Educação > Cotistas têm desempenho inferior entre universitários Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Essa matéria só confirma aquilo que já prevÃamos, não adianta colocar mais negros e etc na Universidade, se a base que é o 1º & 2º Grau continuam péssimos e desatrosos. Em vez de ajudar está piorando e criando profissionais de nÃvel duvidoso!
Enade não serve muito de base. Os alunos boicotam esta avaliação do governo. É necessária uma análise mais ampla. Não restam dúvidas que, ao menos para as ciências exatas, o desempenho é melhor. Dos alunos ingressantes das humanidades que cursaram o ensino médio na rede particular, muitos são bastante imaturos, com senso crÃtico comprometido. Aqueles alunos que tiveram uma vida mais sofrida conseguem ser mais sensÃveis em diversos temas. O ensino não pode ser elitista.
Contrate um profissional desses. Não sabe fazer o O com o copo.É o p t trabalhando para manter sua cota de eleitores ignaros e fazer o paÃs descer ladeira abaixo.
Pelo tom reacionário da maioria dos comentários aqui postados,percebe-se que educação deve ser exclusiva da elite.Quem não pode pagar um ensino básico de qualidade não terá como reverter na universidade e em sua vida profissional sua origem menos favorecida. Verdadeiro sistema educacional de castas.Neste caso,o estado não faz seu papel social com eficiência e tão pouco pode ser privilégio da minoria. Então por que não eliminar a gratuidade do ensino superior estadual e federal? Â
Minha crÃtica é ao sistema de cotas. Deveria haver investimento pesado no ensino fundamental e médio, as pessoas deveriam ter as mesmas chances. Daà em diante, o que vale é o mérito de cada um. Colocar um aluno despreparado direto na faculdade é um caça nÃqueis de voto. A Coréia do Sul tinha um dos piores sistemas de ensino na década de 60 e deu a volta por cima trabalhando no ensino básico. E mais: avaliação de desempenho para professores, os ruins vão para a rua.
Nada a ver com coisa da "zelite" e sim, pela maneira sempre menos trabalhosa e de resultados imediatistas que o MEC do ENEM Kaggad pregava e que a faxineira do Planalto divulga como vitória de seu des.Governo. É óbvio uLuLLante que a Educação de base neste PaÃs de Luis Ináçu vai de mal a pior. Elevar o "niver" da Escola de base dá trabalho e tempo. Coisas que a faxineira não gosta de fazer.Â
2-No vestibular,os de classe média alta que se "esforçaram" a passagem é direta;os que nem tanto,um bom cursinho garante ingresso.Tanto um como outro cursarão as melhores e gratuitas faculdades públicas,escolherão as profissões mais valorizadas (medicina, engenharia, direito) e para os oriundos das classes inferiores,os cursos que sobrarem ou iniciam pagar uma escola privada.Interessante inversão! Estes futuros profissionais serão os que manterão o status quo social.
MMig:Há duas formas de se esforçar na vida: a 1a que todos gostariam de ter, mas exclusiva de poucos,é frequentar escola privada, pais como motorista,bem alimentado, descansado, matéria estudada e entendida (se não, contrata-se professor particular). A 2a, realidade da maioria dos que frequentam escola pública inicia-se com sol ou chuva,aperto no ônibus,mal alimentado,à tarde emprego de meio perÃodo,cansado e matéria não estudada.Ou, trabalha de dia e estuda (dorme na aula) à noite.
A educação foi exclusiva de quem se esforçou na vida, não de quem quer que o mundo acabe em barranco
Reacionário é qualquer coisa que não coincida com sua opinião, não é?
resultado deixa claro q cotistas vao bem em cursos q so produzem ideologia socialista e vao mal onde se faz necessario estudar de verdade.
Você realmente acredita nisso que tá falando? Pq se acreditar com certeza teu curso não era tão bom assim também. Ninguém pode saber o que nunca lhes ensinaram, isso é algo bem óbvio, então as pessoas de cotas tem dificuldade pq ninguem lhes ensinou o que deviam saber. Acho que para igualar era só ter uma aula antes para os cotistas (falo das ciencias exatas). Isso ia acabar com o problema.
Vejo esta notÃcia de outra forma: estudantes universitários, que vieram de escolas particulares, têm desempenho apenas 10% superior aos que vieram de escolas públicas!
Matou a pau Diana...Os filhos da casa grande não querem largar o osso nunca... apesar de abandonarem mais o curso...Os cotistas, eu conheço vários na UFABC, sempre estudam mais, pois não querem largar a oportunidade de uma faculdade de graça e de qualidade...E é ótimo confrontar o academicismo com um pouco de realidade, pois falar sobre a sociedade sem a maior parte dela (pobres), faz com que tenhamos uma ciência alienÃgena.Â
Se pudéssemos escolher preferirÃamos ser operados por um médico cotista ou não? Morar num prédio com cálculos de engenharia efetuados por um engenheiro cotista? Na realidade a demagogia e incompetência do PT criou um pesadelo de proporções ainda a serem avaliadas..., acredito piamente que num futuro próximo veremos cartões profissionais especificando "Dr. Fulano de Tal - médico Cirurgião Geral (não cotista)"
Achas pouco?Â
Fantástica observação. Por ótica, parece então que a discrepância entre ensino privado e público não é tão grande quanto se imagina. Eu sou a favor das cotas, mas ela não pode significar o não investimento no ensino de base público.
Excelente ponto de vista. Ademais, o percentual dos "não cotistas" é muito maior do que os quotistas, situação que reflete nessa "avaliação". A segregação não faz bem para ninguém...Investir em educação é construir resultado no tempo...
Se diminuir mais 10% na performance acadêmica das instituições de nÃvel superior, vamos parar de perder dos outros BRICS e começar a perder de paÃses africanos.
Não tinha visto por esse lado. Um ponto de vista bem interessante! Mas possui suas contra-partidas. Por esse seu ponto de vista, e segundo os dados da reportagem, no curso de ciência da computação o desempenho de um não cotista equivale ao dobro do desempenho de um cotista (100% superior)... em fÃsica essa diferença é maior ainda!
Essa diferença pode ser o suficiente quando a questão for arrumar ou não um emprego, passar ou não num concurso público.Será que a próxima ação será criar um sistema de cotas de empregos para estes profissionais menos preparados?Não seria mais honesto resolver o problema da baixa qualidade do ensino público de primeiro e segundo grau?
Na verdade, foi um desempenho 11,2% por cento superior.A % de desconto não é igual a de acréscimo, só pra lembrar.Â
Apenas 10%. E VOCÊ ACHA POUCO ?
Matou a pau Diana! A variação é bem pequeno considerando os privilegios de alguns...
Claro que isso vai acontecer, estudantes completamente sem base chegando a faculdades fortes e se ferrando. Estranho seria se isso não acontecesse.
Só vem confirmar o que já era esperado! As cotas simplesmente enfiam alunos mal preparados dentro das universidades. Esses alunos são enganados quando a universidade (diga-se MEC) os aprovam nos processos seletivos e acham que estão preparados para um curso universitário. A decepção vem logo no começo do curso: altÃssima reprovação nas disciplinas básicas, principalmente na área de Exatas. Consequência: alta evasão, dinheiro jogado fora, pois uma vaga na universidade pública é muio cara!
Evidente que o desempenho seria inferior,pois cursar um ensino público fundamental e médio deficientes-de responsabilidade do ESTADO e prefeituras-não coloca o aluno no mesmo nÃvel dos que cursaram escolas privadas.Junte-se a isso,todas as dificuldades inerentes ao aluno de baixa renda,ainda presentes no curso superior que, reduzem o seu tempo de estudo.Por isso a diferença de 10% no desempenho,justifica plenamente a adoção do sistema de cotas.A INTELIGÊNCIA NÃO É EXCLUSIVA DA ELITE
Então conserte o ensino fundamental e médio ao invés de inventar esse caça nÃqueis de voto chamado cota. Dê educação de qualidade para todo o povo, não para uma meia dúzia de escolhidos.
O problema nao esta no estado ou prefeitura pelo baixo desempenho. Esta na familia que nao incentivam e educam seus filhos como deveriam fazer. Va em um colegio do estado ou prefeitura e assistam uma aula. Vc vera que 90% nao querem nem saber de estudar. Isso eh culpa de quem?
Governo federal sempre na tentativa de igualar as oportunidades de acesso à educação para todos. Cabe aos governos estaduais e municipais investirem melhor na educação para não haver disparidade de aprendizado entre alunos da escola publica e alunos da rede privada.
Os cotistas ignorantes continuam a ser humilhados pela constatação da inviabilidade de um rendimento bom. Cairam em armadilha montada pela atual polÃtica educacional. E, para essas pessoas, é difÃcil achar saÃda digna para a situação.
Todas as pesquisas feitas até agora apontavam os cotistas como igual ou superiores aos alunos regulares, tanto em notas como em evasão dos cursos, porque agora a pesquisa da Folha diz o contrário. Mais fácil e mais bonito assumir que é contra as cotas.Â
Com as cotas, as universidades publicas passarão a ter a função de alfabetização. O real e relevante conhecimento ficará nas mãos das universidades particulares. Claro, que estou me referindo a algumas faculdades privadas de qualidade, e não as faculdades "caça-niqueis".
Ahhhh... não diga... "descobriram a américa"... só no Brasil é que acham que quem não tem instrução ou instrução inferior à média, pode frequentar a mesma universidade que aquele que é oriundo de uma escola de melhor qualidade... EU Jà HAVIA DITO ISSO AQUI ANTES... mostrem os dados com os números daqueles que entraram por cotas em faculdades e universidades... quantos ingressam e quantos concluem os cursos... vocês irão se surpreender com a mediocridade da coisa...
Ah vá.... estou "surpreso", "estarrecido", "abalado" com tal constatação !!! É óbvio que o desempenho é inferior e SERà inferior, causando danos a produção acadêmica de forma irreparável !!! Uma Universidade precisa ser frequentada por aqueles que possuem uma educação básica sólida, para desta forma haver uma saudável propagação e produção de conhecimento !!!
O único motivo de um estudante não conseguir entrar em uma universidade pública é por falta de estudos e não pela cor da pele, classe social  ou qualquer coisa diferente a educação.. O Brasil tem que investir pesado em educação básica, mas como não é de interesse dos governantes nada melhor que inventar e maquiar o paÃs com medidas como essa de cotas. Além de não resolver o problema na educação, ainda piora a qualidade do ensino superior que tal como ensino básico esta cada vez pior.
Vocês estão brincando??? Será que é pelo fato dos cotistas serem "maquiagem" do péssimo nÃvel educacional do Brasil? Ou será por serem tratados como incapazes e inferiores, e serem inseridos pelas portas dos fundos nas universidades? No futuro, as crianças de hoje pagarão por esses "universitários", se sentirem no direito de de se aproveitar do"jeitinho" mais fácil de ingressar numa faculdade, pois tendo ainda um nÃvel educacional imu/ndo, terão que disputar com novos cotistas. _|_ !
O pe te está construindo um paÃs onde a classe que trabalha, estuda de verdade e paga impostos é ensanduichado entre a massa 1gn0 r4nte, v4g 4bu nd4 e cr1m1 n0s4 que o ele ge e os l4 dr 0es que o dirigem
Contrate um profissional desses.Mal sabe fazer o O com o copo, quanto mais escrever ou fazer operações básicas.A demagogia pe tra lha está acabando com o paÃs
Nossa, mas isso é uma surpresa totalNinguém esperava por issoEu estou de queixo caÃdo de tão pasmo que estou com essa notÃcia
Érica,A pesquisa na UERJ diz que a diferenca em FÃsica é demais de 70% enquanto que a diferença em Matemática é de menos de 1%. Você não acha isso estranho? O que explica isso? A amostra é relevante? O curso de Matemática é de Licenciatura?
Se é relevante ou não de fato acho que é algo a se estudar melhor. Na minha experiência como aluno da USP o rendimento acadêmico em média está ligado à renda, que por si está ligado de qual escola o aluno frequentou, na média alunos mais ricos se saem melhor mas isso nem sempre é verdade, há também bem mais alunos de classes altas na USP, o que por mim é um excelente motivo pra acabar com a gratuidade da educação lá.
Já li reportagem da própria Folha dizendo que cotistas têm desempenho maior, agora vem esta dizendo o contrário... Bem, prosseguirei com minhas metas e estudos, enfim.
A verdade é a seguinte: ao dar a oportunidade dos alunos da rede pública de ter o direito d assegurada a vaga nas universidades federais, o governo deu a Cesar o que é de Cesar, pois tds pagam impostos, mas apensas uma minoria usufruÃa de tal privilegio!
Respondam sem pensar: o que fará um professor em sala de aula quando 50% dos seus alunos não conseguirem acompanha-lo? Vai ser obrigado a baixar o nivel, óbvio! São professores, não operam milagres. Odireito dos demais alunos, aqueles que, ricos ou pobres, se prepararam para em troca receber ensino de baixa qualidade, não é sequer mensionado. Com os trilhões arrecadados anualmente pelo governo o que impediria investimento no ensino básico? simples: as vagas de mão beijada não custam NADA!
Se estes 50 % de cotista, forem ignorantes e preconceituosos como você sua teoria esta certo. Tratar iguais os iguais e desiguais os desiguais. Devemos cada um cuidar de sua vida, sem egoismo, invenja, que são males, que levam a irracionalidade humana. Devemos querer o bem a todos, principalmente aqueles que tiveram menos oportunidade e historicamente foram injustiçado, se depende de muitos ainda existeriam escravidão e sistema feudal, pois não aceitam cresceimento da classe menos favorecida.
Eu fiz faculdade de engenharia e vejo pouca possibilidade dos professores da área de exatas reduzirem o nÃvel de exigência dos cursos porque os alunos não estão acompanhando. É aula expositiva, um monte de trabalho em casa, prova escrita no final e acabou. Se a turma inteira for mal, a turma inteira está reprovada. Por isso a lacuna é maior nos cursos de exata, conforme mostra a pesquisa.
O professor tem a opção, para não dizer a obrigação, de reprovar os incompetentes (não estou discutindo os motivos da incompetência). Somente assim, poderemos um dia ter universidades de ponta. No momento a "melhor" está em 158 no ranking. Não cabe à universidade compensar falhas do ensino médio baixando o nÃvel.
não é o custo da vaga que determina isso... na verdade, a polÃtica do "só nós permitimos que você estudasse em uma universidade" é que dá voto... ou seja... o camarada não quer nem saber se tem ou não condição de frequentar uma escola... ele quer o mesmo diploma que os demais... aliás, isso está se tornando absolutamente comum, ninguém quer trabalhar por exemplo, mas todos querem os mesmos carros, as mesmas tevês, os mesmos tablets que os demais tem... de preferência... sem esforço...
Cotas são discriminatórias e anti-democráticas. Os mais esforçados e capazes são alijados das Universidades em detrimento de pessoas medÃocres. Isso é racismo, populismo, e só serve para piorar o já ruim nÃvel educacional do brasileiro. Todo cotista é um ladrão de vaga de alguém melhor.
E o nivelamento do ensino por baixo, o que aliás é muito bom pro governo, afinal quanto menos esclarecidos houver melhor para a eleição dos  politicos da quadrilha do chefe....Â
Um aluno com melhor desempenho está sendo preterido por outro que é pior. Não seria melhor dar oportunidades no ensino básico, para que os que todos se desenvolvam e aà sim sejam avaliados nas mesmas condições?
Como levar a sério uma "pesquisa" feita nas coxas? Não levou em consideração o nÃvel sócio econômico do aluno,pois muitos alunos cotistas têm que dividir o tempo entre o trabalho e o curso superior.Sendo que o Brasil todo sabe que uma porcentagem grande dos estudantes das federais são da classe A e B.Mais uma vez outra pesquisa tendenciosa.
Engraçado que quando é pra fazer propaganda da "suposta" superioridade das Federais frente às privadas, o resultado do Enade é válido..
OUtra: Fazer uma pesquisa baseada em nota do ENADE é de fazer rir...Vários alunos combinam em entregar a prova em branco, outros , nem fazem esta bendita prova. Pesquisa FURADA
Você acreditaria piamente na segurança estrutural de um edifÃcio feito por um engenheiro que na faculdade foi cotista? E quanto aquele engenheiro que se esforçou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e enfrentou um vestibular dificÃlimo para ingressar na Faculdade? Assim como faz esse vergonhoso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse sistema de cotas preconiza a "reserva de mercado" para aqueles que no futuro serão um fardo para a sociedade civil brasileira.Â
É o paÃs das incoerências, o governo distribui remédios "de graça" para a população porque o custo em não fazê-lo é bem mais alto com os tratamentos e internações, ora, isso não vale com a educação? não seria mais barato para o paÃs, investir em educação básica de qualidade para todos, para evitar esse paleativo que são essas cotas? Todos ficariam bem, a sociedade melhor informada e vários riscos seriam eliminados na raiz.
Simples. Cota para cotistas.Aquele cotista que não conseguir uma cota, entrará par uma seleção para cotistas não cotados.
É o pete querendo forçar educação para poder fazer suas falsas propagandas de Brasil grande. É a cultura stalista que domina o partido. Agora temos o prefeito de São Paulo sancionando uma lei inútil que permite tirar nome de militares da rua, devem querer criar  vaga para o Lula, Dirceu e Genoino os heróis mensaleiros do partido.
na universidade o que conta é desempenho academico . o resto é demagogia eleitoreira do pt.
O Brasil necessita urgentemente de técnicos de nÃvel médio e já dispõe de várias escolas que formam excelente profissionais, principalmente no sudeste. Entretanto, ao buscar trabalho esses técnicos estão se deparando com a concorrência de graduados de curso superior os quais, por falta de oportunidade, aceitam trabalhar por um salário mais baixo e os técnicos acabam sendo preteridos. As áreas ligadas a agricultura são as que mais sofrem.
Esperneio na casa grande.
Oproprio mercado de trabalho vai ser o funil e fazer a triagem ,quem nao tiver condicoes estará fora das melhores oportunidades de emprego!!
O problema é que sem as cotas os alunos não teriam nem chance de competir. A democracia tem de efetivar a igualdade de oportunidades. Com o tempo, essas diferenças iram diminuir, pois as exigências do dia a dia serão maiores. É uma questão da vida. Como diz o ditado popular, "a necessidade faz o sapo pular".
Marcão, Se você investir em um ensino básico de qualidade, com o tempo as diferenças diminuirão. E você nem vai precisar de um mecanismo artificial como as cotas, que mais acentuam que diminuem as diferenças entre os alunos.
Com as cotas eles jamais terão chances de competir no mercado de trabalho
Pelo "iram" deve ser um cotista.
É empurrar o problema com a barriga.  Já que o governo não consegue melhorar educação por causa de correrem o risco de nunca mais serem reeleitos, e de ter menos dinheiro pra e dar suas FESTINHAS (Pan Americano, Copa, OlimpÃadas...) e algo mais, é melhor diminuir a qualidade da universidade, do que aumentar a qualidade da educação. Simples assim! O governo mantém o povo LEIGO e DEPENDENTE, e o povo mantém o governo. Estamos num barco FURADO !!!
Com ensino Fundamental e Médio de QUALIDADE, não há necessidade de COTAS, simples assim. Marcão, agora só esta faltando mesmo, o governo exigir que a universidde abaixe sua qualidade.
Essa estatÃstica de certa forma ilude, pois da-se ênfase a media geral, onde a diferença entre alunos contistas e nao contistas e pequena ou até irrelevante. Quando compara por área de conhecimento vemos as grandes diferenças, principalmente, nas matérias exatas. Sao justamente essas matérias que estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico.
Notei que português não é sua matéria preferida, ou você tem problemas cognitivo mesmo!
praque este individuo gastar tempo c estudo não precisou concorrer foi colocado e goza de todas as proteções sociais possiveis e so fazer beicinho e gritar estou sendo oprimido e toda midia politicos de plantão vão atraz
Este é um plano perfeito para aumentar a quantidade de alunos nas universidades privadas. Espero que os novos alunos sejam muito, muito, muito exigentes com relação à qualidade do ensino que estarão pagando.
Cota é pra fracos.
Não! Cota é eleitoreira!
Disse tudo
Comentário infeliz e elitista.
concordo plenamente, se o cara precisa de empurrão pra entrar é pq não aprendeu o suficiente para competir de igual para igual, o governo tem que mudar o método de ensino,uma pergunta: como fica a cota na hora de salvar uma vida?? (no caso de um médico formado se o cara foi empurrado pra faculdade)
QUE DIFERENÇA!!! Não cotistas tiram EM MÉDIA nota 8, por exemplo, e os cotistas 7,4 ou 7,2... Que soem os alarmes, isso merece revisão imediata e profunda do sistema de cotas; que absurdo; convocam-se autoridades do MEC, da ONU e da PHOLHA para reunião de emergência hoje mesmo. Imparcialidade do journal: nota baixa! E é cotista. Â
Você viu a diferença nos cursos de exatas. Não é tão pequena assim.
Novamente seremos alinhados por baixo, o que já está ruim pior ficará. Em vez de melhorar as condições de estudo desde a base enfia-se estudantes dentro das universidades sem o minimo preparo. A choradeira vem depois.
em tudo somos nivelados por baixo principalmente na educação em q esta atitude e mais lucrativa, ao inves de investimento pesado na area cria=se uma nova regra p ajustar o problema, isto e pratica antiga desde tempos do jarbas passarinho
É óbvio que vai ter diferença. A igualdade será alcançada com os descendentes, filhos ou netos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Cotistas têm desempenho inferior entre universitários Voltar
Comente este texto