete os interesses políticos deste jornal.A discrepância entre as notas é baixa e a pesquisa utiliza-se de dados antigos. O cotista dentro da universidade exerce uma função política e cultural muito importante, se empenha e se esforça em superar as diferenças do ensino público e privado. A política de cotas claramente é uma justiça social válida, que o nosso querido jornal tanto abomina.

    Responda
  50. Osnizinho

     Os que querem a todo custo impedir esta inclusão de alunos oriundos de escolas publicas ao direito de ingressarem em universidades pública federais, irão usar estas estatísticas tendenciosas para argumentarem que cotistas não se tornarão bons profissionais. Tudo balela, eu confio muito mais em profissionais que lutaram contra todas as adversidades e conquistaram seu espaço, do que em filhinhos de papais mimados que compraram sua vaga. 

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.