Hélio Schwartsman > Chippy e os economistas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro Hélio, nem mesmo alguns ramos da fÃsica permitem uma previsões com exatidão. Vide as previsões do tempo, por exemplo. A fÃsica é tão previsÃvel? A biologia? Que tal dar uma estudada em equações bem simples como o mapa logÃstico. São bem simples e você conseguirá entender o surgimento de padrões complexos inesperados (caos). Depois pode pesquisar sobre problemas mais sofisticados, como o problema dos três corpos. Aà acho que valerá uma retratação aos economistas.
Não acredito que qualquer economista sério acredite que seja capaz de fazer o impossÃvel, ou seja, adivinhar o futuro. Todavia, estimar o que vai acontecer num futuro próximo com algum grau de confiança é uma necessidade para quem milita no mundo de negócios. O que derruba a maioria das estimativas são os fatores imponderáveis, ou seja, aqueles que todos julgam impossÃveis de acontecer. Quem poderia prever o mensalão nos anos 90?
Acredito muito mais em astrologos,pois eles nunca estão comprometidos com astros ,nem com signos algum..
A dÃvida do Brasil passa do TRILHÂO de reais.. mesmo com essa colossal dÃvida o governo continua a dar milhões de BF e doações milionárias para ONGs e afins, milhões são dados a sindicatos : A dÃvida interna do Brasil faz a nação pagar uma quantia exorbitante de juros!. coisa fantástica, por isso os bancos tem lucros astronômicos : O $ gasto com juros vem de impostos daria para construir um hospital completamente equipado por dia e centenas de escolas.. mas, austeridade para evitar isso, jamais
na verdade... essa ojeriza de milhões em querer gastar o q não tem por mérito próprio, por isso querem q o estado gaste... com eles, é uma coisa repugnante, dá nojo ver esse bando de parasitas vivendo do nosso trabalho e ainda dizendo q querem "transformar o mundo".
"erros" de quem quer não fazer mais dÃvidas para sustentar o emprego de parasitas são mesmo festejados por milhões, uma vez q existem milhões de pessoas hj no mundfo vivendo as custas do estado, de organizações internacionais tipo ONU e milhões de ONGs (só no Brasil são 250 mil ONGs), e eles não querem, claro, austeridade, vão deixar de receber as doações q os mantém : Para economia de crise a melhor economista é a dona de casa, ela sabe q não pode gastar mais do q ganha.
O nÃvel de dÃvida que um paÃs pode suportar depende de várias particularidades que não cabe aqui apontar, mas certamente um nÃvel alto de dÃvida, a longo prazo compromete o crescimento e o bem-estar, quando menos porque precisa ser paga, e com recursos gerados através de impostos. Depende também do que se faz com o dinheiro, se for usado em bons investimentos pode ser paga sem problemas, se for usado para sustentar despesas correntes é buraco na certa, vide Portugal e Grécia.
É a chamada 'crônica de gaveta', guardada para domingos e feriados... Não diz praticamente nada de tudo e diz tudo de nada. rs
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Chippy e os economistas Voltar
Comente este texto