Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. pedro volpe

    manter a maioridade penal tem resolvido?sera q a exemplo do padre Julio Lancelotti vc tb ama os menininhos?

    Responda
  2. nunes

    Não interessa se existem 200 mil mandados de prisão em aberto ou se é a minoria dos menores que cometem crimes, o fato é que todo criminoso tem que ser punido, o Estado tem é que arrumar a solução para os 200 mil mandados em aberto. Achar que os menores não devem ser punidos é o mesmo que dar licença para que eles cometam crimes, muitos "dimenores" zombam e debocham da justiça justamente pela fraquesa das leis, "dimenores" chegam a zombar de delegados quando são presos, ops, apreendidos.

    Responda
  3. mira

    Sou a favor de diminuir a maioridade, mas sem dúvida essa politicalha tenta se aproveitar para desviar o foco dos verdadeiros problemas: educação falha, falta de prisões, judiciário lento e sem investimento do Estado e falta de investimento em segurança. Mas isso tudo não significa que pelo menos não se diminua a maioridade ou pelo menos seja seguida a ideia de Elio Gaspari de tornar o menor reincidente em criminoso adulto. 

    Responda
  4. svarat

    Bobagem é o que você escreveu aí, isso sim é bobagem. De modo algum e sob nenhum pretexto a  sociedade pode aceitar a crueldade e a violência gratuita sob pena de decomposição. Quem comete esse tipo de crime tem que ser punido severamente menor ou não, e isso não tem a ver com melhorar ou não de imediato os índices de criminalidade, é uma questão de justiça. Vá explicar sua teoria para o pai da dentista que foi incendiada.

    Responda
  5. Marcia Shimae

    Caro Gilberto Dimenstein. Ilusões e bobagens são os que mais vivenciamos no mundo em que vivemos - o mundo do lucro a qualquer preço. Por isso, duvido se alguém da sua família for queimado vivo pela miserabilidade do prazer de matar por um jovem de menor idade como aconteceu com a dentista recentemente, o senhor escreverá sobre ilusões, bobagens e 200 mandados de prisão que não foram cumpridos. Simples assim?

    Responda
  6. lilith

    Ninguém contrário à maioridade penal pensa ou fala das vítimas. Não vai diminuir a criminalidade, vamos ver .Um delinquente desses na cadeia por alguns anos, é um a menos nas ruas. Depois, há uma questão moral, matou tem que pagar e duramente pelo crime, não importa se aos vinte ou aos quatorze. 

    Responda
  7. DanielReiner

    Iiih...mais um que quer limitar o senso de justiça à esse utilitarismo - esse, sim, "simples" e "ilusório" - sob o qual uma medida só pode ser adotada se resolver todo o problema e que acredita (não sei se por ingenuidade) que o Estado não deve agir sobre um problema específico porque tem outros que ainda não conseguiu solucionar.

    Responda
  8. LPM

    Sem discutir o que é justo ou não, o que se observa é que a criminalidade em todos os segmentos ( tráfico de drogas, assassinatos, acidentes com carros,   etc) onde jovens são os protagonistas vem aumentando. A cada uma nos assustamos com a crescente barbárie e violência do ato. Se vem aumentando,  significa uma tendência que deve persistir pq a punição é inexistente, portanto está na hora de se tomar providencias sim.

    Responda
  9. Ronaldo

    A maioria dos comentários postados não tem relação com a matéria publicada. Precisamos investir mais em educação!

    Responda
  10. Marisa Coan

    Nos países civilizados um menor,quando comete um crime,é responsabilizado conforme o grau da infração e também a reincidência,como um adulto.Vai para a prisão,com até prisão perpétua.Funciona e principalmente inibe a utilização,por parte dos assassinos,traficantes,assaltantes,de menores,já que estes estarão sujeitos às penalidades tanto quanto um adulto estará.O que interessa,Dimenstein,não é o interesse e a "segurança" do menor infrator,assaltante,assassino,traficante,delinquente,ou o que seja.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Cont.O que interessa para a sociedade brasileira hoje,que paga impostos,é que os menores estão SIM fora de controle e fazendo barbaridades e não tem esta de emoção,comoção.O que interessa é que não podemos continuar do jeito que está.Quem precisa de proteção,somos nós,não eles.

  11. jonas

    Sr. Gilberto que está dizendo bobagens é o senhor, o que  haver entre existirem  mandados de prisão a serem cumpridos e um crime cometido por menores?  E outra  dizer que o número de crimes barbaros é pequeno e dai, se o menor cometeu tal crime deve ser punido. Leia o que escreveu hoje seu colega Elio Gaspari,

    Responda
  12. lhilho

    Que barafunda.  Mistura mandado de prisão com mandado de segurança.  Uma coisa não tem nada com a outra.  É alho misturado com bugalho.

    Responda
  13. Resiliente

    Apenas alterar a maioridade penal é solução parcial,esta tem de fazer parte de um todo,o principal deles a certeza da punição. Lugar de bandido,de qualquer idade,é na cadeia.E chega de colunistas que para se oporem ao óbvio buscam desculpas esfarrapadas.

    Responda
  14. Depaula

    Punibilidade certa; alta percepção de risco; sistema prisional eficaz; polícias qualificadas e eficientes; judiciário ágil; legislação enxuta e sem gargalos; educação; cultura, distribuição de renda; emprego; e tantas outras variáveis. O PROBLEMA É MULTIFATORIAL, a solução também.

    Responda